1 minute read

ITABIRA RECEBE PROGRAMA DE INTERNATO DE SAÚDE COLETIVA DA FCM-MG

Etapa da formação ajuda a desenvolver competências diversas, entre elas o atendimento aos pacientes de forma humanizada

Dentro do seu propósito de oferecer formação de qualidade e cooperar para a melhoria na prestação dos serviços de saúde pública, a Faculdade Ciências

Advertisement

Médicas – MG mantém o Internato de Saúde Coletiva em diversas cidades de Minas Gerais. Uma delas é Itabira, onde o convênio teve início em abril de 2021, por meio de uma parceria entre a FCM-MG e a prefeitura do município, à luz das diretrizes curriculares nacionais.

As duas primeiras turmas, em abril e maio, contaram com 34 e 14 estudantes de Medicina, respectivamente, que atuaram junto às equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), atendendo a casos não Covid-19 não apenas nos bairros, mas nos distritos de Itabira. Assim, as UBSs puderam funcionar como UPAs 24 horas, evitando que os pacientes acometidos por outras enfermidades se deslocassem até os hospitais e UPAs do Centro, que acolheram exclusivamente casos de Covid-19.

Oportunidade diferenciada

O Internato é um momento propício para desenvolver outras competências, além do atendimento aos pacientes de forma humanizada. De acordo com o vice-diretor da FCM-MG, Prof. Rafael Duarte Silva, as cidades do interior, em geral, são carentes de assistência e têm no programa uma forma de suprir as necessidades de atenção primária à saúde. Nossos alunos tiveram a chance de vivenciar a prática supervisionada da profissão, o que contribuiu muito para a formação deles”, diz.

O diretor da FCM-MG, Prof. José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho, reforça o impacto positivo da ação. “Foi uma oportunidade espetacular para os alunos e professores, que ajudaram a gerir a regulação dos pacientes de Itabira, desafogando as UPAs, ao mesmo tempo em que demonstraram a relevância da Ciências Médicas. Ficamos gratos a todos que se mobilizaram e à Prefeitura, que abriu essa oportunidade”, afirma.

This article is from: