1556

Page 1


Diário da Cuesta

Acompanhe as edições anteriores

Os Caminhos do Peabiru

Nos dias 10 e 11 de novembro, Botucatu será o centro das atenções do turismo histórico-cultural paulista ao sediar o 1º Seminário Paulista dos Caminhos do Peabiru – Região da Cuesta Paulista. O evento é gratuito, com inscrições abertas e vagas limitadas, e tem como objetivo debater e promover a integração entre o turismo, a história e a cultura indígena, valorizando o legado dos antigos Caminhos do Peabiru.

A iniciativa é promovida pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) em parceria com as prefeituras de Botucatu, Bofete, Pardinho e São Manuel, além do Consórcio Polo Cuesta. Página 2

Botucatu nas “Rotas do Queijo”

Botucatu entra nas “Rotas do Queijo” do Estado de SP, que reúne mais de 100 queijarias artesanais

O Governo do Estado de São Paulo lançou nesta quinta-feira (30) o projeto “Rotas do Queijo”, iniciativa que reúne 102 queijarias paulistas em oito rotas turísticas temáticas, com o objetivo de valorizar a produção artesanal, o turismo rural e a gastronomia regional Entre as regiões contempladas está a Rota Cuesta, Tiête e Itaqueri, que inclui os municípios de Botucatu, Pardinho, Anhembi, Bofete, Ibitinga, Piracicaba, Santa Rita do Passa Quatro, Ipeúna e Torrinha.

A proposta é transformar as propriedades participantes — sítios, fazendas e queijarias familiares — em destinos turísticos e gastronômicos. Nesses locais, os visitantes poderão agendar visitas guiadas, participar de degustações, realizar cursos, piqueniques, interagir com animais e adquirir produtos locais. (Leia Notícias)

Felipe Massa pode ser o Campeão

Mundial de 2008!!!

Felipe Massa e seu irmão Dudu Massa chegam à Corte Inglesa com os advogados Bernardo Viana, Nick de Marco, Kendrah Potts, Rowan Senett, Luke Duggan, Jeffrey Sullivan e Callum Nichols — Foto: Lucas Pacheco

Foto de André Godinho

Diário da Cuesta 2

Botucatu sedia o 1º Seminário

Paulista dos Caminhos do Peabiru

Evento gratuito vai reunir especialistas, gestores e lideranças indígenas nos dias 10 e 11 de novembro, com palestras, debates e visitas técnicas pela Cuesta Paulista

Nos dias 10 e 11 de novembro, Botucatu será o centro das atenções do turismo histórico-cultural paulista ao sediar o 1º Seminário Paulista dos Caminhos do Peabiru – Região da Cuesta Paulista. O evento é gratuito, com inscrições abertas e vagas limitadas, e tem como objetivo debater e promover a integração entre o turismo, a história e a cultura indígena, valorizando o legado dos antigos Caminhos do Peabiru.

A iniciativa é promovida pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) em parceria com as prefeituras de Botucatu, Bofete, Pardinho e São Manuel, além do Consórcio Polo Cuesta.

Durante o seminário, pesquisadores, gestores públicos e lideranças indígenas vão se reunir em painéis e rodas de conversa sobre temas como estudos e publicações sobre o Peabiru, experiências de trilhas e caminhos em outros estados e a importância do turismo sustentável na região da Cuesta.

A programação do dia 10 de novembro será dedicada a debates e painéis temáticos. Entre os destaques estão as mesas:

Turismo e Caminhos do Peabiru: estudos e publicações em São Paulo (9h30 às 11h)

Trilhas e Caminhos do Peabiru nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina (11h às 12h)

Rotas e roteiros dos Caminhos do Peabiru: o case da Cuesta Paulista (13h30 às 15h)

Comunidades indígenas, Caminhos do Peabiru, turismo e ancestralidade (15h às 16h)

Gestores públicos e privados: turismo e desenvolvimento regional (16h às 17h)

EXPEDIENTE

O encerramento do primeiro dia contará com o lançamento oficial dos Roteiros dos Caminhos do Peabiru – Cuesta Paulista e a entrega dos certificados SP Ecoaventura

No dia 11 de novembro, os inscritos poderão participar de visitas técnicas gratuitas a três roteiros turísticos simbólicos da região:

Roteiro 1 – Ecoparque Jardim das Águas e Tirolesa do Gigante Adormecido (Pardinho/SP)

Trilha leve de 450 metros, com mata nativa, quedas d’água e mirantes. O local oferece ainda passeios off road e tirolesa com vista panorâmica da Cuesta.

