Diário da Cuesta
NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU
Acompanhe as edições anteriores em: www.diariodacuesta.com.br
VOCAÇÃO E DESTINO DE BOTUCATU
O PERFIL DE BOTUCATU Qual a vocação de Botucatu?!? Botucatu teria um perfil industrial? Acreditamos que não. Em que pese a presença de grandes indústrias NÃO poluidoras em nossa cidade... Os nossos 3 Ciclos Industriais estão a atestar essa afirmativa. Sempre serão bem-vindas indústrias não poluidoras para a nossa cidade, mas Botucatu – com certeza! – não é um polo industrial. É de outra INDÚSTRIA que Botucatu está precisando: a INDÚSTRIA DO TURISMO! Página 3
Tradição da comunidade japonesa de Botucatu foi a realização, na Colônia Santa Marina, do 45° Undokai, festival de esportes e atividades físicas, introduzido com sucesso aqui em Botucatu Página 4
E D I T O R I A L AVENIDA TURÍSTICA DA CUESTA DE BOTUCATU
A futura AVENIDA TURÍSTICA DA CUESTA DE BOTUCATU a ser construída no TOPO DA CUESTA (ligando Vitoriana à Rodovia Marechal Rondon) será o “POINT” turístico de Botucatu. É preciso destacar a situação de descuido de toda a área de nossa Cuesta. Sim, a CUESTA DE BOTUCATU , em todo seu entorno e nas proximidades de sua ESCARPA, não vem recebendo do Poder Público os cuidados indispensáveis para a sua PRESERVAÇÃO ECOLÓGICA.
A AVENIDA TURÍSTICA DA CUESTA DE BOTUCATU – projetada para o TOPO da CUESTA – pode e deve ser construída pela Prefeitura Municipal em parceria com a iniciativa privada, respeitando e resguardando a ecologia local. Com a reserva das áreas adjacentes devidamente com projetos de ocupação racional e ecológica, destinando essas áreas para mirantes turísticos, restaurantes, áreas de lazer, etc.
Todas essas providências são necessárias se quisermos que Botucatu passe a desfrutar de lugar de destaque na classificação das MELHORES CIDADES PARA SE VIVER! Tudo o mais é enganação e esse assunto – vital para nosso futuro! – estaria sendo tratado com descaso e irresponsabilidade dos órgãos públicos.
Hoje, a ECOLOGIA é considerada a CIÊNCIA DA SALVAÇÃO
DA HUMANIDADE. Daí a importância que se tem dado à qualidade de vida de cada comunidade, à preservação de seu meio ambiente e de suas riquezas naturais. Não é de hoje que em Botucatu a preocupação com o meio ambiente e a qualidade de vida de seus habitantes tem chamado a atenção dos segmentos engajados de nossa sociedade.
É preciso que haja um trabalho de arborização, aumentando na cidade o percentual da área verde por habitante: o PARQUE MUNICIPAL precisa ser incrementado; alguns bairros periféricos – encabeçados pelo bairro de nome bonito mas de péssimas condições de vida! – o “JARDIM SANTA ELISA”, precisa receber as condições mínimas de qualidade de vida a nível mínimo de aceitação por qualquer comunidade; o “CEMITÉRIO JARDIM” precisa obter certificado de entidade ambiental que a sua localização NÃO está comprometendo, de forma irreversível, o LENÇOL FREÁTICO nele localizado; a população de modo geral e os pequenos proprietários ribeirinhos de nosso município precisam ser conscientizados da necessidade de recomposição da MATA CILIAR, enfim, é preciso ter projetos adequados para a preservação, defesa e ocupação racional da CUESTA DE BOTUCATU!
A Direção.
EXPEDIENTE
EDITORAÇÃO E DIAGRAMAÇÃO: Gráfica Diagrama/ Edil Gomes
O Diário da Cuesta não se responsabiliza por ideias e conceitos emitidos em artigos ou matérias assinadas, que expressem apenas o pensamento dos autores, não representando necessariamente a opinião da direção do jornal. A publicação se reserva o direito, por motivos de espaço e clareza, de resumir cartas, artigos e ensaios.
DIRETOR: Armando Moraes Delmanto
Qual a vocação de Botucatu?!?
Botucatu teria um perfil industrial? Acreditamos que não. Em que pese a presença de grandes indústrias NÃO poluidoras em nossa cidade...
Os nossos 3 Ciclos Industriais estão a atestar essa afirmativa. Sempre serão bem-vindas indústrias não poluidoras para a nossa cidade, mas Botucatu – com certeza! – não é um polo industrial. É de outra INDÚSTRIA que Botucatu está precisando: a INDÚSTRIA DO TURISMO!
Sim, esse o caminho a seguir.
Botucatu encontrando o seu perfil, Botucatu encontrando a sua vocação!
O PERFIL DE BOTUCATU é o de um grande centro universitário, caracterizado pela excelência da qualidade de suas Unidades de Ensino e, também, por possuir um grande centro turístico, aproveitando o magnífico potencial que a natureza lhe agraciou somado à tradição das Comitivas e dos Tropeiros.
Botucatu possui em sua área territorial o Rio Tietê e o Rio Pardo No Rio Bonito há uma procura espontânea pelo lazer e pelo turismo Mas é uma procura absolutamente desarticulada de qualquer orientação ou coordenação do Poder Público, como seria uma política voltada para o turismo. A implantação de um grande empreendimento turístico em área ainda preservada poderia ser sucesso garantido. E sem dinheiro público, apenas contando com a orientação
e coordenação da municipalidade. A iniciativa privada com a segurança oferecida pelo apoio logístico do poder público abraçaria esse projeto empreendedor. Assim, a implantação de um Hotel Resort no Rio Bonito, com certeza, seria um empreendimento que traria desenvolvimento e riqueza para o nosso município. No Rio Pardo teremos a Grande Represa que trará turismo de alto nível, garantia de abastecimento de água por 100 anos!
E a CUESTA DE BOTUCATU, além de exclusiva é de uma beleza impactante. Já temos a prática de voos na Cuesta. A AVENIDA TURÍSTICA (projetada pelo Monteferrante) para o Topo da Cuesta (ligando Vitoriana/Rio Bonito à Rod. Marechal Rondon), pode e deve ser construída pela Prefeitura em parceria com a iniciativa privada, respeitando e resguardando (através de normas rígidas) a beleza da Cuesta e a ecologia local. A atuação do poder público propiciará, através de projeto urbanístico e ecológico, a implantação de mirante, teleférico, restaurantes e parques para a população.
Todas essas providências são necessárias se quisermos que Botucatu passe a desfrutar lugar de destaque na classificação das melhores cidades para se viver! Tudo o mais é enganação e esse assunto – vital para as nossas famílias! – estaria sendo tratado sem a devida responsabilidade.
O futuro está em nossas mãos. AVANTE! (AMD)
Maria De Lourdes Camilo Souza
No domingo 06/07/2025, um dia fantástico de muito sol e céu azul , bem ali na Colônia Santa Marina, aconteceu o 45° Undokai, festival de esportes e atividades físicas, introduzido aqui em Botucatu pela nossa querida comunidade japonesa.
Foi muito prestigiado com a presença maciça do povo botucatuense.
Uma grande área de alimentação para atender a todos os visitantes com a tradicional comida japonesa, sendo que o stand da Peixaria Higo era um dos mais procurados com seu yakisoba, tempurás, niguiris deliciosos.
D. Marina, da quitanda D. Marina, estava por lá, distribuindo simpatia e maçãs.
A comunidade japonesa se superou com as apresentações de Taikô e danças japonesas convidando a todos para participarem
Muitos jogos, como o do “caranguejo”, se seguiam para inserir as muitas crianças lá presentes, que se dispunham a participar alegremente. Vencedores de rifas com prêmios das muitas entidades e comerciantes da cidade, eram anunciadas a todo momento. Além do espaço físico maravilhoso, e toda a grande organização do evento que qualifico como nota mil. Foi um domingo grandioso!
Gratidão á nossa querida comunidade japonesa de Botucatu por nos proporcionar todos os anos esse evento de muita alegria ao povo botucatuense.