REVISTA REVISTA DA VILA DA VILA
2023
MAIO/JUNHO -
Olá, comunidade! Como estão todos?
Acreditem ou não, já estamos na metade do ano! O tempo passa tão rápido que nem percebemos. Vivemos tantas emoções, aprendizados, projetos e superamos dificuldades. Ufa, só de pensar nisso tudo, dá até uma canseira! ��
Chegamos ao final do semestre, e agora é o momento de olhar para frente e vislumbrar as oportunidades que nos aguardam. Cada fim de semestre representa um ciclo concluído em nossa jornada. É o momento de avaliar nosso progresso, identificar áreas em que podemos melhorar e celebrar nossas realizações. Independentemente dos resultados obtidos, lembrem-se de que cada experiência contribui para nosso crescimento pessoal e intelectual. Ao nos despedirmos deste semestre, somos agraciados com a promessa de um novo começo.
O próximo semestre trará consigo uma série de oportunidades emocionantes e desafiadoras. Será o momento de explorar novos campos de estudo, aprofundar nosso conhecimento e expandir nossos horizontes. Teremos a chance de escrever e reescrever uma história linda, cheia de oportunidades. É sempre importante manter uma mentalidade positiva, confiar em nossas habilidades e estar abertos a novas experiências.
Aproveitem ao máximo nossa escola, cada discussão em grupo e cada projeto. Cada momento é uma oportunidade para expandir nossa mente. Essas oportunidades são preciosas e podem abrir portas para um futuro promissor. Um grande abraço a todos e nos vemos na próxima edição!
02 / ALIVCANES URP D E N TE
E D I T O R I A L D A N I E L A N D R A D E
Chegamos ao fim do semestre, e que jornada incrível tivemos juntos!
Somente nestes primeiros seis meses do ano, nossa escola já realizou feitos incríveis, tivemos o recorde histórico de participação ao Empreenda Senac. Tivemos também projetos integradores superlegais, os quais nos aproximaram ainda mais de nossa comunidade escolar, nos propiciaram a troca de experiências, novas amizades e a ampliação de nossos horizontes.
Tivemos também momentos de confraternização e descontração, como como a festa junina, que trouxe ainda mais alegria e musicalidade aos nossos intervalos. As ações de conscientização sobre a igualdade de gênero e violência contra a mulher, a implementação da cultura maker... ufa, nem vou me atrever a registrar todas as ações, mas vou agradecer imensamente o engajamento de toda essa comunidade que está cada dia mais forte e conectada.
O segundo semestre vem na mesma pegada, intenso e cheio de novidades!
Um forte abraço e até a próxima edição!
03 / PALAVRA DODIRETOR ALIVCANES P R U D ENTE E T T O R E P O L E T T I
Cacau Gratão Cacau Gratão
Q U E M S E É !
O D I R E I T O D E S E R
Técnica Técnica
A vida ensina, por vezes, sem jeito nem rima
Que preconceito mata, negro, gay e mulher
Que corta, dói, cria casca, cicatriza e fulmina
Nem sempre há delícia em se ser o que se é.
O patriarcado, cobra sem pudor e a violência legitima,
Que o padrão seja seguido na letra sem cabeça e pé
Da cultura cristã-social, torta e com fé
Homem com homem, mulher com mulher
Não, pode! E o desrespeito sem lei, contamina.
O amor, quando chega, não tem pra onde correr
Sem critérios, sem padrão, apenas determina
Há que se amar sem medida e malquerer
Então, do preconceito passe por cima
Vá viver e deixe o outro ser quem ele é.
04/
No último dia 25 de maio, foi comemorado o Dia do Massoterapeuta. Deste modo, não poderíamos ter passado esse momento em branco. E os docentes da área de bem-estar, Cilene, João e Guilherme, desenvolveram algumas atividades para os nossos alunos do curso técnico em Massoterapia (NU). Tais atividades transversais tiveram o intuito de fomentar a importância da profissão e o reconhecimento no mundo do trabalho.
Desta forma, no dia 23 de maio, Tarsh, um ex-aluno do curso técnico em Massoterapia do Senac Vila Prudente, palestrou para os alunos em curso sobre seus projetos correlacionados à profissão. Tarsh abriu as potencialidades de mercado, palestrando sobre suas duas paixões, que são o Carnaval e a Massoterapia, e como conseguiu uni-los no seu âmbito profissional, discursando sobre os atendimentos de vários membros das escolas de samba, aos quais ele atende, como os passistas, mestres-salas, porta-bandeiras, comissão de frente, entre outros.
Neste sentido, ele trouxe a visão clínica de um massoterapeuta para atuar nas respectivas áreas do corpo, as quais são mais utilizadas pelos integrantes das escolas de samba, a fim de maximizar o rendimento deles no dia do desfile e reduzir as possíveis dores após. Tarsh também discursou sobre seu trabalho em home care e como funcionam seus atendimentos, como, por exemplo, o tempo de duração, precificação, deslocamento, redes sociais, social influencers, assim como vários aspectos que são de extrema importância para o profissional da área. Neste dia, a palestra se encerrou com um delicioso coffee break proporcionado pela unidade, o qual rendeu inúmeros elogios dos presentes.
05/
Não obstante, no próprio dia em que se comemora o Dia do Massoterapeuta (25 de maio), os alunos também receberam um agrado dos alunos do curso técnico em Podologia, sob a orientação da docente Cilene R. Savegnago Rodrigues, que proporcionou um atendimento exclusivo de podologia. Todos os alunos se sentiram extremamente felizes em receber e ressaltaram o profissionalismo dos nossos futuros podólogos.
Após o atendimento de podologia, os alunos receberam um agrado proporcionado pela unidade, que consistia em um cartão, cujo design foi feito pela Júlia Bernardino Jorge, e junto ao cartão, uma pedra de ametista polida foi entregue a cada um deles, visto que este cristal proporciona um sutil equilíbrio entre corpo, mente e espírito.
Todos os alunos se sentiram reconhecidos como futuros massoterapeutas, e tais atividades proporcionaram uma expansão das potencialidades dessa linda profissão.
Confira trabalho realizado pela Júlia e algumas fotografias de aula dos nossos alunos e da palestra com o Tarsh:
06/
EntrevistaPerfil
07/
Docente
Guilherme Ferraz
08/
A nossa vida é repleta de escolhas, desde as mais simples até as mais complexas. Decidimos todos os dias, por exemplo, o que vestir pela manhã e o que comer na hora do almoço, mas ao longo da vida também decidimos qual profissão seguir e as amizades que queremos ter por perto. Além disso, existem fatores externos que podem influenciar nossas decisões e limitar nossas opções. Fazemos as escolhas, mas muitas vezes não temos controle sobre as consequências delas, que podem ser imprevisíveis e não dependem apenas de nós. Isso acontece porque esses fatores externos que influenciam nossas decisões, podem interferir também no rumo das situações.
Diante disso, podemos observar que é impossível ter o controle total das coisas e que a necessidade excessiva de controlar tudo não é saudável. Aceitar as situações que se apresentam de forma inesperada faz com que tenhamos que desenvolver novas habilidades, como a resiliência e a capacidade de lidar com adversidades. Como consequência, também precisamos replanejar ações e organizar novos caminhos, pensando em futuras oportunidades que podem ser tão boas quanto o que já havíamos idealizado.
Até aqui entendemos que não temos controle total do futuro, porém, é importante lembrar que o passado também foge do nosso controle. As escolhas feitas, muitas vezes, não podem ser refeitas.
Podemos, novamente, nos adaptar às consequências que vieram delas.
09/
Estendendo nosso olhar para o outro, podemos constatar também que o que as pessoas pensam e escolhem, também não está em nossas mãos, porém, muitas vezes tentamos influenciar o outro com nossas perspectivas e convicções, o que pode resultar em conflitos e desapontamentos, visto que cada pessoa possui repertórios e interpretações de vida diferentes.
Mas o que realmente controlamos? A resposta é que a única coisa que está inteiramente sob nosso controle é a nossa reação diante das consequências de nossas escolhas.
Podemos escolher ser flexíveis e adaptáveis, encarando os desafios como oportunidades ou podemos escolher ser rígidos e intolerantes, gerando frustrações e dificuldades em nosso caminho.
A Psicologia compreende que todos os seres humanos têm a competência de se adaptar às situações que se apresentam. A terapia cognitivo-comportamental, por exemplo, pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades que ajudam na tomada decisões conscientes, como também pode trabalhar com estratégias que auxiliam na mudança de padrões de pensamentos e ações, principalmente diante de situações que não podemos controlar. Por fim, a vida será sempre carregada de momentos em que teremos a oportunidade de escolha e outros em que as situações serão impostas, onde teremos a chance de nos adaptar a elas e, com isso, mudar a nossa realidade!
