NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU
Acompanhe as edições anteriores em: www.diariodacuesta.com.br
08 DE DEZEMBRO
UMA DATA ESPECIAL
08/12/1901
INAGURAÇÃO DA MISERICÓRDIA BOTUCATUENSE
08/12/1927
INAUGURAÇÃO DO ORFANATO AMANDO DE BARROS
08/12/1927
LANÇAMENTO DA CATEDRAL METROPOLITANA DE BOTUCATU
08/12/1943
INAUGURAÇÃO DA CATEDRAL
(Colaboração Aventureiros do Túnel)
Posse na FMVZ /Unesp
Professor Mario Arrigoni, diretor da FMVZ/Unesp, toma posse como presidente do Grupo Administrativo do Câmpus de Botucatu. Professor Caio Antonio Carbonari, diretor da FCA, será o vice-presidente.
Misericórdia Botucatuense
Orfanato Amando de Barros
Projeto original
Catedral Metropolina de Botucatu
Professor Mario Arrigoni, diretor da FMVZ/Unesp, toma posse como presidente do Grupo Administrativo do Câmpus de Botucatu
Professor Caio Antonio Carbonari, diretor da FCA, será o vice-presidente.
Em solenidade realizada no dia 04 de dezembro, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Unesp, campus de Botucatu, os professores Mario de Beni Arrigoni, diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), e Caio Antonio Carbonari, diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) tomaram posse como presidente e vice-presidente, respectivamente, do Grupo Administrativo do Campus (GAC) de Botucatu.
A solenidade contou com a presença de membros de docentes e servidores técnico-administrativos da Unesp e também de autoridades do poder público botucatuense. Os trabalhos foram presididos pelo professor Luiz Fernando Rolim de Almeida, assessor de Gabinete da Reitoria, representando o vice-reitor da Unesp, professor Cesar Martins.
Compuseram a mesa diretora, além dos empossados, os professores Carlos Magno Castelo Branco, diretor da Faculdade de Medicina e presidente cessante do GAC e Raquel Fantin Domeniconi, vice-diretora do Instituto de Biociências. Também integraram a mesa o vereador Nuno Garcia e o vice-prefeito de Botucatu, André Spadaro.
A solenidade teve início com pronunciamentos do servidor Juliano Contin Ventrella, diretor da Divisão de Administração Geral do Câmpus e do professor Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza, que fizeram um balanço da última gestão e agradeceram os colaboradores.
Após a leitura e a assinatura do Termo de Transmissão de Posse, o professor Caio Carbonari, novo vice-presidente do GAC fez seu pronunciamento, ressaltando a satisfação em contribuir nessa nova gestão. “Será um prazer contribuir como vice-presidente, com foco na continuidade e na consolidação dos projetos estratégicos que temos construído coletivamente. Não haverá descontinuidade. Ao contrário. A força da gestão do GAC, nos últimos anos, tem sido justamente a unidade entre as quatro unidades universitárias de Botucatu. Trabalhamos com projetos articulados, de curto, médio e longo prazo; com diálogo permanente; e com uma visão compartilhada de desenvolvimento”.
EXPEDIENTE
Em seu pronunciamento, o professor Mario de Beni Arrigoni fez diversos agradecimentos, especialmente à dedicação das equipes do GAC e da FMVZ, aos dirigentes das demais unidades da Unesp em Botucatu e ao professor Pasqual Barretti, ex-reitor da Unesp. E falou sobre seu comprometimento com a administração do campus. “Responder pela presidência do GAC nos convida a termos muita responsabilidade e dedicação para com os desafios do momento e também ao desafio de dar continuidade a uma história vivenciada pelos presidentes e vice-presidentes que nos antecederam. Em meus 46 anos de Unesp, completo 18 anos dedicados a colaborar com a gestão e de gerir as questões inerentes ao serviço público, notadamente em uma universidade pública dessa importância e grandeza”.
Uma vez mais reafirmando seu comprometimento e o do professor Carbonari com a gestão, o professor Arrigoni afirmou. “Hoje recebemos esse Termo de Posse e tentaremos retribuir com nosso compromisso em cuidar desse tesouro físico, que inclui áreas e prédios, mas principalmente o tesouro humano que temos aqui. Enfrentaremos novos desafios e cenários, que demandarão também muito bom senso para defender o bem coletivo. O amor que temos pelo nosso campus nos dá um bom alimento para conduzi-lo com muita seriedade e dedicação”
Após os demais integrantes da mesa diretora também cumprimentarem os empossados, a última fala do evento foi feita pelo professor Luiz Fernando Rolim de Almeida. “Tenho certeza que os professores Mario Arrigoni e Caio Carbonari vão levar adiante o legado que professor Pasqual Barretti iniciou, unindo esse campus e trazendo para o GAC o diálogo, o planejamento e, acima de tudo, o comprometimento ético com os recursos públicos. Hoje é um momento de celebração porque os professores Mario e Caio nos trazem a perspectiva de manter um legado. Temos a convicção que o campus de Botucatu está em boas mãos”.
