Edição 1012

Page 1

Diário da Cuesta ANO IV

Nº 1012 SEGUNDA-FEIRA, 5 DE FEVEREIRO DE 2024

NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU

Acompanhe as edições anteriores em: www.diariodacuesta.com.br

Do domínio Belga violento no Congo até a Colônia Belga em Botucatu/Fazenda Monte Alegre!

Rei é rei e tem sempre respeitabilidade, poder e ligações poderosas. Sua irmã era a imperatriz Carlota do México, ele era neto do Rei Luís Felipe I da França, além de primo da Rainha Vitória do Reino Unido — também imperatriz da Índia. Assim, Leopoldo II inventou uma tal de Conferência da África Ocidental, ocorrida em Berlim entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885, com a participação das grandes potências da época. Leopoldo II ganhou o direito de explorar particularmente, sem participação do seu país, uma imensa extensão da África, que chamou de Estado Livre do Congo, tornando-se um dos homens mais ricos do planeta. Para tanto, mentiu, manipulou e enganou, pois as promessas que fez de respeitar os direitos humanos ele sabia que não iria cumprir. Para controlar a exploração das riquezas naturais, madeira, borracha, marfim, ouro e diamantes, Leopoldo II contratou mercenários para escravizar os nativos. Os métodos de controle eram espancamentos, mutilações, assassinatos e estupros. Para esconder do mundo as atrocidades praticadas, Leopoldo II proibiu o ingresso de estrangeiros em seus domínios. Os registros desses fatos são chocantes. Pessoas com mãos amputadas por se recusarem à escravidão. Não há dados precisos sobre quantas pessoas foram assassinadas e mutiladas naquela região da África sob o domínio do rei belga, porém historiadores e pesquisadores calculam em cerca de 10 milhões de pessoas!

HISTÓRIA DOS BELGAS EM BOTUCATU NO LIVRO:

“BRASIL e BÉLGICA” Páginas 3 e 4

A dominação Belga sobre o Congo

A dominação Belga sobre o Congo é considerada a colonização mais violenta de todo o século XX. O rei Leopoldo II foi responsável por cometer uma série de atrocidades na região. O assunto é extremamente cobrado em provas de história, mas principalmente nos vestibulares, com um destaque para as questões de segunda fase. Assim, é recomendável que você domine as principais características da colonização belga sobre o Congo. Introdução: A dominação Belga sobre as terras do Congo, no continente africano, teve início no século XIX, mais especificamente no ano de 1885, com a transformação do território congolês em propriedade do rei belga Leopoldo II, durante a Conferência de Berlim. Em 1908, a região recebe o nome de Congo Belga para a região. Vale ressaltar que a região passou a ser considerada parte da Bélgica somente após forte pressão internacional para que o rei Leopoldo II abdicasse das terras que ainda estavam em sua posse particular. Violência: Durante o período de dominação Belga, o Congo viveu os maiores horrores de toda a história da colonização contemporânea. Alguns historiadores afirmam que a colonização belga sobre a região tenha sido a colonização mais violenta de todo o século. Em pouco tempo, o Congo havia se tornado uma das principais fontes de borrachada, de diamantes e de marfim para toda a Europa. Assim, para potencializar seus livros, o governo belga estabeleceu o uso de métodos brutais de trabalho e a violação dos direitos humanos.

Podemos destacar, por exemplo, a prática de mutilação de membros dos escravos por insatisfação dos senhores. A atitude fazia com que homens e mulheres se tornassem impossibilitados de trabalhar, o que era um motivo que poderia levar à execução. A independência do Congo Belga Na década de 1950, a população do Congo aderiu ao discurso nacionalista , em que lideranças locais exigiam o fim do domínio Belga sobre os territórios. Em 1955, a associação Abako, que lutava pela independência, se tornou um forte partido político e contribui para difundir o discurso nacionalista por todo o país. Posteriormente, no ano de 1958, ocorreu o chamado Congresso Pan-Africano, que fortaleceu as lideranças nacionais da região e destacou o nome de Patrice Lumumba. Com a intensificação e radicalização das manifestações pela independência, em 1959, o Reino Belga reconheceu a independência do Congo. Um ano depois, em 1960, a região seria oficialmente reconhecida como o Estado Livre do Congo, que teve como primeiro presidente Joseph Kasavubu e Lumumba como cargo de primeiro-ministro. O Congo na Atualidade: No entanto, em 1964, o país foi governo por Moisés Tshombe, que assumiu o poder através de uma intervenção da ONU (Organização das Nações Unidas). Assim, o Congo passou a viver um período de ditadura. O nome do Estado foi alterado para República do Zaire e assim permaneceu até a morte do ditador, em 1997. Atualmente, o país é democrático, mas enfrenta conflitos oriundos do período de colonização e ditadura.

Leopoldo II foi o segundo Rei dos Belgas de 1865 até sua morte em 1909. Foi também Soberano do Estado Livre do Congo, na África (1884-1908), criado oficialmente em 05 de fevereiro de 1885.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Edição 1012 by diariodacuesta - Issuu