Roteiro 2 – Morro Azul Ecoparque (São Manuel/SP)

Caminhada de cerca de 4 km até a Gruta Encantada Pedra da Moça, com nascentes, riachos e quedas d’água. O trajeto é de nível moderado e revela mirantes com vista para o rio Tietê.

Roteiro 3 – Pedra do Índio x Três Pedras (Botucatu e Bofete/SP)

Trilha que conecta dois cartões-postais da Cuesta, passando por nascentes, cachoeiras e trechos de escalaminhada até o topo da pedra oeste, com vista 360º da região.

As vagas são limitadas e os participantes receberão a confirmação da inscrição por e-mail

O seminário representa um marco na valorização dos Caminhos do Peabiru como patrimônio histórico, cultural e turístico de São Paulo, e propõe um espaço de diálogo e construção coletiva entre o poder público, a academia, comunidades tradicionais e a sociedade civil. (Acontece Botucatu)

DIRETOR: Armando Moraes Delmanto

EDITORAÇÃO E DIAGRAMAÇÃO: Gráfica Diagrama/ Edil Gomes Contato@diariodacuesta.com.br Tels: 14.99745.6604 - 14. 991929689

O Diário da Cuesta não se responsabiliza por ideias e conceitos emitidos em artigos ou matérias assinadas, que expressem apenas o pensamento dos autores, não representando necessariamente a opinião da direção do jornal. A publicação se reserva o direito, por motivos de espaço e clareza, de resumir cartas, artigos e ensaios.

Defesa de Massa não quer tirar título de Hamilton da F1 2008, diz processo

Pleito do piloto contra FIA, FOM e Bernie Ecclestone está sendo julgado nesta semana em Londres. Felipe busca compensação financeira e declarações que reconhecem violação de regras

A Corte Inglesa iniciou nesta quarta-feira as primeiras audiências do caso de Felipe Massa contra a F1, FIA e o ex-gestor Bernie Ecclestone. O piloto moveu uma ação devido ao desfecho do campeonato de 2008 da F1, afetado pelo escândalo do Singapuragate e que terminou com seu vice-campeonato. O processo, porém, não pretende mudar o resultado do campeonato, vencido por Lewis Hamilton.

As audiências seguirão em Londres, no Reino Unido, até esta sexta-feira, 31. O caso está sendo conduzido pelo juiz Robert Jay e já pode haver um veredito no último dia, sobre a continuidade ou encerramento do caso; porém, também é possível que o pronunciamento se estenda por mais alguma semanas.

Na peça de 41 páginas apresentada pela defesa de Felipe Massa, alguns trechos citam de forma clara que o brasileiro pretende manter o resultado inalterado e busca a reparação sobre o caso por meios financeiros e declarações de responsabilidade (veja detalhes adiante).

“O Sr. Massa não está buscando nenhuma alteração no resultado do Campeonato de 2008. Nem há qualquer sugestão, apesar de este processo ter sido amplamente divulgado na imprensa, de que quaisquer terceiros desejam se dirigir ao Tribunal”, afirma um desses trechos.

O processo iniciado no ano passado por Massa contra a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a Formula One Management (FOM) e Bernie Ecclestone, ex-chefão da Fórmula 1, tem dois objetivos principais.

O primeiro é a busca por uma indenização na casa dos 64 milhões de libras (cerca de R$ 455 milhões, na atual cotação), relacionada às quebras de contrato que, de acordo com a defesa do piloto, teriam ocorrido nas ações que sucederam o “Singapuragate”, o escândalo envolvendo a batida proposital de Nelsinho Piquet no GP de Singapura de 2008.

O episódio só foi revelado ao mundo em 2009, e o Conselho Mundial de Automobilismo (WMSC) confirmou em setembro daquele ano que a colisão de Nelsinho foi premeditada. Na época, no entanto, o regulamento esportivo da F1 só permitia a contestação de resultados até a cerimônia de premiação anual da FIA, que aconteceu em 11 de dezembro de 2008.

No entanto, Bernie Ecclestone revelou no começo de 2023 que soube da intencionalidade da batida de Piquet Jr ainda em 2008, o que possibilitaria uma revisão da corrida à época. O britânico justificou que a F1 e a FIA mantiveram silêncio para proteger a integridade do esporte, e a entrevista do inglês é uma das bases usadas pela defesa de Massa na ação. Posteriormente, Bernie disse não se lembrar da fala.

