Doencas externas completo cbo

Page 455

MILTON RUIZ ALVES • SUZANA MATAYOSHI

C A P Í T U L O  44

Transplante Escleral

A esclera é a maior estrutura da camada externa do olho, participando com mais de 80% dos tecidos da parede ocular. Suas funções relacionam-se com a manutenção da forma do bulbo ocular e proteção das estruturas intraoculares. Ao contrário da extensão anatômica, a esclera recebe pouca atenção na literatura oftálmica. Afilamento, necrose e perfuração escleral são eventos raros, mas, quando ocorrem, podem representar um problema significante. Entre as dificuldades encontradas no controle está o fato de a lesão ser mais frequentemente o resultado de doença sistêmica em vez de representar apenas um evento isolado.

CAUSAS DE AFINAMENTO, NECROSE OU PERFURAÇÃO ESCLERAL Como o acometimento escleral é frequentemente manifestação de doença sistêmica, o primeiro passo na conduta é identificar e tratar a condição determinante. As lesões podem ser desencadeadas por trauma (cirúrgico, químico ou por radiação); doenças infecciosas (esclerites e escleroceratites – bacterianas e fúngicas); condições inflamatórias (esclerite necrosante, escleromalacia perforans, úlcera de Mooren); condições pós-operatórias (cirurgia de descolamento de retina, erosão do buckle escleral, terapia adjunta à cirurgia do pterígio – betaterapia e mitomicina C) e condições idiopáticas. Quando a lesão escleral resulta de processos infecciosos, é necessário estudo microbiológico adequado para orientar a terapêutica antimicrobiana. Quando a lesão escleral resulta de condições inflamatórias, deve-se instituir imunossupressão apropriada, local ou sistêmica. Se a condição sistêmica não for adequadamente tratada, o agravamento da lesão inicial ou o surgimento de novos focos de necrose escleral em outras áreas podem levar ao insucesso da terapêutica instituída. É de 1960 o primeiro relato de necrose de esclera pós-cirúrgica ocular, no pós-operatório de cirurgia de estrabismo. Em 1992, o quadro de necrose escleral observado após vários tipos de cirurgia ocular foi denominado escleroceratite necrosante induzida por cirurgia (ENIC). 425

CBO - Doencas Externas - cap-44.indd 425

10/08/2016 12:08:04


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.