3 minute read

AGILIDADE, ORGANIZAÇÃO E COMPETÊNCIA NO COMBATE AO CORONAVÍRUS

Em contexto desafiador de pandemia, Feluma e Unimed-BH somam exemplos bem-sucedidos de filantropia e cooperativismo

Evento apresentou ações e iniciativas adotadas pelas instituições para fazer frente aos desafios impostos pela pandemia

Advertisement

Poucas vezes ao longo de sua história, a humanidade precisou se adaptar de maneira tão drástica como nos últimos tempos. Em 2020, com a pandemia, a saúde elevou-se ainda mais como prioridade, e instituições de todo o mundo e de setores diversos tiveram que se reinventar para não parar e, sobretudo, para sobreviver. Na capital mineira, a Feluma e a Unimed-BH são algumas das organizações que, graças à tradição, à solidez e aos modelos de gestão voltados à filantropia e ao cooperativismo, respectivamente, enfrentaram de maneira bem-sucedida e efetiva a crise provocada pelo coronavírus e vêm se fortalecendo cada dia mais.

Na live “Filantropia e cooperativismo no combate à pandemia de Covid-19”, promovida pela Feluma, o diretor da Faculdade Ciências Médicas – MG, Prof. José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho, e o diretor-presidente

Agilidade e organização guiaram as decisões da FCM-MG

da Unimed-BH, Dr. Samuel Flam, apresentaram algumas das ações adotadas para fazer frente aos desafios impostos pela pandemia. Participaram como debatedores o presidente da Feluma, Dr. Wagner Eduardo Ferreira, e o professor da FCM-MG e curador do Teatro Feluma, Dr. Jair Leopoldo Raso.

Confiança e engajamento

Para o professor José Celso, confiança e engajamento foram as palavras-chave adotadas no período. “Todo o nosso planejamento estabelecido antes da pandemia desapareceu e foi rapidamente refeito e adequado ao novo contexto. O que mais me surpreendeu foi a capacidade de adaptação de todo o sistema.”

Na Faculdade Ciências Médicas, as atividades acadêmicas externas foram suspensas, e 100% da grade teórica migrou para o ambiente remoto. O prédio da FCM-MG foi cuidadosamente preparado e adaptado para realização das atividades laboratoriais, zelando pelo distanciamento entre as pessoas, e os materiais e equipamentos de proteção individual necessários foram fornecidos aos alunos. “Investimos maciçamente para garantir o funcionamento e permitir a formação com qualidade e segurança, cumprindo os projetos pedagógicos pactuados”, ressaltou professor José Celso.

Agilidade e organização guiaram as decisões em relação aos fluxos e protocolos de acesso, à divisão das turmas e turnos, à readequação pedagógica, entre outros aspectos. Dr. José Celso destacou o entrosamento com a Feluma em todos os momentos. “O resultado foi o incremento na reputação institucional, reafirmando nosso profissionalismo e nossa referência em formação na área da saúde”, explica. Segundo a direção da Feluma, foram investidos e mobilizados todos os recursos. A Faculdade é onde tudo nasceu e houve alto empenho para propiciar as condições e o suporte estrutural para conduzir as ações e sair na frente.

Feluma exerce filantropia

A Feluma também tem realizado ações filantrópicas. A parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte permitiu colaborar em vários momentos, em consonância com a essência da Feluma de promover o bem-estar social. Medicamentos e equipamentos de proteção individual foram doados. O prédio da FCM-MG também foi cedido à Secretaria Municipal de Saúde como local de vacinação, e quase 3 mil doses chegaram a ser aplicadas em um único dia. Outra ação foi o apoio ao projeto assistencial Canto da Rua Emergencial, por meio da doação de diversos itens de higiene pessoal à população em situação de rua.

Responsabilidade e cuidado

Signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), a Unimed-BH chamou para si a responsabilidade de enfrentar a pandemia não apenas como empresa do setor da saúde, mas como cooperativa com ampla inserção social. Dr. Samuel Flam, diretorpresidente da Cooperativa, relatou as dificuldades iniciais e as diversas frentes de atuação adotadas.

Institucionalmente, a Cooperativa montou um grupo de gerenciamento de crise e firmou posicionamento conjunto com outras entidades do segmento. Realizou campanhas informativas e firmou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que possibilitou oferecer a modalidade de consulta on-line para pacientes atendidos pelo SUS-BH com sintomas de Covid-19.

O curador do Teatro Feluma e neurocirurgião, Dr. Jair Raso, destacou a agilidade com a qual a plataforma de consultas on-line foi lançada. “Não queria deixar de chamar a atenção para a questão da filantropia praticada pela Unimed-BH durante a pandemia, por meio da gestão e do Instituto Unimed, que se aproxima muito do modelo da Feluma”, afirmou.

This article is from: