

RequeRimentos de ceRtidões paRcelamentos RegistRos

aponte a cÂmeRa do seu celulaR ou acesse:
Através do site oficial do CRO-MG, é possível ter acesso a boa parte dos serviços virtualmente, como: cro.mg/servicos


RequeRimentos de ceRtidões paRcelamentos RegistRos
aponte a cÂmeRa do seu celulaR ou acesse:
Através do site oficial do CRO-MG, é possível ter acesso a boa parte dos serviços virtualmente, como: cro.mg/servicos
a odontologia mineira teve um 2022 cheio de conquistas e realizações em prol da classe. recomeçar após os desafios enfrentados há dois anos, após uma pandemia, não foi uma tarefa fácil para o conselho, que preza a qualidade e valorização profissional dos nossos inscritos.
Juntos, transformamos, superamos e avançamos!
Somos referência para outros estados em relação à nossa luta pelo cum primento do piso salarial para os cirurgiões-dentistas, que começam a copiar o modelo de petição judicial do cro mg e a produzir decisões favoráveis. com isso, essa luta ganha projeção nacional e ganha força com as vitórias em ações locais, o que contribui para o sucesso de outras ações e da causa como um todo. na matéria sobre este assunto, você pode conferir uma retrospectiva da batalha do cro mg em prol do cumprimento do piso e ficar a par das diferen tes frentes de atuação nesse sentido.
Também celebramos o reconhecimento, por parte da Justiça Federal, da harmonização orofacial como legítima especialidade odontológica. ainda que possam haver recursos, essa decisão é um passo nessa outra batalha impor tantíssima de nossa classe.
Em parceria com o SicooB, demos um novo destino à an tiga sede do cro mg, que estava abandonada. o nosso inscrito ganhou uma nova casa da odontologia, com a oportunidade de aproveitar condições exclusivas para seguros, linhas de finan ciamento de equipamentos odontológicos, reformas, aprimoramento técnico e crédito para montagem de clínicas ou con sultórios.
Temos também um compromisso com o futuro e atuamos por meio do cro Solidário para contribuir para a saúde da população. Em par ceria com outras instituições, realizamos diversas ações sociais em cidades e zonas rurais de minas, com muita informação, bom humor e acolhimento. na coluna cro Solidário, você confere algumas das várias iniciativas realizadas nos últimos meses.
o encontro entre profissionais, a possibilidade de networking e de troca de conhecimentos e experiências também são muito importantes e comemora mos o retorno de congressos presenciais com a melhora da pandemia. Falamos de alguns dos principais eventos da classe, entre os quais a Semana Tiradentes da odontologia nacional, que reuniu pessoas de todo o país e foi um sucesso. Esse e outros congressos já estão se organizando para as edições de 2023.
até aqui, citei algumas de nossas conquistas sobre as quais você, inscrito, vai se informar melhor nesta edição. você também poderá rever nossos gran des eventos que aconteceram durante o ano e que marcaram momentos inesquecíveis para o crescimento da classe, como a primeira edição do cro run, promovendo saúde e bem-estar aos nossos profissionais e suas famílias.
o futuro da odontologia é agora!
Boa leitura!
raphaEl caSTro moTa presidente do conselho regional de odontologia de minas gerais“Juntos, transformamos, superamos e avançamos!"
volta dos congRessos após a pandemia, congressos voltam a ser realizados
entRevista dr. heron martins fala sobre como foi o maior Encontro de Saúde pública de minas gerais
capa piso salarial: vitórias mostram avanço nessa justa batalha da classe 16
14
cRo Run corrida cro já foi um sucesso em sua primeira edição
antiga sede Revitalizada Em parceria com o SicooB, imóvel é reformado
hof Sentença reitera competência do cirurgião-dentista na especialidade
semana da odontologia programação online e gratuita com mais de 15 palestras
cRo solidÁRio conheça os principais projetos e ações sociais promovidos
cRo Jovens programa passa a funcionar em toda minas gerais
Publicação trimestral oficial do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais
rua da Bahia, 1477 | lourdes cep 30.160-017 | Belo horizonte | mg Telefax: (31) 2104-3000 cromg@cromg.org.br www.cromg.org.br
presidente: Dr. Raphael Castro Mota diretor Secretário: Dr. Carlos Alberto do Prado e Silva diretor Tesoureiro: Dr. Ricardo Alves Corrêa presidente da comissão de Tomada de contas: Dr. Leonardo Rezende Vilela presidente da comissão de Ética: Dra. Marina Mendes Moreira membros da comissão de Tomada de contas: Dra. Vanessa Turetta Moraes Pompei e Dra. Stella Braga de Oliveira Cabral Secretário da comissão de Ética: Dr. Roosevelt Carvalho da Silva vogal da comissão de Ética: Dra. Jacqueline Silva Santos coordenador das câmaras Técnicas: Dr. Heron Ataide Martins assessoRia tÉcnica Secretário Executivo: Dr. Gustavo Temponi procurador geral: Dr. Paulo Viana Comunicação CRO-MG: gerente: Luiz Felipe Faria assessoras: Arethuza Capella, Jéssica Soares, Marjorie Riff assessoria odontológica: Dra. Natália Bomtempo, Dra. Mariane Ferrão, Dr. Cleso Guimarães, Dra. Marcela Barletta, Dra. Iasmin Araújo redação, edição, infográficos, diagramação e projetos gráfico/ editorial: DUO Conteúdo e Design Editora: Marina Dias
Editor de arte: Edmundo Serra designer: Júnior Oliveira Jornalista: Gabriel Marques
Com a melhora da pandemia, eventos presenciais foram retomados, com sucesso, pelo CRO-MG
não, a pandemia da covid-19 não acabou. mas nós aprendemos a lidar com ela. medidas como vacinação, uso de máscaras e o distancia mento social conseguiram conter o avanço desenfreado da doença. E quando a situação ficou mais con
trolada, a vida, pouco a pouco, retor nou ao normal. E entre as grandes demandas reprimidas pelo período mais severo do isolamento, a reto mada dos eventos presenciais era uma das mais aguardadas. com chave de ouro, a Semana Tiradentes de odontologia nacio nal abriu o ano de 2022, que re servava grandes encontros para a área. Entre os dias 04 e 06 de maio, o evento reuniu os conselhos re gionais de todos os estados bra sileiros, além do conselho Federal de odontologia, em uma das mais especiais cidades históricas mi neiras, Tiradentes. os mais de 500 participantes que integraram as atividades mostraram que o públi co estava com sede de compare
cer aos encontros presenciais, que seguiram em alta em todo o ano.
