

Inovação na Escola Re vista da Vila
Senac Vila Prudente
EDITORIAL
Vem chegando mais uma edição da revista da Vila, este ano promete ser repleto de oportunidades para celebrar nossa comunidade diversificada e fortalecer os laços que nos unem.
Nesta edição, estamos dedicando espaço significativo para destacar as diversas iniciativas e eventos que estão ocorrendo em nossa escola. Nossa equipe tem trabalhado para trazer conteúdos relevantes, interessantes e variados para todos os gostos e idades. Desde artigos informativos sobre questões locais e globais, cultura, arte e muito mais, há algo aqui para cada um de vocês. Acreditamos que a leitura é uma poderosa ferramenta de conexão e crescimento pessoal. Por meio das páginas desta revista, esperamos não apenas entreter, mas também educar e inspirar nossos leitores a explorarem novos horizontes, a se engajarem com suas comunidades e a viverem de maneira mais consciente e plena.
Portanto, convidamos vocês a abrirem esta edição com mente e coração abertos, prontos para absorverem tudo o que ela tem a oferecer. A revista da Vila é feita para vocês, queremos que se sintam parte dela, que se vejam refletidos em suas páginas e que encontrem aqui um espaço para se expressarem e se conectarem. Por fim, gostaríamos de agradecer a todos os colaboradores e membros da equipe que tornaram esta edição possível. Seu trabalho árduo e dedicação são verdadeiramente apreciados.
Boa leitura!!!

MATERNIDADE E SEUS DESAFIOS
Em um mês de homenagem às mulheres, onde as referências sobre a potencialidade feminina estão ainda mais presentes, falar sobre maternidade e toda a sua grandiosidade se torna fácil e complexo ao mesmo tempo. Para quem está conhecendo e se adaptando a esse mundo novo, assim como eu, as possibilidades e mudanças são imensas. Conciliar a vida profissional, propósitos, carreira, lazer, amizades e tantas outras esferas da nossa trajetória pode ser desafiador.
Para algumas mulheres, a maternidade pode ser um impulso para alcançar novos objetivos profissionais, enquanto para outras pode significar ajustes nessa trajetória. A pressão social e as expectativas culturais também podem influenciar as escolhas de uma mulher quando se trata de maternidade e carreira.
A autocobrança muitas vezes é tão intensa quanto a pressão social, pois muitas vezes são decorrentes dela, com a sensação de querer dar conta de tudo, além de fazer tudo com excelência. Mas as vezes (ou quase todas as vezes) as demandas superam as 24 horas diárias, com duplas jornadas, o que torna toda essa cobrança exaustiva e infundada.
Nem todas as mulheres possuem uma rede de apoio para dividir responsabilidades, nenhuma realidade é igual a outra, então diante de tudo isso precisamos repensar nossa postura e julgamentos, que infelizmente estão enraizados em nossos comportamentos e necessitam de plena atenção para que sejam moldados e ressignificados.
Encontrar um equilíbrio entre maternidade e as demais facetas da vida pode exigir esforço e negociação. Por isso, é fundamental lembrar que este é um processo contínuo.
Altos e baixos acontecerão, e está tudo bem pedir ajuda quando necessário. Com paciência, flexibilidade e autoconhecimento, é possível encontrar um equilíbrio que funcione para cada mulher.

A ARMA BRANCA NA PELE PRETA
Nos confins onde a injustiça caminha, Preconceito e sombras de maldade,
Uma história triste, sombria, espalha
Seu véu de dor na nossa humanidade.
Num beco esquecido, sob a luz ausente,
Homem branco, demônios em seu ser,
E sua arma branca, ira incandescente,
Contra a pele preta a vida a perecer.
Ecoam gritos, em vielas, pela dor,
Nas paredes mudas, de concreto, frias, Testemunhas calam, por temor,
Enquanto a justiça, em véus de cegueira,
Na pele escura vê culpado, não veredicto,
Homem preto, alma preta prisioneira.

Cacau Gratão
Técnica de Bem-estar
MULHERES
Somos milhares... somos muitos sóis e muitas luas... temos o tudo, a luta, a ideia, a resposta... somos ladies e somos gagas. Queremos o tudo, por inteiro e muitas vezes queremos o nada simplesmente. Somos bicho! Somos muitas vezes o desconforto e a solução... Nos pontos de ônibus, mochilas pesadas, leite pronto na mamadeira ou carregando em si... Criança ou crianças no colo, cedinho... faça sol ou faça chuva, porque somos e podemos ser.
Um coração aperta quando deixamos o nosso eu aos cuidados de outras para continuar nosso corre. Mas sabemos que devemos ir à luta, já nascemos nela! Também sonhamos... e que sonhos!
Só nós sabemos de nós, toda a intensidade de sermos nós e toda a fragilidade que nos vestem e toda armadura que nos reveste. Vem de dentro e da essência natural do ser mulher...
Vamos continuar mesmo e com tanta força pois somos o alicerce das vidas. Somos a soma, a fração e porcentagem, somos inteiras e metades... Somos os Xis e os Ys da questão. Somos esse choro cravado no peito e a gargalhada que querem conter. Somos todos os “As” que tentam calar, fechar, encaixotar... e continuamos e seguimos... e continuamos e seguimos...
Somos a garganta que querem esganar e o grito que gera a vida, somos... Somos sim! Somos ancestrais e atuais. Geramos
Carolina Lima Docente Aprendizagem Profissional

CRIATIVIDADE: HABILIDADE ESSENCIAL PARA PROSPERAR
NA ERA DIGITAL.
Já abordamos por aqui que a criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada por qualquer indivíduo, inclusive na fase adulta.
Em um mundo em constante transformação, além das qualificações técnicas, as habilidades socioemocionais, também conhecidas como soft skills, são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. Essas habilidades, que se concentram no comportamento e na interação humana, incluem comunicação eficaz, trabalho em equipe, resolução de problemas, empatia, resiliência e criatividade.
A importância das habilidades socioemocionais é reconhecida há décadas, e desde os anos 80, elas são objeto de estudos na área da educação. O psicólogo Howard Gardner, com sua teoria das “Múltiplas Inteligências”, foi um dos pioneiros a reconhecer que
as habilidades socioemocionais podem ser desenvolvidas da mesma forma que as habilidades mais tradicionalmente associadas à matemática e à linguagem.
Em 2014, o Fórum Econômico Mundial publicou um relatório que identificou as habilidades socioemocionais como as mais importantes para o futuro do trabalho. Entre as diversas habilidades demandadas, a criatividade se destaca como uma das cinco mais importantes, tanto para plataformas profissionais quanto para empresas.
Em resposta à crescente demanda por essas habilidades, países como o Brasil rapidamente incorporaram as habilidades socioemocionais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando seu desenvolvimento desde a educação infantil.
Podemos encontrar muitas técnicas para desenvolver nosso caminho criativo. No entanto, não podemos esquecer que somos seres únicos e com inteligências diversas. Minha dica principal é o autoconhecimento, pois assim vamos compreender nossas crenças limitantes e como nosso cérebro funciona em diferentes situações e problemas.
Alimentando a Chama da Criatividade:
Consumo de conteúdo inspirador: Assistir documentários e filmes sobre diversos temas, desde artes e história até ciência e tecnologia, estimula a reflexão crítica e aguça a imaginação.
Observação atenta: Observar o mundo com atenção, seja em um passeio pela natureza, seja no trajeto para o trabalho, abre espaço para novas ideias e insights criativos.
Experimentar coisas novas: Isso pode ajudar a ter novas ideias e perspectivas
histórias, SCAMPER, protótipos, entre tantas outras.
Coloque suas ideias em prática e, principalmente, não tenha medo de errar!
Compreender que a criatividade é uma maneira de ver o mundo de novas maneiras e que, nesse processo, vamos cometer erros é muito importante, pois tudo que acontece antes do acerto é a criatividade trabalhando!
Até a próxima!
E aí temos a pergunta de milhões: “Como ser mais criativo”?
Conectar-se com outras pessoas: Converse com as pessoas. Compartilhe ideias e aprenda com a experiência dos outros.
Praticar técnicas de criatividade: Existem diversas técnicas que podem ajudar a gerar ideias inovadoras, como brainstorming, mapas mentais, escrita livre, contação de

