Diário da Cuesta ANO III
Nº 942
SEGUNDA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2023
NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU
Acompanhe as edições anteriores em: www.diariodacuesta.com.br
Manoel de Barros (19/12/1916 – 13/11/2014)
Manoel de Barros foi um escritor modernista brasileiro pertencente à terceira geração modernista, chamada de “Geração de 45”. É considerado um dos maiores poetas brasileiros, o qual foi agraciado com diversos prêmios literários. Destaca-se o “Prêmio Jabuti” que recebeu duas vezes com as obras: O guardador de águas (1989) e O fazedor de amanhecer (2002). Chegou a morar em outros países: Bolívia, Peru e Nova York. Nos Estados Unidos, fez um curso de artes plásticas e de cinema. Viveu um ano por lá e ao retornar conheceu sua futura esposa, Stella. Casaram-se em 1947 e com ela teve três filhos: Pedro, João e Marta. Manoel de Barros faleceu em Campo Grande.
Cidade de São Paulo tem Rua em homenagem a Serra de Botucatu, desde 1916 Na Cidade de São Paulo, mais precisamente no bairro Tatuapé, há uma rua em homenagem a região de Botucatu. Detentor de uma área de 8,2 Km² e vizinho dos bairros da Vila Maria, Penha, Vila Matilde, Carrão, Vila Formosa, Água Rasa e Belém, o Tatuapé, bairro mais populoso da Subprefeitura da Mooca, com 91.672 habitantes, possui
25 praças e 427 ruas, e uma delas se chama Rua Serra de Botucatu. De acordo com historiadores, essa rua, que se refere a Serra do Estado de São Paulo, na região de Botucatu, existe desde 1916. Ainda em São Paulo, há outra rua em homenagem a cidade, a Rua Botucatu, na Vila Clementino, na região da Vila Mariana, e até mesmo um bairro, o Jardim Botucatu, que fica localizado próximo aos bairros Vila das Mercês, Jardim Vergueiro e Parque Bristol, na capital paulista. (Fonte: Leia Notícias)