Page 1

PROGRAMAÇÃO SETEMBRO | 2016

ESPECIAL VENCEDORES DA MOSTRA DE CINEMA DE VENEZA DOC NA TELA DAVID TEBOUL | ESPECIAL O ÚLTIMO DIAMANTE | NOITES TEMÁTICAS Patrocínio

Apoio


CINEMAISON  |  SETEMBRO 2016

SETEMBRO 2016  | CINEMAISON

SUMÁRIO 3

EDITORIAL

4

ESPECIAL | FICINE – FÓRUM ITINERANTE DE CINEMA NEGRO

6

ESPECIAL | O ÚLTIMO DIAMANTE

7 8

ESPECIAL | VENCEDORES DA MOSTRA DE CINEMA DE VENEZA

8

NOITES TEMÁTICAS | FAMÍLIA GUZMÁN

9 8

NOITES TEMÁTICAS | LOUVRE

10 8

NOITES TEMÁTICAS | FILHOS DE IMIGRANTES

11

DOC NA TELA | DAVID TEBOUL

12

PROGRAMAÇÃO MENSAL

EDITORIAL O mês de setembro marca o retorno do Cinemaison com várias novidades e programas especiais! O mês começa com o especial “Vencedores da Mostra de Cinema de Veneza”, que exibirá durante dois dias filmes ícones da cidade flutuante italiana, numa seleção que inclui desde o clássico Ponette, de Jacques Doillon, a destaques contemporâneos. E já que o assunto são as novidades do cinema francês, passará por aqui nesse mês, O Último Diamante, numa sessão especial exibindo essa sedutora aventura que conta com um aclamado elenco: a nova musa francesa Bérénice Bejo, e o multipremiado Yvan Attal. E em setembro, mais uma vez teremos a honra de abrir as portas para mais uma edição do FICINE Fórum Itinerante de Cinema Negro, dessa vez com XXX de YYY, dando ênfase e visibilidade à cultura negra

no audiovisual e buscando maior representatividade e democracia racial às telas com a difusão de produções clássicas e recentes que foram marginalizadas ao longo da história. A faixa Doc Na Tela, por sua vez, volta para aclamar um ícone da moda e arte contemporânea no cinema: David Teboul, o responsável por documentar grandes símbolos artísticos do mundo do entretenimento. Por fim, o que não vai faltar no mês de setembro serão noites temáticas: em honra à cultura e resistência do fluxo migratório europeu, “Filhos de Imigrantes”; destacando um nome de peso da cinematografia latino-americana, “Família Guzmán” exibirá pai e filha numa sequência empolgante de documentários; e claro, celebrando o lar da arte mundial, uma sequência de filmes sobre o Museu do Louvre que você só vê por aqui, no Cinemaison! Bons filmes!

Le dernier diamant (França, 2014). De Eric Barbier.


CINEMAISON  |  SETEMBRO 2016

SETEMBRO 2016  | CINEMAISON

ESPECIAL | FÓRUM ITINERANTE DE CINEMA NEGRO

Lumumba (Alemanha, Bélgica, França 2000). De Raoul Peck.

Está confirmada para o dia 13 de setembro a terceira das quatro sessões que o Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE) vai realizar ao longo do ano de 2016 no Cinemaison. Criado em 2013, o FICINE tem por objetivo principal atuar na formação de público (audiência) para as produções audiovisuais realizadas na África e na diáspora africana. Buscando conectar iniciativas, divulgar e estimular redes de circulação/exibição, nos últimos três anos, o Fórum realizou atividades em Burkina Faso, Moçambique, Cabo Verde, Cuba e em alguns estados brasileiros, chegando agora finalmente à cidade do Rio de Janeiro através desta parceria com a Cinemateca da Maison de France.