JÉSSICA MACIEL
Supervisora do Atendimento
10/
DESENVOLVIMENTO, INOVAÇÃOEATITUDES SUSTENTÁVEIS
Um olhar integrado para o desenvolvimento, inovação e atitudes
Um olhar integrado para o desenvolvimento, inovação e atitudes sustentáveis; temas intrinsecamente ligados e que fazem parte da cultura do sustentáveis; temas intrinsecamente ligados e que fazem parte da cultura do Senac VPR. Alunos, funcionários e comunidade são os atores diretamente Senac VPR. Alunos, funcionários e comunidade são os atores diretamente envolvidos em projetos socioambientais que têm como objetivo ampliar e envolvidos em projetos socioambientais que têm como objetivo ampliar e divulgar os conceitos de economia circular, regeneração e atuar em rede divulgar os conceitos de economia circular, regeneração e atuar em rede para a melhoria da qualidade de vida, alinhados com o Programa de para a melhoria da qualidade de vida, alinhados com o Programa de Ecoeficiência. Ecoeficiência.
Periodicamente, são realizados eventos de conscientização sobre as
Periodicamente, são realizados eventos de conscientização sobre as questões que envolvem o meio ambiente e a sustentabilidade do planeta, questões que envolvem o meio ambiente e a sustentabilidade do planeta, que vão além dos limites dos muros da nossa unidade, pois também envolvem que vão além dos limites dos muros da nossa unidade, pois também envolvem a comunidade. Preocupamo-nos com a preservação do nosso planeta e a comunidade. Preocupamo-nos com a preservação do nosso planeta e todos podem contribuir fazendo pequenas mudanças nos hábitos do dia a todos podem contribuir fazendo pequenas mudanças nos hábitos do dia a dia, o que faz uma grande diferença para que as presentes e futuras dia, o que faz uma grande diferença para que as presentes e futuras gerações possam usufruir dos mesmos recursos que temos hoje. gerações possam usufruir dos mesmos recursos que temos hoje. Você também pode contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta, Você também pode contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta, divulgando junto conosco os conceitos da Agenda 2030 e os 17 ODS – divulgando junto conosco os conceitos da Agenda 2030 e os 17 ODS –
Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável. Conheça um pouco mais Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável. Conheça um pouco mais sobre nossos projetos socioambientais e perceba que você também pode sobre nossos projetos socioambientais e perceba que você também pode contribuir e motivar mais pessoas na construção de um mundo melhor. Um contribuir e motivar mais pessoas na construção de um mundo melhor. Um exemplo criativo e divertido foi a criação de coletores que chamam a exemplo criativo e divertido foi a criação de coletores que chamam a atenção das pessoas para o descarte correto dos resíduos. atenção das pessoas para o descarte correto dos resíduos.
Realizamos a arrecadação de tampinhas plásticas, lacres de alumínio e Realizamos a arrecadação de tampinhas plásticas, lacres de alumínio e meias usadas, com a participação de alunos, funcionários e comunidade. meias usadas, com a participação de alunos, funcionários e comunidade. Esses materiais são arrecadados e encaminhados para ONGs, instituições e Esses materiais são arrecadados e encaminhados para ONGs, instituições e empresas que fazem a reciclagem dos materiais. O valor arrecadado tem empresas que fazem a reciclagem dos materiais. O valor arrecadado tem como finalidade ajudar animais que sofreram maus-tratos, instituições e como finalidade ajudar animais que sofreram maus-tratos, instituições e pessoas em situação de vulnerabilidade. pessoas em situação de vulnerabilidade.
11/ UMOLHARINTEGRADO:
Acreditamos que a educação ambiental deve ir além da teoria, permitindo Acreditamos que a educação ambiental deve ir além da teoria, permitindo que os estudantes se envolvam ativamente na preservação do meio que os estudantes se envolvam ativamente na preservação do meio ambiente. Com projetos como reciclagem, hortas comunitárias e ambiente. Com projetos como reciclagem, hortas comunitárias e conscientização sobre o consumo responsável, estamos construindo uma conscientização sobre o consumo responsável, estamos construindo uma cultura escolar que valoriza a sustentabilidade em todas as suas dimensões. cultura escolar que valoriza a sustentabilidade em todas as suas dimensões. Com muita criatividade, alunos e funcionários realizam ações de Com muita criatividade, alunos e funcionários realizam ações de conscientização em datas especiais, como o Dia da Água, Dia da Terra, Dia conscientização em datas especiais, como o Dia da Água, Dia da Terra, Dia Mundial do Meio Ambiente, Semana do Voluntariado, além de campanhas de Mundial do Meio Ambiente, Semana do Voluntariado, além de campanhas de qualidade de vida relacionadas aos meses do ano, com palestras, qualidade de vida relacionadas aos meses do ano, com palestras, encenações teatrais, exposições, entre outras atividades. encenações teatrais, exposições, entre outras atividades.
