
4 minute read
INSTITUTO DE CIRURGIA ROBÓTICA RECEBE APROVAÇÃO DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES
Além de agregar pioneirismo à Instituição, normativa levará mais segurança e confiabilidade para profissionais da área
Da esquerda para a direita: Gisele Junger, Dr. Fernando Santos, Dr. Diego Paim, Dr. José Eduardo Fernandes Távora (todos do CRCM-MG) e Dr. Flávio Tomasich, membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
Advertisement
Pioneira na implantação da primeira plataforma de cirurgia robótica em Minas Gerais, em 2016, a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), mantenedora do Instituto de Cirurgia
Robótica Ciências Médicas de Minas Gerais (CRCM- MG), avançou ainda mais como referência na área.
A Instituição é a primeira e única do estado a obter a chancela do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) para emissão da Certificação em Cirurgia Robótica para os médicos que realizarem o curso e forem habilitados. A normativa foi estabelecida no final de 2020 pela Comissão de Cirurgia Minimamente
Invasiva e Robótica, criada pelo órgão a partir do entendimento de que a certificação não deve ser emitida por empresas, mas exclusivamente por entidades médicas.
Conforme afirma o coordenador do Departamento de Cirurgia da FCM-MG, Dr. Diego Paim, as novas diretrizes relativas aos critérios e fluxos de formação dos médicos cirurgiões trazem mais confiança às instituições e segurança aos profissionais que operam o sistema. “Modelamos um curso de certificação bem completo, de forma a oferecer conhecimento cumulativo sólido em cinco módulos, que incluem a fase pré-clínica, treinamento prático com simuladores, até a fase clínica, em que o cirurgião opera a plataforma juntamente com o proctor da sua especialidade”, explica o médico.
Atualmente, a CRCM-MG oferece a certificação em cinco especialidades: Urologia, Cirurgia Geral, Oncologia, Ginecologia, Torácica e Coloproctologia. Para obter a autorização do CBC, além de fornecer a documentação de treinamento e comprovar a experiência clínica necessárias à Comissão de Habilitação em Cirurgia Robótica das especialidades, o Instituto passou pela vistoria do presidente do órgão, Dr. Luiz Carlos Von Bahten, que visitou e elogiou as instalações e a infraestrutura. “Essa certificação do CBC, que é o órgão máximo em cirurgia, nos coloca no patamar dos maiores institutos nacionais”, afirma o médico e professor Dr. Diego.
Em 2021, a CRCM-MG alcançou a marca de 2.500 cirurgias realizadas por meio da plataforma Da Vinci, em sua maior parte procedimentos urológicos, que foram 1.747 até julho. Para o coordenador da Cirurgia Urológica do Instituto, Dr. Pedro Romanelli, a certificação representa um marco na história das cirurgias minimamente invasivas. “Foi uma revolução no ensino médico e na forma de desenvolver a competência dos cirurgiões”, afirma Dr. Pedro.
A primeira turma do curso de Certificação do Instituto foi constituída no primeiro semestre, e, devido ao grande número de inscritos, foram abertas outras três turmas, com início até janeiro de 2022. Estará apto a se certificar em Cirurgia Robótica o profissional com Título de Especialista (RQE) nas áreas citadas anteriormente. Os critérios para seleção dos candidatos também incluem análise curricular e justificativa para o interesse pelo curso.
ESPECIALIDADES COM CERTIFICAÇÃO PELA CRCM-MG
• Coloproctologia • Ginecologia • Oncologia • Torácica • Urologia
Eficiência e segurança
A área de Cirurgia Robótica está em processo de expansão no Brasil e o CRCM-MG tem atuado, constantemente, para assegurar a máxima qualidade dos procedimentos e a segurança do paciente junto aos hospitais parceiros: Vila da Serra, Felício Rocho, Instituto Orizonti e Uberlândia Medical Center. Dessa forma, vem acompanhando o avanço da tecnologia e possibilitando que cada vez mais médicos possam se habilitar, a fim de aliar seus conhecimentos e experiências à inteligência artificial e robótica.
A moderna plataforma Da Vinci é usada para a realização dos procedimentos
Na Cirurgia Robótica, os cirurgiões qualificados realizam o procedimento empregando a moderna plataforma robótica, o Da Vinci. De acordo com Dr. Diego Paim, a tecnologia gera mais qualidade, precisão e controle para a técnica operatória. “Trabalhamos com melhores condições de visão, com uma imagem tridimensional full HD, além de maior sensibilidade e destreza com uma pinça com articulação maior que a mão humana, de alta sensibilidade e controle de tremor, o que possibilita a realização de procedimentos mais complexos de forma mais precisa”, ressalta o médico.

O alto nível de segurança do procedimento gera grandes benefícios para os pacientes, como o menor tempo de recuperação e de internação em comparação com o das cirurgias convencionais, já que, por ser menos invasiva, necessita de menores cortes.
FASE CLÍNICA DO CURSO DE CERTIFICAÇÃO EM CIRURGIA COM PROCTOR DA ESPECIALIDADE
• Uma vez realizadas todas as atividades
constantes nos módulos de 1 a 4, o médico estará apto a iniciar a fase clínica de sua Certificação em Cirurgia Robótica.
• Nessa etapa, todas as suas cirurgias
deverão, obrigatoriamente, ser acompanhadas por um proctor (cirurgião experiente que supervisiona a cirurgia) do programa de certificação em Cirurgia Robótica da mesma especialidade médica do aluno.
• Os preceptores do curso de Certificação
em Cirurgia Robótica da CRCM-MG são altamente qualificados e possuem grande número de cirurgias realizadas o que enriquece a experiência.
• O número de cirurgias a ser realizado
seguirá o definido por cada Sociedade, conforme a seguir: - CBC (Cirurgia Geral, Ginecologia,
Coloproctologia) – 10 casos - SBCO (Cirurgia Oncológica) – 10 casos - SBU (Urologia) – 15 casos - SBCT (Cirurgia Torácica) – 10 casos
Para mais informações sobre o curso, acesse https://cirurgiarobotica.cmmg.edu.br/