55edicaoweb

Page 30

Bem-estar Animal

Manejo de Porcas em Grupo (III) Orientações sobre Projetos Carlos Piñeiro - Médico-veterinário - Consultor Diretor PigCHAMP Pro Europa SL pigchamp@pigchamp-pro.com

A

pós os artigos 1 e 2, uma vez conhecidas as regras sobre bem-estar animal e decidido qual sistema de alimentação será usado na granja, é muito importante saber como devem ser os projetos das instalações, os tipos de piso a serem utilizados, assim como quando e de que modo realizar a formação dos grupos para ter o mínimo de problemas no momento de agrupar as porcas que ficarão soltas. ORIENTAÇÕES SOBRE O PROJETO DAS INSTALAÇÕES Fazer uma clara delimitação das áreas Porcas alojados em baias coletivas necessitam de três áreas distintas: uma para descanso, uma para depositar suas fezes (área de piso ripado) e uma para alimentação. As instalações podem ser projetadas com duas ou três áreas distintas: Baias de 3 áreas: Há uma clara diferenciação entre a área destinada à alimentação e a de descanso, restando entre ambas a área de defecar e ao mesmo tempo área de transito.

30

Suínos&Cia | nº 55/2015

Baias de 2 áreas: A area destinada à alimentação é compartilhada com a de descanso, separadas da zona de trânsito e dejetos. Esta distribuição é mais utilizada nos sistemas de alimentação fornecida no piso.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.