Issuu on Google+

Informe

16anos

Edição Julho 2012 – nº 07

BRASIL

TEM 12 MILHÕES DE DIABÉTICOS Dicas de alimentação e nutrição funcional para conviver com a doença de forma saudável. Pg. 4 e 5

Tecno Vida comemora 16 anos com ciclo de palestras.

Fondue de Chocolate que pode ser consumido por Diabéticos.

Pg. 6 e 7

Pg. 8

Informativo Julho Banana Tecno Vida.indd 1


viver

2 Editorial

Fibrose Cística

Foto: Manoel n Guimarães a

Agosto, é o nosso mês! Para comemorar o dia 31 de Agosto, dia do Nutricionista, a Tecno Vida como sempre já prepara um evento muito especial com algumas surpresas e brincadeiras. Desde já deixamos os nossos parabéns, pois sabemos da importância desse profissional para a sociedade, que estão sempre preocupados em ajudar as pessoas a melhorar a forma de lidar com a alimentação e a se recuperar nutricionalmente . O tema desta edição é o Diabetes, tema bastante pertinente já que o Diabetes Mellitus é considerado um importante problema de saúde mundial, justamente por ser de prevalência elevada, incidência crescente e associado a complicações crônicas que prejudicam a qualidade de vida dos portadores. Analisando por esse ângulo, a terapia nutricional é um dos componentes fundamentais da abordagem terapêutica. Dessa forma o plano alimentar constitui um dos pilares do tratamento e o papel do nutricionista é de suprema relevância dentro do processo. E quem disse que diabético não pode comer coisas gostosas? A receita de Fondue de chocolate com Glucerna 1.5, mostra que é possível se alimentar de forma adequada sem grandes privações. Para encerrar o primeiro semestre do ano, vamos relembrar o Aniversário da Tecno Vida.! É.... já completamos 16 anos de atuação no mercado Mato-grossense. Uma noite muito especial marcou a data que teve a participação de palestrantes que abordaram assuntos como Terapia Nutricional em Diabetes. Na capa desta edição, a banana, fruta preferida dos cuiabanos de ”chapa e cruz”. Vamos falar um pouquinho sobre ela e seus benefícios para o paciente diabético. Aproveitem! Boa Leitura e até a próxima.

Helen Iglesias Diretora da Tecno Vida

Informativo Julho - Tecno Vida.indd 2

A Fibrose Cística (FC) ou Mucoviscidose é uma doença hereditária e letal, não contagiosa, e que ainda não possui cura. É uma doença em que a maioria dos portadores apresentam sintomas nos primeiros anos de vida; 15% dos crianças já nas primeiras 48h de vida. As alterações clínicas são: o recém nascido, não evacua dentro dos dois primeiros dias de vida. Nos primeiros dois anos de vida, anemia muito intensa, inchaço nas pernas e no rosto devido a desnutrição severa causada pela não absorção dos alimentos e diarréia crônica. Entre 2 e 7 anos, apresenta diarréia crônica, desnutrição, infecção respiratória de repetição. Na criança maior e no adulto aparecem as consequências da doença pulmonar crônica, da diarréia, má-absorção dos alimentos e/ou presença de infertilidade, principalmente no homem. Esta doença acomete, em média, 1 em cada 9.000 nascimentos no Brasil o que gera a expectativa de que a cada 2 meses deve nascer uma criança em Mato Grosso com essa doença. O diagnóstico é feito no período neonatal no "teste do pezinho ampliado" e a confirmação é feita através do "teste do suor". “ O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento que consiste na prevenção da desnutrição utilizando enzimas pancreáticas por via oral e dieta rica em gordura, proteína e carboidratos. É necessário o uso de suplementos nutricionais e a oferta do dobro de vitaminas normalmente oferecidas para pessoas sem a doença.”

Arlan de Azevedo Ferreira Pneumologista pediátrico, Mestre em Medicina ,Doutor em Pediatria e Professor da UFMT

29/12/2011 10:25:21 23/06/2012

Foto: Arquivo Pessoal.

Tecno Vida

Saúde em Destaque


viver

3

Nutrindo o Conhecimento

Pergunte ao Nutricionista Uma pessoa diabética pode usar açúcar mascavo ou mel no lugar do açúcar branco (refinado) ? (Marcela)

Dia do Nutricionista O Dia do Nutricionista, 31 de agosto, é comemorado nessa data, devido a criação da Associação Brasileira de Nutricionistas – ABN, que ocorreu no mesmo dia, no ano de 1949. Essa Associação foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e atualmente, pela Associação Brasileira de Nutrição – ASBRAN.

