4 minute read

FELUMA NOMEIA DIRETORA-GERAL DA FCM-MG

Professora Cláudia Lourdes Soares Laranjeira assume o cargo em momento histórico da instituição

Uma das mais prestigiadas escolas de Medicina do país, com 75 anos de tradição no ensino em saúde, a Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) recebeu a primeira diretorageral da sua história, a médica ginecologista e professora Cláudia Lourdes Soares Laranjeira. Ela anteriormente ocupava o cargo de diretora de graduação e 1ª vice-diretora, função assumida pela subcoordenadora do curso de Medicina, a fisioterapeuta e professora Susan Martins Lage. Para a nova diretora-geral, esse é um marco importante. “Pela primeira vez em 75 anos, temos duas mulheres em cargos de relevância na FCM-MG. Estou pronta para o novo desafio, sempre com foco na qualidade do ensino e destacando a instituição como referência na educação em saúde no Brasil”, ressalta.

Cláudia sente-se orgulhosa de sua trajetória profissional e grata por ter sido indicada para um cargo de tanta relevância. “No início do século, a Medicina era predominantemente masculina, mas, hoje, as mulheres já são maioria na função. Ter uma mulher como diretora de uma instituição de ensino em saúde é um reconhecimento muito grande e uma afirmativa de que as mulheres são, sim, capazes”, complementa.

Pioneirismo além da educação

Pioneira em diversas áreas, com infraestrutura moderna, que inclui laboratórios de última geração, biblioteca bem-equipada e um hospital universitário que oferece atendimento 100% SUS de alta qualidade à população, a FCM-MG é reconhecida por seu corpo docente altamente qualificado, programas de pesquisa inovadores e abordagem pedagógica centrada no aluno.

O presidente da Feluma, Dr. Wagner Eduardo Ferrreira, comentou sobre a escolha: “A nomeação da professora Cláudia representa um avanço importante para a FCM-MG e para a Feluma. Ela possui uma trajetória exemplar e tenho plena confiança em sua capacidade de liderar a instituição com excelência. Seu compromisso com a educação e a saúde será fundamental para continuarmos a desenvolver e fortalecer nossa missão.”

O reitor da Feluma/FCM-MG, professor José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho, explica que a escolha da professora Cláudia foi pautada por sua reconhecida trajetória profissional, dedicação à instituição e notável habilidade em gestão educacional. “Ela sempre demonstrou profundo compromisso com a formação de qualidade, colocando a excelência educacional como prioridade. Cláudia possui visão inovadora, característica que certamente enriquecerá a FCM-MG e será alicerce para o fortalecimento da relevância da instituição no cenário da educação e da assistência”, sublinha.

“Tenho plena confiança em sua capacidade de liderar a instituição com excelência”

Dr. Wagner Eduardo Ferreira

Planos para o futuro

A expectativa é de um período de fortalecimento institucional e crescimento contínuo. A professora tem compreensão clara dos desafios e oportunidades do ensino superior, especialmente na área médica. “Esperamos que sua liderança inspire iniciativas inovadoras que fortaleçam o ensino, a pesquisa e a extensão, garantindo que a FCM-MG continue se destacando pela excelência acadêmica e pelo compromisso com a formação de profissionais qualificados”, destaca o professor José Celso.

A nova liderança tem planos para expandir os programas de pesquisa, melhorar a infraestrutura e aumentar a colaboração com outras instituições de ensino e saúde no Brasil e no exterior. “Minha expectativa é que a faculdade permaneça em seu patamar de destaque e sucesso. Para o planejamento de 2025, temos objetivos ousados de sermos uma instituição com uma marca forte no mercado de ensino e de assistência à população”, avalia a diretora-geral.

Profa. Susan Lage atuva como subcoordenadora do curso de Medicina

Trajetória notável

Profa. Cláudia foi coordenadora do curso de Medicina e é conhecida por seu trabalho em projetos de extensão que têm o objetivo de melhorar a saúde da população. Além das contribuições acadêmicas, possui papel ativo em iniciativas que promovem a saúde preventiva e a educação em saúde, reforçando o compromisso da FCM-MG com a responsabilidade social.

This article is from: