Instrumentos Ritualísticos - Nível 1 - Victória Aro Donadio

Page 1

C.E.D.E.M TRABALHO DE ADMISSÃO E GRAU - NÍVEL 1 - BÁSICO

VICTÓRIA ARO DONADIO

INSTRUMENTOS RITUALÍSTICOS

SÃO PAULO-SP 2019


VICTÓRIA ARO DONADIO

INSTRUMENTOS RITUALÍSTICOS

Este é um trabalho de elevação de grau referente ao nível 1 e tem como finalidade aprofundar os estudos dentro dos diferentes temas tratados dentro do CEDEM e desta forma, evoluir e aprimorar diferentes pontos de vista em relação aos assuntos aqui tratados.

Orientador: Douglas Vieira

SÃO PAULO-SP 2019


SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO

3

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

4

2. DESENVOLVIMENTO

5

TÓPICO 1 O QUE É UM INSTRUMENTO RITUALÍSTICO?

5

TÓPICO 2: HISTÓRIA DOS INSTRUMENTOS RITUALÍSTICOS

5

TÓPICO 3 PARA QUE É USADO?

7

TÓPICO 4 ALGUNS INSTRUMENTOS RITUALÍSTICOS NAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA

8

TÓPICO 5 INSTRUMENTOS RITUALÍSTICOS NA NATUREZA (O QUE PODE SER TIRADO DA NATUREZA QUE SE USA COMO INSTRUMENTOS) TÓPICO 6 O QUE PODE ACONTECER SE ALGUÉM SEM INSTRUÇÃO TENTAR CONSAGRAR UM INSTRUMENTO PARA UM RITUAL. TÓPICO 7 QUAL A NECESSIDADE DE UM INSTRUMENTO RITUALÍSTICO DENTRO DOS RITOS

9 10

3. CONCLUSÃO

11

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E LINKS

12


INSTRUMENTOS RITUALÍSTICOS

INTRODUÇÃO Esse trabalho tem como objetivo apresentar a pesquisa sobre instrumentos ritualísticos, o que são e para que servem dentro do primeiro modulo. O trabalho foi construído em cima de conhecimentos que me foram passados no decorrer dos anos dentro do Cedem e com pesquisas analíticas para auxiliar na construção e dissertação deste tema complexo e cheios de linhas de pensamentos a serem seguidos. Escolhi abranger nesse modulo uma visão geral sobre os instrumentos ritualísticos, sem me prender em religião e crenças especificas Instrumentos ritualísticos estão em todas as crenças e religiões, vem como símbolos que auxiliam num ritual e por isso falar somente de uma religião e um instrumento seria excluir as diversas possibilidades de um tema tão amplo e o que ele nos mostra.


TÓPICO 1 O QUE É UM INSTRUMENTO RITUALÍSTICO? Instrumentos ritualísticos são objetos consagrados de acordo com o rito em que se é aplicado para ligar o material ao espiritual. Um objeto sem ser consagrado não é nada além de um objeto, e é preciso estar ligado ao ritual de maneira a dar o auxílio e a representatividade necessária. Rituais são cerimonias realizadas para alcançar certas finalidades, como rituais de prosperidade praticados pelos povos antigos pagãos ou rituais de sacrifício oferecido a alguma divindade. Além de invocações, incorporações e vestimentas é importante o local ser consagrado, horários apropriados e os instrumentos que tem como objetivo auxiliar as etapas da própria ritualização e criar uma associação de símbolos entre os vários elementos que compõem o rito. Da mesma maneira que existem várias religiões e rituais espalhados pelo mundo existe também uma quantidade quase que infinita de instrumentos ritualísticos. E é bom lembrar que um mesmo instrumento pode ser usado em rituais e culturas diferentes, porém com simbolismo semelhante. Cada instrumento carrega em sua simbologia complexas crenças no qual está inserido, culturas além do material que é feito, tamanho, cor, forma etc.

(imagem 1 – ATHAME)

(Imagem2- cuia indígena)


TÓPICO 2 HISTÓRIA DOS INSTRUMENTOS RITUALÍSTICOS Os instrumentos ritualísticos surgiram com a necessidade da materialização da fé para os homens juntamente com a necessidade de ligar o mundo espiritual ao mundo dos vivos e trazer diante dos olhos aquilo que não se vê. Não se tem um registro exato de como surgiu o uso de instrumentos ritualísticos pois muito antes de existir uma civilização que registrasse de maneira clara com a escrita já existiam representações divinas e oferendas para os Deuses antigos, além do fato de existir inúmeros instrumentos energizados para uso de rituais. Existem inúmeros instrumentos ritualísticos, porém, irei falar um pouco sobre o Adjá.

