fábricas de cultura estéticas das periferias 2022
Nos últimos anos as Fábricas de Cultura abriram as portas para a parceria com o Encontro Estéticas das Periferias, reafirmando nosso compromisso com o fortalecimento e promoção da identidade cultural dos territórios onde as Fábricas seguem atendendo o público.
O Encontro Estéticas das Periferias, festival que segue dando visibilidade a diversos artistas dos territórios periféricos da cidade de São Paulo e Região Metropolitana por coletivos culturais, especialmente os juvenis, valoriza especialmente as culturas negras, das mulheres e as manifestações LGBTQIA+, apresentando cerca de 80 atividades entre apresentações artísticas, debates e oficinas, a maioria delas realizada nos bairros mais afastados do Centro.
Em 2022 acontece a 12ª edição do evento no período de 27 de agosto a 04 de setembro em mais de 50 espaços culturais, dentre os quais seis das oito Fábricas de cultura localizadas nas periferias, além da Casa das Rosas na Avenida Paulista, sendo todos estes espaços gerenciados pela Poiesis –Organização Social de Cultura.
Organizado de forma descentralizada, participativa e territorializada, o Encontro Estéticas das Periferias conta com uma curadoria coletiva formada por 50 coletivos culturais atuantes em 25 regiões cobrindo 44 distritos que formam a borda da cidade de São Paulo.
O tema central do evento neste ano serão as expressões culturais LGBTQIA+.
dança solo termo de revolta
1/9 • 14h Fábrica de Cultura Brasilândia
O solo “Termo de Revolta” é um espetáculo de dança sobre resistência, que se opõe ao comodismo e as imposições da colonialidade e entende o corpo em diáspora. Esse trabalho é continuidade dos processos realizados na Cia Queremos Saber, enfatizando a urgência da conscientização crítica de todo um povo.
exposição corpo empoderado
1/9 • 19h30
Fábrica de Cultura Diadema
A exposição “CORPO EMPODERADO”, apresentada por Conexão Photosound, reúne uma série de registros fotográficos sobre o empoderamento do corpo LGBTQIAP+ como forma de manifesto de liberdade. Uma celebração de todos os corpos com suas linhas, formas e cores únicas na sua vivência poética na arte de sobreviver em meio ao caos de uma sociedade que apaga, invisibiliza, marginaliza esses corpos em sua existência natural e potente!
feira trabalho livre com Feira do Chico 2/9 • sexta-feira • 13h Fábrica de Cultura Osasco A Fábrica de Cultura 4.0 Osasco recebe pela primeira vez Estéticas das Periferias, e terá como programação o coletivo Feira do Chico, que nasceu na Zona Sul de São Paulo como uma feira cultural visando o empreendedorismo e o fortalecimento do produtor independente local. A Feira do Chico traz para a Fábrica uma troca de experiências com o tema central: Mercado de trabalho e pessoas LGBTQIAPN+. Venha participar e conhecer sobre esse tema!
teatro tenho orgulho de quê? Cria Playback 2/9 • sexta-feira • 15h Fábrica de Cultura Jaçanã TENHO ORGULHO DE QUÊ: Um Teatro de Histórias Pessoais. A Cria Playback, uma companhia de teatro formada apenas por pessoas LGBTQIAP+, levará à Fábrica de Cultura do Jaçanã um espetáculo de Teatro Playback. O espetáculo “Tenho Orgulho de Quê?” convida a plateia a espontaneamente compartilhar suas histórias pessoais e assisti-las recriadas no palco com música e poesia, honrando cada jornada compartilhada. Não perca!
música as sambixas 2/9 • 19h30 Fábrica de Cultura Capão Redondo
As Sambixas querem marcar presença no meio do samba fazendo um samba quente, provando que as pessoas LGBTQIAP+ sabem bem sobre este ritmo brasileiro. Fundado em setembro de 2019 por Gustavo Reis (vocal e percussão), o grupo é também integrado por Simone Mello (cordas e voz), Café Silva (pandeiro de couro e voz), Luíza Feres (marcação e voz), Caio Villani e Iara Ga Ianez (pandeiro de nylon e percussão geral) e elas conduzem a roda e recebem a todas as pessoas LGBTQIAP+ e simpatizantes. Não perca! Conheça mais sobre: @sambixas
literatura
TRANSarau 2/9 • 19h30 Fábrica de Cultura Jardim São Luís Sarau de poesia focado em temáticas LGBTransQIA+, O TRANSarau é uma estratégia política do Coletivo Transformação para apropriação da fala, da escrita e performance de pessoas trans, travestis e NB. Venha participar!
Esta é uma parceria das Fábricas de Cultura junto com o Estéticas das Periferias.
música código da arte
3/9 • 14h Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
O Coletivo Cultural Código da Arte convida o grupo Guetto Verde Sistema de Som para uma festa de Sound System! Mais do que uma festa de música reggae, a atividade tem como objetivo valorizar a cultura rastafári, por meio da música e destacando o protagonismo feminino, terá a participação de Denise D’Paula e Sistah Mari, cantoras representantes da linguagem reggae na capital paulista. O som começa às 14h, com seis horas de duração, não perca!
/fabricadeculturasp /fabricasdecultura www.fabricasdecultura.org.br