Em junho, foi a vez do congres so internacional de odontologia de São paulo, que teve início no dia 29 daquele mês, seguindo até 02 de julho. O CRO-MG não ficou de fora do encontro, acompanhando de perto as inovações e atualidades do mercado odontológico apre sentadas ao longo dos quatro dias de programação intensa: cursos, conferências e mais de 240 expo sitores nacionais e internacionais fizeram parte do evento sediado na capital paulista.
retornando ao solo mineiro, a Expo-dental ganhou os holofotes entre os dias 23 e 25 de agosto, em Belo horizonte. o encontro
foi realizado em conjunto com a Expo-hospital Brasil 2022, evento dedicado a toda a área da saúde, que voltou com tudo depois de um hiato de três anos ocasionado pela pandemia de covid-19. Foram mais de 30 congressos direcionados a praticamente todos os segmentos da saúde, sendo cinco especial mente dirigidos à área odontológica. além disso, cerca de 200 empresas levaram ao Expominas di versos produtos do setor, num espaço de feira superior a 8 mil me tros quadrados. a edição 2023 já está confirmada e promete ser um grande sucesso.
a XXvii Jornada mineira de Esto matologia sabe bem como a pan demia impactou a realização dos
eventos. Em 2019, foi decidido que a edição seguinte da JomE seria em uberlândia, na Faculdade pitágoras, mas a explosão dos casos acabou levando à interrupção do plane jamento. optando por não fazer o evento de forma remota, a organi zação da Jornada foi reiniciada no final de 2021, pensando em 2022. A data foi mudando, até que, em ou tubro de 2022, entre os dias 5 e 7, a universidade do Triângulo mineiro finalmente recebeu o evento. “Nos sos apoiadores foram essenciais para o sucesso, já que a Jornada não tem fins lucrativos e é voltada para os alunos de graduação”, conta a dra. mirna cordeiro, coordenadora do evento.
ao longo dos três dias, os mais
de 400 participantes da jornada puderam aprender com os traba lhos de estudantes selecionados pela organização da JomE. "Eles foram divididos em apresentações orais e painéis, abordando casos clínicos e pesquisas científicas", conta a dra. cordeiro. além da con tribuição dos alunos, a JomE tam bém contou com dois eventos com nomes de peso do mundo acadê mico. o professor da uFu, dr paulo vinícius Soares, deu uma palestra sobre a síndrome do envelheci mento precoce e doenças não ca riosas, e os professores da uSp e da unicamp, dr. andré caroli rocha e dr. márcio ajudarte lopes, participa ram de uma mesa-redonda sobre a osteonecrose medicamentosa dos maxilares. "Tenho recebido elogios principalmente na formação do aluno, pela interação com outras instituições e outros professores", destaca a dra. cordeiro. a institui ção que sediará a JomE do ano que vem já foi definida: acontecerá na unilavras, no sul de minas.
retomar os encontros presen ciais, ampliar as possibilidades de um networking mais concreto e profundo, além de variar um pouco das conversas online (que devem perdurar, por seu caráter prático e sem fronteiras físicas) são ótimos motivos para já ir pensando no seu calendário de encontros do próxi mo ano!
Debates, palestras e vários projetos para mudar o país. Foi assim a terceira edição do Encontro mineiro de administradores e profissionais dos Serviços públicos de odontologia, ou Emapespo. ao longo de quatro dias em setembro, membros do cro mg e de entidades públicas se reuniram no evento promovido pela câmara Técnica de Saúde coletiva do cro mg, feito em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de minas gerais. Tendo como tema “Saúde bucal coletiva: direito ou utopia?”, os participantes discutiram sobre a regionalização das políticas públicas e os direitos da população no atendimento odontológico do SuS. conversamos com o dr. heron martins, um dos organizado res do Emapespo, para saber um pouco mais sobre como foi a terceira edição e o que podemos esperar para o ano que vem. confira!
o que é o emapespo e qual o objetivo do evento? o evento surgiu logo na primeira reunião da câmara Técnica de Saúde coletiva, criada durante a pandemia, no final de julho de 2020. vimos a potencialidade dos encon tros virtuais e decidimos levar o debate para o público em geral. afinal, não há por que se discutir a saúde pública ape nas com os profissionais de odontologia. Temos que incluir gestores e administradores também. além de debater polí
ticas, o Emapespo também foi criado para reconhecer atuações inspiradoras e proativas, passíveis de implementa ção em outros locais. a organização dos encontros é feita pelos membros da cTSc do cro mg, com o apoio da SES-mg. São realizadas reuniões ordinárias e extras, para promo ver o desenvolvimento e a execução do evento, por meio de definição das temá ticas e datas e análise das propostas do público participante. no final de cada evento, também é feito um relatório, com o feedback dos participantes, para ajudar a definir como será a organização das próximas edições do Emapespo.
como foram a primeira e a segunda edições?
a primeira edição ocorreu em 2020 e a segunda em 2021. a agenda dos even tos era composta por mesas temáticas, feitas de forma virtual, e por apresenta ção de experiências em saúde bucal. Em
Dr. Heron Martins, organizador do Emapespo, faz do evento uma plataforma para a promoção de políticas públicas
“São cerca de 20 horas de conteúdo que continua disponível no Youtube para quem quiser acompanhar.”
2020 o tema foi “Inovação e gestão: os desafios em período pandêmico e cuidado oportuno e seguro e baseado em evi dência”, e, em 2021, “Saúde bucal coletiva em tempos de pandemia: integralidade e gestão do cuidado”. as duas edi ções tiveram 1.339 inscritos, emissão de 412 certificados, 20 mil visualizações no Youtube, publicação de 2 relatórios finais e anais do evento, com 93 relatos, além de premiação. conte-nos um pouco sobre a terceira edição do emapespo.
Foram quatro dias de evento, totalmente online, com ho rários alternando entre manhã, tarde e noite. São cerca de 20 horas de conteúdo que continua disponível no Youtube para quem quiser acompanhar. aproveitamos que era um ano de eleições para elaborar uma carta, que foi enviada para o governo de minas e políticos de diferentes esferas, com su gestões de políticas públicas. Também encaminhamos esse material para todos os candidatos ao governo estadual, o ministério da Saúde e o conselho Federal de odontologia, repleto de projetos relacionados às boas práticas no Sistema Único de Saúde.
“Por meio do questionário, descobrimos que 70% dos respondentes eram do serviço público: pessoas que podem ajudar a implementar e divulgar os temas e projetos debatidos durante o encontro.”
e como foi a participação das Ligas acadêmicas? Elas são compostas por professores universitários e es tudantes de odontologia que ajudam a implementar essas boas práticas e a debater os resultados. Temos participantes da uFmg, uFJF, unimontes e uFvJm cada uma fez uma apresentação relacionada ao tema principal dessa edição do Emapespo, além de relatar as atividades que estão desen volvendo. os alunos da residência, que participam dos projetos ligados à atenção básica e à saúde da família, foram muito elogiados. afinal, a saúde é um direito no Brasil e essa interação entre cada liga nos permite valorizar os profissio nais e extrapolar a nossa atuação.
Foi um sucesso de público? Qual o perfil dos parti cipantes?
Sim! Foram mais de 1400 participantes, participação supe rior à soma do público das outras duas edições. por meio do questionário, descobrimos que 70% dos respondentes eram do serviço público: pessoas que podem ajudar a implementar e divulgar os temas e projetos debatidos durante o encontro.
e como será a quarta edição do emapespo? o tema da próxima edição ainda não foi definido. com o questionário, constatamos que uma parte expressiva dos respondentes está interessada em ter algum tipo de ativi dade presencial. por isso, estamos estudando a realização do próximo Emapespo no modelo híbrido, contemplando tanto aqueles que clamam por este formato quanto os ou tros que não conseguem se deslocar para Belo horizonte, acompanhando as atividades pelas transmissões. a pró xima edição acontecerá em setembro de 2023.
O CRO-MG vem batalhando pelo cumprimento do piso nas cidades mineiras e seu pioneirismo virou referência para ações de Conselhos em diversos outros estados brasileiros
não é segredo ou novidade para os cirurgiões-den tistas que o piso salarial da categoria existe e é previs to em lei. aliás, a legislação a respeito é de 1961 - ou seja, tem mais de 60 anos. no entanto, a luta efetiva para seu cumprimento e seus primeiros resultados po sitivos são recentes, o que significa que a batalha teve avanços importantes, mas segue sendo necessária. atualmente, o cro mg tem quase 400 ações ju diciais e todos os municípios de minas já foram noti
ficados extrajudicialmente quanto à questão, e estão sendo novamente, a partir de novidades na jurispru dência. Também foram visitados por representantes do conselho mais de 150 municípios, tendo sido feitas reuniões com profissionais e autoridades do Legisla tivo e Executivo. para uma melhor compreensão do patamar em que essa luta se encontra hoje, é impor tante conhecer os primeiros passos desse pioneiris mo mineiro.
Em 2019, o cro mg realizou a pri meira ação judicial, pedindo cumpri mento do piso salarial em um concurso público de uma cidade minei ra. Essa ação pioneira gerou reper cussão nacional, o que levou a diversos desdobramentos. o primeiro deles foi a adoção da mesma pos tura por outros conselhos, o que ampliou as fronteiras da reivindica ção pelo justo pagamento dos pro fissionais da categoria, dando mais força e voz à luta.
como consequência disso, ou tras ações judiciais em outros esta dos (com julgamentos em segunda instância mais rápidos, por serem estados vinculados à jurisdição de outros tribunais federais com me nor acervo de processos do que o tribunal ao qual o estado de minas está vinculado) trouxeram vitórias importantes e, com elas, entendi mentos sobre a lei que facilitam o cumprimento quando exigido por via judicial ou mesmo extrajudicial. isso porque a questão do piso sala rial não era pacificada. Muitos ques
1961
publicação da lei Federal 3.999/1961, que define piso salarial para 20h de trabalho dos profissionais da Odontologia em 3 salários mínimos.
Em Montes Claros, no último mês de agosto, o Presidente do CRO-MG, Dr. Raphael Castro Mota, entregou ao Governador de Minas, Romeu Zema, uma carta com uma série de propostas importantes de melhorias, crescimento e desenvolvimento da Odontologia Mineira
tionamentos eram levantados em diversos pontos da matéria. pouco a pouco, esses pontos vão sendo apreciados, definidos, e os questio namentos, derrubados. isso aconte ceu, por exemplo, com a questão da validade da lei para o setor público. alguns defendem que a lei Fede ral n.º 3.999/ 1961 somente se aplica
para o setor privado. no entanto, a lei que estabelece o piso deve ser interpretada sistematicamente e em consonância com a constituição, que prevê a competência privativa da união para legislar sobre as con dições para o exercício de profissões (cF/88, art. 22, Xvi), o que implica a necessidade de observância do piso também pelo serviço público. Esse tem sido o entendimento do STJ e STF nos julgamentos recentes sobre a aplicação da lei Federal n.º 3.999/ 1961 também para o empregador poder público.
Outro ponto que foi definido re centemente diz respeito à questão do reajuste do piso salarial. na lei de 1961, a definição do piso é de três sa lários mínimos para 20 horas de tra balho. uma determinação do STF de 2022 passa a considerar que o re ajuste do piso salarial não pode ser automático de acordo com aque le do salário mínimo. a partir dessa decisão, outra iniciativa do cro mg foi o apoio institucional na criação do SinprodonTo mg, que está em processo de registro, no momento. “O Sindicato vem para preencher a lacuna de atualização do piso sa larial, ato que só pode ser realizado por Sindicatos, e não por conse
Elaboração, pelo cro mg, da primeira petição para contestar o salário previsto em um edital de concurso público municipal em minas gerais, representando a primeira vitória dos conselhos no STF em favor do cumprimento da lei do piso salarial.
JaneiRo - primeira ação judicial do cro mg a respeito do cumprimento do piso, relativa a um concurso público do município de São Thomé das letras. a decisão liminar foi favorável ao conselho, e o município recorreu (no momento, a ação aguarda julgamento em segunda instância). início das ações judiciais e notificações extrajudiciais para municípios de minas gerais. Todos os municípios já foram notificados e até agora já foram feitas mais de 400 ações.
lhos”, explicou o presidente do cro mg, dr. raphael castro mota, em reunião realizada virtualmente em agosto último, quando tirou dúvidas dos mais de 700 inscritos a respeito do tema do piso salarial e explicou o funcionamento da construção de jurisprudência e atitudes do conse lho para que seja respeitada a lei. apenas sindicatos podem apro var convenções e acordos coletivos, estabelecendo os reajustes. como o dr. raphael explicou na reunião virtual, a maior entidade do estado, o Sindicato de odontologia de minas gerais (SomgE), não existe mais, estando inclusive com o cnpJ ina tivo. “Sem Sindicato, poderíamos ficar com piso congelado para sem pre”, afirmou. Além disso, a entidade também pode assegurar o direito de greve, por exemplo, caso mu nicípios não aceitem o reajuste do salário. “É mais uma iniciativa, por tanto, em prol dos direitos da clas se”, disse.
Encontro na cidade de Grão Mogol, no último mês de setembro, com vereadores e profissionais da Odontologia, em que ficou estabelecida uma reunião com o prefeito, Diêgo Antônio Braga Fagundes, para definir o orçamento municipal para o cumprimento do piso
outros estados começam a copiar o modelo de petição judicial do cro mg e a produzir decisões favoráveis. a primeira vitória foi em chã grande, pernambuco, a partir de ação do cro pE. a causa foi até ao STF, que manteve a decisão contra o município, representando a primeira vitória dos conselhos em favor do cumprimento da lei do piso salarial.
setemBRo - acordo de colaboração Técnica com a procuradoria regional do Trabalho de mg, permitindo ao cro mg o papel de fiscalização de questões trabalhistas. a decisão permite que os fiscais atuem no setor privado, garantindo cumprimento das leis trabalhistas nesse setor.
acesse o qr code ao lado e tenha todas as informações, números e atualizações sobre a questão do piso salarial.
outuBRo - Segunda decisão judicial favorável no STF, a partir de ação do cro pB. nela, o ministro ricardo lewandowski deliberou que apenas a união tem competência para questões relativas ao piso salarial, que deve ser aplicado também aos servidores municipais. Essa decisão foi também de grande importância.
processo de criação do SinprodonTo mg com apoio do cro mg. o Sindicato que vem para preencher a lacuna de atualização do piso salarial, ato que só pode ser realizado por Sindicatos, e não por conselhos. criação pelo cro mg de ferramentas online práticas e atualizadas para acompanhar o andamento dessa luta, como o mapa do piso e o Boletim do piso salarial.
acesse o qr code ao lado e confira na íntegra a reunião com o presidente do cro mG, raphael castro mota, sobre o tema
para reivindicação de pagamento justo para cirurgiões-dentistas de forma mais ampla é preciso, tam bém, garanti-lo no setor privado, onde há casos de desrespeito ao que diz a legislação. contudo, o cro mg teoricamente não pode fiscalizar questões trabalhistas, o que dificulta uma pressão nesse sentido. assim, outra medida da atual gestão foi uma busca de parceria com a pro curadoria regional do Trabalho de mg. Foi feito, em 2021, um acordo de Cooperação para que o fiscal do CRO-MG tenha prerrogativa de fis calizar a questão trabalhista.
graças a esse acordo, já renovado para viger por mais um ano, ficou per mitida a adoção de procedimentos para conferir maior eficiência à fiscali zação das relações de emprego e das condições de saúde dos profissionais em estabelecimentos odontológicos. Ficou à cargo do cro mg cumprir e fazer cumprir a legislação, prestar
assessoria técnica quando solicitada, receber denúncias sobre situações de trabalho, entre outros pontos. Já a procuradoria é quem pode penalizar em relação a questões trabalhistas.
o ano de 2022 foi de holofotes para o piso dos profissionais da En fermagem. a lei 14.434, de 2022, sancionada em agosto, altera o texto de regulamentação da atividade da categoria para instituir o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do auxiliar de Enfer magem e da parteira.
o que estava em discussão, até o fechamento desta edição, era o im pacto financeiro da medida e propos tas para financiamento. Até o fecha mento, a aplicação da lei ainda estava suspensa pelo STF por essa falta de
recursos para o custeio, e o congres so busca aprovação de propostas que permitam aos estados e municí pios bancar essa diferença.
Segundo dr. raphael, o momen to atual de discussão do piso da Enfermagem é importante também para a luta dos cirurgiões-dentis tas. “É um momento valoroso para a gente trabalhar a causa de for ma administrativa, onde temos tido muitas vitórias”, afirmou.
o site cro.mg/pisosalarial tem informações, números e atualiza ções sobre a questão do piso sa larial. É possível fazer denúncias de descumprimento do piso através do e-mail pisosalarial@cromg.org.br. além disso, há o Boletim do piso, com novidades acerca do tema, como as mais recentes notificações extrajudiciais e decisões judiciais, o que pode ser visto em nosso ins tagram, @cromgoficial.
o piso no setoR pRivado
A 1ª edição do CRORun foi um sucesso.
São vencedores todos os que participaram dessa iniciativa de conscientizar sobre a importância das atividades físicas
a praça JK e a avenida Ban deirantes, na região centro-Sul de Belo horizonte, foram tomadas por profissionais da Odontologia no último dia 12. o local foi escolhido para realização da primeira edição do cro run, corrida da odonto pela saúde, e ela já foi, de cara, um sucesso. Foram mais de mil inscri tos que participaram, numa manhã animada e cheia de saúde, de uma
das três opções de percursos: ca minhada de 3km, corrida de 5km e corrida de 10km.
Quem subiu ao pódio nas dife rentes categorias foi contemplado com prêmios que somaram mais de 10 mil reais. além dos corredores medalhistas, 10 sorteados também levaram kits acadêmicos gnatus e lubrificantes de aparelhos, ofereci dos pela acapo e doctor point.
não só os atletas se divertiram naquela manhã de dia das crianças. Familiares também vivenciaram ati vidades variadas e uma confraterni
zação animada. os pequenos tam bém tiveram vez e curtiram o Espaço Kids, cheio de atividades recreativas enquanto os pais se exercitavam. o cro run é promovido pelo CRO-MG e pela Fundação Filadélfia, com patrocínio da Qualicorp, uni med, doctor point e apoio da acapo. Seu intuito é incentivar a prática de exercícios físicos em todas as ida des, bem como gerar conscientiza
ção sobre a importância de hábitos saudáveis para a população. assim, esperamos que os profissionais da odontologia sejam promotores da saúde para além dos consultórios e hospitais, levando essa causa para todos os âmbitos de suas vidas. além disso, parte do valor arrecada do nesse projeto é destinado a ações sociais da Fundação Filadélfia, aju dando ainda mais pessoas.
pATRiMônio cRo-Mg
Em parceria com o SiCOOb, o CRO-MG deu novo destino ao imóvel da antiga sede
o coração do lourdes, entre o vaivém dos carros e pedestres da avenida do contorno, um imóvel cercado por tapumes. ao longo de aproximadamente 10 anos, a antiga sede do CRO-MG ficou deserta. Mas não mais! por meio de uma parceria da diretoria do Conselho com a instituição financeira cooperativa SicooB, o imóvel reabriu suas portas, trazendo uma série de benefícios.
dar uma nova função ao local era um grande desejo da nova gestão do cro -MG. “É um patrimônio do Conselho, ava liado em quase r$5 milhões, deteriorando há mais de dez anos”, conta o presidente do Conselho, Dr. Raphael Mota. “Era incon cebível deixar da forma que estava. como não tinha uma destinação, o local acabou abandonado na última década, trazendo uma série de problemas. Tivemos de con tratar uma empresa de segurança para vigiar o local, pois estavam ocorrendo in vasões”, lembra o dr. gustavo Temponi, Secretário Executivo do cro mg. para reabrir, era necessária uma refor ma. E, por meio da parceria com o SicooB, o espaço foi renovado sem que um centa vo saísse dos cofres do conselho, graças ao contrato de cessão onerosa, no qual a empresa do ramo de crédito ficará deso nerada de pagar o aluguel até contrapor o investimento feito. Segundo o presidente do conselho, cerca de r$ 1,5 milhão foi economizado dessa forma. a inauguração do espaço aconteceu no dia 21 de setem bro, com presença de representantes das duas entidades, e muita animação pelas possibilidades dessa parceria e da nova vida dada ao imóvel.
a parceria também estende os benefícios a toda categoria, indo além das quatro paredes da agência. Os profissionais inscritos no CRO-MG podem aproveitar condições exclu sivas para seguros, linhas de finan ciamento de equipamentos odon tológicos, reformas, aprimoramento técnico e crédito para montagem de clínicas ou consultórios. dr. raphael lembra que essa ideia de uma par ceria com o SicooB surgiu no início da pandemia, um período de grandes dificuldades para os Cirurgiões-Den tistas. Segundo ele, foi uma maneira de dar amparo aos profissionais na quela ocasião. a renovação do imóvel veio como uma boa oportunidade, aliada à questão dos benefícios. Se
gundo o presidente do conselho de administração do SicooB credifor, Júlio cézar ribeiro de andrade, "o SicooB oferece todos os produtos e serviços de uma instituição financei ra convencional, só que de um jeito bem diferente, onde todos crescem juntos e os resultados são compar tilhados', diz. Ele explica que os co operados contam com taxas justas, rendimento vantajoso comparado ao mercado, participação nos resul tados, atendimento humano, gestão democrática e uma forte atuação social. "isso porque acreditamos que a cooperação é o caminho para um mundo melhor, mais humano e mais justo, com melhores oportunidades para todos!"
o SicooB também ganhou um vizinho de prestígio: a casa da odon tologia. como a agência usa cerca de um quinto do imóvel, o restante do espaço será importantíssimo para o dia a dia do cro parte da adminis tração do conselho será transferida para a unidade, junto de alguns itens do Museu da Odontologia, que fica rão expostos no foyer do novo audi tório. “Nós vamos desativar o antigo auditório, na rua Santa catarina. É um imóvel de custo elevado. logo, a mudança representa mais uma eco nomia para o conselho.” ressalta o dr. gustavo. o novo espaço estará à dis posição do cro para palestras, cur sos e eventos das comissões, câma ras Técnicas e do cro Jovem.
