Informações e orientações do aparelho fixo importantes ao paciente

Page 1

VOCÊ MONTOU SEU APARELHO ORTODÔNTICO FIXO, E AGORA?

Seguem algumas informações e dicas fundamentais para cuidar do seu aparelho fixo e alcançar o sucesso no tratamento.

Escove os dentes imediatamente após as refeições de acordo com as orientações fornecidas por seu dentista.

A partir do momento que se coloca o aparelho fixo, o paciente não deve mais utilizar os dentes anteriores (da frente), para cortar alimentos, tais como: maçã, cenoura, carnes, balas e etc.

Evite alimentos mais pegajosos (chiclete, balas de goma, caramelo e etc), ou duros (pipoca, castanhas, pé de moleque, rapadura, torresmo e etc).

As borrachinhas (ligaduras) não são enfeites, embora tenham cores variadas. Elas mantêm a ação do fio a cada mês e são componentes importantes do aparelho fixo. Elas amarelam/escurecem com o tempo e de acordo com sua dieta. Então para manter a cor das borrachinhas por mais tempo, tente evitar consumo excessivo de alimentos muito corados.

Os fios ortodônticos nem sempre são trocados todos os meses. Dependendo da necessidade e indicação, alguns fios podem permanecer 2, 3 ou até 6 meses na boca. Os fios mais finos, colocados no início do tratamento, podem sair do tubo por serem muito flexíveis. Se isto ocorrer, compareça ao consultório.

É normal sentir sensibilidade nos dentes nos 3 (três) primeiros dias após as ativações do aparelho. Se houver dificuldade para

mastigar recomendam-se alimentos líquidos e pastosos como sopas, caldos e purê. O nível de sensibilidade à dor varia de pessoa para pessoa.

Em caso de quebra do aparelho ortodôntico, entre em contato com o ortodontista e guarde as peças soltas. Tome cuidado para não ingerir nenhuma peça que tenha soltado.

No início, o aparelho ortodôntico pode incomodar um pouco as bochechas, lábio e língua. Isso em função de uma reação normal do organismo à adaptação, sendo que com o tempo essa reação desaparece. Para evitar, utilize a cera ortodôntica.

Se o aparelho estiver machucando, não o remova por conta própria. Entre em contato com o ortodontista.

Você deve manter controles clínicos periódicos para prevenção de cáries e doenças gengivais. Em caso de persistência dessas patologias, o tratamento ortodôntico poderá ser suspenso até que as mesmas estejam sob controle.

O ortodontista dá uma previsão de tempo de tratamento, porém, por motivos fisiológicos individuais, cuidados do paciente e frequência à consulta, ele não pode ser determinado precisamente.

Agora você já sabe como cuidar do seu aparelho. Mas, se ainda ficou com dúvida, entre em contato com seu ortodontista!

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.