
2 minute read
HUCM-MG É AGRACIADO COM RECONHECIMENTOS
Evento internacional e ranking da SBOT validam trabalhos desenvolvidos por professores e estudantes
A excelência das atividades de ensino e assistência do Hospital Universitário Ciências Médicas (HUCM-MG) foi mais uma vez confirmada: a instituição teve trabalhos aprovados em congresso internacional e figura em excelente lugar no ranking do simulado da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
Em outubro, o Hospital participou do IDWeek 2024, congresso da Infectious Diseases Society of America (IDSA), em Los Angeles (EUA). Foram apresentados três estudos submetidos pela equipe do Serviço de
Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS): criação de metodologia inovadora para estimar o número de infecções que podem ser prevenidas por meio de ações de um programa multiprofissional; retorno sobre investimento na prevenção de infecções, principalmente as ortopédicas; e revisão das diretrizes para a redução de infecções do sítio cirúrgico, visando à melhoria da qualidade do atendimento ao paciente
Os resultados verificados pelas pesquisas são diretrizes para futuras práticas e políticas de controle de infecções hospitalares no HUCM-MG.

1º lugar no simulado da SBOT
O Hospital também ficou em primeiro lugar no ranking de serviços do simulado para o Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT). A prova integra o curso preparatório da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), que prepara os residentes para o exame de validação dos especialistas em Ortopedia e Traumatologia no país.
Três residentes da instituição se destacaram entre os dez melhores no ranking do simulado: Lucas de Araújo Fernandes (1º), Henrique Botelho de Abreu e Silva (3º) e Erik Cadar de Freitas Aguiar Alves (5º). Dr. Neylor Lasmar, vice-presidente da Feluma e coordenador do serviço de Ortopedia e Traumatalogia do HUCM, ressalta a atuação do Hospital na formação assistencial dos residentes.
“Nos mais de 30 anos à frente do serviço de Ortopedia e Traumatologia do HUCM, buscamos colaborar para formar os melhores residentes. Hoje, temos uma clínica ortopédica reconhecida por todo o país que capacita de quatro a cinco médicos anualmente, durante os três anos de residência”.
Dr. Neylor Lasmar
A prova acontece em 2025, mas o simulado demonstra que os residentes estão preparados e confiantes para um resultado de sucesso. A conquista reafirma o compromisso do HUCM-MG com a excelência na formação de profissionais de saúde de alto desempenho.