Justiça Federal reconhece a HOF como legítima especialidade da Odontologia
mais um passo no caminho à vitória na luta em prol da legitimidade da atuação odontológica na harmonização orofacial. Em agosto úl timo, a Justiça Federal do distrito Federal julgou improcedente o pe dido de anulação da resolução cFo 198/2019, aquela que reconhece a hoF como especialidade odontoló gica. o pedido havia sido feito pelo conselho Federal de medicina e ou tras entidades médicas.
ainda que caiba recurso, essa deci são representa uma vitória e deve ser celebrada. o presidente do conselho Federal de odontologia (cFo), Juliano do vale, ressaltou a importância da en tidade na luta pelos direitos da classe odontológica e reforçou a importân cia de esse ser um avanço respaldado pela legislação e pela Justiça. “O CFO trabalha sempre com muita caute la, responsabilidade e paciência para alcançar um passo à frente do outro, sempre amparado na Justiça”.
a alegação da parte que pedia a anulação da resolução era de que se estava ferindo a lei do ato médico e a própria lei que regulamenta a odon tologia, afirmando que a realização de procedimentos invasivos esté ticos é exclusiva de médicos. contudo, a sentença judicial considera improcedente esse pedido de anu lar a resolução cFo 198/2019. na fundamentação da sentença, o juiz ponderou que “a Harmonização Oro facial, portanto, embora possa ser in vasiva – um conceito extremamente vago e relativo – restringe-se à região anatômica, grosso modo, da boca, do pescoço e da face (cabeça). a região orofacial corresponde anato micamente à região bucomaxilofa cial que, desde a edição da portaria
cFo-54, de 2 de novembro de 1975, está inserida numa das searas de especialização da odontologia”.
E continua: “Malgrado sejam es pecialidades distintas, ambas as es pecialidades da odontologia, tanto a antiga cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial, quanto a novel harmonização orofacial, atuam aparen temente sobre a mesma região ana tômica, área que parece ser comum também às especialidades médicas da cirurgia plástica, da dermatologia, da otorrinolaringologia, da neurocirurgia e da cirurgia de cabeça e pescoço”.
a conclusão do juiz da 8ª vara Fe deral do distrito Federal é a seguinte: “Não há dúvida, portanto, de que a harmonização orofacial é uma legítima especialidade odontológica”.
Em resumo, a sentença conclui que não há ilegalidade na atuação odon tológica na harmonização orofacial. o presidente da câmara Técnica de harmonização orofacial do cro mg, dr. renato valle de oliveira, comemora a decisão: "um marco jurídico impor tante para a odontologia Brasileira! a lei nº 5.081/66, que regula o exercício da nossa profissão, é forte e possibilita uma evolução dinâmica e conscien te. a resolução-cFo-198/2019 veio firmar o reconhecimento da Harmo nização orofacial como mais uma es pecialidade a ser exercida pelo cirur gião-dentista", afirma.
Ele acrescenta que o cro mg conta com uma câmara Técnica de hoF atuante e acessível a toda classe odontológica mineira. "Sua finalidade é de ouvir, orientar e acompanhar as atualizações e evoluções da recém -especialidade, com foco na ética e seriedade, valores imprescindíveis para o exercício da profissão."
Terceira edição do evento teve programação extensa e gratuita. Palestras ficam disponíveis online até dia 24 de novembro
democrática, tecnológica e imper dível. Este é um bom jeito para tentar resumir a Semana da odontologia. a terceira edição do evento, que acon teceu entre os dias 24 e 28 de ou tubro, em um formato totalmente di gital e gratuito, foi aberta para todos os profissionais inscritos no CRO-MG. “A data foi escolhida em torno do dia de celebração do cirurgião-dentista, que acontece todo 25 de outubro”,
revela a dra. mariane Ferrão, uma das organizadoras do evento.
a primeira edição aconteceu em 2020 e trouxe consigo um aprendi zado de se programar para atender milhares de pessoas em tempos de pandemia: lives, videoconferências e conteúdos gravados. o formato pode até dividir opiniões, mas é inegável que o alcance de eventos do tipo é muito maior. “Se fizermos presencialmente, podemos sofrer com limitações de auditório, espa ço, deslocamento”, pontua a dra. Mariane. “De forma online, conse guimos atender a todos os mais de 75 mil profissionais do CRO, de todas as regionais.”
na abertura, os participantes pu deram acompanhar uma live com o dr. raphael castro mota, presiden te do cro mg, e o dr. José carlos imparato. o professor de odonto pediatria da uSp teve como tema da sua palestra as práticas neces
sárias para se exercer uma odon tologia minimamente invasiva. nos quatro dias seguintes, houve apre sentações, mesas-redondas e ou tros tipos de atrações tratando de diversos temas, entre eles, inova ções em endodontia, ozonioterapia, harmonização facial, ferramentas a laser, lesões bucais, uso de resina e muito mais. para encerrar, aconte ceu o Simpósio de odontologia do Sono. Foi lançado, ainda, um edital do cro mg, premiando projetos e pesquisas de políticas públicas de odontologia.
Os profissionais que fizeram ins crição prévia tiveram direito a cer tificado de participação. Mas para quem não pôde participar ao longo da Semana, uma boa notícia! as 15 palestras ficam disponíveis on line para visualização de qualquer pessoa até o dia 24 de novembro, acessando o link cro.mg/semanada odonto.
Criado em 2020, o cRo-mg partner, inicialmente, tinha como objetivo principal mitigar os efeitos econômicos e profissionais causados pela Covid-19, no âmbito do estado de Minas Gerais.
Hoje, o cRo-mg partner ultrapassou o caráter emergencial do momento pandêmico e se elevou ao patamar de um programa de benefícios que busca, incessantemente, parcerias e serviços que possam agregar e atender às aspirações da Odontologia Mineira.
z bolsas em instituições de ensino renomadas z Soluções em gestão, marketing e empreendedorismo z Consultorias financeiras e seguros z Plataformas e cursos online z Soluções ambientais e em saúde z Moda e beleza z Cortesias em restaurantes e muito mais.
paRa mais infoRmações
aponte a cÂmeRa do seu celulaR ou acesse:
partner.cromg.org.br/#nossoparceiro
BENEFÍcIOS ExcLUSIvOS paRa OS INScRItOS. para QuE poSSam DESFRUtaR dE BoaS condiçõES dE TraBalho, SaúDE, LazER E apRENDIzaDO
As parcerias são realizadas sem a transferência de recursos financeiros.
