5 minute read

PROMOÇÃO DE ASSISTÊNCIA INTEGRAL AOS PACIENTES

Linhas de Cuidado do ACM-MG aprimoram qualidade e resolutividade na prestação de atendimento 100% SUS

Realizando cerca de 6 mil atendimentos mensais, o Ambulatório Ciências Médicas de Minas Gerais (ACM-MG) integra a rede assistencial própria da FCM-MG, com atendimento 100% aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). São disponibilizadas consultas especializadas por meio das Linhas de Cuidado Cardiovascular e Gastrointestinal, áreas de alta demanda.

O grupo multidisciplinar é formado por profissionais das áreas de Enfermagem, Medicina, Assistência Social, Farmácia Clínica, Psicologia e Nutrição, incluindo equipe administrativa, docentes e estudantes. O modelo de atenção em Linhas de Cuidado ajuda a aprimorar a qualidade assistencial e a integralidade do cuidado em saúde. Diversas ações são realizadas em tempo oportuno, com bons desfechos. O espaço promove agilidade no cuidado ao paciente, melhor qualidade assistencial e resolutividade”, diz a diretora técnica do ACMMG, Ana Paula Pinheiro Chagas Fernandes. No ACM-MG, os alunos têm a oportunidade de lidar com pacientes com complexidades diferentes, recebendo suporte dos docentes. “Os estudantes são inseridos em um cenário multidisciplinar, com acompanhamento do percurso do cuidado com o paciente até o final”, explica Ana Paula.

Programa Mais Acesso a Especialistas

O programa foi criado pelo Ministério da Saúde a partir de um diagnóstico da atenção especializada, caracterizada pela fragmentação, falta de vinculação entre os pacientes e equipes assistenciais, falta de comunicação entre as equipes da atenção primária e da atenção especializada à saúde e insuficiência de médicos especialistas, com longas filas ou listas de espera por consultas e exames especializados. O recém-criado Instituto de Oncologia Ciências Médicas de Minas Gerais (IONCM-MG) é um exemplo da assistência integrada aos pacientes. “O Instituto é uma das referências na forma de organizar o atendimento aos usuários do SUS quando precisam de médicos especialistas. A Oncologia é uma das prioridades do Governo Federal, uma vez que o tempo para o diagnóstico e possível tratamento é fundamental. E o IONCM-MG possui as Linhas de Cuidado que visam expandir a abordagem do atendimento para outras especialidades e que fazem parte do Programa Mais Acesso a Especialistas”, pontuou a ministra da Saúde, Nísia Verônica Trindade Lima.

Por meio de recursos de telessaúde, gestão de filas, estratégias de intensificação da comunicação entre as equipes da atenção primária e da atenção especializada à saúde e formação de novos médicos especialistas, o Mais Especialistas cria Ofertas de Cuidado Integrado (OCI), que são pacotes de consultas e exames especializados, financiados por valor global e com valores competitivos. A ideia é incentivar a adesão de uma oferta desses serviços junto ao SUS pelos setores público e privado, com tempo máximo de 60 dias para serem realizados.

A vice-reitora de Integração Docente Assistencial da FCM-MG/Feluma, Dra. Maria do Carmo, explica que a criação do Programa Mais Acesso a Especialistas foi inspirada pelo Projeto Linhas de Cuidado, desenvolvido no ambulatório da FCM-MG. “Em iniciativa inovadora, há cerca de dois anos, o ACM-MG e a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte iniciaram a implementação do Projeto Linhas de Cuidado. Os pacientes são encaminhados ao ambulatório pelas unidades básicas de saúde e passam por consultas e todos os exames especializados em até 60 dias. Eles permanecem no ambulatório até se estabilizarem e são novamente encaminhados à unidade básica de origem para continuar o tratamento.”

Para a professora, a iniciativa é um diferencial na formação do aluno. “É uma oportunidade de vivenciar o ensino com a atenção integral ao paciente, passando por consultas, exames e tratamento e acompanhando a transição do cuidado para a unidade básica de saúde”, ressalta.

Dra. Maria do Carmo acrescenta que o programa auxilia no cuidado integral ao paciente. “Ele sai de longas filas e longo tempo de espera ao realizar consultas e exames. Assim, a pessoa tem acesso ao diagnóstico e ao tratamento de forma precoce, levando à melhoria da qualidade de vida e a um melhor prognóstico da doença.”

Objetivos do ACM-MG

• Promover a integralidade do cuidado e a integração dos pontos de assistência à saúde da rede de atenção.

• Aprimorar e fomentar o monitoramento e a avaliação das ações e dos serviços de saúde.

• Qualificar e ampliar a contratualização com serviços de saúde, promovendo a mudança para um modelo de atenção centrado no usuário e baseado nas suas necessidades de saúde.

• Fortalecer a atuação integrada, o desenvolvimento do cuidado compartilhado e as relações horizontais de articulação com a Atenção Primária à Saúde e demais pontos das Redes de Atenção à Saúde.

• Promover a governança e colaborar com a organização da Rede de Atenção à Saúde de forma regionalizada, com base nas necessidades do território.

• Cooperar para a gestão das filas, regulação do acesso na atenção especializada com matriciamento das equipes de saúde da Atenção Primária à Saúde, uso de recursos tecnológicos, como a telessaúde, na gestão do cuidado e na assistência, educação permanente, navegação do cuidado, com acompanhamento e intervenções sobre a jornada do usuário, realização do cuidado integral em tempo oportuno, OCI como estratégia de garantia da integralidade.

This article is from: