
1 minute read
Pandemia não freou o conhecimento
Cirurgia Robótica produziu conteúdos disponibilizados online aos alunos
Os Institutos de Cirurgia Robótica Ciências Médicas – MG e a Pós-graduação Ciências Médicas – MG se uniram no momento adverso para reafirmar seu compromisso de levar conhecimento sobre novas tecnologias para procedimentos minimamente invasivos, a despeito da pandemia.
Advertisement
O isolamento social fez com que as aulas presenciais fossem suspensas em um primeiro momento, mas, para manter o contato com os alunos e demais interessados no conteúdo, a equipe promoveu uma série de webinars dedicados ao tema.

Organizadores da série de webinars promovida pelo Instituto de Cirurgia Robótica Ciências Médicas – MG
São cerca de 30 vídeos postados no YouTube, que, somados, têm quase 2.000 visualizações na plataforma – sobre as especificidades da cirurgia robótica em Ginecologia, Urologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, Coloproctologia e Anestesia, além de um módulo de treinamento. Dr. José Eduardo Távora, diretor Técnico do Instituto, explica que a iniciativa manteve a conexão com os alunos enquanto as autoridades de saúde ainda não haviam autorizado a volta às aulas presenciais.
Um dos professores que participaram das aulas remotas foi o Dr. Walter Pace, coordenador-geral da Pós-graduação em Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva. Segundo ele, a receptividade dos alunos aos conteúdos ofertados foi a melhor possível. “Alcançamos o objetivo de motivá-los naquele período.”
Dr. Walter Pace explica que ter a tecnologia como aliada tornou os conteúdos ainda mais ricos – diversos encontros tiveram especialistas de outros países, como dos Estados Unidos, Itália e França. “O Instituto tem o objetivo de ampliar sua atuação no país e, agora, com a mudança de comportamento das pessoas, nos adequamos de forma rápida para ofertar conteúdos alinhados a essa nova realidade”, diz o diretor Acadêmico da Pós-graduação Ciências Médicas – MG, Prof. Marcelo Miranda.