1 minute read

Vestibular 2020/2: um processo seletivo diferente

Primando pela segurança dos candidatos e obedecendo à legislação, Instituto Agos opta por utilizar nota do Enem para processo seletivo do 2º semestre de 2020

Em função da pandemia, pela primeira vez, a Faculdade Ciências Médicas – MG utilizou a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de classificação e seleção do vestibular para o curso de Medicina, válido para os alunos que ingressaram no segundo semestre de 2020. Até o início do ano, a prova estava marcada para o dia 19 de julho. Com a sinalização da prefeitura de que o isolamento social permaneceria, o Agos tomou a decisão de aproveitar o desempenho no Enem para a seleção dos novos acadêmicos, com base em dois critérios: peso maior para as disciplinas mais importantes para o curso (Biologia, Química e Português) e fixação de uma nota de corte geral e outra exclusiva para a Redação.

Advertisement

Ana Carolina Giullianetti, diretora do Instituto Agos, explica que todo o trabalho de planejamento para a prova presencial foi realizado, de modo a oferecer a segurança necessária aos candidatos e profissionais diretamente envolvidos. “Tínhamos tudo pronto, com controle de fluxo, logística e distanciamento das carteiras. As provas seriam aplicadas em um complexo de quatro prédios, para que os candidatos fossem bem distribuídos, a fim de evitar aglomerações.”

Residência médica

O Agos está monitorando os indicadores do coronavírus para seguir adaptando sua metodologia de aplicação de provas dos processos seletivos em que atua. Para o segundo semestre, estão previstos processos seletivos de residência, especialização hospitalar, fellow e residência multiprofissional que são gerenciados pelo Instituto. Segundo Ana Carolina, a equipe está aguardando os protocolos de segurança dos Conselhos Federal de Medicina e Nacional de Residência Médica para dar prosseguimento às atividades.

A ideia é adotar os mesmos protocolos traçados para o vestibular, com mais salas sendo utilizadas e treinamento da equipe para recepção/abordagem dos candidatos e distribuição de provas, entre outros. “Estamos preparados tanto para o melhor quanto para o pior cenário”, afirma a diretora.

This article is from: