Revista da Vila - Janeiro e Fevereiro

Page 1

REVISTA REVISTA DA VILA DA VILA

O QUE QUEREMOS PARA NOSSA ESCOLA?

JAN/FEV - 2023

INOVAÇÃO NA ESCOLA

2023...

2023 mal começou e parece que já vivemos 349 dias. Ao longo de janeiro (que muitos julgaram interminável), vivenciamos perdas, alegrias, tristezas, emoções, todos os sentimentos possíveis. Será que janeiro de 2023 roubou a má fama de agosto? Esperamos que não!

No calendário chinês, este é o ano do coelho, símbolo de longevidade, paz e prosperidade. Ufa, que bom... Que tenhamos sim um ano muito próspero. Só não vá deixar a lista de resoluções guardada na gaveta, só retirar em dezembro e culpar o pobre do coelho pelas questões mal resolvidas.

Bom, uma coisa é certa... O Senac Vila Prudente já está bombando! A escola já voltou com seu movimento e nossa revista retorna com mais uma edição.

Não deixe de ler a palavra do diretor e conhecer o que nos aguarda. Estamos recheados de novidades.

Está precisando daquele momento que aquece o coração? Quem não, né? Vai lá na página 04 e depois me conta.

Pensar e viver processos de inclusão fazem parte da nossa escola, isso você já percebeu. E sobre singularidades? Já ouviu falar? A Amanda trouxe essa proposta. Leitura necessária e muito importante. Deixa a vida me levar, vida leva eu... Na música é até divertido, mas que tal pensar no seu projeto de vida? Quais são seus objetivos? Onde você quer chegar? Depois não adianta culpar o zodíaco, corre lá e veja o texto da Adriana. E D I T O R I A L

02 / ALIVCANES URP D E N TE

Você conhece toda a equipe do Senac Vila? Não??? Nesta edição vamos conhecer um pouquinho da Fernanda da Secretaria Educacional e sua experiência com o voluntariado.

Como eu disse, voltamos às aulas e de volta todas as emoções de nossa escola. E aí? Conseguiu tirar sua foto no nosso espaço instagramável? Gostou do livro? Tem que postar nas redes, hein!

Nesta escola sempre está acontecendo alguma coisa, aqui o processo de ensino e aprendizagem é ligado nos 220 volts. Confere lá na página 17 os destaques do mês. Sua turma ainda não foi destaque? Vale a reclamação com a galera da edição #ficaadica.

Este mês a Jessica Maciel traz um assunto superimportante: Ansiedade no mundo escolar. Assunto necessário, importante e urgente. Não se esqueça de que nossa escola está aberta a te ouvir: vamos conversar?

Fechando nossa revista, aquecendo os tambores, preparando a fantasia... conta aí: o que você vai fazer no carnaval este ano? Filme e pipoca, retiro ou folia? Qualquer que seja a escolha, o importante é ser feliz e fazer tudo com responsabilidade.

Desfrute da nossa revista. Quer participar? Fale com a gente pelas redes sociais! É só mandar uma mensagem que a gente conversa.

Até a próxima...

02 / D A N I E L A N D R A D E ALIVCA URP D E N

Olá Pessoal, Mais um ano se inicia e, com ele, uma porção de desejos e resoluções esperados para esse novo ciclo. Aqui no Senac Vila Prudente estamos muito animados com a estreia do nosso Comitê Local de Inovação. Este comitê será composto por um grupo de pessoas diverso e acolhedor, responsável por ouvir as necessidades de nossa comunidade escolar e colocar em prática ideias inovadoras com foco na permanência de nossos estudantes.

Seguem algumas ações que já entrarão em vigor logo no começo do ano:

Implementação da cultura maker de forma transversal em todos os cursos;

Inauguração do Mural do Empreendedorismo: local onde estudantes poderão divulgar produtos e serviços;

Parceria com empresas renomadas para auxílio na busca por campos de estágio;

Facilitação para o cadastro do bilhete de transporte estudantil e orientações de como conseguir o passe livre junto à SP Trans.

Ao longo de 2023 colocaremos em prática diversas outras ações.

Acompanhem de perto as nossas redes sociais para conhecer as novidades!

Instagram: @senacvilaprudente

Facebook: @senacvilaprudentesp

Conto com a participação de todas as pessoas para contribuir com essa transformação inovadora!

Um grande abraço e até a próxima edição!