Patricia Granja
Docente de Bem-estar
OCUPAR A CIDADE COMO CONTRIBUIÇÃO
PARA MELHORIA DA VIDA.
Ocupar a cidade como contribuição para a melhoria da vida.
A rotina em São Paulo é como um rodo cotidiano, já diria a letra da música de O Rappa:
“Na mochila amassada uma vidinha abafada
Meu troco é pouco, é quase nada [...] Não se anda por onde gosta Mas por aqui não tem jeito Todo mundo se encosta”
O dia a dia é um aperta para caber, caber nos transportes lotados, nas calçadas danificadas e em muitos lares com seus mínimos metros quadrados. E o que sobra? Exaustão, tédio e repetição...
Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia. A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir
de todo as cortinas. E, porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o o sol, esquece o ar, esquece a amplidão (Marina Colasanti).
Neste texto, te convido a pensar sobre como você encara a cidade que apesar de todo concreto, há em seus labirintos muitos espaços para usufruir de cultura, tranquilidade e paz.
Ocupar a cidade é estar presente nos espaços públicos, é uma forma de resistir à violência e diminuir a segregação social (Salles, Thays Maria).
O início do ano em SP é marcado por seu aniversário em janeiro e no intenso movimento do carnaval de rua. Passam-se as festas e as atividades culturais permanecem, algo que faz com que reconheçamos a megalópole como um polo cultural. Identidade marcada pela diversidade
de expressões artísticas, vista desde a arquitetura dos espaços às ações como teatros, shows, exposições e afins.
A partir disso, te convido a pensar naquela frase de um dos encontros pedagógicos: Qual foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?
Entre tantas desigualdades urbanas que separam o centro e as regiões periféricas, aproveite os domingos com o passe livre para transitar por locais que talvez você pense que não é o teu espaço! Sabe aquele parque do seu bairro ou das imediações?! Alguns possuem brinquedos inclusivos para crianças e apresentações de palhaços e atores para entreter as famílias.
Sabe aquelas casas de cultura que só conhece por nome? Todas têm um circuito de shows com artistas renomados da cultura popular. E aquele cineminha 0800?
Encontramos nas salas SPCine espalhadas por diversos bairros da
da periferia. Ah! Não esqueçam das bibliotecas, temos em média mais de 300 unidades.
Opções não faltam e entre um espaço e outro, ocupar os espaços é muito além de ter um momento individual ou com quem gostamos, mas é uma forma de dizer: Isto é importante! E assim, contribuímos para que os locais culturais sejam melhorados, mais aderentes às demandas da população e que não sejam fechados! Já imaginou uma vida sem arte?

DICA CULT
B’Girls Battle
Há cerca de 40 anos, nasceu o Breaking no Brasil, com seus primeiros passos dados no centro de São Paulo. Diante das repressões policiais, os dançarinos migraram para a estação São Bento do Metrô. Com o tempo, a dança evoluiu, absorvendo influências de outras expressões artísticas. Hoje, o Centro Cultural de São Paulo é o epicentro da cultura Breaking, sendo um ponto de encontro para B’Boys e B’Girls de todo o país. Porém, a participação feminina ainda é minoritária, devido a barreiras sociais e comportamentos machistas. Em resposta, o CCSP lançou o B’Girls Battle, visando fortalecer o protagonismo feminino no Breaking. Dia 29/03 no Centro Cultural Vergueiro.

Exposição - Encruzilhadas da Arte Afro – Brasileira
DICA CULT


A exposição engloba aproximadamente 150 obras, entre pinturas, fotografias, esculturas, instalações, vídeos e documentos, que abordam uma ampla variedade de temas, técnicas e abordagens, distribuídas pelos cinco andares do CCBB. O curador Deri Andrade, pesquisador, jornalista e curador assistente no Instituto Inhotim, explica que o objetivo da mostra é promover um diálogo transversal e abrangente sobre a produção artística afro-brasileira no país. Andrade também é o criador da plataforma Projeto Afro, dedicada ao mapeamento e à difusão de artistas negros da cultura afro-brasileira.
Gratuito - no CCBB até 29/04.

