CINEMAISON - Programação Julho 2016

Page 7

CINEMAISON  |  JULHO 2016

JULHO 2016  | CINEMAISON

NOITE TEMÁTICAS

NOITE TEMÁTICAS

04/07 18h

NOITE TEMÁTICA

NOITE TEMÁTICA

JEAN RENOIR

JULIE BERTUCCELLI

Quando se trata de arte, o nome “Renoir” é , t a l ve z , a r e fe r ê n c i a m a i s m ú l t i p l a . Trat ando-se do cinema, é Jean Renoir, o filho do pintor impressionista Auguste Renoir, que deixou sua marca singular e inigualável na sétima arte. O clássico diretor francês será um dos homenageados

Com uma carreira que se iniciou na assistência de grandes diretores como Krzysztof Kieslowski e Bertrand Tavernier, Julie Bertuccelli é um dos grandes nomes femininos que definem o cinema francês contemporâneo. Sua carreira de diretora foi aclamada desde o início ao conquistar o júri

desse mês aqui no Cinemaison, com dois de seus grandes filmes: “A Grande Ilusão”, que despertou a ira dos nazistas, que deram ao realizador o título de “Inimigo Número Um do Cinema”; e “French Cancan”, um espetáculo cinematográfico extremamente sedutor trazendo Jean Gabin em seu ápice.

do Festival de Cannes de 2004 e do Cesar do mesmo ano. Marcada pela singularidade de seus documentários, o Cinemaison exibe um deles, “A Escola de Babel”, seguido de um de seus êxitos no cinema de ficção, “A Árvore”, com Charlotte Gainsbourg no elenco.

FRENCH CANCAN French Cancan (França/Itália, 1956). De Jean Renoir. Com Jean Gabin, Françoise Arnoul, María Félix. Musical. 102’. Classificação Indicativa: Livre. Em 1890, o Cancan ainda está na moda, mas nem os shows da dançarina Lola ajudam o Café Le Paravent Chinois a sair da decadência. Henri, amante de Lola e dono do Café, tem a ideia de popularizar a dança no bairro. Ele conhece Nina, uma lavadeira com o dom da dança. Os problemas começam quando Lola fica enciumada com Nina.

L’ Arbre (França/Austrália, 2010). De Julie Bertuccelli.

11/07

A ESCOLA DE BABEL

11/07

A ÁRVORE

18h

French Cancan (França/Itália, 1956). De Jean Renoir.

04/07 20h

12

A GRANDE ILUSÃO La grande illusion (França, 1937). De Jean Renoir. Com Jean Gabin, Dita Parlo, Pierre Fresnay. Drama. 114’. Classificação Indicativa: Livre. Durante a I Guerra Mundial, dois soldados franceses são capturados pelas tropas alemãs. Eles conhecem outros prisioneiros de diversas origens e fazem amizade com um companheiro chamado Rosenthal. Após tentarem fugir por diversas vezes, eles são separados do novo amigo e enviados para um fortaleza.

18h

La Cour de Babel (França, 2013). De Julie Bertuccelli. Documentário. 94’. Classificação etária: Livre. Em uma escola secundária no 10º distrito de Paris, existe uma turma de adaptação onde alunos imigrantes entre 11 e 15 anos de idade aprendem as primeiras lições de francês. Suas famílias vieram de diversas partes do mundo como seja fugindo de perseguições ou apenas à procura de um novo começo.

L’ Arbre (França/Austrália, 2010). De Julie Bertuccelli. Com Charlotte Gainsbourg, Morgana Davies, Marton Csokas. Comédia dramática. 100’. Classificação etária: Livre. Um casal vive feliz com seus quatro filhos pequenos, até que a morte brutal do pai deixa a família devastada. Simone, de apenas 8 anos, se recusa a ficar de luto e prefere subir regularmente na figueira do jardim. Dawn, sua mãe, acompanha a afeição crescente da filha pela árvore, ao mesmo tempo que, aos poucos, retoma sua vida normal.

13


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.