Oráculos - Nível 1 - Victória Aro Donadio

Page 1

CENTRO DE ESTUDO E DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO COMITÊ DE ADMISSÃO E GRAU VICTÓRIA ARO DONADIO

ORÁCULOS

São Paulo 2021


VICTÓRIA ARO DONADIO

ORÁCULOS

Trabalho apresentado para o Comitê de Admissão e Grau, pelo Centro de Estudo Desenvolvimento Mediúnico CEDEM, ministrado pelo membro Felipe Cucick.

São Paulo 2021

2


SUMÁRIO OBJETIVO E JUSTIFICATIVA

4

INTRODUÇÃO

4

DESENVOLVIMENTO O que é um oráculo? Oráculos Antigos O Oráculo de Delfos (OU DELPHOS) Búzios Tarot de Marselha Formas de Leitura

4 4 5 5 7 9 10

CONCLUSÃO

11

BIBLIOGRAFIA

12

3


1.

OBJETIVO E JUSTIFICATIVA Esse tema foi escolhido para que possa aprofundar dentro de um assunto que me fez enxergar a espiritualidade com outros olhos e a me descobrir dentro do mundo do esoterismo. O Oráculo nos amplia a visão entre nossas diversas possibilidades e nos apresenta aos mistérios de como obter respostas através de ``objetos´´ consagrados e mentores espirituais. Esse tema nos apresenta infinitas possibilidades e visões além de nos fazer mergulhar em um mundo repleto de mitologia e mistérios do mundo antigo até os dias atuais.

2.

INTRODUÇÃO Esse trabalho tem como objetivo apresentar o tema oráculo de uma maneira introdutória para que possamos entender o tema melhor. Decidi iniciar esse tema após a iniciação em um oráculo que me despertou a curiosidade e a paixão pelo grande conhecimento que o tema apresenta.

3.

DESENVOLVIMENTO 3.1.

O que é um oráculo? No início dos tempos os oráculos eram uma forma de mostrar ao ser humano

o caminho de sua alma. Eram locais onde as pessoas buscavam respostas divinas acerca do futuro. É também o nome dado a respostas de deuses decifrados por sacerdotes. Se pegarmos como exemplo a Astrologia que é uma forma de oráculo veremos que os signos apontam um caminho da alma. O oráculo então surgiu como uma forma de mostrar o caminho da alma como algo

DIVINATÓRIO

e

os

seres

humanos

transformaram-no

em

algo

ADIVINHATÓRIO ou seja para atender a questões mais imediatas, tais como amor, trabalho, dinheiro etc. O oráculo como conhecemos hoje vai te apontar vários caminhos que pode seguir e como cada atitude vai refletir no seu futuro e nenhum oráculo decide o

4


caminho que o consulente deve seguir, mostra os caminhos possíveis e o que cada escolha vai trazê-lo, portanto nenhum oraculista interfere no livre arbítrio de quem está se consultando. Portando Oráculo seria a previsão de algo ou o caminho da alma. Os oráculos são um instrumento de acesso a uma consciência coletiva onde a partir do momento que se faz uma conexão entre o consulente e o oraculista se compartilha informações de um inconsciente, por isso a importância de concentrarse em todo processo. Portanto, oráculos não são somente uma forma de adivinhação e sim de conexão com o próximo e com o divino.

3.2.

Oráculos Antigos Na antiguidade muitas eram as formas de se obter respostas do divino sobre

o futuro, olhávamos para as estrelas procurando uma resposta assim como diversas outras formas de oráculos procuradas. Neste tópico vamos abordar sobre os oráculos mais famosos e mais antigos de que se tem registros.

3.3.

O Oráculo de Delfos (OU DELPHOS) Fundado por volta de 750 (A.C.) e dedicado a Apolo, foi um dos mais famosos

e influentes oráculos da Antigüidade, atraindo inclusive reis e soberanos de regiões vizinhas. As respostas do oráculo aos consulentes eram notórias. O templo de Apolo, incrustado na fascinante paisagem montanhosa de Delfos, abrigava o poderoso oráculo e era o mais importante local religioso do antigo mundo grego. Os generais buscavam conselhos do oráculo a respeito de estratégias de guerra. As recomendações do oráculo emergem de forma notável nos mitos. Quando Orestes perguntou-lhe se deveria vingar a morte de seu pai, assassinado por sua mãe, o oráculo encorajou-o. Édipo, avisado pelo oráculo de que mataria o pai e se casaria com a mãe, esforçou-se para evitar este destino, mas fracassou de forma célebre. Delfos era um recinto e um complexo de construções num terreno sagrado para os antigos gregos, onde se realizavam os Jogos Píticos e havia um templo