Nossos alunos têm a oportunidade de se tornarem verdadeiros líderes Nossos alunos têm a oportunidade de se tornarem verdadeiros líderes ambientais, compartilhando seu conhecimento com suas famílias e ambientais, compartilhando seu conhecimento com suas famílias e comunidades. Essas experiências os capacitam a tomar medidas concretas comunidades. Essas experiências os capacitam a tomar medidas concretas para proteger o meio ambiente, transformando-os em agentes para proteger o meio ambiente, transformando-os em agentes multiplicadores de boas práticas. multiplicadores de boas práticas. A expectativa é que a colaboração entre sociedade, organizações e A expectativa é que a colaboração entre sociedade, organizações e entidades públicas promova uma nova consciência sobre questões entidades públicas promova uma nova consciência sobre questões ambientais e sustentabilidade, alinhando práticas à temática social, ambientais e sustentabilidade, alinhando práticas à temática social, ambiental e econômica em prol do bem comum e do desenvolvimento ambiental e econômica em prol do bem comum e do desenvolvimento ssustentável. ustentável.
DIOGO ROBLESE FÁBIO CORREA
Ecoeficiência
12/
USODECOSMÉTICOS USODECOSMÉTICOS SUSTENTÁVEISNAS SUSTENTÁVEISNAS
CLÍNICASDEESTÉTICA CLÍNICASDEESTÉTICA
O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de consumo de produtos e equipamentos de beleza e estética. No entanto, esse alto consumo e produção levantam preocupações ambientais, demandando do setor produtivo a busca por oportunidades de negócios através de inovações voltadas para o desenvolvimento sustentável. Cada vez mais, os consumidores estão conscientes das questões ambientais e buscam por produtos e serviços que não causem danos ao ecossistema, desde a produção até o descarte.
Diante desse cenário, torna-se fundamental demonstrar a importância do uso de cosméticos sustentáveis nas clínicas de estética, destacando os benefícios tanto para os pacientes quanto para os esteticistas, além da proteção do meio ambiente.
O objetivo principal é conscientizar sobre a necessidade de adotar práticas sustentáveis no setor estético, utilizando produtos que sejam produzidos de forma responsável, com ingredientes naturais e embalagens recicláveis.
Ao optar por cosméticos sustentáveis, as clínicas de estética contribuem para a redução da emissão de substâncias químicas nocivas, minimizando o impacto negativo no meio ambiente e na saúde dos pacientes e profissionais envolvidos. Esses produtos são desenvolvidos com ingredientes
naturais, biodegradáveis e livres de crueldade animal, respeitando a biodiversidade e evitando testes em animais.
13 /
Além disso, o uso de cosméticos sustentáveis pode trazer benefícios diretos aos pacientes, como a redução de possíveis reações alérgicas, irritações e efeitos colaterais prejudiciais à saúde. A utilização de ingredientes naturais pode fornecer uma abordagem mais suave e equilibrada para cuidados com a pele e o corpo, promovendo resultados eficazes e duradouros.
Para os esteticistas, o uso de cosméticos sustentáveis significa trabalhar em um ambiente mais saudável e alinhado com seus valores pessoais. Esses profissionais têm a oportunidade de se destacar no mercado, oferecendo serviços de qualidade, éticos e ecologicamente responsáveis, atraindo clientes conscientes e contribuindo para a construção de uma reputação positiva. Ecoeficiência
DIOGO ROBLESE FÁBIO CORREA
14 /
EMANCIPADORA
EDUCAÇÃODECOLONIALE EDUCAÇÃODECOLONIALE EMANCIPADORA
Precisamos analisar os efeitos do colonialismo no campo educacional. É Precisamos analisar os efeitos do colonialismo no campo educacional. É urgente pautar-se pela perspectiva crítica e decolonial para prática da urgente pautar-se pela perspectiva crítica e decolonial para prática da liberdade afim de que nossa prática pedagógica seja política e de liberdade afim de que nossa prática pedagógica seja política e de resistência. Pensar decolonialidade não consiste em criar algo novo, mas resistência. Pensar decolonialidade não consiste em criar algo novo, mas pensar outras visões de mundo, abrindo novos caminhos para indivíduos que pensar outras visões de mundo, abrindo novos caminhos para indivíduos que tiveram sua humanidade subtraída, e construir relações que valorizem às tiveram sua humanidade subtraída, e construir relações que valorizem às múltiplas diferenças. múltiplas diferenças.
