Edição 1161

Page 1


Diário da Cuesta

Acompanhe as

JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS 2024

26/07/2024 11/08/2024

As Olimpíadas de Paris 2024 marcam 100 anos desde a última vez que a capital francesa sediou os Jogos. A competição de 1924 teve muitas estrelas e momentos marcantes.

A cerimônia de abertura de 2024 será uma celebração extravagante, divertida e única.

Uma série de barcos navegará por um trecho de seis quilômetros do rio Sena através de Paris, com cada olímpica a bordo de seu próprio barco, passando por marcos famosos da cidade enquanto chegam ao final em grande estilo.

A cerimônia deverá ser assistida por perto de 1 bilhão de telespectadores em todo o mundo.

Um total de 625 mil espectadores compareceram para assistir aos eventos em 1924. Mais de 15 milhões são esperados neste verão para o Jogos Olímpicos de Paris. Que diferença um século faz !!!

A R T I G O

O Centenário dos Jogos Olímpicos de

Paris: Reflexões sobre um Século de Mudanças e Continuidade

Neste ano, o mundo celebra um marco histórico: os Jogos Olímpicos de Paris de 2024, exatamente cem anos após a primeira edição realizada na capital francesa em 1924. Naquele período, Paris não era apenas o centro da Europa, mas também irradiava uma aura de progresso, desenvolvimento e cultura que encantava o mundo inteiro. A realização dos Jogos Olímpicos em 1924 consolidou ainda mais o papel da França como líder global em vários aspectos, incluindo o esporte.

Os Jogos Olímpicos de 1924 representaram um momento de esplendor para Paris, que se posicionava como uma cidade vibrante, cheia de inovação e arte. A França, recém-saída dos horrores da Primeira Guerra Mundial, utilizou o evento para mostrar ao mundo sua capacidade de resiliência e renascimento. Foi uma época em que Paris brilhava como um farol de esperança e modernidade.

Hoje, ao refletirmos sobre os cem anos que se passaram, é evidente que o mundo mudou consideravelmente. A França e Paris já não detêm a mesma liderança incontestável em todos os aspectos globais O centro de gravidade política, econômica e cultural do mundo se dispersou, com novas potências emergindo e contribuindo para a dinâmica global No entanto, Paris mantém seu magnetismo simbólico, encantando o mundo

como a moderna capital da Europa. Sua rica história e tradição continuam a ser um farol, inspirando avanços necessários para a humanidade.

Os Jogos Olímpicos de 2024 não são apenas uma celebração do esporte, mas também uma homenagem à capacidade de adaptação e reinvenção de Paris. A cidade, que uma vez mais se apresenta como palco de um evento de tal magnitude, demonstra que sua essência permanece intacta: um centro de cultura, inovação e progresso.

Esta edição dos Jogos é uma oportunidade para refletirmos sobre o que conquistamos como sociedade ao longo de um século. Enquanto olhamos para trás com orgulho, também devemos olhar para o futuro com esperança e determinação. Paris, com sua habilidade inata de combinar tradição e modernidade, oferece uma visão de como podemos continuar a avançar, mantendo a chama do progresso acesa.

Os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris são, portanto, mais do que uma competição esportiva. Eles são um testemunho da durabilidade dos valores olímpicos e da capacidade de uma cidade de se manter relevante e inspiradora, independentemente das mudanças globais. Que este evento sirva como um lembrete do que somos capazes de alcançar quando nos unimos em espírito de paz, amizade e excelência. A Direção

Jogos Olímpicos de Paris: o que mudou em 100 anos?

Após um século, Paris voltará a sediar uma edição do principal evento esportivo do mundo, as Olimpíadas de 2024. A capital francesa ficará ao lado de Londres no topo do ranking entre as cidades com mais edições dos jogos. Historicamente, a cidade inglesa é a única a sediar três edições dos jogos olímpicos, em 1908, 1948 e 2012. Esse recorde, porém, será alcançado por Paris em 2024, após ter recebido os jogos em 1900 e 1924. Mas, nesse intervalo de 100 anos dos jogos realizados na capital francesa, é comum que nos perguntemos: o que mudou entre as edições das Olímpiadas? Quais foram os resultados e os avanços do Brasil entre as edições de 1924 e 2024?

De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os Jogos Olímpicos de 1924 foram marcados pelo alto investimento na infraestrutura e na inédita montagem da vila olímpica para hospedar os 3.088 atletas representantes de 44 países. Além disso, a cobertura de aproximadamente mil jornalistas nas 23 modalidades, disputadas em 126 provas, favoreceu para consolidar as Olimpíadas como o maior evento esportivo do mundo. O Brasil teve apenas 12 atletas competindo em três modalidades (atletismo, remo e tiro esportivo). Sem conseguir subir ao pódio, o melhor resultado alcançado por atletas brasileiros foi o 4º lugar pelos irmãos Edmundo e Carlos Castelo Branco, no remo.