R.: Tanto o açúcar mascavo quanto o mel e o açúcar branco fornecem açúcares de absorção rápida ocasionando picos elevados de glicemia, não sendo adequado ao paciente diabético descompensado.O que se recomenda são os açúcares de absorção lenta, como o que é encontrado nos cereais integrais.

Para um diabético qual o melhor tipo de adoçante? (Sara) O Nutricionista utiliza a ciência da nutrição e interpreta fatores culturais, biológicos, sociais e políticos, para melhorar a alimentação, bem como a saúde e a qualidade de vida das pessoas, em todas as fases da vida. O profissional de Nutrição trabalha em diversas áreas entre elas: pode ser responsável por planejar programas de alimentação, preparar dietas e cardápios, supervisionar a produção de alimentos em cozinhas de hospitais, indústrias, restaurantes e escolas. Cuida também de atletas e trabalha com a Terapia Nutricional Parenteral e Enteral desenvolvida para pacientes. Nestes casos o profissional avalia o estado nutricional dos pacientes em ambulatórios, consultórios, hospitais e Home Care para prescrever dietas de acordo com a enfermidade constatada. Para comemorar a data todos os anos a Tecno Vida prepara um evento especial com surpresas e brincadeiras para prestigiar esse profissional tão importante para a sociedade. Aguardem.

R.: Preferir os naturais, como a stevia ou a base de sucralose. Evitar adoçantes a base de frutose, sorbitol e manitol (contribuem para as complicações crônicas do diabetes).

Qual diferença entre os alimentos Diet e o Light? (Pedro) R.: O Diet é produzido de forma que sua composição atenda às necessidades dietoterápicas específicas de pessoas com exigências metabólicas, fisiológicas ou patológicas. Esses alimentos podem ter o valor calórico elevado devido ao teor de gordura ou de outros componentes. Já o light é aquele nos quais há substituição ou supressão parcial ou total de um ou mais nutrientes em, no mínimo 25%, quando comparado ao alimento convencional similar. Participe do Pergunte ao Nutricionista enviando suas perguntas para: viverbem@tecnovida.com.br

Home Care Nutricional Um atendimento domiciliar qu e pr opor ciona a o paciente um a r e c u pe r a ç ã o m a i s r á pida e e f ic ie n t e .

www.tecnovida.com.br

Informativo JulhoDezembro Tecno - Tecno Vida.indd Vida.indd 3 2

29/12/2011 10:25:21 22/06/2012


viiver viver

4 Saúde na Balança

Diabetes e Terapia Nutricional Diabetes Mellitus é uma doença metabólica caracterizada por hiperglicemia resultante de defeitos na secreção de insulina, na ação da insulina ou em ambas. O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, o ganho de peso e a inatividade física. De acordo com a Federação Internacional de Diabetes existem no mundo 366 milhões de diabéticos. Só no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologistas, são cerca de 12 milhões. Resultante da incapacidade do organismo de manter o nível de açúcar no sangue (glicemia) dentro dos limites normais, quando não tratados, estes níveis de glicose atingem valores excessivos, causando graves problemas de saúde. A longo prazo, provoca dano e disfunção, insuficiência em vários órgãos como os olhos, rins, nervos, coração e vasos sanguíneos. Existem dois tipos principais de diabetes: Diabetes tipo1, insulino dependente, caracteriza-se pela absoluta falta de insulina, decorrente de destruição das células beta, em geral de natureza auto-imune, havendo a necessidade de uso da insulina para a sobrevivência. O organismo é incapaz de absorver glicose da corrente sanguínea, e o resultado será falta de energia,

Informativo Julho - Tecno Vida.indd 4

cansaço fácil, muita sede, fome intensa e perda de peso. Geralmente ocorre em crianças, adolescentes e adultos jovens. Diabetes Tipo 2 , nãoinsulino dependente (anteriormente denominado), é o mais comum e tem início na idade madura, quase sempre após os 30 anos, associa-se a fatores ambientais, especialmente a obesidade, que é geradora de resistência à insulina. Essa resistência dos tecidos à ação insulínica, associada à incapacidade das células beta em aumentar a produção hormonal para vencer a resistência, são os distúrbios fisiopatológicos básicos do DM tipo 2. Dentre as principais complicações crônicas da doença estão a microangiopatia, a macroangiopatia e a neuropatia. A microangiopatia acomete os pequenos vasos do organismo especialmente nos olhos e nos rins,

podendo levar a cegueira e a insuficiência renal crônica. Já a macroangiopatia se constitui no processo aterosclerótico, lesando as artérias coronárias, cerebrais, membros inferiores, podendo acarretar infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e insuficiência arterial periférica. O plano alimentar, juntamente com a atividade física fazem parte do tratamento e a terapia nutricional é um dos componentes fundamentais. Sem dúvida a dieta é sempre o melhor caminho para evitar o desenvolvimento do diabetes. Mesmo com o uso de medicamentos, é fundamental ter uma alimentação equilibrada em seus princípios nutritivos, sem açúcar e com alimentos ricos em fibras e alimentos funcionais ricos em fitoquímicos, dessa maneira oferecendo proteção ao organismo.