a saúde das crianças é a saúde do nosso fu turo. por isso, semear o cuidado é essencial. com esse propósito, o cro mg, em parceria com a prefeitura de Tiradentes e o centro universitário p residente Tancredo de a lmeida n evesunipTan, atendeu mais de 800 crianças durante a i Semana Tiradentes de odontologia nacional, realizada em maio na cidade mineira. ao longo de quatro dias, foram desenvolvidas atividades lúdicas e interativas com foco na higiene bucal. Teatro de fantoches, escovações supervisionadas (foto) e mais ações divertiram e ensinaram os pequenos, com a participação de acadêmicos do curso de odontologia da unipTan o projeto ainda distribuiu kits de higiene bucal para os pro fessores e alunos que participaram do evento.
uma carreta equipada com dois consultó rios e muita força de vontade para fazer acontecer. É assim que o projeto universidade nas comunidades (foto) pega a estrada, le vando informação, assistência e saúde para comunidades do interior do estado. a iniciativa da u niversidade Federal dos vales do Jequitinhonha e mucuri (uFvJm), em parceria com o cro mg, esteve nas cidades de: gouveia em julho, de diamantina em agosto e de Janaúba em outubro os oito consultórios itinerantes do projeto foram utilizados para re
alização de atendimentos de triagem e tratamento dos pacientes, com profissionais e acadêmicos de odontologia. Escovação su pervisionada, atividades educativas, distribuição de cartilhas educativas e kits de higiene bucal ajudaram a levar a saúde e o bem-estar ainda mais longe. outras cidades receberão a carreta ainda este ano, levando tratamento odontológico de qualidade à popu lação. no próximo ano está previsto que o cro mg equipe mais uma carreta, para am pliar o projeto.
Já diz o ditado: juntos, vamos mais longe. E o cro mg leva este lema bem a sério. Em abril, membros do conselho se juntaram ao Serviço Social Autônomo de Minas Gerais (Servas-MG) para ajudar cerca de 350 crianças de institui ções de caridade de Bh e região metropolitana a cuidarem bem dos seus dentes, mostrando que é possível aproveitar a vinda do coelhinho dos ovos de chocolate sem descuidar da saúde bucal. a páscoa servas (foto) teve início na se gunda, logo após o feriado, que foi em 17 de abril. na programação, teatro de fantoches e o esco vódromo, demonstrando como se faz uma escovação adequada. Já em maio, o cro Jovem de ipatinga, no vale do aço, atendeu 236 crianças do acampamento maanaim, que per tence à igreja maranata. o projeto não parou por aí: caiu na estrada e foi para João monlevade, distribuindo kits de higiene bucal para 300 pe quenos da escola municipal israel pinheiro.
Em agosto, reservas indígenas dos povos Xacriabá (foto), no norte de minas, receberam uma visita para lá de importante: a caravana da Saúde, que passou com sua van adaptada para oferecer atendimento às aldeias de Sumaré, Brejo e Traíras, disponibilizando tratamentos, informações e as sistência odontológica aos moradores. o projeto social itinerante foi viabilizado pela parceria do cro mg com a ong amigos de minas e a prefeitura de São João das missões, alcançando também os habitantes do município, que possui o menor ín dice de d esenvolvimento h umano do estado. durante um fim de semana, quatro equipes de profissionais da o dontologia se dividiram para atender a todas as demandas.
Foram realizados atendimentos nas áreas de endodontia, cirurgia, prótese e clínica geral. além de São João das missões, a van, cedida pelo Servas e Fetramov, juntamente ao consultório portátil ad quirido pelo cro mg, já esteve em Soares e Belo horizonte. Em novembro, o projeto passará por conselheiro lafaiete, pedrinhas e Barbacena. Em dezembro, varginha e Juvenília receberão a caravana resgatando Sorrisos. o projeto está sendo um sucesso e já está com agenda fechada até março de 2023. algumas ações são realizadas pelos voluntários da nossa comissão de ações Sociais, que tem desenvolvido um trabalho incrível. Já outras são executadas em parceria com prefei turas e universidades.
Palestras, ações sociais e debates: saiba tudo que aconteceu na 1ª edição da Semana Tiradentes da Odontologia Nacional e como anda o planejamento para o ano que vem
No fim do século XVIII, um grupo que sonhava em mudar o destino de um país se reunia em salas es curas de ouro preto. o movimento foi duramente reprimido pela coroa portuguesa, fazendo de Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier, o al feres que se tornou o patrono dos cirugiões-dentistas, a principal vítima
– depois alçado à condição de herói nacional. nada mais justo que, no bi centenário da independência, a cida de da região do campo das vertentes que leva seu nome reunisse pessoas preocupadas com a melhoria do país, da classe e com a comunidade do en torno: a Semana Tiradentes da odon tologia nacional.
por isso, na primeira semana de maio, a cidade de Tiradentes rece beu o evento promovido pelo cro mg, que reuniu representantes de todos os conselhos regionais e o conselho Federal de odontologia. centenas de participantes se reuni ram no centro histórico de Tiraden tes para desfrutar das mais de 30 horas de palestras e mesas redon das. os principais temas abordados foram divididos em dois segmentos: odontologia multidisciplinar e har monização orofacial. laminados ce râmicos, facetas em resina, últimas novidades em laserterapia, odonto logia preventiva, ética e legislação, dentística e vários outros assuntos foram destrinchados nas atividades.
“A 1ª edição da Semana de Tira
dentes reuniu mais de 500 profissio nais da odontologia, contando com as presenças dos presidentes dos conselhos regionais de odontologia, o presidente e conselheiros do cFo e tantos colegas de profissão que mar caram um encontro inesquecível e de muito aprendizado”, afirma o Presi dente do cro mg, dr. raphael castro Mota. “Foi uma grande honra recebê -los na cidade de Tiradentes para um encontro científico e saber que o evento foi um verdadeiro sucesso.”
mas a Semana Tiradentes já tinha começado antes das palestras. logo na segunda, teve início a agenda so lidária da programação, atendendo estudantes de oito escolas públicas no entorno da região sede do evento. “Algumas das instituições são bem distantes, na zona rural de Tiraden tes, onde chegamos a percorrer 40 minutos em estradas de terra”, lem bra a dra. natália Bomtempo, uma das responsáveis pelo planejamento da campanha solidária. a atividade cumpriu uma missão importantíssi ma na orientação da saúde bucal das crianças, com idades de 1 a 12 anos.
por meio dos escovódromos, ma cromodelos e teatro de fantoches, os 715 alunos atendidos durante a Semana Tiradentes aprenderam a maneira correta de escovar os den tes. “Os pais acham lindo ver os fi lhos escovando os dentes sozinhos, mas a criança precisa da ajuda dos pais ou cuidadores nesta tarefa até aproximadamente os 8 anos, que é quando a coordenação motora dos pequenos já está bem desenvolvi da”, afirma a Dra. Bomtempo. Além de orientarem sobre a técnica cor reta de escovação, uso de fio dental, quantidade adequada de pasta de dentes e da importância do flúor na pasta, os assessores e conselhei ros do cro mg, junto aos alunos da unipTan de São João del rei, coor denados pela professora dra. iane resende, esclareceram professores e demais funcionários das escolas
sobre o impacto que a alimentação de qualidade tem na saúde bucal.
