3 minute read

Conhecimento e excelência na bagagem profissional

Aluna do último ano de Medicina narra experiência em hospital de Miami e destaca a participação da Assessoria de Relações Internacionais da FCM-MG

O planejamento foi um dos fatores mais importantes para que Júlia Costa Garcia, aluna do 12º período de Medicina, realizasse o sonho de fazer um estágio no exterior. Desde 2017, ela tinha o desejo de se especializar em Cirurgia e, naquele ano, recorreu à Coordenação do curso para saber quais eram os passos necessários para concretizá-lo.

Advertisement

A Faculdade se estruturava para dar completo suporte aos acadêmicos interessados em buscar conhecimento fora do país. Para isso, criou um setor especializado, a Assessoria de Relações Internacionais, e passou a firmar parcerias com Instituições de ensino de outros países e a intermediar o intercâmbio.

Em 2020, Júlia embarcou para a Universidade de Miami, uma das primeiras Instituições de saúde internacionais com as quais a Faculdade estabeleceu convênio, com destino a um dos hospitais mais premiados da área de Oftalmologia do mundo, o Bascom Palmer Eye Institute. Foram quatro semanas entre os Departamentos de Cirurgia Colorretal e Oftalmologia. “Foi uma experiência muito rica e uma responsabilidade imensa por atuar em uma Instituição que foi dezenas de vezes premiada. Fiquei muito feliz, porque esperei muito tempo para estar ali. Fui muito bem recebida pelos chefes e não fui alvo de qualquer tipo de preconceito por ser estrangeira”, lembra a aluna. Alguns cuidados, segundo ela, auxiliaram na adaptação, como a familiaridade com o idioma, o conhecimento adquirido nos estágios na Liga Acadêmica de Oftalmologia da FCM-MG e, sobretudo, a vontade de aprender.

Rotina intensa

Quem pensa que o estágio no exterior também é o momento ideal para passear se engana. O dia a dia de Júlia era intenso. Ela chegava às 8h e só encerrava o expediente às 18h, quando as equipes terminavam os procedimentos. Ainda segundo a aluna da FCM-MG, os profissionais com quem teve contato valorizam o acadêmico que demonstra o desejo de absorver ao máximo o conhecimento ofertado e os processos adotados.

A aluna elenca algumas dicas importantes para quem tem o projeto de se especializar fora do país. “É preciso se programar. Comecei, junto com meu marido, a olhar todos os detalhes com mais de dois anos de antecedência. Assim, quando o edital é publicado, o interessado ainda tem tempo para fortalecer o currículo e treinar o idioma. Ter familiaridade com a língua é fundamental, pois é assim que você se faz entender e acessa novas oportunidades.”

A Assessoria de Relações Internacionais

Foi criada em 2018 para estimular e apoiar o intercâmbio dos alunos e docentes da Faculdade com Instituições de saúde do exterior. Graças à consultoria prestada pela área, sob a coordenação de Corinne Andrée Imbs, os interessados se sentem mais seguros para dar um passo tão importante e são orientados sobre como cumprir as regras previstas no edital. Em 2019, 14 alunos participaram do intercâmbio mantido com a Universidade de Miami. “Profa. Corinne e os demais colaboradores do setor foram fundamentais para a minha ida. A Faculdade acertou na criação dessa área”, afirma a aluna.

Parcerias do Departamento de Internacionalização:

• Universidade de Sydney – Institute for Musculoskeletal Health

• Universidade de Miami

• Universidade de Illinois, Chicago

• Universidade de Kansas Medical Center

• Universidade de Texas MD Anderson

• Hospital Necker Enfants Malades, Paris

• Hospitais Universitários de Lyon

• Faculdade de Medicina e Hospital Universitário de Lille

• Universidade de Strasbourg e Hospitais Universitários

• Universidade de Oxford

• Instituto de Pesquisa Anthony Nolan – Universidade College of London

• Unidade de Saúde de Matosinhos

• Instituto de Oncologia de Porto

• Cátedra de Urologia, Hospital de Clínicas, Universidade Udelar

This article is from: