3 minute read
CIÊNCIAS MÉDICAS RUMO A CENTRO UNIVERSITÁRIO
Transformação acadêmica iniciada em 2023 deu mais passos em 2024 com autorizações de novos cursos
Em 2024, a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) instituiu sua Reitoria, marcando um momento histórico. Pela primeira vez, a Fundação conta com um reitor: o médico e professor Dr. José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho, formado pela FCM-MG e ex-diretor-geral da Instituição por seis anos. Ele é acompanhado pela Dra. Maria do Carmo, vice-reitora de Integração Docente Assistencial, e pela professora Ana Paula Lima de Almeida Amorim, vice-reitora Educacional. A criação da Reitoria é um marco estratégico para a estruturação do Centro Universitário e reforça a gestão institucional, integrando ainda mais ensino, pesquisa e extensão. A iniciativa consolida o compromisso da Feluma e da FCM-MG com a excelência acadêmica, científica e assistencial, ampliando seu impacto positivo no estado.
A FCM-MG já cumpre quase todas as exigências previstas no artigo 16 do Decreto 9.235/2017, que regulamenta o credenciamento de centros universitários pelo Ministério da Educação (MEC).. Entre os critérios atendidos estão qualificação do corpo docente, programas de iniciação científica e extensão institucionalizados e obtenção de um alto Conceito Institucional (CI). O único requisito ainda pendente é o reconhecimento de novos cursos de graduação, um desafio que está sendo tratado com grande seriedade e muito planejamento.
Segundo o reitor da Feluma/FCM-MG, professor José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho, houve uma pesquisa de mercado para a abertura dos novos cursos. “É uma forma de contribuirmos para atender às demandas de saúde da sociedade e garantir a excelência no ensino, que já é nossa marca”, explica o professor. Ele ressalta que o cotidiano da instituição não sofrerá grandes alterações. “Nossa instituição sempre prezou pela excelência do ensino ofertado. Isso é uma realidade em nossa rotina e um compromisso indispensável.”
Essa transformação é de extrema importância para a instituição, fortalecendo ainda mais sua atuação como referência em educação na área da saúde. Além disso, ser um Centro Universitário é um reconhecimento oficial a mais da excelência acadêmica, reforçando a credibilidade da instituição e atraindo mais estudantes e oportunidades de parcerias.
Para os alunos, os benefícios dessa mudança são igualmente significativos. A ampliação de cursos permitirá maior integração interdisciplinar, simulando cenários reais e promovendo uma abordagem colaborativa entre diferentes áreas da saúde.
Essa transformação permitirá que a FCM-MG responda de forma mais ágil às demandas do mercado e da sociedade