22/06/2012


viver

5

A Terapia Nutricional oral pode ser feita com utilização de alguns produtos como o Glucerna 1.5, 200 ml (sabor baunilha), Glucerna SR, 230 ml (sabores chocolate e baunilha), Nova Source G.C., 200 ml (baunilha e morango) e em lata de 400 g (baunilha) e Diasip, 200 ml, (sabor baunilha). Estes produtos são recomendados e prescritos por médicos e/ou nutricionistas e são facilmente encontrados na Tecno Vida.

‘‘Pacientes que estão com a glicemia alterada e que não se alimentam de forma adequada tem indicação da Terapia Nutricional Oral com produto com formulação específica para o diabetes .’’ Dra. Helen Iglesias, Diretora e Nutricionista Tecno Vida. Ivanildes de Barros é diabética, e passa por tratamento quimioterápico para curar u m c â n c e r. D e acordo com a Nutricionista do Home Care da Tecno Vida,

Juliana Abdo, ela utiliza três vezes ao dia, o Whey Protein , Ômega For e Nova Source G.C. "Os suplementos ajudam a evitar os vômitos e a fraqueza. Ela não consegue se alimentar com sólidos, é tudo mais líquido e pastoso por causa do tratamento. Com essa dieta especial evitou a desnutrição." Comentou a filha de Ivanildes, Diana Barros. "A terapia nutricional para as pessoas portadoras do diabetes deve ser individualizada, levando em consideração os hábitos e preferências alimentares, perfil metabólico, metas do tratamento e resultados desejados. Um outro segmento também de muita importância na questão da nutrição é a nível hospitalar, quando este paciente se encontra dentro de uma UTI, um suporte nutricional adequado e bem planejado está associado à redução das complicações dos pacientes e à diminuição dos riscos de infecções." Dra. Helen Iglesias.

Fruta da capa A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e A, promove energia e possui muitos benefícios ao nosso organismo. Possui também grande quantidade de vitaminas B1, B2, B6 e B12, além de magnésio, cálcio, ferro e ácido fólico. Contém 3 tipos de açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose. Esses açúcares combinados com a fibra da banana promove grande energia ao corpo. A banana ajuda na prevenção da depressão, anemia, baixa a pressão arterial, acalma o estômago, previne Câimbras e melhora a digestão. Já a banana verde contém 29% de amido resistente, um carboidrato não digerível que quando chega ao cólon é fermentado e produz substâncias que servem de energia para as bactérias probióticas (ou seja, as bactérias benéficas), também auxilia no controle do diabetes por conta de seu alto teor de fibra e seu baixo índice glicêmico. Biomassa de banana verde

CONSUMO LIVRE

CONSUMO

CONTROLA

O:

EVITAR CONSUM

DO:

Lave bem as bananas, e leve a panela de pressão com casca e água. Cozinhe por 20 minutos. Após ganhar pressão, deixe a banana cozinhar por 8 minuto. Retire a casca e coloque no processador, é importante que a banana esteja quente para não esfarelar. Processe até obter uma pasta bem densa, em seguida coloque em um recipiente e armazene no congelador. A biomassa pode ser adicionada a qualquer preparação.

PREFERIR:

Informativo Abril - Tecno Vida.indd 5

14/04/2012


viver

6 Tecnologia em Nutrição

Ciclo de palestras na comemoração dos 16 anos de Tecno Vida

Participantes da Palestra Comemorativa ao 16º Aniversário da Tecno Vida

No mês de maio, a Tecno Vida completou 16 anos de atuação no mercado Mato-grossense. Para comemorar a data, a empresa realizou um ciclo de palestras, no auditório da Oncomed. O evento reuniu muitos participantes e três palestrantes que abordaram assuntos ligados as Terapias Nutricionais. Letícia Campos, nutricionista de Curitiba, e convidada do Lab. Abbott em parceria com a Tecno Vida, falou sobre Isomaltulose a última geração dos carboidratos.

