Page 1

PROGRAMAÇÃO MAIO | 2016

D O C U M E N TÁ R I O

C AÇ A- C O N S P I R AÇÕ E S NOITE DE LANÇAMENTO DO MIDIA DIGITAL:

Conspi-hunter Conspi-hunter (França, 2015). De Thomas Huchon.

FESTIVAL CINEFOOT | MAIO: MÊS DA LUTA | FILME À MARGEM Patrocínio

Apoio


CINEMAISON  |  MAIO 2016

MAIO 2016  | CINEMAISON

SUMÁRIO

EDITORIAL O Cinemaison retorna mais uma vez no mês de maio com mais programações especiais e sessões exclusivas valorizando o melhor do cinema francês!

3

EDITORIAL

4

FESTIVAL | CINEFOOT

5

SESSÃO ESPECIAL | NOITE DE LANCAMENTO DO MIDIA DIGITAL: SPICEE

6

DOC NA TELA | MAIO: MÊS DE LUTA

8

NOITE TEMÁTICA | À MARGEM

9

NOITE TEMÁTICA | O GOSTO DO SANGUE

10

NOITE TEMÁTICA | REBELIÃO FEMININA

11

PROGRAMAÇÃO

A plataforma de documentários na internet Spicee chega ao Cinemaison para fazer seu evento de lançamento no Brasil. Neste âmbito, o documentário Conspi Hunter será exibido com a presença do seu diretor Thomas Huchon. A equipe do filme conseguiu criar e propagar uma teoria da conspiração falsa enganando vários sites. Pois, eles conseguem denunciar a manipulação tão comum das imagens e dos discursos na internet. Já durante as tardes, o ciclo Doc Na Tela segue seu rumo com a temática “Maio: Mês de Luta”, mirando numa seleção de filmes que ressaltam o contexto histórico do mês, que é marcado e representado por suas conquistas nos movimentos e lutas sociais.

As noites temáticas retornam em grande número, iniciando-se pela marginalização social com “À Margem”, passando para as temáticas sanguinárias de “O Gosto do Sangue”, com Claire Denis e dando voz às “Rebeliões Femininas” de “Sobre a Tábua” e “Foxfire”. Esse percurso encerra-se com uma noite dedicada à cinematografia do grande realizador francês Benoît Jacquot, com a exibição de dois de seus filmes. Por fim, as portas se abrem para receber o 7° CINEfoot - Festival de Cinema de Futebol, que chega à sua sétima edição trazendo o melhor do esporte às telas do cinema com um evento exclusivo aqui no Cinemaison. A sessão que contará com a exibição do curta-metragem “ la touche”, seguido do longa “Uma Maravilhosa Época Falida”, fechará com um belíssimo gol o placar do mês de maio. Bons filmes!

Tous au Larzac! (França, 2012). De Sébastien Lifshitz.

2

3


CINEMAISON  |  MAIO 2016

MAIO 2016  | CINEMAISON

FESTIVAL | CINEFOOT

SESSÃO ESPECIAL | NOITE DE LANCAMENTO DO MIDIA DIGITAL: SPICEE

Marcado por sua autenticidade, o CINEfoot - Festival de Cinema de Futebol tem levado há anos o melhor do esporte à grande tela do cinema, lançando assim, um novo olhar sob o grande espetáculo do futebol. Chegando à sua sétima edição, o CINEfoot celebra a camisa número 7, que nas palavras do próprio festival, é aquela que sustenta histórias memoráveis do futebol tão marcantes quanto à célebre “10” que hoje tanto nos deixa órfãos nos gramados. O Festival acontece dos dias 19 a 24 de Maio na cidade do Rio de Janeiro e o Cinemaison terá a honra de abrir a sessão de prorrogação no dia 31 de maio, que durará até 4 de junho.

Spicee é um mídia 100% digital que propõe reportagens e documentários inéditos e de qualidade. Uma plataforma criada por três franceses: Antoine Robin, Jean-Bernard Schmidt e Bruno Vanryb. A ambição da Spicee é de oferecer conteúdos fora dos padrões exigidos pelos canais de TV e que alcance toda gente curiosa. A equipe da Spicee propõe neste âmbito, o documentário Conspi Hunter que será exibido com a presença do seu diretor Thomas Huchon. A sessão será seguida de um bate-papo e de um coquetel.

L’affaire SK1 (França, 2014), de Frédéric Tellier.