(Imagem 3 – ADJÁ) Adjá, Adjarin, Ajá, Ààjà, do yoruba instrumento tocado por pai ou mãe de santo, Ekedji ou ogã que simboliza o pé do orixá. Instrumento usado para trazer a força do orixá e guiá-lo na dança além de outras funções, na umbanda e no candomblé, é usado como um propagador de energia no desenvolvimento mediúnico. O Adjá é um dos instrumentos mais importantes dentro do rito das religiões de matriz africana.


TÓPICO 3 PARA QUE É USADO?

Os instrumentos ritualísticos são usados para reforçar e auxiliar os ritos espirituais, movimentando energia e transformando o ritual em algo consagrado. O instrumento sozinho não ativa a energia do ritual, para isso é preciso que alguém com conhecimentos adequados e bem instruído (um sacerdote) aplique sua própria energia e o consagre. Pessoas sem instrução e conhecimento podem ativar uma força negativa e se prejudicar, além de prejudicar aos que estão envolvidos ou simplesmente não obter resultado algum.

(Imagem 4- papa consagrando a hóstia)

(Imagem 5- Ogã Asogum Victor tocando o Atabaque)


TÓPICO 4

ALGUNS INSTRUMENTOS RITUALÍSTICOS NAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA

123456789-

ATABAQUE VELA ADJÁ FIOS DE CONTA PEDRAS TURIBULO PEMBA MARACA CHARUTO 10- CACHIMBO 11-BENGALA 12- BEBIDAS ALCOÓLICAS 13-CIGARRO DE PALHA 14-ERVAS 15-ALGUIDAR 16-QUARTINHA 17- Búzios 18- Alguidar


TÓPICO 5 INSTRUMENTOS RITUALÍSTICOS NA NATUREZA (O QUE PODE SER TIRADO DA NATUREZA QUE SE USA COMO INSTRUMENTOS)

ELEMENTOS MINERAIS: Pedras preciosas, semipreciosas, cristais, rochas, etc. ELEMENTOS VEGETAIS: Favas, sementes, caules, frutos, etc. ELEMENTOS ANIMAIS: Conchas, búzios, ossos, etc. EFEITO TALISMÂNICO: Uma guia precisa ser imantada, senão seus valores protetivos serão nulos, apenas um enfeite. Outro erro é a quantidade de guias no pescoço, quantidade não é qualidade. É costume de a entidade proteger o aparelho, não elas próprias.


TÓPICO 6 O QUE PODE ACONTECER SE ALGUÉM SEM INSTRUÇÃO TENTAR CONSAGRAR UM INSTRUMENTO PARA UM RITUAL.

Como comentado acima um instrumento ou um objeto só se torna um instrumento ritualístico quando envolve um ritual e um sacerdote para guiar o ritual, partindo desse principio entendemos que uma pessoa sem formação espiritual adequada pode fazer mal aos envolvidos no ritual e a si próprio ou simplesmente não obter resultado nenhum. O sacerdote energiza o instrumento conforme o rito e a religião envolvente e guia esse instrumento para sua função de suporte. Quando alguém que não tem a instrução adequada tenta consagrar um instrumento e abrir um ritual varias coisas podem acontecer, inclusive nada. As pessoas que estão envolvidas no ritual podem ter sua energia desestabilizadas, podem atrair energias ou espíritos mal intencionados entre várias outras consequências incluindo se tiver sorte apenas não acontecer absolutamente nada.


TÓPICO 7 QUAL A NECESSIDADE DE UM INSTRUMENTO RITUALÍSTICO DENTRO DOS RITOS

Um instrumento ritualístico pode ter diversas funções tais como ser o pé do orixá guiando-o na dança com o adjá, fazer uma oferenda aos deuses, auxiliar aos guias espirituais conforme sua necessidade ou a linha que ele trabalha. De uma maneira geral um instrumento dentro do ritual devidamente consagrado por um sacerdote tem a função de auxiliar dando suporte energético para invocar uma força espiritual maior que a nossa.


CONCLUSÃO

Os instrumentos ritualísticos servem para acrescentar e auxiliar um rito espiritual, e eles existem em toda e qualquer religião sejam eles a bíblia no protestante, hóstia na católica, Adjá no candomblé e umbanda, pentagrama na wicca, adagas, crucifixos, fios de conta, velas entre muitos outros e em várias religiões os instrumentos se repetem. Os instrumentos ritualísticos são feitos de vários materiais, porem para que o instrumento possa se tornar parte do ritual deverá ser consagrado de acordo com os ritos da religião em que será aplicado para que assim possa se conectar ao plano espiritual. Cada instrumento usado de maneira adequada nos ajuda a entrar no transe do rito e cada um deles são importantes.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E LINKS 

Imagens retiradas da internet

http://www.spectrumgothic.com.br/ocultismo/magia/instrumentos.htm

https://candombles.blogspot.com/2014/07/adja.html


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.