Já para os jogos de 2024, o Comitê Olímpico Internacional (COI) destaca que são esperados 10.500 atletas, representando mais de 200 países, para competir em 239 eventos, de 38 modalidades. Essa edição marcará a estreia de uma nova modalidade, o breakdance. Entre as boas novidades, há a igualdade na participação entre homens e mulheres nos jogos, sendo 50% de atletas masculinos e 50% femininos, além do aumento das provas mistas entre homens e mulheres, ampliando de 18 para 22 se comparadas a Tóquio.

Os dados concebem o avanço da conquista da participação feminina no esporte, pois em 1924 as mulheres representavam somente 4,4% do total dos competidores. Vale lembrar que o alcance da igualdade de gênero faz parte das recomendações da comissão do Programa Olímpico, bem como é uma das metas da Agenda 2030, concentradas no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5, que trata do alcance à igualdade de gênero e empoderamento de mulheres e crianças.

Sobre os efeitos comparativos de resultados, ainda não temos como responder quantos atletas participarão e quais modalidades serão representadas por brasileiros na edição de 2024, isso porque, a quase dois anos do evento, as competições classificatórias estão sendo realizadas. Entretanto, existe a expectativa que os números da última edição (Tóquio), com 302 atletas em 35 modalidades diferentes, e a conquista de 21 medalhas (7 de ouro, 6 de pratas e 8 de bronze) seja superada nos Jogos de Paris. Uma conquista que fará história para o país e que continue a fazer história também nas conquistas de igualdade para mulheres.

* Emerson Liomar Micaliski – Doutorando em Educação Física na UFPR e Coordenador dos cursos de Pós-Graduação da Área de Educação Física e Esporte da Uninter.

Brasil nos Jogos Olímpicos de Verão de 1924

O Brasil competiu nos Jogos Olímpicos de Verão de 1924 em Paris, França com 12 atletas, sendo todos homens, em 3 esportes: atletismo, remo e tiro esportivo. A delegação não conquistou nenhuma medalha nessa edição das Olimpíadas. Um dos atletas, José Galimberti, disputou a prova de Lançamento de Martelo no dia 8 de julho de 1924 no Stadium Colombes Olympic, obtendo a vigésima colocação com a distância de 11,3m. No dia 13 de julho de 1924, no mesmo estádio, disputou a prova de Lançamento de Disco, e obteve a vigésima quinta colocação com a distância de 36,52m. [

Paris - Olimpíadas 2024

Ás vésperas da abertura das Olimpíadas 2024 em Paris.

A belíssima cidade francesa, um das maiores pontos turísticos mundiais, das mais buscadas por viajantes do mundo todo, será palco de mais uma das maiores concentrações de atletas renomados e também alguns desconhecidos, em busca de medalhas e reconhecimento no ranking dos mais variados esportes.

Fui verificar quais as curiosidades sobre esse mega evento na “Cidade Luz”, e como não é de surpreender, fiquei boquiaberta com algumas das noticias.

A abertura será dia 26/07/2024, programada para as 14.30 pm, horário de Brasília, preparem-se com as pipocas para verem as delegações dos países participantes, em seus uniformes especialmente confeccionados para esta Olimpíada, desfilando de barco pelo Rio Sena.

Nada mais que 68 países participarão, que nunca levaram nenhuma medalha, mas nem por isso desistem.

Os atletas dormirão em camas antissexo, confeccionadas de papelão. Essas camas já foram utilizadas nas Olimpíadas no Japão.

4 Chefs Michelin com 4 estrelas serão os responsáveis por alimentar os atletas com comidas saudáveis

e vegana.

Eles não terão acesso ao Mac’Donalds, os nuggets tão apreciados por Huseyn Bolt estão fora de cogitação.

Alguns dos pratos oferecidos serão : ovo pochê, croissant , creme de alcachofra, lascas de queijo de ovelha cobertos com trufas.

Construíram um restaurante com capacidade para 3500 refeições.

Um gasto astronômico de 8 bilhões de dólares com esse evento.

Os uniformes das seleções brasileiras contou com uma parceria com a Riachuelo e foi muito criticado nas redes sociais tanto pelos modelos como pela confecção.

Pasmem que foram entregues aos atletas em sacos de pano , daqueles utilizados por retirantes em suas viagens, e não em maletas modernas como todos os outros.

Algumas atletas do sexo feminino, por falta de numeração para o seu tamanho, receberam roupas masculinas.

Ganharam da Samsung, aparelhos celulares dobráveis de última geração.

Em suma, aguardamos grandes e inesqueciveis competições para os próximos dias.

