Expo Artes - Pinacoteca Diógenes Duarte Paes - Edição 2018

Page 26

Referências de Jundiahy em foco Mostra de um conjunto de fotos registrado pelas lentes de máquinas fotográficas analógicas e digitais, tiradas ao longo de quatro décadas de edifícios e monumentos da arquitetura jundiaiense que representam uma parte significativa da preservação da memória de nossa história. A maioria das fotos são um registro urbano, rural e ferroviário do patrimônio cultural da cidade. Nelas podemos observar vários locais que hoje foram modificados ou demolidos, ficando somente como documentos fotográficos. A artista começou a desenvolver este trabalho como membro do COMPAC - Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Jundiaí (em 2008/2010 e 2013/2015). Algumas fotos foram usadas para solicitar a preservação e tombamento de forma legal destes ícones, como a Fábrica de Tecelagem Argos pelo CONDEPHAAT em 2016. A fotografia foi uma maneira de contribuir e fazer parte da cultura e da história jundiaiense. Por morar em Jundiaí desde adolescente, Regina Kalman lutou para que se conservem as lembranças de um região que já tem mais de quatro séculos.

24

Regina Kalman Nascida em Osijek, na antiga Iugoslávia, naturalizada brasileira. Reside em Jundiaí/SP desde 1960. Possui licenciatura em Educação Artística, Ciências Sociais, História e em Pedagogia. Também é bacharel em Sociologia, Jornalismo e Direito. É pós graduada em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis, Didática Superior e em História do Brasil. É artista plástica, fotógrafa, poetisa, contista, cronista e ensaísta.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Expo Artes - Pinacoteca Diógenes Duarte Paes - Edição 2018 by culturajundiai - Issuu