31/05 19h

31/05 19h

4

SUR LA TOUCHE Sur la touche (França, 2014). De Hortense Gelinet. Drama. 15’. Classificação Indicativa: Livre. Toda noite que tem jogo de futebol é a mesma coisa: Samir encontra amigos e assiste ao jogo em casa deixando caixas de pizzas, pontas de cigarros e muita bagunça como resultado. É preciso um passo adiante para salvar o casamento e Samir convida Anna para assistir a uma partida do seu ídolo Zlatan Ibrahimovic no tradicional estádio Parc des Princes.

UMA MARAVILHOSA ÉPOCA FALIDA Una meravigliosa stagione fallimentare (Itália, 2014). De Mário Bucci. Documentário. 80’. Classificação Indicativa: Livre. Esta é a fantástica história do tradicional clube italiano Bari FC, que joga a segunda divisão e faliu no início de 2014. Após a saída do presidente, um pequeno milagre ocorre: com o incondicional apoio dos fãs, a equipe começa a ganhar novamente. O clube recém-formado FC Bari 1908, está diante do grande desafio de voltar à Série A da Itália.

Conspi-hunter Conspi-hunter (França, 2015). De Thomas Huchon.

10/05 19h

CAÇA-CONSPIRAÇÕES Conspi-hunter Conspi-hunter (França, 2015). De Thomas Huchon. Documentario 65’. Classificação Indicativa: Livre. A AIDS foi a desculpa dos EUA para combater a revolução de Castro em Cuba nos anos 60. É por isso que os americanos colocaram um bloqueio na ilha. E se hoje a situação permanece, é porque os cubanos estão na busca de uma vacina que irá combater os grandes laboratórios farmacêuticos. Você não sabia? Tudo bem, porque é completamente falso. No entanto, milhares de pessoas tem consumido verdadeiramente esta teoria na internet. Por que? Como? Este é o tema de uma experiência incrível retratada neste documentário.

5


MAIO 2016  | CINEMAISON

DOC NA TELA | MAIO: MÊS DE LUTA 02/05

O FUNDO DO AR É VERMELHO

09/05

CLEVELAND VERSUS WALL STREET

16/05

VAMOS TODOS PARA LARZAC: O NASCIMENTO DA LUTA ECOLÓGICA

13h

13h

13h

Le fond de l’air est rouge (França, 1977). De Chris Marker. Documentário. 180’. Classificação Indicativa: Livre. As esperanças e as decepções suscitadas pelos movimentos revolucionários de 68 no mundo inteiro. Desde o regime chinês ao cubano, passando pela Primavera de Praga ou os movimentos estudantis e operários franceses, Marker nos relembra constantemente que não se pode simplificar o que nada tem de simples: as manifestações populares, os movimentos da política, os rumos incertos da História e da sociedade.

Cleveland contre Wall Street (França/Suíça, 2010). De Jean-Stéphane Bron. Documentário. 98’. Classificação Indicativa: Livre. 11 de Janeiro de 2009 em Cleveland, Ohio. O advogado Josh Cohen e seus sócios convocam perante o tribunal 21 bancos que julgam responsáveis pelas falências que devastaram a cidade. Mas os bancos de Wall Street reagem, usando todos os meios possíveis para impedir o processo.

Tous au Larzac! (França, 2012). De Sébastien Lifshitz. Documentário. 90’. Classificação Indicativa: Livre. Em 1971, o governo francês anunciou o alargamento de um campo de treino militar no Larzac, um planalto rural do sudoeste, com a expulsão de centenas de pequenos agricultores. As lutas pelo direito à terra levaram a que milhares de pessoas se juntassem em manifestações, acampamentos, confrontos com a polícia ou marchas em tractor até Paris.

Hautes Terres (França, 2013). De Marie-Pierre Brêtas. Tous au Larzac! (França, 2012). De Sébastien Lifshitz.

23/05

HAUTES TERRES

30/05

OS INVISÍVEIS

13h

DOC NA TELA

MAIO: MÊS DE LUTA A faixa D oc N a T ela traz do mês de maio as maiores e mais representativas lutas populares e sociais sob o olhar de grandes documentaristas franceses clássicos e contemporâneos. “Maio - Mês de Luta” enaltece desde o recorrente Maio de 68 na França às lutas trabalhistas e do movimento feminista que ficaram marcadas na história.