E, assim como na Inconfidência mineira, as parcerias foram cruciais para levar as ações sociais mais lon ge. o cro mg contou com a ajuda do Serviço Social do comércio, que levou o odonto Sesc, uma carreta que atendeu os moradores da região de Tiradentes de forma gratuita. a iniciativa por parte do Sesc teve um investimento de r$ 260 mil. dezenas de pessoas foram atendidas na uni dade móvel, onde foram realizadas restaurações, cirurgias, tratamento endodôntico, radiografias, próteses e muito mais. ao todo, foram contabili zados 5.687 procedimentos, além de encaminhamentos para entidades parceiras nos casos mais complexos. para 2023, as ambições da Se mana Tiradentes estão ainda maio res. para começar, o evento acon
tecerá em ouro preto, antiga vila rica, capital de minas na época e cidade onde se concentravam os Inconfidentes. No ramo das pales tras, a programação promete ser ainda mais envolvente. “Vamos dividir 40 palestras teóricas entre os quatro auditórios, além de 20 atividades hands-on (práticas la boratoriais) em duas salas”, revela a dra. mariane Ferrão. responsável por ajudar na organização da próxi ma edição, a doutora também pre tende dividir as salas do centro de convenções da universidade Fe deral de ouro preto por temas. os auditórios serão reservados para assuntos relacionados à ortodon tia, harmonização orofacial, im plantodontia, prótese, periodontia e odontologia multidisciplinar.
as ações sociais também prome tem expandir as suas atividades em 2023. Estamos conversando com a uFop e prefeitura de ouro preto para entendermos e levantarmos as ne cessidades da população, para que nossas ações sejam cada vez mais efetivas! Tudo está sendo planejado com muito carinho.
Segundo o dr. raphael, a expecta tiva é de uma segunda edição de su cesso. “Ano que vem, retornaremos com a 2ª edição na cidade de ouro preto e a nossa intenção é evoluir e elevar cada vez mais este evento em prol da odontologia mineira e nacio nal”, diz. para se inscrever na edição de 2023, acesse o portal semanatira dentes.com.br
Programa passa a dar suporte para todas as delegacias do Conselho em Minas Gerais
início de carrei ra não é fácil para ninguém. dúvidas, inseguranças, dificuldades de inserção no mercado de trabalho. o cro Jovem foi criado justamente para ajudar estudantes e profissionais recém-formados nesta fase tão de licada do trajeto profissional. “Trata -se de um grupo de estudantes e cirurgiões-dentistas no qual é possí vel fazer um bom networking visando melhores oportunidades ao formar”, aponta a dra. marcela Barletta, uma das coordenadoras. E agora, anos após a criação da Comissão, final mente temos o cro Jovem em todas as 14 delegacias regionais de minas, além da sede, em Belo horizonte.
com a ampliação do cro Jovem, podemos levar para mais longe as suas competências. Que, olha, não são poucas. as atividades idealiza das pelo cro Jovem visam, entre outros objetivos, promover o estudo e a divulgação do código de ética odontológica, estimular a valoriza ção do profissional recém-formado e funcionar como um canal perma nente de interação entre as institui ções de ensino. “As principais ações do cro Jovem são as ações Sociais visando promoção de saúde bucal e atividades como fóruns, workshops, palestras e orientações técnicas com
o objetivo de inserir o cirurgião-den tista recém-formado no mercado de trabalho”, resume a dra. Barletta. além de crescer no número de municípios atendidos e expandir as ações do programa, a doutora afirma que outro objetivo é tentar resolver, ou pelo menos atenuar, a principal questão que tira o sono de muita gente: a sensação de ain da não estar pronto para exercer a profissão. “O curso de Odontolo gia, além de pedagogicamente ser denso, necessita de muitas horas práticas para o domínio de técni
cas específicas”, pontua a doutora. “O que acontece com frequência é que a grande maioria não tem o discernimento para diferenciar se essa sensação é real ou se apenas está ansioso para que tudo acon teça”. Essa ansiedade pode aca bar imobilizando o estudante, com medo de dar o próximo passo na carreira. “Uma opção é a promoção de eventos que, de alguma forma, possam unir os profissionais a es ses alunos. São trocas de experi ências que dão um suporte psico lógico”, diz dra. Barletta.
a acapo foi fundada em 2018 e declarada como de uti lidade pública em 2019 pela lei almg 23.499/19, tem o objetivo trazer benefícios e eventos para a classe odonto lógica.
Em 2022, a associação estará sob nova direção, com o presidente dr. raphael Tavares e firmou o acordo de coo peração com o cro mg para beneficiar os profissionais da odontologia.
a acapo junto com a doctorpoint estão sorteando uma cadeira hoF gnatus no valor de r$17.000!
acesse o instagram: @acapooficial vá até a foto oficial e siga as regras do sorteio.
disponivel para:
Em 2023 você vai concorrer a maiS uma cadeira, um ultrassom e um Jato de Bicarbonato gnatus!
Baixe o “Clube ACAPO “, programa de anuidade zero do cro mg.
o aplicativo do clube de vantagens acapo já está ativo para ser baixado por todos os inscritos do cro mg, gratuitamente!
lá você encontra descon tos e cashbacks em diversos serviços e produtos como restaurantes, cinema, even tos, supermercados, farmácias, lojas (inclusive odontológicas), além de plano de saúde com condi ções especiais.
utilizando o aplicativo e re cebendo o seu cashback a sua anuidade do cro mg pode sair a custo zero!
Fique por dentro das novidades:
Professor da UFMG conhecido pelas suas criativas e eficazes adaptações na criação de equipamentos de pesquisa é destaque na revista NATURE
criatividade e entusiasmo não fal tam para o professor da universida de Federal de minas gerais (uFmg), gustavo menezes, cirurgião-dentis ta e coordenador do centro de Bio logia gastrointestinal no instituto de ciências Biológicas. após concluir a sua pesquisa de pós-doutorado na universidade de calgary, no canadá, gustavo voltou para o Brasil e desde 2010 utiliza de seu conhecimento adquirido no exterior com equipa mentos de ponta para manter o pa drão de suas pesquisas, ainda que com uma verba menor.
de acordo com o professor, para fazer ciência de ponta, o cientista tem inventar os próprios métodos. isso porque o problema, às vezes, pode não ser a falta de dinheiro. “Existem perguntas que eu tenho na cabeça, mas que não há métodos existentes para resolvê-las. Às vezes, a ciência caminha num grau tão alto de novi dade que é superior à capacidade de a indústria criar mecanismos. Eu não posso esperar uma fábrica criar o que eu preciso, então eu vou lá e cons truo”, destaca.
a persistência e vontade de se guir com um trabalho de qualidade e incentivar os seus alunos a não desistirem de fazer pesquisa levou o professor a ser um dos destaques de uma reportagem da revista Na ture no mês de novembro de 2020. considerada uma das mais tradicio nais e importantes revistas acadê micas remanescentes que publicam pesquisas originais em uma ampla gama de campos científicos, a Na ture abordou pesquisadores que
estão usando o método conhecido como do-it-yourself, ou seja, “faça você mesmo”, utilizando a criativida de para democratizar o acesso à ci ência no mundo. “Publicar na Nature é bom, mas ser publicado é melhor. nunca imaginei nos meus maiores sonhos que ia abrir a Nature e ver o meu nome”, disse o professor, que afirma ter ficado satisfeito de o pri meiro nome citado na reportagem ter sido de um brasileiro.