O mandato da nova gestão do GAC vai até 31 de dezembro de 2026 (Divulgação Imprensa FCA/Sergio Santa Rosa)
DIRETOR: Armando Moraes Delmanto
EDITORAÇÃO E DIAGRAMAÇÃO: Gráfica Diagrama/ Edil Gomes Contato@diariodacuesta com br Tels: 14.99745.6604 - 14. 991929689
O Diário da Cuesta não se responsabiliza por ideias e conceitos emitidos em artigos ou matérias assinadas, que expressem apenas o pensamento dos autores, não representando necessariamente a opinião da direção do jornal. A publicação se reserva o direito, por motivos de espaço e clareza, de resumir cartas, artigos e ensaios.
UMA DATA ESPECIAL? MÍSTICA?!?
Se não era, passou a ser...
Primeiro, a inauguração da Misericórdia Botucatuense , sob o comando do primeiro médico de Botucatu, Dr. Costa Leite. Grande conquista de Botucatu e região, festivamente comemorada com participação ativa da população botucatuense. A data inaugural: 8 de dezembro de 1901.
A criaçao como entidade jurídica do Orfanato “Amando de Barros” e o lançamento da pedra fundamental da nova Catedral de Sant’Ana tem a orientação e decisão do 2º Bispo de Botucatu, Dom Carlos Duarte Costa , marcando o dia 8 de dezembro como marco das solenidades...
O lançamento da pedra fundamental da Catedral contou com a presença do Presidente do Estado ( Governador ), Júlio Prestes que estaria presente também na solenidade de inauguração, em 8 de dezembro de 1943 , dezesseis anos após o lançamento da pedra fundamental. O trabalho dedicado de nosso 3º Bispo Diocesano, Dom Frei Luís Maria de Sant’Ana estava coroado de pleno exito e para o qual contou com o apoio maciço dos botucatuenses.
O projeto arquitetônico da Catedral de Botucatu é do arquiteto italiano Cavalheiro J. Sachetti e se assemelha
Dr. Costa Leite
Deputado Estadual Amando de Barros
muito a Catedral da Sé de São Paulo , que também leva a sua assinatura.
Destacamos o trabalho de pesquisa histórica do Sr. Antonio Carlos Santos (Nica) , idealizador do Grupo Aventureiros do Túnel e cuidadoso dirigente do nosso Museu Ferroviário que divulgou essa estranha coincidência histórica. Sempre buscamos a ajuda do GOOGLE/NICA em nossas pesquisas históricas e temos sempre tido sucesso.
MISERICÓRDIA BOTUCATUENSE, ORFANATO/CASAS
DAS MENINAS AMANDO DE BARROS, CATEDRAL DE BOTUCATU
Conquistas importantes de Botucatu e que são referências positivas...sempre no dia 08 de dezembro... (AMD)
DIRETOR: Armando Moraes Delmanto
EDITORAÇÃO E DIAGRAMAÇÃO: Gráfica Diagrama/ Edil Gomes
Dr. Júlio Prestes
O Diário da Cuesta não se responsabiliza por ideias e conceitos emitidos em artigos ou matérias assinadas, que expressem apenas o pensamento dos autores, não representando necessariamente a opinião da direção do jornal. A publicação se reserva o direito, por motivos de espaço e clareza, de resumir cartas, artigos e ensaios.
“Um anjo passou aqui”
“05 de Dezembro - Dia Mundial do Voluntário”
Maria De Lourdes Camilo Souza
Não ouvi bater de asas, nem um perfume especial.
Ensimesmava sobre as coisas da vida ou nem mesmo pensava sobre nada.
Foi quando ouvi vozes e ai ele entrou puxando a mãe pela mão.
-Aonde você vai! Oque vai fazer ai??
Mas ele insistiu e entrou dizendo: Boa tarde!
Tudo bem?
Fiquei alegremente surpresa e respondi que tudo bem, sorrindo para ele que desviou os olhos, mas continuou com aquele sorrisinho.
-E você? Tudo bem com você?
A mãe puxava ele para fora da loja, quando teve a ideia de perguntar onde estava a flor que
ia dar.
Ele saiu para buscar a flor.
Achei que era um vaso de flor para a professora e continuei ali fazendo minhas coisas.
Ele voltou todo contente e me deu uma florzinha azul que pegou de algum jardim.
A flor estava quentinha do calor de sua mãozinha e um pouco amassada, mas para mim foi a mais linda que ja ganhei um dia!
Ele é um dos motivos pelo quais me voluntariei a trabalhar ali no APAE Botucatu
Sua visitinha rápida e tão auspiciosa deu-me ânimo redobrado para continuar.
Nosso trabalho é de formiguinha, um pouco a cada vez.
Não levantamos prédios, nem salvamos vidas, mas creia-me: faz mais bem a quem serve, do que a quem é servido.