Publicação mensal Nº18, Outubro de 2016
EDITORIAL Por:
Manuela Filipe
No mês de Outubro assinalam-se duas datas do maior significado para a população sénior: dia 1 celebra-se o Dia Internacional das Pessoas Idosas e, a 28, comemora-se o Dia Mundial da Terceira Idade. Em ambos os casos pretende-se sensibilizar a sociedade para um amplo conjunto de questões ligadas ao envelhecimento, sendo dado especial relevo à necessidade de cuidar, proteger e acarinhar os idosos, combatendo cenários, infelizmente muito comuns na sociedade actual, em que são votados ao esquecimento, vítimas de maus tratos, ou espoliados dos bens que, quase sempre com enorme sacrifício, foram juntando ao longo de toda uma vida de trabalho. A Organização das Nações Unidas escolheu para este 26º Dia Internacional das Pessoas Idosas o tema "Tome uma posição contra o envelhecimento" e, a propósito de tal mote, lembro que a Delegação da Costa do Estoril da Cruz Vermelha Portuguesa decidiu implementar, desde há anos, respostas sociais direccionadas, essencialmente, para os mais velhos. Em consequência deste procedimento, temos vindo a registar um aumento significativo dos utentes que, por exemplo, frequentam o nosso refeitório, os nossos Clubes Sénior e Geração+, e sobretudo, a nossa Academia Sénior, na Parede e em Cascais. Isto, sem esquecer que as nossas duas residências assistidas se encontram completamente lotadas e com uma longa lista de inscritos que esperam por vez para aqui passar a viver. continua Pág. 2)
RECOLHA NACIONAL DE ALIMENTOS Nos dias 7,8 e 9 Outubro esta Delegação esteve presente nas Lojas Continente para Recolha Nacional de Alimentos a favor de famílias carenciadas e apoiadas no concelho de Cascais e Oeiras. Por coincidência, a nossa Tuna Académica também actuou numa das lojas da recolha, OEIRAS PARQUE. Ficam as imagens de ambos os momentos. A todo o voluntariado envolvido nesta acção mais uma vez, o nosso agradecimento, sem vós, esta Missão não teria sido possível! Bem hajam.
APELO AOS NOSSOS VOLUNTÁRIOS À semelhança das acções realizadas em anos anteriores, o Continente propôs à CVP estar presente na sua rede de lojas para efectuar embrulhos de brinquedos, tendo em conta a época natalícia que se aproxima, revertendo esta acção num donativo a conceder à nossa instituição. A participação da Delegação da Costa do Estoril da CVP terá lugar nos dias 5 e 6 de Novembro, entre as 08,30 e as 23,00 horas, na loja do Continente do Centro Comercial Oeiras Parque. Solicitamos a vossa resposta até ao dia 28 de Outubro. Esta acção apenas poderá concretizar-se com o vosso envolvimento, pelo que apelamos ao espírito voluntário de cada um, agradecendo que por esta via nos indiquem, até ao próximo dia 28 de Outubro, em que dias e horários estarão disponíveis para participar nesta acção, para que possamos organizar a nossa escala de voluntariado. Solicitamos ainda que a vossa resposta mencione o nome completo, nº BI ou CC, NIF e data de nascimento. Qualquer dúvida que possa surgir, deverá ser colocada através do telefone 214570924 ou através do seguintes email dcostaestoril.asocial@cruzvermelha.org.pt Gratos pela vossa colaboração solidária. Aida Marques Departamento de Acção Social Delegação da Costa do Estoril
28 DE OUTUBRO DIA MUNDIAL DA TERCEIRA IDADE O Dia Mundial da Terceira Idade surgiu pela mão das Nações Unidas como forma de sensibilizar toda a comunidade internacional para um problema de grande importância que se vive hoje em dia, pretendendo despertar as consciências para a delicada situação económica e social da população sénior. De facto, está demonstrado que as pessoas idosas são as que passam mais tempo sozinhas, vivendo frequentemente em carência económica e numa situação de isolamento dos seus familiares, que os deixam muitas vezes ao abandono, em lares ou em casa. E, no entanto, os idosos devem ser considerados como autênticos pilares no seio da família, pois cabe-lhes a transmissão de valores e de conhecimentos aos mais novos, funcionando, até, como um ponto de equilíbrio familiar. No Dia Mundial da Terceira Idade, o destaque vai todo para os mais velhos, pelo que, por toda a parte, são organizadas diferentes tipos de iniciativas como sejam encontros de idosos e crianças ou colóquios sobre os problemas que tanto afectam os mais velhos, sobretudo abandono e maus tratos.