O segundo tópico está relacionado ao aspecto esportivo, e Massa quer duas declarações relacionadas ao campeonato de 2008, ainda que estas não alterem o resultado da competição. São elas:

“A FIA agiu em violação de seus próprios regulamentos ao não investigar prontamente as circunstâncias do acidente (de Nelsinho Piquet) em 2008”.

“Se a FIA não tivesse agido em violação de seus próprios regulamentos, ela teria cancelado ou ajustado os resultados do Grande Prêmio de Singapura, com a consequência de

que o Sr. Massa teria vencido o Campeonato de Pilotos de 2008”.

A FOM tratou a ação e as declarações citadas por Massa como “fúteis” em seu resumo das argumentações, além de ter citado que o ex-piloto da Ferrari sugere que os pontos do GP de Singapura “deveriam ser removidos de (Lewis) Hamilton (e outros pilotos inocentes) em retrospectiva”.

A defesa de Massa, por sua vez, disse acreditar que as declarações são a maneira mais efetiva de fazer justiça, especialmente por “evitarem a anulação dos resultados do Campeonato de 2008” e não representarem qualquer impacto relacionado a Hamilton ou outros pilotos.

“O Sr. Massa, portanto, busca indenização para compensá-lo por sua perda financeira consequente, e declarações que confirmem o fato e a consequência da conduta ilícita dos Réus”, diz outra parte do documento.

Como está o julgamento?

O primeiro dia de audiências aconteceu na terça-feira (28), quando o juiz Sir Robert Jay leu os arquivos do caso. A partir desta quarta-feira, todas as partes vão ser ouvidas para que seja decidido se a ação terá ou não prosseguimento.

Os réus defendem que o pleito de Massa seja resolvido ou com uma decisão sumária (quando o veredito é dado antes mesmo de ir a julgamento completo), ou com a extinção do processo. Caso o juiz dê razão ao brasileiro, a ação vai prosseguir e os advogados vão poder pedir mais provas - além disso, vão ter mais tempo para se aprofundar nos argumentos mais minuciosos. O último dia desta primeira fase de audiências está marcada para sexta-feira (31).

Quais são os principais argumentos?

As defesas da FIA, da FOM e de Bernie Ecclestone dividiram os argumentos para a anulação ou decisão sumária em quatro pontos principais: limitação, contrato, limite de tempo e declarações.

Um dos pontos mais citados pelos réus durante as análises é o de que Massa teria entrado com as ações anos após os prazos permitidos pelas leis inglesas e francesas, que regem a disputa e levam em conta o momento em que o autor da ação teve conhecimento dos fatos expostos nela.

Em referência a isso, a defesa de Bernie Ecclestone cita nas argumentações submetidas à Justiça que Felipe poderia ter buscado os meios legais desde 2009, quando a decisão do Conselho Mundial de Automobilismo sobre o acidente de Nelsinho Piquet foi divulgada.

Por outro lado, a defesa de Massa alega que a entrevista de Bernie Ecclestone contradiz as decisões do Conselho e, por ter sido publicada apenas em 2023, não havia como o ex-ferrarista ir à Justiça antes disso com as evidências disponíveis na época - visto que não estava exposto que a F1 e a FIA sabiam que a batida era intencional desde 2008.

Além disso, o piloto alega que a FIA teria quebrado obrigações contratuais devidas a ele, pois teria descumprido as próprias regras e o regulamento esportivo da época na condução do caso.

As partes concordam com o fato de que o brasileiro ter uma superlicença de piloto da FIA constitui um vínculo entre Felipe Massa e a entidade, mas os réus negam que tenham descumprido obrigações contratuais. Os advogados de Massa afirmam, por outro lado, que as questões contratuais e outras citadas nas argumentações envolvem muitos temas complexos – portanto, não poderiam levar a uma decisão sumária ou à anulação.

Por fim, a defesa dos réus afirma que Massa não sofreu perdas como resultado da quebra de contrato alegada por ele. De acordo com os acusados, o brasileiro poderia ter procurado o Tribunal Internacional de Apelação da FIA ainda em 2009, logo após a decisão da WMSC, mas não o fez.