Informativo Julho - Tecno Vida.indd 6

“A Isomaltulose contribui para o controle glicêmico em pacientes diabéticos ou que apresentam hiperglicemia. No Brasil o produto é utilizado em fórmulas Enterais e ajuda a diminuir complicações decorrentes da doença, como: cegueira, insuficiência renal, amputações e problemas cardiovasculares.” Letícia Campos. Vanessa Dacorso, nutricionista do Hospital São Matheus, abordou a utilização de suplementos orais na prática clínica e terapia

nutricional do ambiente Hospitalar. “Um estudo realizado em 2001 pela IBRANUTRI, Inquérito Brasileiro de Nutrição”, avaliou quatro mil pacientes em hospitais do país e descobriu que 48% estavam desnutridos. Por isso uma boa avaliação e prescrição de suplementos, mais bem aceitos do que a dieta Enteral, pode ajuda a recuperar a atividade do sistema imune e o paciente tem alta mais cedo.” Vanessa Dacorso. A última palestrante foi a nutricionista da Tecno Vida, Patrícia

22/06/2012


viver Coutinho que falou sobre nutrição e cicatrização de feridas. “A alimentação ou nutrição inadequada de pacientes hospitalizados pode dificultar a cicatrização. Na maioria das vezes é preciso adequar a ingestão dos nutrientes que pode ser através de suplementos via oral, Enteral, Pa r e n t e r a l o u a t é m e s m o a associação. Um exemplo foi um paciente que fez cirurgia vascular e teve complicações que ocasionaram uma ferida. Na avaliação foi detectado que ele estava desnutrido. Ele recebeu dieta Enteral hiperproteíca e hipercalórica, depois foi associada a Parenteral e por último suplementos. A ferida diminui 50% o que possibilitou o fechamento e uma cirurgia plástica.”Patrícia Coutinho. O final do evento foi marcado por um coquetel onde os participantes aproveitaram para conversar sobre os temas abordados nas palestras.

7 “Foi uma noite muito proveitosa. Os assuntos abordados foram muito relevantes e a equipe Tecno Vida ficou muito feliz com a participação, na plateia, de pessoas ligadas a área e também de leigos que queriam saber mais informações de como funciona a Terapia Nutricional. Isso mostra que cada vez mais o público em geral está percebendo a importância da nutrição tanto no ambiente hospitalar quanto no dia-a-dia.” Helen Iglesias, Diretora e nutricionista da Tecno Vida.

Equipe Abbott - Juliana Fernandes e Paula Pexe com os Diretores da Tecno Vida

Vanessa Dacorso Letícia Campos e Patricia Gazeta,

Entrega de uma lembrança da Tecno Vida às Palestrantes.

EXPEDIENTE TECNO VIDA

Helen Corrêa Esteves Iglesias Diretora Produção jornalística: Queli Avila (65) 8131-6639 Marketing Tecno Vida: Alessandra Figueiredo

Veículo informativo publicado pela Tecno Vida

Equipe da Tecno Vida - Nutricionistas e Farmacêuticas

Fotos: Tecno Vida

Diretores da Tecno Vida Domingos Iglesias e Helen Iglesias e as Palestrantes Patricia Gazeta, Letícia Campos e Vanessa Dacorso Design e Diagramação: Marcelo Ponce (65) 9224-7028

Rondonópolis-MT Av. Marechal Rondon, 1012 - Centro (66) 3421-6785

Cuiabá-MT Av. das Flores, 304 - Jardim Cuiabá (65) 3623-6500

Sinop-MT Av. das Flamboyants, 2080 Jardim Paraíso - (66) 3515-6500

Av. Miguel Sutil, 9980 - Jardim Mariana (65) 3052-6500

Edição Trimestral Tiragem: 2.000

www.tecnovida.com.br

Informativo Julho - Tecno Vida.indd 7

22/06/2012


viver

8 www.tecnovida.com.br

FONDUE DE CHOCOLATE

Av. das Flamboyants, 2080 - Jd. Paraíso - Sinop/MT - (66) 3515-6500

Leve ao fogo, em banho-maria, uma panela pequena. Coloque os chocolates e mexa até derreter por completo. Junte o Glucerna 1.5kcal e misture até incorporar. Retire do fogo e sirva em seguida, acompanhado das frutas e cookies.

Av. Miguel Sutil, 9980 - Jardim. Mariana - Cuiabá/MT - (65) 3052-6500

Modo de Preparo:

Av. das Flores, 304 - Jardim Cuiabá - Cuiabá/MT - (65) 3623-6500

1 tablete de chocolate amargo 70% cacau em pedaços (100g) 1 tablete de chocolate ao leite diet em pedaços (100g) 400ml de Glucerna 1.5Kcal Frutas a gosto (abacaxi, morango, kiwi, mexerica) em cubos (800g) Cookie integral diet a gosto

Av. Marechal Rondon, 1012 - Centro - Rondonópolis/MT - (66) 3421-6785

Fondue de Chocolate

29/12/2011 10:26:07


REVISTA VIVER BEM Julho 2012 N.07