
1 minute read
70 anos de tradição
Atlas vai rememorar as sete décadas de existência da Faculdade ao resgatar fatos marcantes e imagens raras
A história da Faculdade Ciências Médicas – MG estará registrada nas páginas de um Atlas, que será lançado em novembro, em comemoração dos 70 anos da Instituição, completados em 2020. O responsável pela publicação é o Prof. Dr. Geraldo Magela Gomes da Cruz, reconhecido por manter uma memória privilegiada sobre os fatos históricos que ilustram as sete décadas de existência da Faculdade.
Advertisement
Interessados em pesquisar a trajetória da Faculdade e, consequentemente, como se deu a evolução do ensino em saúde em Minas Gerais terão no Atlas uma fonte confiável de consulta. Vale lembrar que, ao completar 50 anos, a FCM-MG já havia lançado uma publicação semelhante, que, segundo Prof. Magela, acabou se tornando uma espécie de vade-mécum da Instituição. A diferença entre os dois materiais é que o Atlas trará uma série de imagens que destacarão personagens importantes, desde aqueles diretamente envolvidos na construção da Faculdade até os que estiveram presentes nas várias fases de modernização do prédio e dos Laboratórios. Quando o Centro de Memória foi inaugurado, em maio de 2019, foi necessário um trabalho árduo de pesquisa para compor o espaço, e, com isso, diversas fotografias raras foram encontradas e devidamente catalogadas.
Agora, elas ajudarão a compor o Atlas, que terá formato diferenciado. Uma das “orelhas” será dedicada a Lucas Machado, fundador da Instituição, e a outra trará uma apresentação de Dr. Wagner Eduardo Ferreira, atual presidente da Feluma. Com sete partes, 24 capítulos e cerca de 400 páginas, o Atlas conta com a participação de professores e outros profissionais da Instituição que redigiram textos e estão contribuindo para enriquecer o conteúdo.