Page 1

© Pyramide Films

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO | 2016

REBECCA ZLOTOWSKI ANIMA MUNDI | FRANCEDANSE BRASIL | NOITES TEMÁTICAS Patrocínio

Apoio


CINEMAISON  |  OUTUBRO 2016

OUTUBRO 2016  | CINEMAISON

EDITORIAL O mês de outubro abre as portas do Cinemaison com uma programação rica, trazendo convidados especiais, festivais e mostras temáticas!

SUMÁRIO 3

EDITORIAL

4

FESTIVAL DO RIO | NOITE REBECCA ZLOTOWSKI

6

FESTIVAL DO RIO | LANÇAMENTOS

7 8

FESTIVAL DO RIO | CARTA BRANCA “SEMAINE DE LA CRITIQUE”

8

ANIMA MUNDI | PROGRAMAÇÃO

10 8

DOC NA TELA | FRANCEDANSE BRASIL

11

NOITES TEMÁTICAS | LOUIS BOURGOIN

12

NOITES TEMÁTICAS | MICHEL HOUELLEBECQ

12

NOITES TEMÁTICAS | FÊTE DU CINÉMA D’ANIMATION 2016

14

PROGRAMAÇÃO MENSAL

Os cinéfilos cariocas serão agraciados com a chegada do Festival do Rio, que passará aqui pelo Cinemaison, trazendo parte de sua programação e do elenco francês. Entre eles, a realizadora Rebecca Zlotowski, o realizador Manuel Schapira e ainda Charles Tesson, Delegado Geral da Semaine de la Critique, que montou uma programação de filmes franceses e brasileiros emblemáticos da prestigiada mostra paralela do Festival de Cannes.

Receberemos ainda o Anima Mundi 2016, com duas sessões de curtas metragens e uma noite em torno do produtor Marc Jousset, responsável por alguns dos maiores sucessos da animação francesa da última década, incluindo Persepolis (2007) e seu último lançamento Abril e o Mundo Extraordinário (2015). Teremos outra noite dedicada ao cinema de animação no dia 31 de outubro, no âmbito da Fête du Cinéma d’Animation organizada pela Associação Francesa de Cinema de Animação (AFCA), com os inéditos Adama (2014) e Lulu e o Incrível Segredo (2015). A programação contará também com filmes dedicados à atriz Louise Bourgoin e ao renomado escritor Michel Houellebecq que se aventurou como ator nos filmes O Sequestro de Michel Houellebecq (2013) de Nicolas Nicloux e Near Life Experience (2014) da dupla de realizadores Gustave Kervern e Benoît Delépine.

Damoclés (França 2016). De Manuel Schapira .

Por fim, o Doc Na Tela de outubro traz a mostra FranceDanse 2016, uma seleção de filmes raros selecionados pelo Centre National de la Danse (CND), que lança uma olhar sob dança francesa contemporânea. E depois de tantas presenças e estreias por aqui, só nos resta desejar: Bons filmes!.


CINEMAISON  |  OUTUBRO 2016

OUTUBRO 2016  | CINEMAISON

FESTIVAL DO RIO | NOITE REBECCA ZLOTOWSKI

REBECCA ZLOTOWSKI Nascida em Paris em 1980, Rebecca Zlotowski estudou na École Normale Supérieure antes de integrar a Fémis, Escola Nacional Superior da Imagem do Som. Em 2010, seu primeira longa-metragem Belle Épine recebe o prêmio Louis Delluc de melhor primeiro filme, proporcionando à Léa Seydoux uma nomeação ao César de melhor atriz revelação. Em 2013, ela

10/10

BELLE ÉPINE

10/10

GRAND CENTRAL

18h

20h

realiza Grand Central que entra na seleção oficial do Festival de Cannes na mostra Un Certain Regard. Seu terceiro longa metragem, Planetarium (2016), estrelado por Natalie Portman e Lily-Rose Depp, faz parte da seleção do Festival do Rio desse ano. A cineasta estará presente no Cinemaison, dia 11 de agosto, para um bate papo com o público. Imperdível!

Belle épine (França, 2010). De Rebecca Zlotowski. Com Léa Seydoux, Anaïs Demoustier, Johan Libéreau. Drama. 80’. Classificação etária: Livre. Prudence,17 anos, está vivendo sozinha no apartamento da família. Ela conhece Marilyn, uma colega da escola que lhe apresenta os Wild Rungis. Sessão em presença da realizadora Rebecca Zlotowski.

Grand Central (França, 2013). De Rebecca Zlotowski. Com Tahar Rahim, Léa Seydoux, Olivier Gourmet. Drama. 94’. Classificação etária: 14 anos. Gary é um jovem que aprende rápido, sempre mudando de um trabalho para outro. Após ser contratado em uma usina nuclear, ele encontra tudo o que sempre procurou: dinheiro, uma equipe e uma família. Sessão em presença da realizadora Rebecca Zlotowski.

Belle épine (França 2010). De Rebecca Zlotowski.

4

5


CINEMAISON  |  OUTUBRO 2016

OUTUBRO 2016  | CINEMAISON

FESTIVAL DO RIO | CARTA BRANCA “SEMAINE DE LA CRITIQUE”

FESTIVAL DO RIO | LANÇAMENTOS DO FESTIVAL DO RIO 11/10 18h

Charles Tesson

BERNADETTE LAFONT E DEUS CRIOU A MULHER LIVRE Bernadette Lafont et Dieu Créa La Femme (França, 2016). De Esther Hoffenberg. Documentário. 65’. Classificação etária: Livre. Narrado pela própria Bernadette Lafont – através da utilização do som de cenas de filmes em que ela atuou – e com a participação de alguns de seus companheiros de cena e de filmagens, este é um retrato aprofundado da carreira, da obra, da trajetória e da vida de uma das mais icônicas e importantes atrizes da história do cinema francês. Seleção Cannes Classics – Festival de Cannes 2016.

11/10 20h

10/10

NEM O CÉU NEM A TERRA

10/10

SÃO BERNARDO

11/10

SUZANNE

13h

15h

13h

DAMOCLES Damoclès (França, 2016). De Manuel Schapira. Com Manu Payet, Laetitia Spigarelli, Alma Jodorowsky, Gilles Cohen. Comédia. 84’. Classificação etária: Livre. Solteiros convictos e acumuladores de aventuras inconsequentes, Paul e Hélène têm 30 e poucos anos e dividem um apartamento em Paris. Na noite de seu aniversário, Hélène convida o primo cujo passatempo preferido é ler o futuro. Sessão em presença da equipe do filme

11/10 15h

Em parceria com o festival do Rio, o Cinemaison dá uma carta branca à Charles Tesson, Delegado Geral da Semaine de la Critique, que estará presente para apresentar um seleção de filmes emblemáticos da famosa seção paralela do Festival de Cannes. Serão exibidos dois filmes franceses e dois grandes clássicos dos realizadores Leon Hirzsman e Paulo César Saraceni.

Ni le ciel ni la terre (França, 2016). De Clément Cogitore. Com Jérémie Renier, Swann Arlaud, Marc Robert. Drama. 100’. Classificação etária: Livre. Essa montagem apresenta um panorama dos coreógrafos ativos na cena francesa e mostra a diversidade dos estilos e das estéticas na criação contemporânea, com os trabalhos de uma dezena de coreógrafos.

São Bernardo (Brasil, 1972). De Leon Hirszman. Com Othon Bastos, Isabel Ribeiro, Jofre Soares. Drama. 113’. Classificação etária: Livre Paulo Honório, um sertanejo de origem pobre, se torna dono da decadente fazenda de São Bernardo em Viçosa, Alagoas. Determinado a fazer fortuna e ascender socialmente ele recupera a fazenda e se casa com a professora da cidade, Madalena. Os problemas começam quando as diferenças entre Paulo e sua esposa se acentuam.

Suzanne (França/Bélgica, 2013). De De Katell Quillevéré. Com Adèle Haenel, Sara Forestier. Drama. 91’. Classificação Indicativa: Livre. Suzanne e Maria são irmãs muito próximas e tiveram uma infância feliz, apesar da morte prematura da mãe. Nicolas, o desajeitado e amoroso pai comanda a casa da melhor maneira que pode, até o dia em que Suzanne fica grávida. Os anos passam e Suzanne encontra Julien e foge com ele abandonando todos e deixando tudo para trás.

O DESAFIO O Desafio (Brasil, 1965). De Paulo César Saraceni. Com Hugo Carvana, Maria Bethânia, Oduvaldo Vianna Filho. Drama. 90’. Classificação etária: Livre. Logo após o golpe militar de 1964, Ada, esposa de um rico empresário industrial, se elvove em um caso amoroso com um jornalista de esquerda. O filme retrata os desafios de se envolver com alguém de classe diferente naquele período histórico.


