Revista Suínos e Cia

Page 6

Entrevista Suínos&Cia: Porque decidiu pela Medicina Veterinária? Dr. Geraldo: Desde criança sempre desejei ser médico veterinário. No segundo grau realizei o curso de Técnico em Agropecuária e tive contato com a pecuária, o que aumentou a minha vontade de trabalhar com animais. Assim, quando tive que decidir por uma profissão optei pela Medicina Veterinária. Suínos&Cia: Sua aproximação com suínos aconteceu durante a universidade? Dr. Geraldo: Meu interesse pela suinocultura aconteceu durante o período de estudante. Durante a graduação estive direcionado à área de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal. No entanto depois de formado tive a oportunidade de trabalhar com suínos como sanitarista. Neste momento decidi pela suinocultura, por ter tido muita relação com esse segmento.

Destaque:

Geraldo Camilo Alberton Apaixonado pela docência, o médico veterinário Geraldo Camilo Alberton optou pelas salas de aulas da universidade para transferir conhecimento e experiência adquiridos em sua formação para os futuros profissionais. Ao encontrar na profissão a realização pessoal, o veterinário que se especializou em suínos é atualmente professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O mestre Geraldo Alberton é formado em Medicina Veterinária pela UFPR há 18 anos, mestrado em Ciências Veterinária na UFPR (1996) e na seqüência, em 1998, doutor em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Dedicou seus estudos a pesquisa em sanidade, especialmente patologia. Desde 1993 trabalha como professor da UFPR, onde atua no ensino de graduação e pós-graduação e também na área de pesquisa, focalizando em sanidade: infecções urinárias, locomotores, e doenças infecciosas. Alberton também realiza pesquisas na área de inspeção.

Suínos & Cia

6

Suínos&Cia: O que o levou a decidir pela docência? Dr. Geraldo: Em 1993 fui convidado a participar de um concurso para professor de Doenças dos Suínos na UFPR, embora ainda não tivesse mestrado e doutorado, decidi buscar a oportunidade descobrindo que havia muita afinidade com a docência. A primeira aula que eu ministrei foi no próprio concurso para professor. Depois que as aulas começaram tive a certeza de que realmente gostava de ensinar e de viver no ambiente universitário. Suínos&Cia: Como foi realizar mestrado e doutorado seguidamente? Dr. Geraldo: Realizei ambos os cursos sendo professor da UFPR. O mestrado foi na UFPR e tive a excelente oportunidade de trabalhar em conjunto com a Embrapa Suínos e Aves em um projeto com infecção urinária em porcas, que foi meu tema de dissertação. Fui orientado nessa pesquisa pelo Dr. Jurij Sobestiansky, que na época atuava como pesquisador do CNPSA. Assim fui muito bem acolhido na instituição tendo o apoio do Jurij. Também tive o privilégio de ter sido orientado pelo professor Pedro Werner na UFPR. Ainda durante o mestrado, realizei algumas disciplinas no curso de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com excelentes professores do setor de suínos. Com relação ao meu doutorado, o fiz na Universidade Estadual Paulista (UNESP) em Botucatu. Trabalhei com artrite em suínos no abatedouro, no entanto a pesquisa foi desenvolvida em Concórdia, em parceria com o CNPSA, Sadia S.A e Serviço de Inspeção Federal. Na Embrapa fui co-orientado pelo Dr. Itamar Piffer, que na época ainda era pesquisador do centro e, me apoiou muito neste trabalho. O trabalho era árduo, mas novamente eu estava no CNPSA, local repleto de profissionais de grande gabarito e sempre dispostos a ajudar. Meu orientador na UNESP era uma pessoa muito especial, que confiou no meu trabalho e me deu carta branca para ir a Santa Catarina conAno VI - nº 28/2008


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.