5


consagrado ao deus Apolo, originalmente consagrado à Pítia. Neste templo, as sacerdotisas de Apolo (Pitonisa) faziam profecias em transes. As respostas e profecias ali obtidas eram consideradas verdades absolutas. Hoje, suspeita-se que os transes e visões das sacerdotisas eram provocados por gases emitidos por uma fenda subterrânea no local. A Pítia era amplamente renomada por suas profecias, inspiradas por Apolo, que lhe davam uma importância pouco comum para uma mulher no mundo dominado pelos homens da Grécia Antiga. O nome Pítia vem de Pytho, que significa serpente, nome original de Delfos na mitologia.

Imagem 1: Oráculo de Delfos, no Templo de Apolo, Grécia. Retirado do Google

3.4.

Búzios O Búzios é praticado por uma Mãe ou Pai de Santo com fundamentos para

tal. É uma arte de adivinhação regida por Deuses conhecidos como Orixás em cultos tradicionais. Especialmente por pessoas que buscam saber sobre seu futuro ou entender situações que estão passando em sua vida. Com peças da natureza, tais como pedras e conchas, pessoas com alta espiritualidade se comunicam com divindades (Orixás) em busca de respostas. É importante que essas pessoas realmente tenham uma alta espiritualidade e conhecimento para que o processo oracular funcione!

6


Os africanos, que foram transportados para o Brasil pelos portugueses entre os séculos XVI e XIX por meio do comércio de escravos, trouxeram consigo uma infinidade de culturas e filosofias. No entanto, muitas dessas crenças espirituais foram completamente erradicadas logo após a sua chegada. Os líderes da igreja cristã e os proprietários de escravos encorajaram os africanos a se converterem ao cristianismo a fim de satisfazer suas obrigações morais e religiosas. Isso foi parcialmente eficaz, pois o catolicismo se tornou a principal religião dos escravos. No entanto, o medo da perseguição significava que muitos sucumbiram totalmente à nova religião que lhes foi imposta. Os africanos de Bantu encontraram um sistema semelhante de adoração para os povos indígenas do Brasil. Essa conexão levou as pessoas a aprenderem outras formas de adoração ancestral e criou várias novas religiões. Assim, muitos africanos aderiram ao catolicismo enquanto ainda eram praticantes dedicados do candomblé. Durante os primeiros estágios de seu desenvolvimento, os africanos no Brasil criaram fraternidade com o catolicismo, mas praticavam o candomblé em segredo. A razão é que eles viam semelhanças entre os santos e divindades, mas temiam a perseguição, de modo que os símbolos divinos de seus deuses ficassem “escondidos” por trás dos santos católicos correspondentes (sincretismo religioso). Ser parcialmente fiel ao catolicismo também foi visto como uma maneira de se assimilar a nova sociedade e de minimizar a opressão. Infelizmente, uma vez que o Candomblé chegou ao conhecimento dos líderes da igreja e proprietários de escravos, houve um forte movimento para apagar as convicções religiosas dos seguidores. Os africanos que seguiam a prática muitas vezes enfrentavam resultados trágicos. Os católicos consideravam o Candomblé um ritual ímpio e, portanto, incompreensível, por isso atacavam frequentemente os templos afro-brasileiros. O Brasil é um país enorme populacional e territorialmente e estima-se que cerca de quatro milhões de escravos importados deixaram sua herança cultural no país.

7


No Brasil, o Jogo de Búzios espalhou-se juntamente com o Candomblé durante o período de escravidão, permanecendo até os dias atuais.

Imagem 2: Oráculo de búzios Retirada do google

Essas entidades, influenciam a posição em que objetos, como conchas e pedras, caem e se espalham sobre a mesa de consulta oracular. Essa posição reflete muito na interpretação do jogo e como isso se refletirá na vida do consulente. Embora haja muitos métodos de jogo, o método mais comum é aquele em que se arremessam 16 objetos (conchas ou pedras) sobre uma mesa previamente e adequadamente, preparada ritualísticamente pela Mãe ou Pai de Santo. Antes de iniciar a interpretação, o adivinho reza e saúda todos os Orixás e durante os arremessos, faz suas perguntas a essas divindades a fim de buscar respostas,os orixás afetam o modo como as conchas se espalham pela mesa, dando assim as respostas que a pessoa procura através de formas que ganham forma na mesa e que são interpretadas como mensagens desses Deuses. Não há como qualquer pessoa, que não seja alguém preparada e espiritualmente forte realizar tal processo, o trabalho só deve ser feito apenas por quem tem uma força espiritual aguçada (iniciação) e uma ligação com os Orixás (poderosa intuição). Ifá ou Orunmilá Deus da adivinhação, do oráculo, do jogo de búzios. É por meio do jogo de búzios, dedicado a ele que os pais e mães de santo determinam de que orixá descende cada devoto do candomblé. O jogo de Ifá também é usado para

