“LANÇA TEU VIDEOZINHO!” - COMO A VIDEODANÇA SE TORNOU A PRINCIPAL MÍDIA PARA POPULARIZAR O PASSINHO DOS MALOKA E PROMOVER O BREGAFUNK EM PERNAMBUCO Autor: Júlio César Aguiar do Amaral (UFPE) Orientador: Profº Diogo Lins de Lima (UFPE)
Resumo: Este trabalho tem como proposta apresentar a trajetória e os cenários que artistas urbanos precisaram encarar para tornar as plataformas digitais palcos de suas produções artístico-culturais. O recorte desta pesquisa são as produções de audiovisual usando bregafunk no estado de Pernambuco, especificamente, na Região Metropolitana de Recife. O passinho dos “maloka”, termo usado para movimentação corporal de dança no bregafunk, é um dos maiores acontecimentos culturais e artísticos da história contemporânea do estado de Pernambuco. Essa manifestação nasce das áreas marginalizadas recifenses e se espalha por toda Região Metropolitana do Recife e, em questão de tempo, se transforma em um fenômeno midiático poderoso, impulsionado por produções de videodanças nas mídias sociais. Entretanto, as pessoas que dançam (vindas das favelas) precisaram de muita resiliência para lidar com diversas circunstâncias estabelecidas por um sistema que persegue, fere e mata esses corpos que insistem em se mover.
Palavras-Chave: Passinho dos Maloka; Bregafunk; Videodança.
Introdução Este artigo é resultado do trabalho que desenvolvi sobre a videodança e bregafunk em Pernambuco, com o apoio da Bolsa de Incentivo à Criação Cultural, através do Programa de Estímulo à Cultura, realizado pela Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da Universidade Federal de Pernambuco, no período de setembro de 2021 a março de 2022.