Neste aspecto, a argumentação dos representantes de Massa foi baseada no fato de que a decisão sobre a intenção da batida de Nelsinho aconteceu depois do prazo final para que o brasileiro pudesse ser coroado com o título de 2008; portanto, Massa “já havia sofrido a principal fonte de perda em relação ao que ele agora reivindica”. (GE)

Bernie Ecclestone e Felipe Massa conversam durante a temporada 2015 da Fórmula 1 — Foto: Glenn Dunbar/LAT Images
Felipe Massa e seu irmão Dudu Massa chegam à Corte Inglesa com os advogados Bernardo Viana, Nick de Marco, Kendrah Potts, Rowan Senett, Luke Duggan, Jeffrey Sullivan e Callum Nichols — Foto: Lucas Pacheco
Vice-campeão da F1 2008, Felipe Massa em entrevista ao “Abre Aspas”, para o ge.globo — Foto: Marcos Ribolli
Felipe Massa e Lewis Hamilton em 2008 — Foto: Getty Images
Felipe Massa, FIA, FOM e Bernie Ecclestone disputam na Justiça pleito sobre 2008 — Foto: Charles Coates/Getty Images
“A Carlos Drummond de Andrade “ “Pensar é transgredir”
Lia Luft

Você vai se surpreender, dizia o visionário pastor, olhos arregalados e dedo em riste, depois deste domingo, nada mais será o mesmo!

Ele parecia em transe.

Dizia algumas palavras estranhas, desconexas para o nosso entendimento. Creio que falava em outros idiomas...

Parecia a Torre de Babel

E prosseguiu em altos brados: marque estas datas que vou falar.

Vou repetir muito até gravar em seus cérebros, predizia o profeta angolano no seu português de Cascais.

Dou prazo até este domingo para que se concretize o sonho profético que tive.

Você verá o que o Senhor Deus mandou-me dizer!

Deus vai agir no Brasil, na França e nos Estados Unidos! Estes três países vão sofrer as consequências dos atos dos seus governantes.

Será tremendo! Preparem-se! (bradava esbugalhando ainda mais os olhos)

O mundo não será mais o mesmo!

Quantas vezes na vida já vimos ou ouvimos isso?

Lembrou ano 2000.

Na virada do ano não teríamos o amanhã!

Não queríamos dormir pois, não acordaríamos...

E veio 2001 e... aí continuamos vivendo por tantos anos adiante.

Hoje li algo sobre os idos do meu ginasial, dos conhecidos bancos da meiga escola.

Ele se referia a um professor de português que chegou a revolucionar o ensino e as nossas vidas.

Curiosamente falou sobre um colega que por ordem desse professor acabou decorando “Os Lusíadas “ de Camões para recitá-lo em sala de aula.

Esse rapaz nunca mais foi o mesmo.

Os comentários da época diziam que tinha surtado ao estudar muito para o vestibular.

E ele arrematou em saudoso comentário e sabedoria que os anos lhe acrescentaram: “ninguém mais foi o mesmo”.

(Devo admitir que algo está se cumprindo.

Pelo menos as que podemos saber que a mídia não tente esconder).

Tenho mesmo que concordar: nunca mais fomos os mesmos...

Roberto Carlos, o rei, já dizia nas suas

canções românticas e tantos outros poetas que surgiram: o tempo não para.

Passamos por tantas mudanças, tanto boas como ruins, mas sempre seguimos em frente.

Tiramos dessas mudanças as lições para a vida e nos adaptamos para melhor vivermos.

Aprendemos com elas.

Administramos lucros e perdas como vieram e continuam vindo e vem todos os dias.

Aprendemos tanto com esse polêmico professor.

Nos inspirou ao conhecimento, nos levou á modernidade.

Lembrei do Concurso de Jograis que fez e que participamos com a poesia do querido poeta Carlos Drummond de Andrade, “E agora José?

Tive uma pequena participação nessa apresentação histórica ali no Salão Nobre do amado EECA

Comemora-se neste 31/10, o Dia da Poesia e, que não por mero acaso, nasceu o nosso grande poeta.

Minhas homenagens a ele!!!

Aos 31.10.1902 nascia Carlos Drumond de Andrade em Itabira- MG.

Justo no Dia Nacional da Poesia

“Mundo, mundo, vasto mundo

Se eu me chamasse Raimundo

Seria uma rima , não seria uma solução.

Mundo, mundo, vasto mundo

Mais vasto é meu coração.”

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.