4 minute read

MOBILIZAÇÃO EM PROL DA SAÚDE, BEM-ESTAR E SEGURANÇA DA POPULAÇÃO

Feluma atua em iniciativas diversas, evidenciando sua essência filantrópica

Como instituição filantrópica, a FundaçãoEducacional Lucas Machado (Feluma)dedica-se às atividades de ensino, pesquisae assistência social por meio da práticaeducacional aplicada à saúde. O Ambulatório CiênciasMédicas – MG, o Hospital Universitário Ciências Médicas – MG (HUCM) e o Instituto de Olhos Ciências Médicas – MG (IOCM-MG), todos mantidos pela Feluma, oferecem formação prática aos alunos, que, devidamente supervisionados, são responsáveis por um expressivo volume de atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Juntas, as unidades assistenciais Ciências Médicas realizam mais de 40 mil consultas ambulatoriais mensalmente.

Advertisement
Ação no projeto Canto da Rua

Ação no projeto Canto da Rua

Inaugurada em 2021, a nova sede do IOCM-MG contacom 18 postos de atendimento simultâneo paraacolhimento e recepção dos pacientes e 60 consultórios

médicos. A estrutura permite que cerca de 2 mil pessoas, de todo o Estado de Minas Gerais, sejam atendidas por dia para procedimentos relacionados a catarata, córnea, estrabismo, glaucoma, lente de contato, Neurooftalmologia, Plástica e Retina (Clínica e Cirúrgica).

O HUCM-MG realiza, em média, 12 mil internações e 60 mil atendimentos ambulatoriais anualmente, em 26 especialidades. São mais de 600 transplantes renais já realizados na Instituição. O Hospital oferece ainda serviços de residência e especialização, sob a supervisão de preceptores com alto nível de capacitação, seguindo as normas e orientações do Ministério da Educação (MEC) e da Pós-graduação Ciências Médicas (PGCM-MG).

Compromisso social

Diante do contexto adverso imposto pela pandemia de Covid-19 e das necessidades advindas desse momento crítico, a Feluma vem apoiando outras frentes de ação para a comunidade em situação de vulnerabilidade, como parte de seu compromisso social. Conheça algumas delas:

Projeto Canto da Rua (BH) – de iniciativa da Pastoral de Rua da Arquidiocese de BH, objetiva conter a disseminação do coronavírus na população em situação de rua. Ao longo do último ano, a Feluma doou kits de higiene pessoal para essa referida população e materiais de limpeza, além de máscaras e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para a equipe de trabalho. Cerca de 8 mil pessoas foram beneficiadas.

Paróquia Santo Inácio de Loyola (BH) – doação de 800 cestas básicas distribuídas para as comunidades do entorno.

Secretaria Municipal de Saúde de Carmésia (MG) – doação de 2 mil máscaras cirúrgicas destinadas aos profissionais da rede pública.

Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte – doação de 3.500 itens de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para servidores que atuam em cemitérios e parques de BH e de 12,3 mil ampolas de medicamentos anestésicos, em período de escassez e alto custo do medicamento no mercado.

Campanha de vacinação contra a Covid-19 – a Feluma cedeu o espaço da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) para servir como um dos postos de vacinação, contribuindo para imunizar cerca de 5 mil pessoas. Também convocou seus profissionais para prestar apoio à equipe de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde de BH, que chegou a aplicar cerca de 3 mil doses em um único dia. Ainda para a ação, adquiriu e cedeu um ultrafreezer com capacidade para atender à necessidade de armazenamento e conservação a frio em até -70°C de mais de 300 mil doses da vacina contra a Covid-19.

Projeto “Empreendendo Vidas” – contribuição financeira mensal, a partir do segundo semestre de 2021, para a iniciativa da Associação Pastoral Nacional do Povo de Rua, que visa fortalecer iniciativas de geração de trabalho e renda para superação da condição de vulnerabilidade de pessoas que vivem em situação de rua.

TROTE SOLIDÁRIO RETOMA PLANTÕES DE ARRECADAÇÃO

As medidas restritivas impostas pela pandemia não impediram os participantes do Trote Solidário da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) de ajudar a quem precisa. Com muita criatividade, amor e solidariedade, o projeto continuou, e, neste ano, são beneficiadas as entidades Fundação Sara, Asmare, Lar dos Idosos Nossa Senhora da Saúde, Lar da Vovó Nossa Senhora da Piedade e Coletivo Belas.

No primeiro semestre de 2021, a arrecadação foi um sucesso, com mais de 250 participantes de nove períodos de todos os cursos da Faculdade. No segundo semestre de 2021, com o retorno das atividades presenciais, a Comissão voltou a realizar plantões de arrecadação: são aceitos itens gerais de higiene e limpeza, alimentos não perecíveis, roupas, brinquedos, livros, materiais reaproveitáveis, quantias em

dinheiro, doação de sangue e cadastro de medula óssea.De acordo com a então presidente da Comissão do projeto,a acadêmica Melissa Abade, para participar, o aluno deveagendar o atendimento por meio do perfil do Trote Solidário noInstagram (@trotesolidariofcmmg). Confira mais informaçõessobre como participar no Manual do Trote Solidário.

Acesse o Manual do Trote Solidário FCM-MG pelo QR Code

Acesse o Manual do Trote Solidário FCM-MG pelo QR Code