2 minute read

HISTÓRIA INSTITUCIONAL PRESERVADA E ACESSÍVEL

Centro de Memória Ciências Médicas contacom o Programa de Visitas Agendadas

Como mantenedora da primeira faculdade de Medicina privada de Minas Gerais, a Feluma tem o compromisso de preservar a história da Instituição. Por isso, investiu na criação do Centro de Memória Ciências Médicas. Inaugurado em maio de 2019 e fechado para visitação desde o início da pandemia, o local foi reaberto ao público em outubro de 2021, por meio do Programa de Visitas Agendadas. Grupos de até 12 pessoas podem fazer a visita.

Advertisement

O Centro começou a ser montado em 2016, sob a curadoria do Prof. Dr. Geraldo Magela Gomes da Cruz. “Toda instituição de ensino deve ir além do desenvolvimento das competências técnicas de seus alunos (hard skills). É preciso se embasar na ciência, na arte e na história para proporcionar uma formação humana e comportamental aos futuros profissionais (soft skills). Os futuros profissionais precisam ter em mente que, para serem bons enfermeiros, fisioterapeutas, médicos e psicólogos, precisam enriquecer suas habilidades com cultura, criando valores que serão fundamentais para que cresçam também como seres humanos conscientes e capazes de se adaptarem a qualquer situação”, afirma o professor.

Acervo rico

O acervo é composto por recursos de três naturezas: cinco totens, contendo toda a história institucional em forma de imagens e vídeos de fatos importantes; mais de 1.500 peças físicas relacionadas à assistência à saúde e ao ensino; e toda a documentação institucional, de professores, alunos e funcionários, jornais e revistas de cada época, convites de formatura, plantas físicas de construções, entre outros.

De acordo com a museóloga e historiadora responsável técnica pelo espaço, Paola Andrezza Bessa Cunha, o Centro de Memória tem como objetivo, também, salvaguardar a trajetória daqueles que contribuíram para a história da Instituição, seja como aluno, professor ou colaborador. Na inauguração do Centro de Memória, foi oficializada a criação da Associação dos Beneméritos do Centro de Memória Ciências Médicas, com outorga de certificado a 23 participantes que doaram peças ou documentos para o acervo.

O Centro de Memória está aberto para visitas individuais ou guiadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. O agendamento das visitas deve ser feito pelo número (31) 3248-7248 ou pelo e-mail centrodememoria.feluma@feluma.org.br