13h

Hautes Terres (França, 2013). De Marie-Pierre Brêtas. Documentário. 97’. Classificação Indicativa: Livre. Nordeste do Brasil, Vanilda, seu marido Antônio e uma dezena de outras famílias de camponeses obtêm uma propriedade depois de passar quatro anos lutando por ela, com ajuda do sindicato dos sem terra. Nessa terra selvagem eles irão fundar uma comunidade, somente com a força de seus braços e suas esperanças.

Les invisibles (França/Suíça, 2010). De Jean-Stéphane Bron Documentário. 98’. Classificação Indicativa: Livre. Nascidos entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, seis franceses contam suas histórias pessoais, vividas em diferentes partes do país ao longo de quase todo o século XX. Embora sejam pessoas comuns, seus relatos refletem as transformações da sociedade nas últimas seis décadas.

7


CINEMAISON  |  MAIO 2016

MAIO 2016  | CINEMAISON

NOITE TEMÁTICA | À MARGEM 09/05 18h

NOITE TEMÁTICA | O GOSTO DO SANGUE 16/05

VERSALHES

18h

Versailles (França, 2008). De Pierre Schoeller. Com Guillaume Depardieu, Judith Chemla, Max Baissette de Malglaive. Drama. 114’. Classificação Indicativa: Livre. Em Paris, Nina, jovem mãe desempregada, vive nas ruas com seu filho Enzo, de cinco anos. De tanto perambularem, eles acabam chegando a Versalhes. Nas redondezas do Palácio, numa cabana na floresta, mora Damien, homem que vive isolado de tudo. Nina e Damien passam a noite juntos. Quando ele acorda, vê que ela foi embora, abandonando o filho.

NOITE TEMÁTICA

NOITES TEMÁTICAS

À MARGEM

O conceito de marginalização nasce da condição social de se estar separado do resto da sociedade e ser forçado a sobreviver à beira dela, naquilo que lhe sobra, conferindo uma condição social de inferioridade.

09/05 20h

16/05 15h

8

À BEIRA DO MUNDO Au bord du monde (França, 2013). De Claus Drexel. Documentário. 98’. Classificação Indicativa: Livre. Paris, noite. É onde Jeni, Wenceslas, Christine e Pascal vivem com outros. Sem-teto, eles assombram pelas ruas, pontes e corredores do metrô, vivendo à beira de um mundo o qual a sociedade não oferece amparo algum.

DESEJO E OBSESSÃO Trouble every day (França, 2001). De Claire Denis. Com Alex Descas, Béatrice Dalle, José Garcia, Nicolas Duvauchelle. Terror. 101’. Classificação etária: Livre. Shane e June são um perfeito casal americano em lua de mel em Paris na tentativa de reconstruir uma vida nova. Secretamente, Shane começa a frequentar uma clínica médica que trata da libido humana e deixa-se levar por perigosos impulsos sexuais.

O GOSTO DO SANGUE A Noite Temática “À Margem” trará dois grandes filmes sobre protagonistas marginalizados que sobrevivem nos palcos do espetáculo que é a cidade: as ruas.

A violência palpável do cinema às vezes é capaz de despertar os mais inusitados sentidos de seu espectador. Em “O Gosto do Sangue” o Cinemaison exibe dois filmes marcados com

16/05 20h

23/05 15h

sangue pela sua grandiosidade, incluindo “Desejo e Obsessão” de Claire Denis e “A Última Sessão”, de Laurent Achard.

A ÚLTIMA SESSÃO La Dernière séance (França, 2011). De Laurent Achard. Com Brigitte Sy, Karole Rocher, Pascal Cervo. Suspense. 90’. Classificação etária: Livre. Um jovem homem, Sylvain, dedicou sua vida a um cinema de bairro que está condenado ao abandono. Ele mora no subsolo da sala onde faz o papel de ora programador, ora projecionista ou caixa. Sylvain tem um terrível segredo: sua mãe se suicidou na sua frente quando ele ainda era criança. Cada noite, após a última sessão, ele sai para um ritual assasino, procurando uma vítima para oferecer a sua mãe. Mas sua rotina homicida será perturbada quando ele conhece uma jovem espectadora, por quem se apaixona...