A escola deve proporcionar uma educação crítica sobre a realidade A escola deve proporcionar uma educação crítica sobre a realidade social, produzir ações transformadoras, que sejam vinculadas a um projeto social, produzir ações transformadoras, que sejam vinculadas a um projeto democrático e político que promova reflexões e respostas concretas para democrático e político que promova reflexões e respostas concretas para diferentes grupos sociais subalternizados. No livro “Ensinando a transgredir: diferentes grupos sociais subalternizados. No livro “Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade”, Bell Hooks traz o impacto do a educação como prática da liberdade”, Bell Hooks traz o impacto do colonialismo no campo da educação, o impacto de manter estruturas colonialismo no campo da educação, o impacto de manter estruturas hierárquicas que legitimam opressões a minorias étnicas que permeiam o hierárquicas que legitimam opressões a minorias étnicas que permeiam o espaço educacional. Para Hooks, a pedagogia engajada é mais exigente espaço educacional. Para Hooks, a pedagogia engajada é mais exigente que a pedagogia crítica ou feminista convencional. Ao contrário das duas, que a pedagogia crítica ou feminista convencional. Ao contrário das duas, ela põe luz ao bem-estar, colaborando para produção de outras formas de ela põe luz ao bem-estar, colaborando para produção de outras formas de rresistência. esistência.
Fazer uma educação engajada, é diferente de pensar uma
Fazer uma educação engajada, é diferente de pensar uma educação normatizadora, que se pauta em obrigações e deveres, mas sim educação normatizadora, que se pauta em obrigações e deveres, mas sim num processo que tem vários critérios entre eles a promoção do diálogo. A num processo que tem vários critérios entre eles a promoção do diálogo. A dívida histórica do Estado para as minorias étnicas gera uma imensa dívida histórica do Estado para as minorias étnicas gera uma imensa necessidade de garantir educação nesses princípios, é uma das funções necessidade de garantir educação nesses princípios, é uma das funções mais importantes do processo formativo. Pensar um ambiente educacional mais importantes do processo formativo. Pensar um ambiente educacional pluriversal, onde o ensino e a aprendizagem sejam referenciados por pluriversal, onde o ensino e a aprendizagem sejam referenciados por olhares múltiplos, inclusivos e humanizadores, que exploram olhares múltiplos, inclusivos e humanizadores, que exploram intencionalmente os contrapontos e os tensionamentos entre diferentes intencionalmente os contrapontos e os tensionamentos entre diferentes pensamentos e saberes. pensamentos e saberes.
15 /
Pensar numa educação que assegura o espaço para diferentes vozes, numa Pensar numa educação que assegura o espaço para diferentes vozes, numa perspectiva democrática e participativa é construir conhecimento que perspectiva democrática e participativa é construir conhecimento que resgata intencionalmente os saberes silenciados pelo epistemicído colonial. resgata intencionalmente os saberes silenciados pelo epistemicído colonial. Pensar estratégias para que múltiplos discursos, de diferente vozes e Pensar estratégias para que múltiplos discursos, de diferente vozes e corpos, encontrem espaço na escuta, argumentação, tensionamento e corpos, encontrem espaço na escuta, argumentação, tensionamento e proposições convergentes com a humanização e a geração de novos proposições convergentes com a humanização e a geração de novos conhecimentos na escola. conhecimentos na escola.
Traduzir e repensar práticas educacionais que valorizam Traduzir e repensar práticas educacionais que valorizam intencionalmente os saberes e as tecnologias ancestrais, os contextos intencionalmente os saberes e as tecnologias ancestrais, os contextos comunitários e periféricos podem e devem ser o início de uma trajetória comunitários e periféricos podem e devem ser o início de uma trajetória que tensiona continuamente a universalidade dos pressupostos colonialistas que tensiona continuamente a universalidade dos pressupostos colonialistas e hegemônicos. Práticas que privilegiem uma escuta afetiva, diversa e e hegemônicos. Práticas que privilegiem uma escuta afetiva, diversa e plural, num contexto colaborativo, horizontalizado, circular e que promove o plural, num contexto colaborativo, horizontalizado, circular e que promove o diálogo contínuo. diálogo contínuo. No centro da questão é necessário olhar crítico aos modelos que ainda No centro da questão é necessário olhar crítico aos modelos que ainda insistem em dar forma as condutas e escolhas humanas. A ação decolonial insistem em dar forma as condutas e escolhas humanas. A ação decolonial anseia pela ruptura com os modelos e ideias que alimentam a anseia pela ruptura com os modelos e ideias que alimentam a discriminação e o preconceito em diferentes dimensões na sociedade. discriminação e o preconceito em diferentes dimensões na sociedade. Nesse sentido podemos citar Bauman (1989), onde a liberdade em seu Nesse sentido podemos citar Bauman (1989), onde a liberdade em seu sentido mais amplo é um fenômeno produzido através das relações, posto sentido mais amplo é um fenômeno produzido através das relações, posto que é através delas que os atos humanos se efetivam. É com base nessa que é através delas que os atos humanos se efetivam. É com base nessa definição que se defende o estabelecimento de outras formas de relações, definição que se defende o estabelecimento de outras formas de relações, nas quais as pessoas possam através de uma educação humanizada assumir nas quais as pessoas possam através de uma educação humanizada assumir e desfrutar genuinamente da sua cidadania. e desfrutar genuinamente da sua cidadania.
Desenvolvimento Profissional - GO1
16/
Priscila De Priscila De Nadai Fonseca Nadai Fonseca Téc.
TRANSFORMAÇÃO TRANSFORMAÇÃO
POSITIVA:CULTURA POSITIVA:CULTURA DOELOGIO DOELOGIO
Começo meu texto com duas perguntas para reflexão: Quando foi a última vez que você recebeu um elogio genuíno?
E você se lembra quando foi a última vez que você fez esse tipo de elogio para alguém?
Quando falo de elogio genuíno, não estou me referindo àquele da prática de reunião de feedback ou o elogio raso sobre aparência e trivialidades (que são sim verdadeiros e necessários), mas aquele que se aprofunda, que expõe competências, habilidades, que fala sobre a essência verdadeira do outro.
Tem-se muito mais propensão para críticas, que são, na maioria das vezes, muito elaboradas, com justificativas e pontuações, que por intenção, tendem o querer moldar as pessoas às nossas expectativas.
Porém, a cultura do elogio genuíno promove um ambiente positivo, encorajador e colaborativo. Ao reconhecer sinceramente as qualidades e conquistas do outro, construímos relacionamentos saudáveis e produtivos.
O elogio genuíno cria um senso de valor e importância, impactando positivamente na autoestima e na motivação das pessoas.
Mas, é importante ser específico e autêntico nos elogios, fundamentando-os em observações reais, para que esse exercício ajude no cultivo da gratidão, com foco no positivo, contribuindo para o bem-estar emocional e mental dos que nos rodeiam. Vivemos em sociedade, e temos como dever, promover uma cultura inclusiva, reconhecendo e valorizando a diversidade como um todo, de talentos a perspectivas. Em síntese, a prática do elogio promove relacionamentos, motiva e constrói uma sociedade mais positiva, encorajadora, fortalecendo-nos como seres humanos.
E fica o convite, que tal fazer um elogio genuíno hoje?
Bibliotecária
17 /
DEBORA CAROLINA DEBORA CAROLINA BONATO DE SA BONATO DE SA
Senac Franca
ACONTECEU
NA VPR
CaixaMaker CaixaMaker CaixaMaker
TURMADO TÉCNICOEM RECURSOS
HUMANOS
COLOCANDO AMÃONA MASSA
18 /
SEMANA SENAC DE
ENFERMAGEM
E
19/
A SIMULAÇÃO DE PARTO HUMANIZADO FOI UM MOMENTO EMOCIONANTE, REVELANDO COMO
ESSA ABORDAGEM PODE PROPORCIONAR MAIS
CONFORTO, SEGURANÇA E BEM-ESTAR PARA AS MULHERES E SEUS BEBÊS DURANTE O NASCIMENTO.
20
21/
EM PARCERIA COM O NÚCLEO ASSISTENCIAL FRATERNO, EM PARCERIA COM O NÚCLEO ASSISTENCIAL FRATERNO, NOSSAS ESTUDANTES DO CURSO DE MANICURE E NOSSAS ESTUDANTES DO CURSO DE MANICURE E PEDICURE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER PEDICURE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER SUAS HABILIDADES NA PRÁTICA. SUAS HABILIDADES NA PRÁTICA.