CINEMAISON  |  OUTUBRO 2016

OUTUBRO 2016  | CINEMAISON

A 24ª edição do Festival Internacional de Animação do Brasil, o Anima Mundi, acontecerá entre 25 e 30 de outubro no Rio de Janeiro e de 2 a 6 de novembro em São Paulo. Dia 25 de outubro, o festival passará pelo Cinemaison com uma dupla sessão de curtas metragens durante a tarde e uma noite especial em torno do produtor de filmes de animação francês, Marc Jousset, que estará presente para um bate papo com o público. Serão exibidos dois de seus maiores sucessos: Persepolis (2007) e Abril e o Mundo Extraordinário (2015).

25/10 13h

PROGRAMA DE CURTAS Nº1 (2016) 60´ Ghost cell (França) ∆∆ De longues vacances (Belgica) ∆∆ Bamboo temple street (Alemanha) ∆∆ O disco de ouro (Brasil) ∆∆

25/10 15h

∆∆ ∆∆

Once upon a line (Estados Unidos) Ticking away (Holanda/Bélgica) Château de sabre (França)

PROGRAMA DE CURTAS Nº2 (2016) 60´ Mobios (Brasil) ∆∆ Anna (França) ∆∆ All About Jazz (Brasil) ∆∆ Ivanis Need (Suíça) ∆∆ To Build A Fire (França) ∆∆

∆∆ ∆∆

∆∆

Ujj A Ravaszon (Hungaria) The Sheriff Is A Chicken (Estados Unidos) Remote (Reino Unido)

25/10

PERSEPOLIS

25/10

ABRIL E O MUNDO EXTRAORDINÁRIO

18h

20h

8

∆∆

Persepolis (França/Usa, 2007). De Marjane Satrapi, Vincent Paronnaud. Com Catherine Deneuve, Daniele Darieux, Simon Abkarian. Drama. 95’. Classificação etária: 10 anos. Marjane Satrapi é uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país. Sessão em presença de Marc Jousset, produtor executivo do filme.

Avril et le monde truqué (França/Bélgica/Canada, 2015). De Franck Ekinci, Christian Desmares. Com Marion Cotillard, Philippe Katerine, Jean Rochefort. Animação/aventura. 105’. Classificação etária: Livre. Durante os 70 anos, cientistas franceses desaparecem misteriosamente sem que ninguém saiba por qual motivo. Avril decidi à procura de seus pais desaparecidos. Sessão em presença de Marc Jousset, produtor executivo do filme.

9


CINEMAISON  |  OUTUBRO 2016

OUTUBRO 2016  | CINEMAISON

NOITES TEMÁTICAS

DOC NA TELA | FRANCEDANSE BRASIL

NOITE TEMÁTICA O Doc Na Tela do mês de outubro abre as portas para a mostra FranceDanse, que chega pela primeira vez no Brasil, em sua 16ª edição, com 16 companhias francesas, mais de 70 apresentações em 15 cidades. Criado em 2007 pelo Institut Français com o intuito de levar a todos os continentes uma visão condensada do que de melhor e mais recente tem sido

03/10 13h

19/10 19h

criado na dança, o FranceDanse forma a cada edição um panorama abrangente de múltiplas estéticas da criação francesa em dança contemporânea. Em paralelo ao evento, a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil realiza uma Mostra de filmes de dança, elaborada pela Nouvelle Cinémathèque de la Danse em parceria com o Institut Français, que dialogam com as obras que compõem a programação do FranceDanse Brésil.

UM OLHAR NA DANÇA ATUAL Un regard sur la Danse actuelle (França, 2015). Videos-dança. 60’. Classificação etária: Livre. Essa montagem apresenta um panorama dos coreógrafos ativos na cena francesa e mostra a diversidade dos estilos e das estéticas na criação contemporânea, com os trabalhos de uma dezena de coreógrafos.

Christian Rizzo, éclats. (França, 2015). Videos-dança. 60’. Classificação etária: Livre. Numa fusão do rock, da moda, da cenografia, da dança e da performance, Christian Rizzo desenvolve uma obra com contornos inesperados, transformando os performers em rock-stars ou criando coreografias com vestidos rodando em ventiladores... Sessão apresentada por Catherine Faudry do Institut Français de Paris

MAGUY MARIN: REGRESSO SOBRE UMWELT

31/10

MÚSICA E DANÇA CONTEMPORÂNEA TRADICIONAL

13h

10

Louise Bourgoin tem sido uma das maiores estrelas em ascensão do cinema francês dos últimos anos. Com uma filmografia rebuscada de quase vinte filmes, ela trabalhou sob a direção de cineastas como Anne Fontaine, Luc Besson, Nicoles Garcia, entre outros. Dia 3 de outubro, o Cinemaison exibirá duas das suas mais aclamadas atuações da sua jovem, porém solida carreira.

