Passe Energético - Nível 1 - Steyce Larazevitch

Page 1

CENTRO DE ESTUDO E DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO

TRABALHO DO COMITÊ DE ADMISSÃO E GRAU – 1º NÍVEL

SÃO PAULO 2021


STEYCE SARAIVA LAZAREVITCH

PASSE ENERGÉTICO

Pesquisa apresentada no Centro de Estudo e Desenvolvimento Mediúnico, como requisito para a elevação de nível no Comitê de Admissão e Grau, sob a orientação do Presidente Douglas Vieira.

SÃO PAULO 2021


SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO

4

2. PASSE ENERGÉTICO

4

3. MAGNETISMO

5

4. OBJETIVO DO PASSE ENERGÉTICO

5

5. FLUIDOS

6

6. PASSE NA UMBANDA

7

7. CONCLUSÃO

8

8. BIBLIOGRAFIA

8


1. INTRODUÇÃO O passe é a aplicação e retirada de energias fluídicas espirituais, a passagem é feita de um indivíduo a outro de uma certa quantidade de energias fluídicas vitais e armazenamento dessas energias que emanam do Fluido Cósmico Universal e da própria intimidade do Espírito. O passista passa a energia fluídica através da imposição das mãos para o paciente com discretos movimentos, sem a necessidade de tocar o corpo, porque a energia se projeta de uma aura para outra aura, estabelecendo uma verdadeira ponte de ligação. Tal ação coloca em condição de transmitir em potencial as energias e alinhalas ao perispírito, o fluxo energético se mantêm e se aplica a através do passista, como também por entidades espirituais desencarnadas que auxiliam na aplicação de fluidos.

2. PASSE ENERGÉTICO O passe espiritual, fluídoterapia ou passe energético é a transmissão conjunta ou mista dos fluídos magnéticos, provenientes do encarnado, e dos fluidos espirituais provenientes dos guias, ou seja, é a transfusão de energias fluídicas vitais (psíquicas) ou espirituais, propriamente ditas. Nas palavras de Chico Xavier é a “Maneira de encontrar o equilíbrio energético da alma. Assim como a transfusão de sangue representa uma renovação das forças físicas, o passe é uma transfusão de energias psíquicas, com a diferença de que os recursos orgânicos são retirados de um reservatório limitado, e os elementos psíquicos o são do reservatório ilimitado das forças espirituais". Consiste em uma técnica de transmissão energética de canalização de fluidos benéficos, através do passistas e entidades espirituais, que mantêm e projetam esses fluidos. Conhecido como guias que auxilia na composição desses fluídos, não havendo, portanto, necessidade incorporação mediúnica. O passe geralmente é transmitido pelas mãos, olhar ou até mesmo sopro, por intermédio de irradiações espirituais. Essa aplicação e retirada de energia


funciona como uma hemodiálise, com uma mão é retirada a energia prejudicial e é aplicada a energia benéfica, assim realizando uma purificação de energias do perispírito. Há 3 tipos de passes explicando sucintamente no passe magnético o médium que estiver no controle da transmissão da energia está doando também o seu fluído vital, isto é: todas as energias puras que ele possui desde o momento de seu nascimento, no espiritual o passista está conectado com mentores espirituais que utilizam da força e energia para passar fluidos benéficos para aquele que recebe, e por último o misto que o passista trabalha com guias que auxiliam e trabalham no mundo espiritual. Existem outros tipo de aplicações de energia, como o Reiki, Johrei e o benzimento. Ambos são transmissões de energia, contudo, de acordo com a literatura messiânica, o Johrei capta energia solar, enquanto o Reiki obteria energia da lua, o Johrei tem o objetivo de auxiliar o ser humano e espiritual na eliminação de máculas que se acumulam no seu corpo físico e espiritual e que precisam ser expurgados por meio da purificação. A limpeza pode se materializar no corpo físico por meio do que a medicina ocidental considera como sendo “doença”, como o caso de uma gripe, diarreia, enxaquecas etc. Não somente as doenças físicas, mas as doenças da alma também são consideradas uma purificação, pois o sofrimento causando por uma pela dor, é algo que também auxilia no processo de purificação.

3. MAGNETISMO

O Magnetismo nasceu com o homem e é registrado nas civilizações antigas, como um ritual das crenças primitivas. A agilidade das mãos sugeria a existência de poderes misteriosos, praticamente comprovados pelas ações cotidianas da fricção que acalmava a dor. As bênçãos foram as primeiras manifestações típicas dos passes. O homem primitivo não teorizava, mas experimentava, instintivamente e aprendia a fazer e a desfazer as ações, com o poder das mãos. Em 1979, Franz Anton Mesmer, médico alemão, é apresentado como o responsável pela codificação e demonstração prática do Magnetismo, por ele trazido como "Teoria do Magnetismo Animal". Após estudar a cura mineral magnética. O fluido universal é o agente desta influência; a “enfermidade” é apenas a resultante da falta ou da má distribuição do magnetismo pelo corpo.


Mesmer iniciou seu trabalho clínico com magnetismo por volta de 1774, aplicando ímãs sobre regiões enfermas; magnetizava água e objetos por fricção. Os pacientes sob a ação do magnetizador eram chamados médiuns devido à sua condição de meio de atuação do magnetismo animal. Três anos depois, abandona os ímãs e escreve um tratado sobre o "magnetismo animal”, onde atribui às suas próprias mãos o desprendimento de uma força que curaria os males orgânicos e impregnaria objetos. Mesmer procurou um meio de acumular a energia magnética e conduzi-la, onde podemos entender uns dos princípios do passe energético. .