ACONTECEU NA VPR
ACONTECEU NA VPR
A TURMA T117 DA A TURMA T117 DA
APRENDIZAGEM SE DEDICOU
APRENDIZAGEM SE DEDICOU A UM PROJETO INCRÍVEL! AO A UM PROJETO INCRÍVEL! AO
LONGO DE VÁRIAS SEMANAS, LONGO DE VÁRIAS SEMANAS, ELES REALIZARAM ELES REALIZARAM
ENCONTROS FOCADOS NOS ENCONTROS FOCADOS NOS
TEMAS DE 'CIDADES TEMAS DE 'CIDADES INTELIGENTES' E 'INTERNET INTELIGENTES' E 'INTERNET DAS COISAS'. DAS COISAS'.
22 /
ACONTECEU NA VPR
DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE, DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE, REALIZAMOS UMA EXPOSIÇÃO DE MAQUETES REALIZAMOS UMA EXPOSIÇÃO DE MAQUETES ABORDANDO TEMAS SUSTENTÁVEIS, ALÉM DE ABORDANDO TEMAS SUSTENTÁVEIS, ALÉM DE OFERECER OFICINAS DE COMPOSTAGEM, OFERECER OFICINAS DE COMPOSTAGEM, PLANTIO DE MUDAS, AGRICULTURA FAMILIAR E PLANTIO DE MUDAS, AGRICULTURA FAMILIAR E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS. PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS.
23 /
ACONTECEU
NA VPR
NOSSA TURMA DO CURSO TÉCNICO EM NOSSA TURMA DO CURSO TÉCNICO EM
SEGURANÇA DO TRABALHO TEVE A
SEGURANÇA DO TRABALHO TEVE A
OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR DE PERTO O DIA A
OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR DE PERTO O DIA A
DIA DOS PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS PELA
DIA DOS PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS PELA
SEGURANÇA DOS TRABALHADORES EM UM SEGURANÇA DOS TRABALHADORES EM UM
AMBIENTE DE CONSTRUÇÃO. AMBIENTE DE CONSTRUÇÃO.
ELES APRENDERAM SOBRE AS PRÁTICAS, ELES APRENDERAM SOBRE AS PRÁTICAS,
MEDIDAS E A IMPORTÂNCIA DE MULTIPLICAR A
MEDIDAS E A IMPORTÂNCIA DE MULTIPLICAR A
CULTURA DE SEGURANÇA. CULTURA DE SEGURANÇA.
24 /
ACONTECEU NA VPR
NOSSOS ESTUDANTES DA TURMA TS TIVERAM A NOSSOS ESTUDANTES DA TURMA TS TIVERAM A
OPORTUNIDADE ÚNICA DE IMERGIR NO MUNDO OPORTUNIDADE ÚNICA DE IMERGIR NO MUNDO ESPORTIVO. NA ARENA CENTAURO, ELES ESPORTIVO. NA ARENA CENTAURO, ELES PUDERAM VIVENCIAR DE PERTO A HISTÓRIA DO PUDERAM VIVENCIAR DE PERTO A HISTÓRIA DO ESPORTE, EXPLORAR UMA EXPOSIÇÃO DE ESPORTE, EXPLORAR UMA EXPOSIÇÃO DE FOTOS, MEDALHAS E TROFÉUS VARIADOS, FOTOS, MEDALHAS E TROFÉUS VARIADOS, ESPECIALMENTE RELACIONADOS AO BASQUETE. ESPECIALMENTE RELACIONADOS AO BASQUETE.
25 /
ACONTECEU
NA VPR
NOSSA TURMA DO CURSO DE CUIDADOR DE NOSSA TURMA DO CURSO DE CUIDADOR DE IDOSO REALIZOU UMA DINÂMICA PARA ABORDAR IDOSO REALIZOU UMA DINÂMICA PARA ABORDAR A IMPORTÂNCIA DE UMA COMUNICAÇÃO A IMPORTÂNCIA DE UMA COMUNICAÇÃO
ACOLHEDORA E HUMANIZADA COM PESSOAS ACOLHEDORA E HUMANIZADA COM PESSOAS
QUE POSSUEM DIFICULDADES DE VISÃO E
QUE POSSUEM DIFICULDADES DE VISÃO E AUDIÇÃO. OS ESTUDANTES TIVERAM O DESAFIO AUDIÇÃO. OS ESTUDANTES TIVERAM O DESAFIO DE PERCORRER TODA A UNIDADE DE PERCORRER TODA A UNIDADE RECONHECENDO OS ESPAÇOS POR MEIO DO RECONHECENDO OS ESPAÇOS POR MEIO DO TATO. TATO.