ESPECIAL

O programa das sessões FICINE no Cinemaison será composto por filmes africanos e afrodiaspóricos disponíveis no catálogo de filmes da Cinemateca. Após a projeção acontecerá sempre um debate com o propósito de apresentar para o público questões referentes ao contexto de produção e recepção das obras, informações sobre as cinematografias dos

13/09 19h

realizadores e realizadoras, assim como aprofundar reflexões sobre as dimensões estéticas e narrativas dos filmes assistidos. Para esta terceira sessão teremos a projeção do longa de ficção Lumumba (2000), do diretor haitiano Raoul Peck, um dos principais nomes do cinema negro caribenho. Peck viveu parte de sua infância no recém independente Congo, no início dos anos sessenta, quando seus pais, exilados políticos da ditadura haitiana de Duvalier, juntaram-se aos quadros do governo do líder independentista Patrice Lumumba. O filme faz um retrato contundente do curto período em que Lumumba esteve na liderança do Congo até ser assassinado. O debate após a sessão terá como tema as relações poéticas e políticas do cinema caribenho com o continente africano tendo como foco a obra de Raoul Peck e seu filme Lumbumba. A discussão será conduzida pelo pesquisador Thiago Florencio, membro do Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE – www.ficine.org).

LUMUMBA Lumumba (Alemanha, Bélgica, França 2000). De Raoul Peck. Com Eriq Ebouaney, Alex Descas. Drama histórico. 115’. Classificação etária: 12. Janeiro de 1961. A noite da savana africana é tumultuada por uma cena macabra: dois homens brancos, bêbados de apreensão e álcool, tentam desaparecer com três corpos embrulhados em sacos sujos de sangue: Patrice Lumumba, Primeiro Ministro do Congo, acaba de ser assassinado, assim como Maurice Mpolo e Joseph Okito. Ao mesmo tempo ficção e documento histórico, “Lumumba” compõe um belo retrato de um dos heróis da independência do Congo.

Sessão com debate com uma das coordenadoras do Fórum, Janaína Oliveira.

4

5


CINEMAISON  |  SETEMBRO 2016

SETEMBRO 2016  | CINEMAISON

ESPECIAL | O ÚLTIMO DIAMANTE

ESPECIAL | VENCEDORES DA MOSTRA DE CINEMA DE VENEZA

Un Lac (França, 2009). De Philippe Grandrieux.

Um dos mais conceituados festivais da Europa e do mundo, o Festival de Veneza ocorre anualmente na cidade de Veneza, na Itália, há mais de 80 anos. Representado pelo prêmio máximo da competição, o famoso Leão de Ouro, o festival é responsável por premiar e homenagear

05/09

UM LAGO

05/09

GAROTOS DO LESTE

18h

Le dernier diamant (França, 2014). De Eric Barbier.

Protagonizado pelo quatro vezes indicado e uma vez vencedor do César, Yvan Attal, e a vencedora de Cannes e indicada ao Oscar, Bérénice Bejo, “O Último Diamante” mistura aventura, drama e sedução na trama de Eric Barbier, diretor vencedor do aclamado prêmio

20/09 19h

6

Jean Vigo na França. Uma das mais recentes aquisições da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, o filme estará presente numa sessão única e especial aqui no Cinemaison no próximo dia 20.

O ÚLTIMO DIAMANTE Le dernier diamant (França, 2014). De Eric Barbier. Com Bérénice Bejo, Yvan Attal. Drama. 109’. Classificação etária: Livre. Simon acaba de sair da prisão e está em liberdade condicional. Seu amigo Albert o seduz a voltar aos seus velhos modos pra mais um ataque: roubar um diamante de valor inestimável.

20h

06/09 19h

figuras ímpares da cinematografia francesa, tal como Agnès Vardá e Julien Duvivier. Nessa noite especial dedicada aos seus últimos destaques, passarão por aqui “Um Lago”, de Philippe Gradrieux, “Garotos do Leste” e o internacionalmente premiado “Ponette”, de Jacques Doillon.

Un Lac (França, 2009). De Philippe Grandrieux. Com Alexei Solonchev, Dimitry Kubasov, Natalie Rehorova. Drama. 90’. Classificação etária: Livre. A história se passa em um país do qual nada sabemos: um país de neve e florestas densas em algum lugar ao norte. Uma família mora numa casa isolada, perto do lago. Alexi é muito ligado à sua irmã mais nova, Hege. Chega um estrangeiro, um jovem um pouco mais velho do que Alexi…

Eastern Boys (França, 2013). De Robin Campillo. Com Daniil Vorobjev, Kirill Emelyanov, Olivier Rabourdin. Drama. 129’. Classificação etária: Livre. Daniel Muller é um homem de meia-idade que se sente atraído por Marek, um jovem garoto de programa. Daniel cria coragem e convida Marek para um programa em sua casa, mas ele não aparece sozinho. Um jogo de sedução e intimidação se segue, mas os encontros se tornam constantes e cada vez mais íntimos.

PONETTE Ponette (França/Suíça, 1996). De Jacques Doillon. Com Victoire Thivisol, Delphine Schiltz, Matiaz Bureau Caton. Drama. 97’. Classificação etária: Livre. Ponette tem apenas 4 anos quando sua mãe morre em um acidente. Enviada para sua tia, a menina não suporta a brusca separação. Ele continua convencida que sua mãe voltará um dia.

7


CINEMAISON  |  SETEMBRO 2016

SETEMBRO 2016  | CINEMAISON

NOITES TEMÁTICAS

NOITES TEMÁTICAS

NOITE TEMÁTICA

FAMÍLIA GUZMÁN Um dos mais conceituados documentaristas da atualidade, o chileno Patricio Guzmán se destaca pela sua capacidade única de misturar história política com memória, cultura e natureza em filmes ímpares do cinema. O legado Guzmán está presente não só em “Nostalgia da Luz”, seu maior filme, mas no sangue de sua família: sua filha Camila Guzmán Urzúa, que seguiu os passos do pai.

NOITE TEMÁTICA

LOUVRE Símbolo cultural da cidade de Paris e patrimônio artístico mundial, o Museu do Louvre não só é casa das mais famosas e célebres obras de arte clássicas e contemporâneas, mas também palco de tramas e histórias surpreendentes para a sétima arte. Seu passado e presente serão desvendados através de dois brilhantes documentários numa noite temática dedicada ao lar da arte.

Numa noite de programação dedicada a essa genealogia ícone do cinema latino-americano, o Cinemaison exibe dois grandes documentários produzidos pela Família Guzmán. Le Rideau de sucre (França/Cuba/Espanha, 2006). De Camila Guzmán Urzúa.

12/09

O CASO PINOCHET

12/09

A CORTINA DE AÇÚCAR

18h

20h

8

Le Cas Pinochet (França/Bélgica/Chile/Espanha, 2001). De Patricio Guzmán. Documentário. 110’. Classificação etária: Livre. Em 1998, o general Pinochet faz uma viagem de férias a Londres. Lá permanecerá por mais de 500 dias. Por mandato do juiz espanhol Balthazar Garzón, fica em prisão domiciliar. Patrício Guzman decide então realizar um documentário a respeito deste fato único na história: um ditador é perseguido pela justiça internacional 25 anos depois de sua tomada de poder.

Le Rideau de sucre (França/Cuba/Espanha, 2006). De Camila Guzmán Urzúa. Documentário. 80’. Classificação etária: Livre. Reflexão sobre a Revolução Cubana a partir do retrato íntimo da primeira geração de cubanos nascidos depois de 1959. A diretora volta à Havana, onde viveu na infância, e traça uma radiografia dos tempos áureos do regime e da posterior desilusão provocada pela crise econômica e política, pós-queda do Muro de Berlim.

Ville Louvre (França, 1990). De Nicolas Philibert.

19/09

A CIDADE LOUVRE

19/09

ILUSTRE DESCONHECIDO

18h

20h

Ville Louvre (França, 1990). De Nicolas Philibert. Documentário. 75’ Classificação etária: livre. A que se assemelha um museu quando não há público? Na época da reforma do Grande Louvre, o museu revelou bastidores a uma equipe de cinema: penduram-se os quadros, reorganisam-se as salas, os guardas provam seus novos trajes. Pouco a pouco os personagens se multiplicam, cruzam-se para costurar o fio da narrativa. A vida secreta e engraçada de um dos maiores museus do mundo.

Illustre et Inconnu, comment Jean-Jacques Jaujard a sauvé le Louvre (França, 2013). De Jean-Pierre Devillers, Pierre Pochard. Animação. 57’. Classificação etária: Livre. Um filme sobre Jacques Jaujard, o diretor do órgão de museus da França durante a ocupação nazista no país. Foi ele quem desepenhou um papel decisivo na proteção de centenas de obras de arte de coleções privadas, principalmente as presentes no Museu do Louvre.

9


CINEMAISON  |  SETEMBRO 2016

SETEMBRO 2016  | CINEMAISON

DOC NA TELA | DAVID TEBOUL

NOITES TEMÁTICAS

NOITE TEMÁTICA

FILHOS DE IMIGRANTES Yves Saint Laurent 5, Avenue Marceau 75116 Paris (França, 2002). De David Teboul.

O fator da imigração é algo recorrente na história da humanidade desde seus primórdios. Seja como fator determinante para o desenvolvimento industrial ou tecnológico, ou para os movimentos contrários que desencadearam até guerras, o fato é que a expressão cultural do imigrante é sua bagagem mais indispensável.

Reconhecido por documentar a vida de ilustres figuras do entretenimento francês, David Teboul será o homenageado da faixa Doc Na Tela do mês de setembro.

05/09

YVES SAINT LAURENT - O TEMPO REDESCOBERTO

12/09

YVES SAINT LAURENT 5, AVENUE MARCEAU 75116 PARIS

19/09

E ELLE CRIOU O MUNDO

26/09

HISTÓRIA(S) DE ELLE

13h

A noite temática Filhos de Imigrantes traz alguns desses grandes expoentes com dois filmes sensíveis, mas extremamente fortes em termos de política migratória.

13h

Crache coeur (França, 2016). De Julia Kowalski.

26/09

CORAÇÃO DE ESPINHOS

26/09

OS APACHES

18h

20h

10

Crache coeur (França, 2016). De Julia Kowalski. Com Liv Henneguier, Yoann Zimmer, Andrzej Chyra . Drama. 83’. Classificação etária: Livre. Jozef, um trabalhador polonês, desembarca na França para procurar seu filho Roman, que ele abandonou quinze anos atrás. Ele tenta encontrá-lo com a ajuda de Rose, filha de seu patrão, sem saber que irá mudar a vida dos dois adolescentes.

Des apaches (França, 2015). De Nassim Amaouche. Com André Dussolier, Laetitia Casta, Nassim Amaouche. Drama. 97’. Classificação etária: Livre. Durante o funeral de sua mãe, Samir cruza olhares com um estranho, seu pai. Isso desperta um caso de família do povo cabila de Belleville e suas tradições. Essa experiência o perturba e retoma seu passado de uma forma estranha. Samir decide se livrar de sua infância para se tornar um homem livre, um “apache”.

O olhar cinematográfico do realizador e fotógrafo destacou grandes símbolos da arte contemporânea, tal como Felice Varini, Yves Saint-Laurent e Brigitte Bardot.

13h

13h

Yves Saint Laurent, le temps retrouvé (França, 2002). De David Teboul. Documentário. 78’. Classificação etária: livre. Há mais de meio século, Yves Saint-Laurent não parou de ampliar sua influência e imprimir sua marca peculiar na relação que manteve com a moda, as mulheres e a sociedade.

Yves Saint Laurent 5, Avenue Marceau 75116 Paris (França, 2002). De David Teboul. Documentário. 78’. Classificação etária: Livre. Um filme sobre Jacques Jaujard, o diretor do órgão de museus da França durante a ocupação nazista no país. Foi ele quem desepenhou um papel decisivo na proteção de centenas de obras de arte de coleções privadas, principalmente as presentes no Museu do Louvre.