A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA...
A água é um dos recursos mais importantes para a nossa existência e para as espécies vegetais e animais. Seu uso vai além do consumo humano, sendo imprescindível para o saneamento, agricultura, produção de bens de consumo, entre outros usos.
Segundo o Instituto Trata Brasil, no Brasil, 35 milhões de pessoas vivem sem água tratada e 100 milhões não têm acesso à coleta de esgoto. Temos a maior reserva de água doce do mundo, correspondente a 2,78 bilhões de piscinas olímpicas, no entanto, 14,3% das crianças e adolescentes não têm acesso a água potável. O desperdício de água está
vinculado a setores econômicos como a indústria, agricultura, e à sociedade como um todo, havendo vazamentos na rede pública de abastecimento com perdas de até 40%.
Com o propósito de conscientizar as pessoas sobre a importância do uso da água e prover soluções sustentáveis para o sistema hídrico, no dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água.
A água representa 71% da superfície do planeta Terra, sendo que os oceanos são responsáveis por pelo menos 54% do oxigênio do mundo, desempenhando um papel importante na regulação do clima.
Cada um de nós pode colaborar para soluções simples que possibilitam maior eficiência no uso da água, fazendo muita diferença. Sendo assim, como podemos contribuir para o uso eficiente da água?
Mudanças simples, como pequenas reformas, podem incluir: monitoramento para evitar desperdícios e vazamentos, utilização de cisternas para captação da água da chuva, reutilização da água cinza, utilização de equipamentos de bai-
de baixo consumo de água, bacias sanitárias com caixa acoplada, torneiras e chuveiros que economizam água, uso de piso drenante, entre outras soluções que possibilitam ganhos econômicos, sociais e ambientais. Na vanguarda da tecnologia, inovação e inteligência artificial, organizações públicas e privadas trazem soluções como o reaproveitamento hídrico, processos de dessalinização, osmose reversa, entre outras formas eficientes e sustentáveis.
A água é uma força vital que sustenta a vida na Terra, sendo imperativo criar uma cultura de conservação e regeneração para garantir que as futuras gerações também possam usufruir deste recurso tão importante para todos nós. “22 de março - Feliz Dia Mundial da Água”.



Diogo Robles
Docente TST
TIRINHAS



ESPETÁCULO DO VOLTA ÀS AULAS.



Nossos estudantes foram recebidos de volta às aulas pelo Circo Vira Mundo. Foi um momento de diversão, tempo de falar sobre diversidade, respeito e tudo aquilo que valorizamos em nossa escola.
CARNAVAL!

Um Carnaval cheio de cor e diversão, funcionárias e funcionários participam do Penteado Maluco.


Nossos estudantes também brilharam no Dia do Penteado Maluco.

DESCARTE CORRETO. CAMINHADA...

Conheça nosso mais novo projeto desenvolvido por estudantes do curso de Manicure e Pedicure: um totem especial para descarte de esmaltes.


Nossos estudantes do curso de Aprendizagem Profissional embarcaram em uma jornada pelos caminhos dos privilégios. Foi um exercício de reflexão, aprendizado e entendimento sobre as diferentes experiências que moldam suas vidas. Juntos, eles estão comprometidos em reconhecer e desafiar os privilégios, construindo um ambiente mais justo e inclusivo para todas e todos.

PALAVRA DO DIRETOR
Olá Pessoal, tudo bacana com vocês?
A permanência escolar é fundamental para o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes. Quando há uma frequência regular nas aulas, participação ativa nas situações de aprendizagem e maior interação entre colegas e professores, as chances de êxito no sucesso escolar aumentam exponencialmente.
Desde o ano passado, o Senac Vila Prudente vem implementando ações com foco nesse aumento da permanência. Caso você, aluna ou aluno da nossa escola, esteja enfrentando qualquer dificuldade que impacte seu dia a dia em sala de aula, por favor, nos procure imediatamente.
Juntos, buscaremos soluções para auxiliar na conquista do tão almejado certificado de curso.
Um forte abraço e até a próxima edição.

Projeto desenvolvido por:
Mariana Cardan
Jessica dos Santos
David Luiz
Daniel Andrade
Ettore Poletti
Amilton Adriano
Patrícia Granja
Claudia Gratão

Diogo Robles
Jessica Maciel
Raquel Gonçalves
Senac Vila Prudente
Biblioteca