
3 minute read
HUCM EVIDENCIA A EXCELÊNCIA DE SEUS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA
Padrão alcançado pelo Hospital resulta da combinação harmônica entre a experiência dos médicos preceptores e os novos conhecimentos dos profissionais recém-formados
Novos residentes e especializandos foram recebidos em evento de boas-vindas com a participação do diretor técnico do HUCM, Dr. Glauco Messias, de preceptores e de colaboradores
Advertisement
Com a missão de impulsionar o desenvolvimento social e a qualidade de vida por meio da educação, saúde, ciência e tecnologia, a Feluma se destaca como mantenedora do Hospital Universitário Ciências Médicas (HUCM), uma instituição médica e acadêmica que é referência para o setor e, desde 1991, vem ganhando cada vez mais importância e significado por oferecer programas de residência e especialização de excelência. Assim, vem contribuindo para que novos profissionais ingressem no mercado com capacidade para prestar atendimento assistencial humanizado de alto padrão à população. A cada ano, o Hospital recebe novos residentes e especializandos, que têm a oportunidade de vivenciar a realidade médica em uma instituição que destina 100% de seus leitos de internação, suas consultas ambulatoriais, exames complementares e procedimentos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A estrutura moderna e bem-equipada, fruto de constantes investimentos feitos pela Feluma, somada a um corpo clínico composto por médicos preceptores experientes, proporciona aos profissionais em residência e especialização maior preparo e confiança, além de uma ampla visão das potencialidades e desafios do SUS. “Nossa metodologia, focada no ensino teórico-prático e no estímulo à pesquisa, confere a esses profissionais maior capacidade de envolvimento e resolutividade, que, por sua vez, possibilita um atendimento humanizado e de qualidade aos pacientes”, afirma o diretor-geral do HUCM, Dr. Antônio Carlos de Barros Martins.
A relação entre médicos preceptores e aprendizes,ainda segundo Dr. Antônio Carlos, é a melhor possível.“Anualmente, os residentes avaliam nossa capacidade edesempenho e o que podemos aprimorar. A partir dessasavaliações, procuramos sempre aperfeiçoar a formação ea prática médica”, afirma o diretor da entidade.
O reconhecimento da excelência dos programas doHUCM é o respaldo obtido junto ao Ministério daEducação (MEC). “Isso demonstra a solidez, a credibilidadedos serviços e a competência da gestão do Hospital,pois há uma série de requisitos, protocolos e exigênciasa serem cumpridos, além de uma avaliação anual paraverificar se as conformidades estão em dia”, enfatiza Dr.Antônio Carlos. Neste ano, novas especialidades foramaprovadas pelo Ministério, como Cardiologia e MedicinaIntensiva, totalizando 14 áreas distintas.
O HUCM-MG também possui certificações pelaNorma ISO 9001 e de Alta Conformidade às Práticasde Segurança ao Paciente, esta última conferida pelaVigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúdede Minas Gerais. Ao longo de três décadas de serviçosprestados à comunidade, o HUCM já formou quase 800residentes e especializandos. Atualmente, são 82, sendo56 residentes e 26 especializandos.
Capacitação de boas-vindas
Para preparar os novos residentes e especializandos quechegam anualmente, o HUCM promove treinamentode Capacitação Profissional. O objetivo é alinhar as
ÁREAS DE RESIDÊNCIA E ESPECIALIZAÇÃO DO HUCM-MG:
• Anestesiologia
• Cirurgia cardiovascular
• Cirurgia geral
• Pediatria
• Ortopedia e traumatologia
• Cirurgia plástica
• Nefrologia
• Hemodinâmica
• Urologia
• Cirurgia vascular
• Cardiologia
• Medicina intensiva
Dr. Antônio Carlos de Barros Martins Diretor-geral do HUCM
informações sobre os processos adotados internamente,possibilitando que os novos médicos conheçam a rotinade trabalho e se sintam parte dela, de forma integrada.
Em 2021, o HUCM recebeu 33 novos residentes eespecializandos que, antes de iniciar a capacitação,receberam as boas-vindas da equipe do HUCM,composta pelo diretor técnico, Dr. Glauco Messias,preceptores e colaboradores. A programação incluiu aexibição de vídeo institucional, criado para orientar osresidentes sobre os vários procedimentos utilizados noatendimento ao paciente, desde a internação até a alta.O vídeo e o manual do corpo clínico disponibilizadosabordam temas como prontuário, critérios deinternação, metodologia DRG e fluxos gerais deatendimentos no HUCM.
Excelência reconhecida
As competências dos médicos residentes e especialistasdo HUCM são atestadas pelas mais renomadase respeitadas instituições nacionais nos diversosprogramas de residência, como a Sociedade Brasileirade Cirurgia Plástica (SBPC), que recentementeaprovou seus médicos especialistas. Consideradoum dos mais criteriosos testes dentre os aplicados aespecializações médicas, a prova da SBCP exige altograu de competência técnica e muito preparo. Parase candidatar a membro da entidade, o médico devesomar pelo menos dois anos de residência em CirurgiaGeral e três anos de especialização em Cirurgia Plásticaem serviço credenciado pela SBCP e/ou MEC, além deser aprovado em prova escrita e oral.
De acordo com o cirurgião plástico do HUCM Dr. JoséCesário Almada Lima, o teste é desafiador, e, em geral,os médicos que participam têm sido aprovados em suatotalidade. “Graças ao apoio incondicional da Felumae do Hospital Universitário, atingimos um patamar deexcelência, reconhecido pela SBCP, uma das maiores domundo”, afirma Dr. José Cesário.