CHRISTIAN RIZZO, BRILHO

24/10 13h

LOUISE BOURGOIN

Je suis un soldat (França, 2015). De Laurent Larivière.

03/10

MOSTRE A LÍNGUA, MOÇA

03/10

EU, SOLDADO

18h

Maguy Marin: Retour sur Umwelt (França, 2006). Videos-dança. 75’. Classificação etária: Livre. Apresentada na França e na Europa a partir de 2004, Umwelt despertou uma grande admiração no mundo da dança, ainda que com uma recepção agitada, e até violenta. Essa montagem permite fazer a ligação entre as peças de Maguy Marin que já são clássicos da dança contemporânea e essa última peça.

20h

Musique et danse contemporaine tradtionelle (França, 2013). Videos-dança. 60’. Classificação etária: Livre. As danças tradicionais não são mais fora de moda e vários coreógrafos contemporâneos encontraram o impulso para reinventar maneiras de dançar em grupo. Alguns retomam as circulações no espaço, outros usam os ritmos da musica tradicional, mas todos inventam gestos de hoje nos antigos padrões.

24/10 15h

10

Tirez la langue, mademoiselle (França, 2012). De Axelle Ropert. Com Louise Bourgoin, Cédric Kahn, Laurent Stocker. Comédia dramática. 102’. Classificação indicativa: Livre. Dimitri e Boris são médicos e irmãos parisienses e sempre trabalharam juntos. Eles dedicam todo seu tempo e atenção aos seus pacientes. Certo dia, os dois pegam o caso de uma criança diabética para cuidar, e ficam muito próximos da mãe dela, Judith.

Je suis un soldat (França, 2015). De Laurent Larivière. Com Louise Bourgoin, Jean-Hugues Anglade, Anne Benoit. Drama. 97’. Classificação Indicativa: Livre. Uma jovem é forçada a voltar a morar com a mãe. Desempregada, ela concorda em trabalhar para um tio em um canil, passando por situações inimagináveis.

11


CINEMAISON  |  OUTUBRO 2016

OUTUBRO 2016  | CINEMAISON

NOITES TEMÁTICAS

NOITES TEMÁTICAS

NOITE TEMÁTICA

NOITE TEMÁTICA

MICHEL HOUELLEBECQ

FÊTE DU CINÉMA D’ANIMATION 2016 A Fête du Cinéma d’Animation, organizado pela AFCA (Associação Francesa do Cinema de Animação) em parceria com o Institut Français, é um evento que visa promover a vitalidade do cinema de animação francês ao redor do mundo, destacando a posição da França como primeiro país produtor de animação na Europa e terceiro no mundo (atrás dos EUA e Japão). O Cinemaison participará da festa exibindo dois filmes inéditos no circuito brasileiro.

O escritor francês mais bem sucedido das últimas décadas, Michel Houellebecq saiu da literatura e se expandiu para outras artes, como a música, a fotografia e também o cinema, se ariscando inclusive na direção da adaptação de uma das suas

obras, A Possibilidade de uma Ilha (2007). O autor também já se aventurou como ator em outros trabalhos, como é o caso dos dramas inéditos O Sequestro de Michel Houellebecq (2013) e Near Life Experience (2014).

24/10

O SEQUESTRO DE MICHEL HOUELLEBECQ

24/10

NEAR DEATH EXPERIENCE

18h

20h

31/10 15h

12

L’Enlèvement de Michel Houellebecq (França, 2013). De Guillaume Nicloux. Documentário. 92’. Classificação etária: Livre. No dia 16 de setembro de 2011, o famoso autor Michel Houellebecq é sequestrado. Nos dias seguintes, a notícia sai nas redes de jornal, televisão e internet, alimentando rumores e especulações. Terá sido um plano de fuga? Um sequestro? Um delírio esquizofrênico? Michel jamais dirá à imprensa o que de fato aconteceu com ele.

Near Death Experience (França, 2014). De Gustave Kervern & Benoît Delépine. Com Michel Houellebecq, Marius Bertram, Benoît Delépine. Drama. 92’. Classificação etária: Livre. Paul está insatisfeito com sua vida e seu emprego. Numa sexta-feira 13 um noticiário da televisão o induz a mudar de vida. É chegado o momento. Ele deixa sua rotina e parte para as montanhas da Provença, onde viverá uma experiência de quase morte.

