2 minute read

NOVAS OPORTUNIDADES DE ESPECIALIZAÇÃO SÃO OFERECIDAS

Fellowship em Medicina Hospitalar, realizado em parceria com Instituto Orizonti, é destaque

A demanda por atendimento clínico especializado já vinha crescendo e aumentou com a pandemia de Covid-19. Sempre atenta às novas necessidades e às melhores práticas da área da Saúde, a Pós-graduação Ciências Médicas, mantida pela Feluma, vem ampliando a oferta de cursos lato sensu para capacitação dos profissionais da área da Saúde. Há novas oportunidades disponíveis: o recém-criado fellowship em Medicina Hospitalar, em parceria com o Instituto Orizonti, e a especialização em Clínica Médica.

Advertisement

O novo fellowship veio para suprir a demanda por médicos dedicados aos cuidados de pacientes internados nas unidades hospitalares. A Medicina Hospitalar é relativamente nova no Brasil, com um especialista que trabalha junto à equipe multidisciplinar e administrativa do hospital, avaliando a necessidade de exames e assistindo o paciente de forma integral. A parceria nasceu por iniciativa do Instituto Orizonti, a partir de um trabalho com os médicos hospitalistas no atendimento aos pacientes com Covid-19, de forma integrada com a equipe multidisciplinar.

Pilar estratégico

Para o coordenador da Equipe Hospitalista do Instituto Orizonti, Dr. Ricardo Braga Coelho, qualificação é fundamental para uma instituição que quer oferecer o cuidado de uma forma diferente e se colocar no mercado como referência. “Acreditamos que não estamos só treinando profissionais do futuro, como também criando oportunidades para melhorar o nosso serviço, por meio da atuação do nosso corpo clínico junto aos alunos especializandos, uma vez que, nesse ambiente de aprendizado, eles tendem a compartilhar boas práticas de segurança e melhoria da qualidade”, afirma.

Como destaca o médico, a opção pela CMMG levou em conta o fato de a Instituição ser uma referência em Pósgraduação, além do compartilhamento de interesses e objetivos. “Acreditamos muito no modelo de Medicina Hospitalar como uma solução para integrar qualidade, eficiência e experiência do paciente dentro dos hospitais, e é por isso que ele se tornou um pilar estratégico do Orizonti. Com esse fellowship, que estamos oferecendo de forma inovadora, buscamos compartilhar um pouco dessa expertise”, afirma Dr. Ricardo.

Por se tratar de uma subespecialidade, para cursar Medicina Hospitalar, é necessário que o profissional tenha formação em Clínica Médica. O fellowship tem duração de um ano, e a especialização em Clínica Médica, de dois anos. Cada área dispõe de quatro vagas, sendo que o primeiro grupo já foi formado e começa as atividades em março de 2022.