26 /
ACONTECEU
NA VPR
WORKSHOP COM NOSSA TURMA DO TÉCNICO WORKSHOP COM NOSSA TURMA DO TÉCNICO
EM ESTÉTICA, REALIZADO NO EVENTO VOZES EM ESTÉTICA, REALIZADO NO EVENTO VOZES
DAS PERIFERIAS, COM ORIENTAÇÕES SOBRE DAS PERIFERIAS, COM ORIENTAÇÕES SOBRE SKINCARE. FOI UMA EXPERIÊNCIA SKINCARE. FOI UMA EXPERIÊNCIA
ENRIQUECEDORA, REPLETA DE APRENDIZADO E ENRIQUECEDORA, REPLETA DE APRENDIZADO E TROCA DE CONHECIMENTOS. DURANTE O TROCA DE CONHECIMENTOS. DURANTE O WORKSHOP, EXPLORARAM-SE NOVAS WORKSHOP, EXPLORARAM-SE NOVAS
TÉCNICAS, TENDÊNCIAS E SEGREDOS PARA TÉCNICAS, TENDÊNCIAS E SEGREDOS PARA
REALÇAR A BELEZA DOS CLIENTES, ALÉM DE REALÇAR A BELEZA DOS CLIENTES, ALÉM DE COMPARTILHAR DICAS PRECIOSAS SOBRE COMPARTILHAR DICAS PRECIOSAS SOBRE
CUIDADOS COM A PELE. CUIDADOS COM A PELE.
27 /
ACONTECEU
PROJETO INTEGRADOR DA TURMA DE PROJETO INTEGRADOR DA TURMA DE ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA EM ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM DO TRABALHO. ENFERMAGEM DO TRABALHO.
28 /
NA VPR
ACONTECEU NA
VPR
PROJETO INTEGRADOR DA TURMA DE PROJETO INTEGRADOR DA TURMA DE ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA EM ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM DO TRABALHO. ENFERMAGEM DO TRABALHO.
29 /
DICA CULTURAL DICA CULTURAL
Descubra o universo feminino através da leitura!
Nossa equipe linda da biblioteca está aqui para apresentar as nossas novas aquisições bibliográficas. Esses títulos são uma oportunidade imperdível de aprender mais sobre as vivências das mulheres.
"Nos olhos de quem vê" - Helô D'Angelo: Um livro poderoso que nos convida a fazer as pazes com o nosso próprio corpo. Uma leitura transformadora!
"Parece que Piorou: Crônicas do cansaço existencial" - Bruna Maia: Uma visão divertida e sarcástica da realidade feminina. Vai te arrancar boas risadas!
"A Origem do Mundo" - Liv Strömquist: Explore a história real e a importância desse símbolo feminino tão poderoso. Essencial para quem deseja conhecer mais!
E não podemos esquecer de mencionar outro livro de Liv Strömquist, "A Rosa mais Vermelha Desabrocha", que aborda o amor e sua raridade nos dias atuais. Uma reflexão profunda sobre os relacionamentos!
B I BLIOTECA
ENCONTRO PEDAGÓGICO
No nosso último encontro pedagógico, tivemos o privilégio de ter o autor do livro "Viva (e entenda) a diferença", Marcos Brogna, como palestrante. O bate-papo foi extremamente enriquecedor, especialmente ao abordar o tema da diversidade. Brogna ressaltou a importância de reconhecermos que as diferenças são valiosas e contribuem de forma positiva para o nosso convívio. Ao compreendermos essa perspectiva, damos o primeiro passo para combater qualquer forma de preconceito. Foi uma discussão significativa que ampliou nossa compreensão e nos motivou a promover a valorização da diversidade em nossa comunidade educacional.
SIGAOSENACVILAPRUDENTENO SIGAOSENACVILAPRUDENTENO IINSTAGRAM NSTAGRAM
@senacvilaprudente
/ 28
Projeto Desenvolvido por: Projeto Desenvolvido por: C L É O M I R A N D A C L É O M I R A N D A D A N I E L A N D R A D E D A N I E L A N D R A D E J É S S I C A M A C I E L J É S S I C A M A C I E L J É S S I C A S A N T O S J É S S I C A S A N T O S N A T Á L I A B O M F I M N A T Á L I A B O M F I M S A M U E L M A R Q U E S S A M U E L M A R Q U E S