Diário da Cuesta
Acompanhe as edições anteriores em: www.diariodacuesta.com.br
Acompanhe as edições anteriores em: www.diariodacuesta.com.br
Aniversário (28/03) do consagrado escritor Mário Vargas Llosa. Professor universitário, jornalista, político e ensaísta peruano, Mário Vargas Llosa é o primeiro que não escreve em francês a ingressar na prestigiosa Academia Francesa. É um dos romancistas e ensaístas mais importantes da América Latina.
Prêmio Nobel de Literatura (2010), Prêmio Miguel de Cervantes e Prêmio Planeta: é um intelectual latino-americano vencedor!
Página 2
Até o fim de 2025, serão 200 escolas no total, ultrapassando 42 mil vagas
O Governo de São Paulo lançou na sexta-feira (21), o programa Guri nas Escolas, que incorpora a música como componente essencial no currículo das escolas estaduais. A iniciativa é parceria entre as Secretarias da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da Educação.
Com um investimento superior a R$ 9 milhões, provenientes da Secretaria da Educação, o Guri nas Escolas está em 97 unidades do Programa Ensino Integral (PEI), atendendo cerca de 20.370 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Até o fim de 2025, serão 200 escolas no total, ultrapassando 42 mil vagas. O programa se propõe a fortalecer a formação educacional dos estudantes, ampliando seu repertório cultural e promovendo o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas por meio da música. (Notícias.Botucatu)
O hispano-peruano Mario Vargas Llosa, Prêmio Nobel de Literatura em 2010, que é o primeiro escritor a entrar na Academia Francesa sem nunca ter escrito nada em francês, é o último representante da geração dourada da literatura latino-americana
Escritor universal a partir da complexa realidade peruana, Vargas Llosa fez parte do chamado “boom” latino-americano junto com outros grandes como o colombiano Gabriel García Márquez, o argentino Julio Cortázar e os mexicanos Cars Fuentes e Juan Rulfo.
Admirado por sua descrição das realidades
sociais em obras-primas da literatura como “A Cidade e os Cachorros”, ou “A Festa do Bode”, no plano político seus posicionamentos liberais provocaram hostilidade em um meio intelectual que geralmente tende à esquerda.
“Nós, latino-americanos, somos sonhadores por natureza e temos problemas para diferenciar o mundo real e a ficção. É por isso que temos ótimos músicos, poetas, pintores e escritores, e também governantes tão horríveis e medíocres”, disse pouco antes de receber o Nobel em 2010. Nascido na cidade de Arequipa, no sul do Peru, em 28 de março de 1936 em uma família de classe média, foi educado por sua mãe e seus avós maternos em Cochabamba (Bolívia) e depois no Peru.
Os escritores Gabriel Garcia Marquez (colombiano) e MárioVargas llosa (peruano). Ganhadores do Prêmio Nobel de Literatura, respectivamente em 1982 e 2010.
DIRETOR: Armando Moraes Delmanto
EDITORAÇÃO E DIAGRAMAÇÃO: Gráfica Diagrama/ Edil Gomes
O Diário da Cuesta não se responsabiliza por ideias e conceitos emitidos em artigos ou matérias assinadas, que expressem apenas o pensamento dos autores, não representando necessariamente a
Maria De Lourdes Camilo Souza
Olhando as fotos guardadas, lembrei de quando o Santo Papa João Paulo II veio ao Rio de Janeiro.
Eu fui até lá com um pessoal de Botucatu para vê-lo, e receber sua bênção. Grande multidão se acotovelava tentando assistir a celebração, movidos pela fé e o amor por esse santo homem.
Em meio a esta multidão estava eu, encarapitada numa árvore tentando tirar umas fotos.
No calor da multidão e a alta temperatura, nos uníamos em oração, cantando um hino composto especialmente para a ocasião.
Sentia uma emoção inigualável e aquela sensação de estar ali unidos em fé perante ele.
Obviamente não consegui grandes fotos, nem uma aproximação pessoal.
Uma conhecida que estava no nosso ônibus nos confessou toda feliz que esteve muito próxima a ele.
Eu concluía em meus pensamentos que se estivesse em casa, em frente á nossa velha TV de tubo, confortavelmente sentada em meu sofá, veria mais daquela cerimônia.
Mas e todo o frisson da viagem, ver o Santo homem de muito longe e mesmo que pelo telão?
Fazia um calor insuportável, ainda mais no meio daquela multidão.
Nossa sorte era o pessoal vendendo água, aproveitando para ganhar um dinheirinho extra.
Visitar o Rio de Janeiro mesmo que muito rapidamente sempre vale a pena.
Ver o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o Corcovado, Baía de Guanabara, o Maracanã.
Suas inúmeras belezas mesmo que vistas de longe.
Foi comovente toda aquela fé que senti naquele dia e naquele povo ali presente.
Não existem palavras para descrever todo esse sentimento!
Hoje seria diferente.
Assistiria a visita de um outro Papa ao Brasil pela TV, bem acomodada na minha poltrona, na minha acolhedora sala de estar; que me perdoe o Santo Padre Francisco.
SGesiel Júnior
ituada no centro-norte de Portugal, num planalto rodeado por serras, Viseu fica na província da Beira Alta. São inegáveis os encantos que realçam a típica cidade medieval, com destaque para o Adro da Sé Catedral, que mais parece uma praça e é, de fato, um dos mais belos logradouros portugueses.
Já a originalidade do magnífico templo dedicado à Assunção de Maria resulta em boa medida das transformações de que foi objeto desde o século XIII, desde quando foram construídas suas paredes-muralhas sobre grandes penedos de granito. Ergueu-se ali a igreja cristã sobre um primitivo templo suevo-visigótico do século X, época em que a povoação era capital de um extenso território limitado entre os rios Douro e Mondego.
da Misericórdia e o Passeio dos Cônegos. Passamos também em frente da estátua de bronze do Rei Dom Duarte (1391-1438) e do cruzeiro em granito com as armas episcopais, peças mostrando quando o poder da religião se encontra com o amor à arte.
Com traços arquitetônicos de inspiração italiana, o Passeio dos Cônegos é atribuído ao arquiteto Francesco da Cremona (14801550), que trabalhou exclusivamente para Dom Miguel da Silva, bispo humanista de Viseu entre 1526 e 1547.
Criado em 1916 e objeto de uma profunda remodelação entre 2001 e 2003, o Museu Grão Vasco está instalado no edifício do Paço dos Três Escalões, ao lado da Sé, onde funcionava o antigo seminário.
A estrutura da catedral é de estilo românico, seus pilares são góticos e a abóbada manuelina, também chamada abóbada dos nós que cobre suas três naves. O elegante claustro situado à entrada, lateral à igreja, é uma das obras mais notáveis e precoces da Renascença em Portugal.
Nesse belo cenário Regina Célia e eu pudemos conhecer outras expressivas atrações: o Museu Nacional Grão Vasco, a Igreja
Em meio a esse antiquíssimo patrimônio artístico, uma obra bem recente, de 2013, aparece em frente ao Mercado Municipal de Viseu: uma estátua de bronze do romancista Aquilino Nogueira (1885-1963), tido como um dos mais fecundos da primeira metade do século passado. Essa escultura é do artista plástico cubano Yuraldi Rodriguez Puentes
Cronista e pesquisador, membro da Academia Botucatuense de Letras, é autor de 54 livros sobre a história regional.