Et Elle créa la femme (França, 2006). De David Teboul. Documentário. 84’. Classificação etária: livre. Nos últimos 60 anos, a revista Elle informou, seduziu e antecipou as tendências da moda. A publicação revolucionou o conceito de revista feminina. Ao mostrar a visionária relação entre a revista e sua matéria-prima (o universo feminino), o documentário mostra porque a Elle é um sucesso até hoje.

Histoire(s) d’Elle (França, 2013). De David Teboul. Documentário. 84’. Classificação etária: Livre. 60 anos de celebridades, de conselhos de beleza, de fichas de cozinhas e de... reivindicações. Entre glamour e feminismo, a epopeia da mais popular e famosa revista feminina, em um filme brincalhão, repleto de imagens de arquivo e de cenas fortes interpretadas por atrizes do cinema francês.

11


PROGRAMAÇÃO SETEMBRO / 2016 05 06 12 13 19 20 26

13h 15h 18h 20h

DOC NA TELA : YVES SAINT LAURENT - O TEMPO REDESCOBERTO ÚLTIMA CHANCE : MOLOCH TROPICAL VENCEDORES DA MOSTRA DE CINEMA DE VENEZA : UM LAGO VENCEDORES DA MOSTRA DE CINEMA DE VENEZA : GAROTOS DO LESTE

19h

VENCEDORES DA MOSTRA DE CINEMA DE VENEZA : PONETTE

13h 15h 18h 20h

DOC NA TELA : YVES SAINT LAURENT 5, AVENUE MARCEAU 75116 PARIS ÚLTIMA CHANCE : GAROTOS DO LESTE NOITE TEMÁTICA FAMÍLIA GUZMÁN : O CASO PINOCHET NOITE TEMÁTICA FAMÍLIA GUZMÁN : A CORTINA DE AÇÚCAR

19h

FICINE : LUMUMBA

13h 15h 18h 20h

DOC NA TELA : E ELLE CRIOU A MULHER ÚLTIMA CHANCE : A CORTINA DE AÇÚCAR NOITE TEMÁTICA LOUVRE : A CIDADE LOUVRE NOITE TEMÁTICA LOUVRE : ILUSTRE DESCONHECIDO

19h

SESSÃO ESPECIAL : O ÚLTIMO DIAMANTE

13h 15h 18h 20h

DOC NA TELA : HISTÓRIA(S) DE ELLE ÚLTIMA CHANCE : ILUSTRE DESCONHECIDO NOITE TEMÁTICA FILHOS DE IMIGRANTES : CORAÇÃO DE ESPINHOS NOITE TEMÁTICA FILHOS DE IMIGRANTES : OS APACHES

Sessão com debate.

DOC NA TELA

FICINE

VENCEDORES DA MOSTRA DE CINEMA DE VENEZA

NOITES TEMÁTICAS

SEÇÃO ESPECIAL

ÚLTIMA CHANCE

PATROCÍNIO

A TV5MONDE, como patrocinadora oficial do Cinemaison, tem o prazer em fazer parte deste novo formato do cinema do Consulado Geral da França, aproximando, ainda mais, as culturas francesa e brasileira. TV5MONDE: o canal em francês, para você. ENDEREÇO CINEMAISON Teatro da Maison de France Avenida Presidente Antônio Carlos, 58, subsolo. Centro. Rio de Janeiro – RJ. Telefone : (21)3974-6644 www.cinefrance.com.br cinemafrances /cinefrance

APOIO:

INGRESSOS

REALIZAÇÃO:

O Cinemaison é accessível apenas para os detentores da carteirinha de sócio. Para solicitar sua carteirinha, acesse o site: www.cinefrance.com.br.

CAPACIDADE DA SALA 350 Lugares Ingressos sujeitos a lotação da sala

PARCERIA:

CINEMAISON - Programação Setembro 2016  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you