Esperamos que os nossos representantes se apresentem com muito mais que elegância, nas diversas categorias de esporte, trazendo muitas medalhas para o nosso Brasil

DIRETOR: Armando Moraes Delmanto EDITORAÇÃO E DIAGRAMAÇÃO: Gráfica Diagrama/ Edil Gomes
O Diário da Cuesta não se responsabiliza por ideias e conceitos emitidos em artigos ou matérias assinadas, que expressem apenas o pensamento dos autores, não representando necessariamente a opinião da direção do jornal. A publicação se reserva o direito, por motivos de espaço e clareza, de resumir cartas, artigos e ensaios.
MARIA DE LOURDES CAMILO SOUZA

LEITURA DINÂMICA

1

– Alexandre Gustave Eiffel (nascido Bonickhausen dit Eiffel; Dijon, 15 de dezembro de 1832Paris, 27 de dezembro de 1923) foi um engenheiro francês. Formado pela École Centrale Paris, ele fez seu nome construindo várias pontes para a rede ferroviária francesa, mais notoriamente o viaduto Garabit. Ele é mais conhecido pela mundialmente famosa Torre Eiffel, construída para a Exposição Universal de 1889 em Paris, e sua contribuição para a construção da Estátua da Liberdade em Nova lorque. Após sua aposentadoria da engenharia, Eiffel concentrou-se em pesquisas sobre meteorologia e aerodinâmica, fazendo contribuições significativas em ambos os campos.

2

– Torre Eyffel com as cores do Brasil, mas esse foi um protesto ao atentado ocorrido em Lahore, no Paquistão. As cores da bandeira paquistanesa são as mesmas da bandeira do Brasil. E a Torre Eyffel ficou linda com as cores da bandeira.

3

– A Estátua da Liberdade foi um presente da França para comemorar o Centenário da Independência dos EUA. Inaugurada em 1886, foi projetada pelo escultor Frédéric Auguste Bartholdi e contou com a assistência de Gustave Eyffel. Tem 307 pés de altura e tem na sua composição 63.000 toneladas de ferro forjado.

5

– O Farol de São Thomé, esta localizado na Praia do Farol, no município brasileiro de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro.

A obra foi projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel, o mesmo que participou da construção da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque (1888), e da Torre Eiffel em Paris (1889). Tem 45 metros de altura e 216 degraus.

O monumento foi construído por uma firma francesa no ano de 1877. Sua inauguração foi em 1882, comemorando o aniversário da Princesa Isabel. Foi feito de um ferro especial resistente à corrosão, razão pela qual ainda se encontra em bom estado de conservação.

Durante a Segunda Guerra Mundial, essa área serviu para aterrissagem de helicópteros para abastecimento, quando viajavam às costas da região.

Entre as novidades para os jogos estão a estreia do Breaking e a cerimônia de abertura longe de um estádio

As Olimpíadas de Paris 2024 prometem ser um evento repleto de inovação e tradição, combinando o charme histórico da cidade, que recebe pela terceira vez os jogos, com a modernidade.

Quando acontece?

EsporteDestaque em

Nesta edição, não faltarão curiosidades que prometem surpreender tanto os entusiastas esportivos quanto os amantes da cultura. Prepare-se para descobrir curiosidades, informações e que torna os Jogos Olímpicos de Paris verdadeiramente únicos.

Os Jogos Olímpicos acontecem entre os dias 26 de julho e 11 de agosto de 2024, em Paris. Ao todo, serão 329 eventos divididos em 48 modalidades com mais de dez mil competidores

Cerimônia de abertura

A abertura dos Jogos Olímpicos, pela primeira vez na história, não ocorrerá em um estádio. Os franceses inovaram, levando a cerimônia para o Rio Sena.

Antecipados

Quatro esportes já iniciaram suas competições antes mesmo da abertura. Disputas de futebol, tiro com arco, rúgbi e handebol aconteceram na quarta (24) e quinta-feira (25).

Medalhas com ferro da Torre Eiffel Todas as medalhas contém 18 gramas de ferro da Torre Eiffel.

A Société d’Exploitation de la Tour Eiffel, empresa responsável pela construção de 1889, liberou algumas partes para que fossem utilizadas nas medalhas.

Apelo Papal

O papa Francisco reiterou seu apelo por uma trégua global durante os Jogos Olímpicos de Paris, desejando que o evento seja uma ocasião para promover a paz. Atletas da Rússia e Belarus competirão sob bandeira neutra.

Três vezes Paris

Informações e curiosidades sobre os jogos Olímpicos de Paris 2024

Igualdade de gênero

Os Jogos Olímpicos de 2024 serão os primeiros a contar com igual número de atletas femininos e masculinos.

Mascote revolucionário

Phryges, o mascote dos Jogos Olímpicos de Paris, foi inspirado no famoso barrete frígio, espécie de chapéu vermelho usado pelos republicanos franceses na época da Revolução.

Esta é a terceira vez que Paris abrigará os Jogos Olímpicos. As duas anteriores foram em 1900 e 1924.

Modificações e novidades

Em comparação com Tóquio 2020, a única inclusão de um novo esporte é o Breaking. Além disso, Canoagem Slalom, Vela e Marcha Atlética ganharam novas provas.

Milhões aos vitoriosos

Pela primeira vez, uma federação internacional oferece prêmios em dinheiro em uma Olimpíada. A World Athletics, entidade que comanda o atletismo mundial, destinará US$ 2,4 milhões aos atletas que conquistarem medalhas de ouro.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.