31/10

LULU E O INCRÍVEL SEGREDO

31/09

ADAMA

18h

20h

Loulou, l’incroyable secret (França, 2013). De Eric Omond. Animação. 80’. Classificação etária: Livre. Lulu e Tom são grandes amigos. Só que Lulu é um lobo e Tom uma lebre. Quando Lulu resolve descobrir o que aconteceu com a sua mãe, o amigo vai junto, é claro. Mas no reino da Lobolândia, lobos bonzinhos não são bem-vindos...

Adama (França, 2015). De Simon Rouby. Animação. 82’. Classificação etária: Livre. Adama é um menino de 12 anos que mora em uma remota vila na África. Além da vila, existe um reino de espíritos, um local com fome de guerras, espaço para onde Adama se direciona quando seu irmão mais velho desaparece do vilarejo. Seguida por um lúcido contador de histórias e um menino de rua,o amor de Adama pelo irmão abre caminho em uma jornada para libertá-lo.

13


PROGRAMAÇÃO OUTUBRO / 2016 03 10 11 18 24 25 31

13h 15h 18h 20h

DOC NA TELA: UM OLHAR NA DANÇA ATUAL ÚLTIMA CHANCE: CORAÇÃO DE ESPINHOS NOITE TEMÁTICA LOUISE BOURGOIN: MOSTRE A LÍNGUA, MOÇA NOITE TEMÁTICA LOUISE BOURGOIN: EU, SOLDADO

13h 15h 18h 20h

FESTIVAL DO RIO: CARTA BRANCA CHARLES TESSON – NEM O CÉU NEM A TERRA FESTIVAL DO RIO: CARTA BRANCA CHARLES TESSON – SÃO BERNARDO FESTIVAL DO RIO: BELLE ÉPINE FESTIVAL DO RIO: GRAND CENTRAL

13h 15h 18h 20h

FESTIVAL DO RIO: CARTA BRANCA CHARLES TESSON – SUZANNE FESTIVAL DO RIO: CARTA BRANCA CHARLES TESSON – O DESAFIO FESTIVAL DO RIO: BERNADETTE LAFONT E DEUS CRIOU A MULHER LIVRE FESTIVAL DO RIO: DAMOCLES

19h

SESSÃO ESPECIAL | DOC NA TELA : CHRISTIAN RIZZO, BRILHO

13h 15h 18h 20h

DOC NA TELA : MAGUY MARIN: REGRESSO SOBRE UMWELT ÚLTIMA CHANCE : EU, SOLDADO NOITE TEMÁTICA MICHEL HOUELLEBECQ: O SEQUESTRO DE MICHEL HOUELLEBECQ NOITE TEMÁTICA MICHEL HOUELLEBECQ: NEAR DEATH EXPERIENCE

13h 15h 18h 20h

ANIMA MUNDI: SELEÇÃO DE CURTAS 1 ANIMA MUNDI: SELEÇÃO DE CURTAS 2 ANIMA MUNDI: PERSÉPOLIS ANIMA MUNDI: ABRIL E O MUNDO EXTRAORDINÁRIO

13h 15h 18h 20h

DOC NA TELA : MÚSICA E DANÇA CONTEMPORÂNEA TRADICIONAL ÚLTIMA CHANCE : NEAR DEATH EXPERIENCE NOITE TEMÁTICA FÊTE DU CINÉMA D’ANIMATION: LULU E O INCRÍVEL SEGREDO NOITE TEMÁTICA FÊTE DU CINÉMA D’ANIMATION: ADAMA

DOC NA TELA

FESTIVAL DO RIO 2016

NOITES TEMÁTICAS

ÚLTIMA CHANCE

ANIMA MUNDI

PATROCÍNIO

A TV5MONDE, como patrocinadora oficial do Cinemaison, tem o prazer em fazer parte deste novo formato do cinema do Consulado Geral da França, aproximando, ainda mais, as culturas francesa e brasileira. TV5MONDE: o canal em francês, para você. ENDEREÇO CINEMAISON Teatro da Maison de France Avenida Presidente Antônio Carlos, 58, subsolo. Centro. Rio de Janeiro – RJ. Telefone : (21)3974-6644 www.cinefrance.com.br cinemafrances /cinefrance

APOIO:

INGRESSOS

REALIZAÇÃO:

O Cinemaison é accessível apenas para os detentores da carteirinha de sócio. Para solicitar sua carteirinha, acesse o site: www.cinefrance.com.br.

CAPACIDADE DA SALA 350 Lugares Ingressos sujeitos a lotação da sala

PARCERIA:

CINEMAISON - Programação Outubro 2016  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you