
3 minute read
CONHECIMENTO COMPARTILHADO EM PROL DA CIÊNCIA
Publicações internacionais destacam trabalhos de acadêmicos da FCM-MG
Para contribuir para a produção científica eseu impacto no avanço da área da Saúde,a Faculdade Ciências Médicas (FCM-MG)incentiva a realização de atividades de pesquisae extensão desde a graduação. Dessa forma, docentese discentes da Faculdade e Pós-graduação Ciências Médicas têm mantido contato com os mais seletos grupos de pesquisa científica.
Advertisement
Recentemente, três importantes estudos sobre o efeito do tratamento com angiotensina-(1-7) em modelos experimentais de asma, produzidos por alunos da iniciação científica e pesquisadores da FCM-MG, juntamente com pesquisadores da UFMG, foram reconhecidos e divulgados em publicações internacionais de alto impacto. Inicialmente, “Asthma: role of the Angiotensin-(1-7) / Mas (MAS1) pathway in pathophysiology and therapy”, o primeiro artigo de revisão na literatura mundial sobre o papel de uma molécula produzida pelo próprio corpo – a angiotensina-(1-7) – na asma, foi publicado pela “British Journal of Pharmacology”-2021, no mês de julho do ano passado. De acordo com a pesquisadora e pós-doutoranda em Ciências da Saúde pela FCM-MG Giselle Magalhães, os pesquisadores e os acadêmicos revisaram os estudos que demonstraram que o peptídeo angiotensina-(1-7) poderia ser um candidato potencial para o tratamento da asma. Em conclusão, os pesquisadores relataram que a manipulação farmacológica do sistema reninaangiotensina em favor do aumento da atividade da angiotensina-(1-7) pode ser uma estratégia importante para modular o curso da fisiopatologia da asma e, em particular, ajudar os pacientes que não respondem às terapias atuais.
Aluno do 3º ano de Fisioterapia, Igor Ribeiro contribuiu para o estudo realizando experimentos e análises. Ele afirma que sempre buscou a iniciação científica, desde os primeiros períodos do curso, mas não imaginava que poderia chegar tão longe. “Fico muito feliz e muito grato pela oportunidade de trabalhar com profissionais renomados, em instituições de peso. Nunca pensei que pudesse ter tantos resultados importantes trabalhando em pesquisas experimentais, e está sendo uma oportunidade única para a minha graduação”, diz.
Pesquisas originais
Os outros dois estudos são experimentais, também produzidos com a participação dos acadêmicos da Faculdade. O primeiro, “Oral Formulation of Angiotensin-(1-7) Promotes Therapeutic Actions in a Model of Eosinophilic and Neutrophilic Asthma”, foi publicado pela “Frontiers in Pharmacology” (março/2021), e o segundo, “Angiotensin-(1-7) / Mas receptor modulates anti-inflammatory effects of exercise training in a model of chronic allergic lung inflammation”, pela “Life Sciences” (outubro/2021) (março 2021).
Como afirma a coordenadora do mestrado, Profa. Maria da Glória Rodrigues Machado, a publicação dos conteúdos em revistas de alto impacto ressalta a importância dos trabalhos. “Os resultados dos nossos estudos indicam a terapia com angiotensina-(1-7) como uma nova e, talvez, melhor opção terapêutica no tratamento da asma, abrindo caminhos para outros estudos experimentais e clínicos. Os desfechos científicos e tecnológicos provenientes dessas descobertas poderão gerar grande impacto social e econômico. Tudo isso coloca nosso grupo de pesquisa e a FCM-MG em destaque na comunidade científica internacional”, afirma Dra. Maria da Glória.