03 / PALAVRA DODIRETOR ALIVCAN P R U D ENT E T T O R E P O L E T T I

E S P E R A N Ç

A "O que mais marcou neste curso foi ver a alegria nos olhos daqueles que conseguiram concluir o programa e a satisfação de receber o certificado do Senac " .

04/ André Policeno

CURSO PORTEIRO E VIGIA CURSO PORTEIRO E VIGIA

RECEBEM CERTIFICADO RECEBEM CERTIFICADO

05/

Como foi para você trabalhar nesse projeto que impactou a vida de tantas pessoas?

Foi uma oportunidade maravilhosa e uma responsabilidade grande, pois as pessoas nesta condição têm muita vontade quando estimuladas em aprender e debater sobre tudo.

Qual foi a sua maior dificuldade durante o período do curso?

Lidar com a instabilidade da vida deste público. Sempre ocorrem coisas na vida deles que interferem diretamente na continuidade do aprendizado.

O que mais te marcou neste projeto?

A troca de afeto e carinho dos educandos em grande intensidade.

Qual a sua mensagem para quem não conhece a vida dessas pessoas em situação de vulnerabilidade?

Para conhecermos e entendermos esta condição de vulnerabilidade, precisamos sair de nossas bolhas e abandonar as nossas minicertezas. Há muita vida e muita potência nestas pessoas, e isso nos ajuda a transformar nossas vidas. Permita-se.

DOCENTE JURANDIR 06/
EntrevistaPerfil

EntrevistaPerfil

Como é para você trabalhar com projetos que impactam e transformam a vida de tantas pessoas?

É extremamente gratificante promover e participar de projetos que transformam vidas e ressignificam histórias. No desenvolvimento destes programas, conseguimos identificar o ressurgimento gradativo do brilho nos olhos dos seus participantes. Neste programa em especial, participaram pessoas em situações extremas de vulnerabilidade, pois muitos deles são moradores de rua e, durante o curso de Porteiro e Vigia, foi necessário trabalhar a reconstrução da autoestima deles para que pudessem novamente buscar uma oportunidade no mercado de trabalho. O evento foi pensado juntamente com a instituição parceira que atende este público.

Como surgiu a ideia do curso de Porteiro e Vigia em parceria com o “Mãos Estendidas”?

Como a instituição acolhe moradores de rua e pessoas em extrema vulnerabilidade, este curso foi pensado por se tratar de um tema que amplia de forma rápida a possibilidade de empregabilidade e permite capacitar essas pessoas. O principal mote para a escolha do programa foi devolver a eles a autoconfiança.

07/
ANDRÉ POLICENO TÉCNICO (RESPONSÁVEL PELAPARCERIA)

EntrevistaPerfil ANDRÉ POLICENO TÉCNICO (RESPONSÁVEL PELAPARCERIA)

O que mais te marcou neste projeto?

O que mais marcou neste curso foi ver a alegria nos olhos daqueles que conseguiram concluir o programa e a satisfação de receber o certificado do Senac.

Qual a sua visão em relação a novas parcerias?

O mais importante numa parceria é a possibilidade de levar a qualidade dos programas do Senac à pessoas que não se sentem pertencente destes benefícios, e além do mais trazer a ressignificação delas abrindo novas possibilidade de vida.

Gostaria de deixar uma mensagem para inspirar outras pessoas a se engajarem em ações como esta?

Educar para o trabalho é missão do Senac e estimular pessoas a qualificarem-se para este mercado de trabalho faz parte do nosso dia a dia, faça parte de nossos programas e ampliem a oportunidade de uma colocação em um mundo competitivo cada vez mais acirrado. Em 2023 estamos com a programação preparada para continuarmos ressignificando histórias, verifiquem em nosso portal do Senac São Paulo.

08/

Como é para você trabalhar nesse projeto que transforma a vida de tantas pessoas?

Atuar nesse projeto social me ajudou a conhecer algumas histórias de vida às quais não tinha acesso no meu dia a dia.

Diante desse contexto de situação de rua, consegue dimensionar os problemas sociais que englobam essa cidade tão rica e tão pobre.

Qual foi a sua maior dificuldade durante o período do curso?

A maior dificuldade é mostrar às outras pessoas o valor desse curso: o valor de dar uma oportunidade a quem luta por uma vida mais digna.

Atuei nos bastidores do curso, tentando engajar empresas a darem uma chance aos assistidos que se empenharam no curso. Falo de empresas de segurança e portaria que negam essa oportunidade, se eximindo de tal responsabilidade social.

O que mais te marcou durante o período do curso de Porteiro e Vigia?

