4 minute read

DE VOLTA À CENA

Teatro Feluma reabriu suas portas para o público externo com toda a segurança

O município de Belo Horizonte segue em processo de flexibilização de atividades, deforma gradual e segura, durante o segundo semestre. Em setembro de 2021, foi ampliada a participação de público em teatros, shows, espetáculos: a capacidade máxima de público em locais com assento fixo passou de 60% para 70%, limitada a 1,5 mil pessoas.

Advertisement

O Teatro Feluma já havia reaberto suas portas em agosto, com a adoção de todos os protocolos de segurança para prevenção da Covid-19: a Sala Geraldo Magela Gomes da Cruz passou a funcionar com a capacidade total (408 lugares) reduzida, e as poltronas da plateia foram sinalizadas para apontar o distanciamento recomendado. Na entrada do teatro, organizadores de

fila e marcadores de piso foram instalados para evitar aglomeração, e totens de álcool em gel estão disponíveis em vários pontos do espaço. A saída do público ao final dos espetáculos é realizada por fileiras, e o uso de máscara é obrigatório durante todo o tempo.

O primeiro espetáculo na reabertura foi “Maio, antes que você me esqueça”, entre 6 e 29 de agosto. De autoria e direção do curador do Teatro Feluma, o neurocirurgião e professor Dr. Jair Raso, a peça é estrelada pelos atores mineiros Maurício Canguçu e Ílvio Amaral e produzida pela Cangaral Produções Artísticas.

Em outubro, o Teatro recebeu o show inédito “Todos os Tons”, estrelado por Tom Cavalcante, que registrou sucesso de público nas duas apresentações. Com o avanço da vacinação e a redução dos casos de Covid-19, a expectativa é que, em breve, o Teatro possa funcionar com ocupação máxima.

Cena cultural reativada

O ator, produtor cultural e atual subsecretário de Estado de Cultura, Maurício Canguçu, diz que foi emocionante voltar à cena, em agosto, no Teatro Feluma, depois de meses sem atuar. “Realizamos muitas lives, mas o teatro é uma arte que precisa da respiração do público, da energia da plateia. E existe uma cadeia econômica gigantesca que depende das atividades culturais para se sustentar. Por isso, é tão importante voltarmos com responsabilidade, da maneira como ocorreu com o Teatro Feluma.”

A aluna do segundo período de Psicologia Nyslaine Fernandes também ficou animada com o retorno da programação. “Sou apaixonada por teatro, já fiz um curso de técnicas teatrais, e um dos motivos de optar pela Ciências Médicas foram o Teatro Feluma e a possibilidade de conciliar essa paixão pela arte com o conhecimento científico”, explica. Ela assistiu à peça “Maio, antes que me esqueça” e gostou tanto que voltou no fim de semana seguinte, junto da família. “Foi bem tranquilo, e a organização do espaço passou muita segurança para assistirmos ao espetáculo despreocupados”, diz.

FCM-MG RECEBE CALOUROS COM APRESENTAÇÃO MULTIMÍDIA

O início de semestre é um momento especial para a Faculdade Ciências Médicas-MG, pois representa o acolhimento dos novos alunos. No último semestre, a Instituição inovou ao receber os alunos do 2° semestre do curso de Medicina no Teatro Feluma com uma atividade cultural multimídia. Utilizando vídeo e apresentação teatral, foi exibido um diálogo entre uma jovem que acaba de ingressar na Faculdade e um colega prestes a se formar, interpretados pelos alunos Melissa Abad e Eduardo Grache. Depoimentos de egressos, coordenadores e corpo diretivo informaram sobre a estrutura física e acadêmica e as inúmeras atividades desenvolvidas para promover a melhor formação dos estudantes.

A cerimônia de acolhimento teve ainda a intervenção teatral da professora Lili Castro e das alunas Isabela Tornelli e Julia Matos, além da performance da Bateria dos Batráquios, integrada por alunos da FCM-MG. Ao final, o diretor da Faculdade Ciências Médicas, Prof. José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho, deu as boas-vindas aos calouros. O vídeo da cerimônia pode ser visto no Canal da FCM-MG no YouTube.

A Bateria dos Batráquios, integrada por alunos da FCM-MG, apresentou-se no evento

A Bateria dos Batráquios, integrada por alunos da FCM-MG, apresentou-se no evento