4. OBJETIVO DO PASSE ENERGÉTICO

A aplicação do passe tem a finalidade de auxiliar na recuperação de desarmonia do corpo fluídico e corpo físico, substituindo os fluidos prejudiciais por fluidos benéficos, assim, equilibrando a harmonização do funcionamento de ambos, que garantem a lucidez mental e intelectual do indivíduo que recebeu a aplicação do passe, pode auxiliar no tratamento de doenças, sejam psíquicas ou físicas.

5. FLUIDOS O universo é constituído por partículas que não conseguimos enxergar a olho nu, a matéria é constituída por essas partículas que são denominados átomos e nêutrons. No que diz respeito ao elemento material e espiritual é demonstrado evidências de algumas particularidades, o elemento material não abrange somente formas visíveis a olho nu, tangíveis, dotadas de massa, extensão e impenetrabilidade, os fluidos são os veículos do pensamento, tanto de espirito encarnado quanto desencarnado, juntos no fluido cósmico universal, que é a substancia básica da criação, que varia da imponderabilidade até a ponderabilidade. Os fluidos espirituais estão ligados aos pensamentos, portanto varia a qualidade ao infinito, a atmosfera fluídica é formada pela qualidade de pensamentos ali predominantes, ligado ao passe, a transferência de fluidos de uma pessoa a outra, através da aplicação de energia através das mãos. A energia oriunda dos fluidos humanos do passista e dos fluidos espirituais dos espíritos que trabalha com os médiuns. O tipo de magnetismo utilizado nas


casas de umbanda é o misto, pois à ação dos encarnados soma-se a ajuda benéfica dos Espíritos que trabalham na área, qualificando, direcionando e potencializando os fluidos. Reconhece-se três tipos de matéria: a) Matéria Ponderável: é a matéria do mundo físico, que preenche o mundo dos encarnados e dá origem aos corpos físicos; b) Matéria Imponderável: é a matéria do mundo espiritual, num tônus vibratório mais elevado que não nos é dado perceber. Forma o perispírito, as construções do mundo espiritual e os fluidos espirituais. c) Fluido Cósmico Universal (FCU): é a matéria elementar primitiva, dispersa por todo o Universo. Uma matéria extremamente sutil, cujas modificações e transformações vão constituir a inumerável variedade dos corpos da natureza. É nesse elemento primordial para a vida, que vibram e vivem todos os seres e todas as coisas: constelações e sóis, mundos e almas, como peixes no oceano. A manipulação desse fluido pelos espíritos e passistas através de seus pensamentos e sentimentos, vai dar origem aos fluidos espirituais.

6. PASSE NA UMBANDA O passe é aplicado pelos médiuns de terreiro incorporados com suas entidades. Dessa forma, a energia da entidade em sintonia com a energia do médium atua juntas na corrente que é transmitida para o paciente, essa sintonia consiste em fazer a conexão entre os chakras do médium e os do guia, no momento da incorporação nosso espírito continua habitando o corpo físico sem que haja a necessidade de se ceder esse lugar para que entidade possa trabalhar. Um fator característico do passe na Umbanda, além do uso da imposição das mãos, no momento de dar o passe, cada entidade pode se utilizar de métodos ou técnicas específicas para realizar seu passe, como o uso cachimbos, charutos, ervas, água de cheiro e perfumes, gestos, objetos como rosário, cruz. Porém, nada disso é à toa. A entidade não chega simplesmente para fumar o charuto, ou o cachimbo. O fumo tem um elemento mágico que atua no etéreo e


elimina larvas astrais que servem de parasitas espirituais no irmão necessitado de ajuda. O passe nada mais é que um auxilio produzido pela troca de fluidos e energias entre o espírito incorporado e o consulente; no qual o espírito, por meio do médium, retira as más energias e vibrações que possam estar atrapalhando o consulente; e lhe devolve energias puras, limpas, de paz e proteção. 7. CONCLUSÃO O passe espiritual consiste na aplicação de fluidos, objetivando o bem estar mental, espiritual e físico pela estruturação entre corpo e perispírito. O passe pode ser misto ou magnético, podendo o médium passista estar ou não incorporado, sendo entendido que passe pode ser aplicado de diversas formas em centros espiritas, terreiros de umbanda e terapias fluídicas, como por exemplo, o Reiki e Johrei. Por fim é entendido que o passe é a aplicação de energias benéficas e a retirada de energias maléficas buscando o equilíbrio entre os pilares que constituem nossos corpos físicos e espirituais.

8.

BIBLIOGRAFIA DE MOURA, Marta Antunes. O Que é Passe Espírita? Disponível em:

https://www.febnet.org.br/blog/geral/colunistas/o-que-e-passe-espirita/. Acesso 25 de Fevereiro de 2021.

HOUAISS, Antônio e Villar, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua. Rio de Janeiro, Editora Objetiva: 2009.

MENDES, Renata. Os fluídos espirituais. Espiritismo da alma, 13, abril de 2019.

PAULA, João Teixeira. Dicionário Parapsicologia, Metapsíquica e Espiritismo. Volume III. São Paulo: Banco Cultural Brasileiro Editora, 1970.


SANTOS, Ricardo. O bem é alimento do espírito e equilíbrio orgânico. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/doencassaude/o-bem-alimento-espirito-equilibrio-organico.htm. Acesso 25 de Fevereiro de 2021.

XAVIER, Francisco Cândido. O Consolador. Pelo Espírito Emmanuel. 28ª ed. Rio de Janeiro: FEB: 2007.

MENDES, Renata. Os fluídos espirituais. Espiritismo da alma. 13, abril

de

2019.

Disponível

https://espiritismodaalma.wordpress.com/2019/04/13/os-fluidos-espirituais/. Acesso 25 de Fevereiro de 2021.

em:


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.