
2 minute read
ATUAÇÃO NO PROGRAMA MIGUILIM
IOCM-MG participa da oferta de atendimento ocular aos alunos de escolas da rede pública
Desde 2023, o Programa Miguilim, iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA-BH), desenvolve ações de prevenção de agravos em saúde auditiva e saúde ocular em escolas públicas. Em 2024, o trabalho ganhou reforço com a participação da Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma): por meio do Instituto de Olhos Ciências Médicas (IOCM-MG) e da Faculdade Ciências Médicas (FCM-MG), a instituição tem atuado na triagem oftalmológica em todas as escolas da Regional Norte de Belo Horizonte. A estimativa é de que 10 mil alunos sejam atendidos pelo IOCM-MG.
O Programa Miguilim abrange exames oftalmológicos e consultas especializadas, além de prever a entrega de óculos para os estudantes que necessitarem. “O programa visa realizar o diagnóstico de alterações e deficiências oculares em tempo oportuno para possíveis intervenções e tratamentos”, diz o vice-diretor do IOCM-MG, Dr. Josué Lessa.
Os estudantes da Liga Acadêmica de Oftalmologia (Oftalmoliga) da FCM-MG, capacitados pelos oftalmologistas do IOCM-MG, têm feito o exame de acuidade visual nas escolas. Caso alguma alteração seja identificada, os alunos são direcionados para o IOCM-MG, em um processo de encaminhamento vinculado à Central Reguladora da SMSA-BH. “O Programa Miguilim é muito importante, pois auxilia na descoberta e possibilita o tratamento dos erros refrativos na idade em que precisam ser tratados, ou seja, crianças que estão na pré-escola ou escola com até 6 anos de idade”, destaca o diretor-geral do IOCM-MG, Dr. Bruno Trindade. O Instituto destina 300 vagas mensais para esses atendimentos.
Expectativa é de que o IOCM-MG atenda a 10 mil alunos
O presidente da Oftalmoliga, André Rubatino, ressalta que o Programa Miguilim é uma oportunidade única e enriquecedora para a formação dos estudantes, além de uma ação de grande relevância social. “A atenção à saúde oftalmológica pode proporcionar mudanças significativas na vida das crianças, como melhora no desempenho escolar, na interação social, na autoestima, na segurança e na participação em esportes.”
