Suínos & Cia 60 edição web

Page 85

Divirta-se

Teste seus conhecimentos Conhecer e entender o comportamento materno da porca parturiente certamente o ajudará a oferecer melhores cuidados na assistência aos partos e recém-nascidos. Sem dúvida, o parto é o momento mais importante para determinar a produtividade do sistema de produção suína. Do ponto de vista zootécnico, a conduta materna é muito importante, pois varia entre porcas determinando parcialmente a mortalidade e o crescimento de suas leitegadas. Cerca de 15% dos leitões nascidos vivos morrem antes do desmame. No entanto, de 70% a 80% dessas mortes são atribuídas direta ou indiretamente à conduta materna. Teste seus conhecimentos sobre o comportamento da porca na fase do parto assinalando verdadeiro (V) ou falso (F) nas alternativas abaixo: ( ) A Etologia é a ciência que estuda o comportamento social e individual dos animais em seu habitat natural. ( ) A prolactina é o hormônio que induz a porca a construir o ninho independentemente da existência do substrato necessário, ou seja, o comportamento será realizado haja ou não material à disposição em forma de cama, esteja a fêmea em uma baia ou em uma cela de gestação. ( ) É importante oferecer à porca na fase préparto a oportunidade de construir um ninho. Tal atitude satisfaz essa necessidade comportamental que, aliás, ocorre por intermédio de mediadores hormonais. ( ) A construção do ninho caracteriza-se por um aumento na atividade locomotora da porca. ( ) Porcas em condições de pastagem extensiva começam a preparação do ninho 24 horas antes do parto. Separam-se de seu grupo para construir o ninho em um local distante do resto do rebanho. ( ) Estudos comprovam que as porcas com o número menor de leitões esmagados são aquelas que estiveram mais envolvidas com a atividade

( ( (

(

(

de nidificação e construíram seus ninhos mais elaborados nas 12 horas anteriores ao parto, em comparação àquelas com mais leitões esmagados. ) A porca lambe seus leitões após o nascimento, como outros animais de cascos fendidos. ) A duração do parto da porca é de duas horas e meia. Partos acima de quatro horas são considerados prolongados. ) No sistema intensivo de produção é recomendado oferecer às porcas substrato como palha, jornal e maravalha para que elas possam construir seus ninhos. ) A ordem e a eleição de tetas são estabelecidas entre 24 e 48 horas após o nascimento. Para definir a ordem, os leitões entram em competição por meio de gritos e brigas entre si, o que garante o uso do mesmo teto na próxima ejeção do leite. A descida do leite dura apenas cerca de 15 segundos. ) A amamentação pode ser iniciada pela porca, que alerta seus leitões e os atrai para si por meio de grunhidos, ou pelos leitões, que se reúnem em volta da mãe vocalizando e massageando seu aparelho mamário.

85

Labirinto

nº 60/2018 | Suínos&Cia


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.