O mais marcante foi o comprometimento dos assistidos, pois havia uma preocupação com a evasão.

O professor Jurandir foi fundamental para essa realização toda. Muitas vezes ouvi assistidos se referirem a ele como aquele que lhes dá confiança e autoestima.

Qual a sua mensagem para quem não conhece a vida dessas pessoas em situação de vulnerabilidade?

Seja voluntário e venha conhecer novas histórias, novas perspectivas, novos sonhos. Saia do seu mundinho.

ROSY NAF 09/
EntrevistaPerfil

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A escola tem como compromisso garantir o desenvolvimento pedagógico e A escola tem como compromisso garantir o desenvolvimento pedagógico e social, considerando toda diversidade que envolvem uma sociedade e as social, considerando toda diversidade que envolvem uma sociedade e as singularidades dos seus alunos. No dicionário, Houasiss (2001) da língua singularidades dos seus alunos. No dicionário, Houasiss (2001) da língua portuguesa a palavra singularidade, diz respeito a “qualidade ou portuguesa a palavra singularidade, diz respeito a “qualidade ou propriedade do que é singular. Característica distintiva fundamental, propriedade do que é singular. Característica distintiva fundamental, particularidade ou peculiaridade...”. Para além da educação inclusiva, particularidade ou peculiaridade...”. Para além da educação inclusiva, precisamos entender que cada aluno é singular, é importante respeitarmos precisamos entender que cada aluno é singular, é importante respeitarmos suas vivências e seu ritmo constituindo um processo de aprendizagem que suas vivências e seu ritmo constituindo um processo de aprendizagem que priorize suas habilidades e desenvolva suas dificuldades. No caso de alunos priorize suas habilidades e desenvolva suas dificuldades. No caso de alunos com deficiência, transtornos ou dificuldades de aprendizagem, há questão com deficiência, transtornos ou dificuldades de aprendizagem, há questão biológicas (congênita ou adquirida ao longo da vida) que precisam ser biológicas (congênita ou adquirida ao longo da vida) que precisam ser consideradas no processo escolar. Pessoas com deficiência, transtornos ou consideradas no processo escolar. Pessoas com deficiência, transtornos ou dificuldades de aprendizagem estão progredindo nas escolas e em suas dificuldades de aprendizagem estão progredindo nas escolas e em suas vidas profissionais. Possibilitar estratégias de aprendizagem com vidas profissionais. Possibilitar estratégias de aprendizagem com adaptações ou adequações nas atividades propostas pelos professores, adaptações ou adequações nas atividades propostas pelos professores, quando necessário, é dar oportunidade igualitária que ajudem no quando necessário, é dar oportunidade igualitária que ajudem no desenvolvimento escolar desses alunos, são ações inclusivas que demonstram desenvolvimento escolar desses alunos, são ações inclusivas que demonstram a sensibilidade do olhar educacional. A educação inclusiva precisa partir da a sensibilidade do olhar educacional. A educação inclusiva precisa partir da perspectiva de que a comunidade escolar e principalmente, coordenadores perspectiva de que a comunidade escolar e principalmente, coordenadores e professores acolham as potencialidades dos alunos, respeitando a sua e professores acolham as potencialidades dos alunos, respeitando a sua singularidade. “A escola que queremos se propõe a fazer, simplesmente, o singularidade. “A escola que queremos se propõe a fazer, simplesmente, o que lhe cabe: ensinar a todos sem quaisquer diferenciações que possam ser que lhe cabe: ensinar a todos sem quaisquer diferenciações que possam ser consideradas excludentes. Essa escola respeita a maneira com que um aluno consideradas excludentes. Essa escola respeita a maneira com que um aluno lida com o que lhe afeta, com o que lhe acontece e o transforma, ou seja, lida com o que lhe afeta, com o que lhe acontece e o transforma, ou seja, com a sua experiência. Ela ouve cada um sem quaisquer prejulgamentos, com a sua experiência. Ela ouve cada um sem quaisquer prejulgamentos, acolhe-os incondicionalmente e está sempre se reinventando”. (Mantoan e acolhe-os incondicionalmente e está sempre se reinventando”. (Mantoan e Lanuti 2022). Lanuti 2022).