9


CINEMAISON  |  MAIO 2016

PROGRAMAÇÃO MAIO / 2016

NOITE TEMÁTICA | REBELIÃO FEMININA 23/05 18h

SOBRE A TÁBUA

02

Sur la planche (França, 2001). De Leïla Kilani. Com Mouna Bahmad, Nouzha Akel, Soufia Issami. Drama. 106’. Classificação etária: Livre. Tanger, hoje, quatro mulheres de vinte anos trabalham de dia para sobreviver e vivem à noite. Elas se repartem em duas castas: as textiles e as crevettes. Sua obsessão: sair dali. Do nascer do sol até o anoitecer, a carência é enfrentada. Tempo, espaço e sono são raros. Acompanhe os percursos de Badia, Imane, Asma e Nawal...

DOC NA TELA – O FUNDO DO AR É VERMELHO

13h 15h 18h 20h

DOC NA TELA – CLEVELAND VERSUS WALL STREET ÚLTIMA CHANCE – 40 - AMOR NOITE TEMÁTICA: À MARGEM – VERSAILLES NOITE TEMÁTICA: À MARGEM  – À BEIRA DO MUNDO

19h

SPICEE – CONSPI HUNTER

16

13h 15h 18h  20h 

DOC NA TELA – VAMOS TODOS PARA LARZAC: O NASCIMENTO DA LUTA ECOLÓGICA ÚLTIMA CHANCE – À BEIRA DO MUNDO NOITE TEMÁTICA: O GOSTO DO SANGUE – DESEJO E OBSESSÃO NOITE TEMÁTICA: O GOSTO DO SANGUE – A ÚLTIMA SESSÃO

23

13h 15h 18h  20h 

DOC NA TELA – HAUTES-TERRES ÚLTIMA CHANCE – A ÚLTIMA SESSÃO NOITE TEMÁTICA: REBELIÃO FEMININA – SOBRE A TÁBUA NOITE TEMÁTICA: REBELIÃO FEMININA – FOXFIRE: CONFISSÕES DE UMA GANGUE DE GAROTAS

13h 15h

DOC NA TELA – OS INVISÍVEIS ÚLTIMA CHANCE – FOXFIRE – CONFISSÕES DE UMA GANGUE DE GAROTAS

19h

CINEFOOT 2016 – SUR LA TOUCHE + UMA MARAVILHOSA ÉPOCA FALIDA

09 10

NOITES TEMÁTICAS

REBELIÃO FEMININA

A história é marcada por rebeliões e revoluções que, dominadas por mulheres, ainda que esquecidas e/ou ignoradas, tomaram o poder de grandes impérios e companhias. Mas sem

13h

30 31

restringir a esse âmbito, cada revolução iniciou em uma mulher por si só - e a Noite Temática “Rebelião Feminina” trará grandes exemplos da extensão do poder feminino no cinema.

FESTIVAL

SESSÃO ESPECIAL

NOITES TEMÁTICAS

DOC NA TELA

ÚLTIMA CHANCE

PATROCÍNIO

23/05 20h

30/05 15h

FOXFIRE – CONFISSÕES DE UMA GANGUE DE GAROTAS Foxfire (França/Canadá, 2012). De Laurent Cantet. Com Raven Adamson, Katie Coseni, Claire Mazerolle, Madeleine Bisson. Drama. 143’. Classificação etária: Livre. Nos anos 1950, em um bairro popular de uma pequena cidade americana, um grupo de adolescentes se une em uma gangue chamada Foxfire. Reunidas em torno da destemida Legs, elas protegem umas às outras e combatem os frequentes abusos de homens da região. Em atos de vingança, as jovens se rebelam contra uma sociedade na qual as mulheres se veem condenadas à opressão e a poucas perspectivas de ascensão social.

A TV5MONDE, como patrocinadora oficial do Cinemaison, tem o prazer em fazer parte deste novo formato do cinema do Consulado Geral da França, aproximando, ainda mais, as culturas francesa e brasileira. TV5MONDE: o canal em francês, para você. ENDEREÇO CINEMAISON Teatro da Maison de France Avenida Presidente Antônio Carlos, 58, subsolo. Centro. Rio de Janeiro – RJ. Telefone : (21)3974-6644 www.cinefrance.com.br cinemafrances cinefrance

APOIO:

INGRESSOS

REALIZAÇÃO:

O Cinemaison é accessível apenas para os detentores da carteirinha de sócio Para solicitar sua carteirinha, acesse o site: www.cinefrance.com.br.

CAPACIDADE DA SALA 350 Lugares Ingressos sujeitos a lotação da sala

10

PARCERIA:

CINEMAISON - Programação Maio 2016  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you