um microscópio que foi adaptado com uma lamínula de vidro, colada com esmalte de unha, que permite ver imagens de células em animais vivos; um transiluminador de gel –utilizado para ver amostras de dna –, feito com uma caixa de acrílico pre ta, uma lâmpada encontrada no lixo e operado por meio da câmera selfie de um celular; uma máquina de fazer gelo (igual às encontradas em ba res), junto de um saco e um martelo para fazer gelo em escamas. Essas são algumas das "invenções" feitas pelo professor gustavo menezes, que atualmente são utilizadas no la boratório do centro de Biologia gas trointestinal, no instituto de ciências Biológicas (icB) da uFmg
“As adaptações feitas no micros cópio permitiram que ele custasse cerca de r$ 150 mil, em vez de r$ 2 milhões. o transiluminador con vencional saiu por pouco mais de r$ 70 e é encontrado no mercado com valores que variam de r$ 8 mil a r$
43 mil, dependendo da facilidade de manuseio”, explica. Já as máquinas de fazer gelo em escamas encon tradas em laboratórios de pesquisa, conta ele, custam de r$ 14 mil a r$ 15 mil. “Uma que faz o gelo conven cional sai por r$ 5 mil e só precisa de um pouquinho de força para quebrar as pedras com um martelo”, diz, em polgado, o professor.
a publicação individual de gusta vo na revista Nature foi justamente o passo a passo para adaptar um mi croscópio confocal convencional para que ele possa ser capaz de visualizar células em animais vivos. as adap tações principais são a eliminação do sistema de movimentação digital com um joystick e a substituição por uma alavanca manual; a retirada do sistema de visualizar as imagens com os olhos – já que o mais importante é a imagem transmitida para a tela de um computador. E a mais surpreen dente: a substituição de um sistema de aquecimento do animal vivo, que contará com uma cerâmica que pos sui um orifício específico para a luz passar pela plaquinha de acrílico co lada com esmalte (que custou r$3), e permitirá a acomodação do animal vivo com uma lâmpada de infraver melho que o deixa bem quentinho.
Para Gustavo, parte da dificuldade que o Brasil tem no avanço na ciên cia, na economia e nas questões so ciais vem da ideia de que o brasileiro não é bom o bastante. “Essa crença acaba impedindo algumas pessoas de realizar grandes feitos. Quando a Nature faz uma reportagem e o pri meiro entrevistado é um brasileiro, um servidor público, que nasceu em ipatinga, essa alcunha de que brasi leiro não faz nada cai por terra.”
o trabalho do professor vem con tribuindo para o desenvolvimento e democratização da ciência, mas dr. gustavo sabe que o processo de modificação de uma nação leva dé cadas. “Não tenho nenhuma expec tativa de ver o resultado hoje. mas te nho certeza de que, se hoje eu faço, é porque tem alguém antes de mim que fez e isso vai impactar a vida de muitos
Quer se informar sobre tudo o que acon tece na Odontologia mineira? Você pode ter acesso a um conteúdo exclusivo, reunindo as informações mais importantes da se mana, novidades do setor e as notícias imperdíveis. É o Boletim cro mg, uma newsletter informativa enviada semanal mente por correio eletrônico, resumindo tudo que há de mais relevante aconte cendo no mundo da odontologia. São 71 mil inscritos, recebendo, de forma simples e direta, um apanhado dos principais assun tos da semana. as notas são acompanhadas de links para notícias, vídeos, redes sociais e demais sites informativos. recebê-las é muito fácil: basta cadastrar seu e-mail no site do cro mg e ficar de olho na caixa ele trônica toda sexta-feira para não perder mais nada!
a ciência é um dos pilares mais importantes da odontologia, e o bom profissional sabe que pesquisas, descobertas e inovações da área são essenciais para prestar atendimentos e serviços de qualidade. Trazendo os principais artigos de sua alçada, a revista científica do conselho regional de odontologia de minas gerais fica disponível no site do cro mg para todos os in teressados. a nova publicação acabou de sair do forno e trouxe com ela vários textos relacionados a temáticas atuais e curiosas, abordando diver sos campos. Do “Uso de carvão ativado na Odontologia”, passando pelo “Manejo odontoló gico em tempos de Covid-19” até o “Atendimento odontológico a pacientes com necessidades es peciais”, não faltam temas para o leitor ficar por dentro de tudo do mais novo que está sendo pesquisado em nossa área de atuação.
Confira novidades, ações mais recentes realizadas pelo Conselho e dicas para os profissionais da Odontologia:acesse o qr code acima e leia na íntegra a Revista Científica
por mais conhecimento que se acumule ao longo de anos na profissão, sempre há algo novo a aprender, não é mesmo? Investir no aperfeiçoa mento e capacitação dos profissionais também é um dos objetivos dos conselhos de odontologia, e pensando nisso, o cro mg segue com o projeto Educação permanente. a iniciativa promove palestras científicas sobre os principais temas da área, as últimas demandas da comunidade acadêmica e as inovações do mercado de trabalho. com a pandemia de covid-19, o projeto ganhou novas proporções e um formato diferente: os simpósios são realizados via google meet, e depois ficam disponíves no YouTube. Perdeu algum? No canal do CRO-MG, você se atualiza com os temas discutidos, que vão desde “Como empreender na Odontologia” a “Incisões e suturas”.
Tem cirurgião-dentista na Tv! o programa semanal você melhor, da Band minas, discute temas relacionados à saúde, beleza e bem-estar. E é claro que a odontologia não ia ficar de fora dessa. para tirar dúvidas da população e levar aos espectadores as informações mais relevantes referentes à saúde bucal, o cro mg firmou parceria com a emissora e se tornou parte dos colunistas do você melhor. a cada semana, um pro fissional da área esclarece questões de grande interesse, como o processo de nascimento dos dentes decíduos nos bebês, os tratamen tos e causas do bruxismo, procedimentos para fazer clareamento dental, e muito mais! São dicas rápidas, que informam e mantêm o público atento. o programa vai ao ar aos sábados pela manhã, a partir das 10h50. os conteúdos ainda ficam salvos no canal de YouTube do cro mg
o podcast mocho 360, que discute diversos temas de interesse da odontologia, re-cebeu um convidado de honra em agosto: o d r. raphael mota, presidente do cro mg, participou de um bate-papo animado e envol vente com os apresentadores do programa. Entre os as suntos discutidos, d r. raphael contou como assu miu a presidência do conselho, explicou qual é o limite de atuação do cro mg em termos de proibições a atitudes da profissão, tirou dúvidas sobre algumas ações, como a postagem de fotos de “antes x depois” dos pacientes (afinal de contas, isso é permitido?), e muito mais. Estes e outros temas estão no sétimo episódio da segunda temporada do mocho 360, disponível gratuita mente através do Spotify e do YouTube.
acesse o qr code ao lado e confira na íntegra o podcast com o presidente do cro mG, raphael castro mota
conselho regional de odontologia de minas gerais - cro mg rua da Bahia, 1.477 - lourdes - cep 30160-011 - Belo horizonte - mg