3 minute read

VIVÊNCIA REAL PARA ESTUDANTES

Simulações contribuem para formar profissionais mais seguros no atendimento ao paciente

Com abordagem multidisciplinar, o Laboratório de Habilidades e Simulação Realística (LabSim) complementa a formação dos futuros profissionais da saúde.

O espaço, com 1.100 metros quadrados, é equipado com tecnologia de ponta e oferece uma infraestrutura completa para o aprendizado prático. São oito salas de habilidades que simulam situações clínicas de média e baixa complexidade, como infarto, arritmias e choque anafilático, além de exercícios para desenvolver habilidades manuais, como manobras de ventilação e manejo de vias aéreas.

O local também conta com dez consultórios para simulações de consultas e realização de provas com manequins ou atores, além de quatro salas de simulação realística de alta fidelidade, equipadas com uma sala de debriefing. Esse espaço é projetado para revisar, refletir e discutir os conteúdos aprendidos nos treinamentos. Como diferencial, há uma casa simulada que recria um ambiente doméstico para prática em cenários reais. Todas as aulas são gravadas por câmeras de alta definição, proporcionando uma ferramenta valiosa para análise e discussão entre alunos e professores, otimizando o aprendizado e a prática clínica.

O coordenador-geral do Labsim, Rodrigo Moreira Faleiro, explica que as atividades lá realizadas não substituem a prática em ambientes reais, mas contribuem para que os alunos adquiram confiança e desenvolvam habilidades práticas e comportamentais. “O Labsim forma médicos mais capazes de realizar procedimentos reais, como pegar uma veia, fazer uma intubação endotraqueal ou drenar um tórax. No laboratório, os alunos exercitam a execução das manobras, de exames físicos e da anamnese em manequins de última geração. Além disso, têm a oportunidade de desenvolver a habilidade de comunicação com pacientes ou familiares.”

Estudante do 9º período de Medicina, Vivian Costa Morais de Assis relata que o Labsim é uma ótima oportunidade de treinamento. “Fazer ali procedimentos reais, do dia a dia, nos dá mais segurança e contribui para que sejamos médicos mais habilidosos.”

Para Lais Monte Mor, aluna do 2° período do curso de Enfermagem, ter um ensino 100% presencial e focado na prática é uma grande vantagem. “Já no primeiro período, fiz minhas práticas de primeiros socorros no laboratório, experiência marcante e que me trouxe segurança. Essas simulações são fundamentais para a minha formação, aumentando minha confiança para atuar com segurança no futuro”, sublinha.

Sarah Froes está no 8° período de Fisioterapia e conta que o Labsim é uma oportunidade de aprimorar habilidades em um ambiente de aprendizado inovador e equipado com tecnologia de ponta. “O laboratório me permite vivenciar situações clínicas muito próximas da realidade. As simulações me ajudam a desenvolver competências técnicas e práticas, e a exercitar raciocínio clínico, tomada de decisão em tempo real e trabalho em equipe.”

Os alunos praticam a execução das manobras, de exames físicos e da anamnese em manequins de última geração
This article is from: