
4 minute read
Vínculo perene
Núcleo de Egressos contribui para manter proximidade entre a Faculdade e os ex-alunos
Em 1993, Dr. Rodrigo Galinari concluiu o curso de Medicina na Faculdade Ciências Médicas – MG. Foram anos de dedicação e muito estudo para se formar na área que sabia ser a sua vocação. O esforço foi recompensado. Especialista em Ortopedia Pediátrica, ele é hoje um profissional conceituado no mercado mineiro.
Advertisement
O sentimento que fica é de gratidão pela Instituição que o ajudou a iniciar uma trajetória para a vida. “Quando fui para o mercado, vi o quanto o respeito que todos têm pela Faculdade me auxiliaria a construir uma carreira.”
Ao completar 25 anos de formado, ele recebeu um convite para um evento comemorativo promovido pela turma. E, assim como ocorreu com sua carreira, ele percebeu como a Faculdade evoluiu ao longo dos anos. “Visitamos as dependências, os laboratórios, e fiquei muito feliz em ver como ela se modernizou”, elogia Dr. Rodrigo. Esse contato permanente com o ex-aluno é parte de uma política sólida e estruturada. Não por acaso, deu origem a um setor exclusivo, responsável por elaborar estratégias para manter a proximidade com todos os profissionais formados pela Instituição. “O Núcleo de Egressos vai trabalhar dados dos ex-alunos, monitorar sua evolução profissional e saber como está o nível de inserção no mercado. Não adianta termos um prédio estruturado, laboratórios modernos e equipamentos de ponta se o nosso egresso não desenvolve relevância para a sociedade”, pontua Prof. José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho, diretor da Faculdade.
Alguns deles se formam e voltam a atuar onde estudaram. É o caso de Dr. Rodrigo Moreira Faleiro, neurocirurgião do Hospital João XXIII e professor da Faculdade. “Eu me formei em 1996 e voltei para integrar o corpo docente em 2008. Nesse tempo, a Faculdade manteve o contato comigo, sempre se mostrou aberta. É muito prazeroso ver nossos alunos em posição de destaque no mercado, como tem acontecido por anos.”
Esse diálogo transparente com o egresso sempre foi uma tônica da Faculdade e foi potencializado com a criação do Núcleo, no ano passado. Sob a coordenação da Profa. Andrea Luiza Drumond das Chagas, a iniciativa fortalece o vínculo entre a Instituição e os profissionais que ela forma. Profa. Andrea afirma que, além de aprimorar a estratégia já colocada em prática durante anos de monitoramento dos ex-alunos, o Núcleo tem trabalhado na elaboração de novas políticas para criação e implementação de um conjunto de ações que favoreçam a manutenção do vínculo com os graduandos e pós-graduandos. “Acredito que nosso diferencial é considerar o egresso de grande importância e apto a contribuir com críticas consistentes e construtivas sobre os cursos ofertados. A experiência no mercado de trabalho os credencia a trazer novos olhares e contribuir para nossas revisões e atualizações das propostas pedagógicas.”
As construções de indicadores com base em informações dadas pelos egressos vão também nortear ações da Faculdade. Para a coordenadora, será possível identificar demandas do mercado e de formação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Assim, será possível desenvolver projetos que estimulem não apenas a continuidade e o aprimoramento da formação profissional, como também a melhoria do atendimento à sociedade.
Recém-chegados ao mercado se destacam
No final do ano passado, Pollyana Helena Vieira Costa pegou o seu diploma de fisioterapeuta. Sua vontade era permanecer na carreira acadêmica e ela emendou os estudos para um doutorado na UFMG. A pesquisa da exaluna da Ciências Médicas é sobre simulação de cirurgia em modelos de placenta. Segundo ela, a preparação na Faculdade deu oportunidade de estar próxima de atividades extras, como Iniciação Científica, monitoria e cursos de extensão, o que foi fundamental para que ela estivesse pronta para um desafio acadêmico maior. “Sou vinculada à Faculdade até hoje, porque sou uma das fundadoras do Grupo de Estudo de Neuroeixo, e debatemos sobre a pesquisa ainda.”
Portal de egressos: relacionamento que conecta ensino e mercado profissional

Uma das primeiras ferramentas implementadas para estreitar o relacionamento com os ex-alunos é o Portal de Egressos. Nele é possível encontrar eventos programados e banco de contatos. Há ainda uma área de acesso restrito, em que, ao inserir seus dados pessoais, o visitante tem a possibilidade de responder a um questionário eletrônico. A partir dos dados coletados, o Núcleo vai traçar o perfil do egresso, identificar onde ele atua e avaliar sua percepção sobre o percurso acadêmico. É possível ainda acessar descontos em cursos da Pós-graduação, Extensão, livrarias que têm parceria com a Instituição e fazer agendamento de visita à Faculdade.
O site é uma maneira rápida e fácil de os ex-alunos estarem sempre próximos da Faculdade em qualquer lugar do mundo. “Queremos sempre que eles se sintam acolhidos e tenham interação conosco, afinal, foram eles que nos ajudaram a construir a história que temos hoje”, disse a então secretária-geral de Administração e Finanças, Débora Goulart Carvalho*, que também participou da criação do Núcleo.
*A profa. Débora concedeu esta entrevista pouco tempo antes de falecer.