10/ ASINGULARIDADE NAPERSPECTIVADA

Alunos com singularidades, nos trazem desafios que nos direcionam a “sair da caixa”, repensando novas possibilidade para atendê-los. Formação docente, orientações pedagógicas e equipe especializada de apoio, podem compor juntos a investigação para identificarem as potencialidades desses alunos, considerando a luta deles com eles mesmos e assim, viabilizar os ajustes necessários para o processo de ensino aprendizagem de forma que não seja um processo paralelo e sim síncrono ao planejamento docente. Atualmente, integro a equipe da GD2-GEDUCPosicionamento Educacional e dentre alguns projetos, faço parte do Projeto Singularidades. Parte da equipe é composta por orientadoras de aprendizagem que apoiam, principalmente, professores do EMED, nas orientações para adaptações e adequações de atividades escolares, que confiram aos alunos a oportunidade de se desenvolverem, no que diz respeito às questões pedagógicas. Há 15 anos trabalhando no Senac, sou pedagoga e sinto orgulho do compromisso da instituição com a educação profissional e educação inclusiva, possibilitando que jovens sonhem e projetem seu futuro, considerando suas limitações e promovendo um espaço pedagógico de qualidade e acolhimento.

AMANDA SOUSADE OLIVEIRA CRUZ

Assistente de Projetos Educacionais

11 /

PROJETODEVIDA:PENSAR PROJETODEVIDA:PENSAR EPROJETAROFUTURO, EPROJETAROFUTURO, OLHANDOOPASSADOE OLHANDOOPASSADOE VALORIZANDOO VALORIZANDOO PRESENTE! PRESENTE!

Já pensou sobre o seu projeto de vida hoje? Em algum momento, você parou, refletiu e foi levado a pensar sobre o que quer para o futuro? Estas são algumas questões que nos colocam diante de um tema bastante complexo, pois exige não só que olhemos para o futuro – o que não é coisa simples! – mas que também olhemos para o passado e para o presente. Falar em projeto de vida, também exige de nós, autoconhecimento, enfrentamento dos desafios, repertório de mundo e imaginação fundamentada na razão. Exige reconhecer e entender as próprias habilidades e talentos, assim como as dificuldades e pontos a melhorar. Pensar sobre o projeto de vida é também conhecer a própria história, para que a partir do passado, seja possível reconhecer o presente e projetar futuros, entendendo que há muitos futuros possíveis que podem ser imaginados.

Vai além da questão “O que vou ser quando crescer? ” , mas passa pelas questões “Quem sou? Como me tornei? O que posso vir a ser? ” .

12 /

Neste sentido, a BNCC – Base Nacional Comum Curricular trouxe uma contribuição importante para os jovens que cursam o chamado “Novo Ensino Médio”, no entanto, há perguntas que me faço constantemente:

- Pode, uma pessoa que nunca refletiu sobre o próprio projeto de vida, auxiliar outra nessa temática? o- Pode, alguém que não se permite sonhar, que não tem repertório para projetar futuros, que não se permite pensar o que pode vir a ser e que existem muitos futuros possíveis, auxiliar outra pessoa a refletir sobre o próprio futuro?

- Pode, um ser humano adulto que acabou de ingressar em um curso, projetar-se para o futuro e traçar o seu projeto de vida?

Bom, estas perguntas podem nos levar a muitas outras conversas, pois exige escuta, aprofundamento e pesquisa, mas com certeza, elas provocarão reflexões importantes. Por ora, fico por aqui, refletindo, sonhando, projetando futuros...

ADRIANA BARROS SANTOS

13 /
Coordenadora Educacional Coordenadora Educacional Senac São José do Rio Preto Senac São José do Rio Preto

O que mais te marcou?

Volundariando

Conte-nos um pouco sobre você! O que Conte-nos um pouco sobre você! O que gosta de fazer nas horas vagas? Tem gosta de fazer nas horas vagas? Tem algum hobby? algum hobby?

Me chamo Fernanda, tenho 42 anos e Me chamo Fernanda, tenho 42 anos e um filho de 3 anos. É o Mateus, que um filho de 3 anos. É o Mateus, que significa “Presente de Deus”. Ele é a significa “Presente de Deus”. Ele é a realização de um sonho. Nas horas realização de um sonho. Nas horas vagas passeio com ele, levo ao pa vagas passeio com ele, levo ao pa ao shopping, adoro sair para com ao shopping, adoro sair para com amo cozinhar, fazer doces e bolos amo cozinhar, fazer doces e bolos

O que te inspirou a trabalhar com O que te inspirou a trabalhar com Voluntariado? Voluntariado?

Há mais ou menos três anos a Cle Há mais ou menos três anos a Cle (Biblioteca) estava organizando o (Biblioteca) estava organizando o comitê do voluntariado e me conv comitê do voluntariado e me conv participar. A pergunta dela para participar. A pergunta dela para foi: “O que é ser voluntária para v foi: “O que é ser voluntária para v Respondi: “É ajudar o próximo, se Respondi: “É ajudar o próximo, se sem esperar nada em troca”. sem esperar nada em troca”.

Acadanovacampanhaéumnovo aprendizado.Muitossãoosdetalhesque marcam,masvoltandoláatrás,quandoa representanteaindaeraaCleusa,realizamosa CampanhaGelatinadoBem.Ointuitoera arrecadarmosgelatinademorangoparao InstitutoTucca,queatuadentrodoHospital SantaMarcelina.Osalimentoseramdestinados àscriançasquerealizamquimioterapia,poisa gelatinavermelhaédefácilaceitaçãono tratamento,equandofalodessetipodedoação meemocionomuito.

Sentiomesmoemnossaúltimacampanhade Natal,quepelaprimeiravezfoirealizadaem umasilo.Foimuitoemocionanteestarcomeles.

Secretaria Educacional Secretaria Educacional 14 /
Fernanda Carolina Fernanda Carolina

Volundariando

Você encontrou alguma dificuldade?

A maior dificuldade é lidar com a falta de empatia do ser humano. Procuramos sensibilizar o próximo a ajudar, pois hoje doamos, porém, amanhã poderemos necessitar de doações.

Fale um pouco sobre como é trabalhar na Secretaria Educacional de nossa unidade?

Eu gosto muito de trabalhar na secretaria, é um trabalho dinâmico.

Somos uma equipe com seis funcionárias, incluindo a Secretária Educacional. Cada uma de nós acompanha uma área, a minha é Enfermagem/Especializações/Cuidad or de Idoso e Infantil e o curso de Reiki. Nosso fluxo de trabalho é muito grande.

15 /

ACONTECEU NA

16 /
VPR

VOLTA ÀS

AULAS

17 /

ESTUDANTES

VOLTA ÀS
18 /
UNIDADE
AULAS PARTICIPAM DE CAMPANHA NO INSTAGRAM DA

ANATOMIA E ANATOMIA E

PATOLOGIA PATOLOGIA

DAS MÃOS E DAS MÃOS E

UNHAS NA AULA UNHAS NA AULA

DE MANICURE

DE MANICURE

19 /
ACONTECEU NA VPR
E
E
PEDICURE
PEDICURE

ACONTECEU

OCUPA HALL! OCUPA HALL! COM A TURMA COM A TURMA MM DO MM DO

TÉCNICO EM TÉCNICO EM

SEGURANÇA SEGURANÇA DO TRABALHO DO TRABALHO

20 /
NA VPR

ACONTECEU

NA VPR

TURMA DE TURMA DE ESTÉTICA TEVE ESTÉTICA TEVE

UMA AULA

UMA AULA

SOBRE AS SOBRE AS EVOLUÇÕES DE EVOLUÇÕES DE TRATAMENTO TRATAMENTO CORPORAL. CORPORAL.

21 /

A ANSIEDADE NO MUNDO ESCOLAR

Muito se escuta falar sobre ansiedade e no quanto ela impacta nas tarefas e responsabilidades diárias.

Mas, afinal, o que é ansiedade? Ansiedade é um estado emocional que pode (ou não) ser marcado por preocupação excessiva, pensamentos acelerados, medos e sintomas físicos. É importante lembrar que cada situação é única e que todo acompanhamento ou diagnóstico deve ser feito por profissionais da área.

A ansiedade está presente em nossas vidas de formas e intensidades diferentes, sendo ela uma resposta às inúmeras situações que se apresentam no cotidiano. É essa intensidade, fraca ou forte demais, que pode acender um alerta.

Dentro da escola não é diferente. Diante de tantas mudanças e situações nas quais nos sentimos vulneráveis, frequentemente nos deparamos com estudantes que apresentam relatos semelhantes. A escola tem o papel de acolher, ou seja, ter uma escuta ativa e receptiva, permitindo e concedendo espaço para que o aluno possa compartilhar suas inseguranças e, a partir disso, nos permitindo, enquanto instituição de ensino, o direcionamento e orientação.

O suporte da escola caminha no sentido de apresentar ao aluno as diversas possibilidades e encaminhamentos que podem auxiliá-lo a ter mais qualidade de vida. Para o estudante, é importante que a escola seja a representação de um ambiente seguro, porém, distinto de qualquer relação com terapia ou atendimento psicológico.

Termos uma equipe preparada, com formações sobre assuntos tão emergentes nos dias atuais, facilita a identificação e encaminhamento dos casos.

O Senac é uma instituição que preza pelo cuidado e acolhimento aos nossos alunos, fornecendo inúmeras possibilidades de conhecimento e aprofundamento sobre o tema, tornando nosso olhar cada vez mais amplo e humano.

22 /

A ANSIEDADE NO MUNDO ESCOLAR

"Para o estudante, é importante que a escola seja a representação de um ambiente seguro, porém, distinto de qualquer relação com terapia ou atendimento psicológico" .
Supervisora do Atendimento
23 /
JÉSSICA MACIEL

NOVOS NOVOS ESPAÇOS ESPAÇOS

Nosso Cantinho Instagramável é para você, estudante,

Nosso Cantinho Instagramável é para você, estudante, passar um tempinho, tirar uma selfie, marcar a gente passar um tempinho, tirar uma selfie, marcar a gente nas redes sociais e se sentir parte da comunidade nas redes sociais e se sentir parte da comunidade escolar. escolar.

A escada de livros e a cadeira como um trono, para

A escada de livros e a cadeira como um trono, para você estar no topo. Afinal, só o conhecimento pode te você estar no topo. Afinal, só o conhecimento pode te levar até lá. levar até lá.

24 /

DICA CULTURAL DICA CULTURAL

A festa mais popular do Brasil e uma das mais tradicionais do mundo

A festa mais popular do Brasil e uma das mais tradicionais do mundo ocidental está chegando! ocidental está chegando!

Festejado desde a Idade Média, o Carnaval chegou ao Brasil ainda Festejado desde a Idade Média, o Carnaval chegou ao Brasil ainda no período colonial, com brincadeiras que propunham não apenas a no período colonial, com brincadeiras que propunham não apenas a ocupação das ruas das cidades, como também dos espaços rurais e ocupação das ruas das cidades, como também dos espaços rurais e até dentro das casas. até dentro das casas. Ao longo do século XX, o Carnaval brasileiro incorporou uma série de Ao longo do século XX, o Carnaval brasileiro incorporou uma série de ritmos e danças, como o samba, o maracatu e o frevo. Elevado à ritmos e danças, como o samba, o maracatu e o frevo. Elevado à principal festa popular brasileira a partir dos anos 1930, hoje o principal festa popular brasileira a partir dos anos 1930, hoje o Carnaval conta com blocos de rua espalhados pelos grandes centros Carnaval conta com blocos de rua espalhados pelos grandes centros do país. do país.

Então, prepare o look e o glitter e confira algumas atrações para Então, prepare o look e o glitter e confira algumas atrações para curtir o carnaval de rua de São Paulo: curtir o carnaval de rua de São Paulo:

AMADONNATÁAQUI

11/02/2023 - Sábado - 11:00

Centro

Trajeto: Pateo do Colégio, R. Boa Vista, R. Libero Badajo, Lgo. São Francisco, R. Benjamin Constant, 116. Expectativa de público: 1 mil a 2 mil pessoas.

ABACAXIDEIRARÁ

25/02/2023 - Sábado - 10:00

Perdizes

Trajeto: Rua Minerva, 188; Rua Itapicuru; Rua Ministro Godói; Rua Dr. Homem de Mello.

B I BLIOTECA
25/

ACADÊMICOSDA URSAL

11/02/2023 - Sábado - 11:00

Santa Cecília

Trajeto: R Fortunato, 64, R

Jaguaribe, R. Martim Francisco, R. Frederico Abranches R Fortunato 64.

ACORDA MADALENA

19/02/2023 - Domingo - 09:01

Vila Madalena

Trajeto: R Wizard, 396, R Fidalga, R Purpurina, R Fradique Coutinho , R. Wisard, 396

Que tudo de Que tudo de

POR:

/ 13
25/
ruim vire ruim vire cconfete! onfete!
25/
SIGA O SENAC VILA PRUDENTE NO SIGA O SENAC VILA PRUDENTE NO
28/
IINSTAGRAM NSTAGRAM SENACVILAPRUDENTE
Projeto Desenvolvido por: Projeto Desenvolvido por: C L É O M I R A N D A C L É O M I R A N D A D A N I E L A N D R A D E D A N I E L A N D R A D E J É S S I C A S A N T O S J É S S I C A S A N T O S N A T Á L I A B O M F I M N A T Á L I A B O M F I M S A M U E L M A R Q U E S S A M U E L M A R Q U E S

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista da Vila - Janeiro e Fevereiro by Daniel de Andrade - Issuu