8


se perguntar sobre o destino das pessoas, seus caminhos, seus problemas. Ele não se manifesta em transe. Saudado com o grito Ireoia, gIfá ou Orunmilá Deus da adivinhação, do oráculo, do jogo de búzios. É por meio do jogo de búzios, dedicado a ele que os pais e mães de santo determinam de que orixá descende cada devoto do candomblé. O jogo de Ifá também é usado para se perguntar sobre o destino das pessoas, seus caminhos, seus problemas. 3.5.

Tarot de Marselha Tarot de Marseille ou Tarot de Marselha, como costumamos chamar, é um

dos Oráculos mais conhecidos mundialmente, e carrega em si muita magia e um mistério que envolve até mesmo sua criação e história. Através de várias adaptações, assim nasceu o Tarot das cartas de baralho tradicionais. Porém não se sabe exatamente quando e como surgiu o estudo do Tarô, mas segundo o pesquisador sobre o assunto, Michael Dummet, conclui-se que ele nasceu no norte da Itália (durante o século XV) e foi introduzido posteriormente ao Sul da França, onde ele ganhou sua força e repercussão. Devido a data de sua criação, notamos na arte de suas cartas a presença da tendência medieval, que muito se parecem também com os vitrais das Igrejas Católicas. A nomenclatura do Tarot Marselha tem seu primeiro aparecimento em escritos de 1859, este Oráculo tornou-se o principal e o mais conhecido dentre todos os modelos das Cartas de Tarot, pois foi na cidade de Marseille, na França onde foram criados diversos modelos que se espalharam e enraizaram na cultura esotérica, permitindo assim, posteriormente, o desenvolvimento de outras artes para suas cartas. No Brasil, o Tarot de Marselha surgiu pela primeira vez em 1974 como um brinde para quem adquirisse o primeiro volume da Biblioteca Planeta, produzido pela Editora Três.

9


Imagem 3: Tarot de Marselha Retirada do Google

3.6.

Formas de Leitura Existem várias formas de interpretação individual de cada oráculo, porém aqui

trago por objetivo falar sobre as formas mais ocultas de interpretação pessoal que engloba todos. Existe a questão da interpretação literal através de estudos geométricos, numéricos e através das cores e posições entre outros, nesse caso pode haver a interpretação puramente material ou seja aquilo que o jogo em si te mostra. Tem também a questão mais comum dentro dos oráculos que é através da espiritualidade, geralmente nesses casos o oraculista tem um mentor que intui as respostas fazendo sentir o que deve ser dito e assim passando o conselho que o consulente deve ouvir. Num modo geral não existe uma interpretação no qual não inclua a leitura espiritual e material e deve-se levar em consideração o individual de cada pessoa, seja pelo presente, passado ou futuro e ainda assim entender a espiritualidade que cada pessoa carrega em si. Lembrando do ponto de conexão e consciência coletiva o consulente te permite saber sobre coisas a partir do momento que existe a confiança e segurança.

4.

CONCLUSÃO Vimos durante o trabalho alguns oráculos bastante importante referente ao

tema abordado.

10


Pude contemplar que todos os oráculos tem como objetivo o acesso a magia divinatória porém cada oráculo de maneira diferente e com seus próprios mistérios. Desde a antiguidade temos o anseio por buscar respostas das nossas situações cotidianas e durante o tempo sempre desenvolvemos métodos para buscar as respostas para tantas perguntas. O oráculo interpreta o que foi dito, ele num geral nos mostra o que temos que buscar para que possamos interpretar sendo por numerologias, ou intuição. Lembro-me que estudando o tema conclui que o futuro é moldável perante nossas atitudes, portanto quando buscamos as respostas em oráculos precisamos ter em mente que as respostas que ali saíram podem e provavelmente vão mudar perante atitudes que tomamos diante das respostas que nos foram apresentadas.

5.

BIBLIOGRAFIA ● https://acasadooraculo.com/jogo-de-buzios-historia-e-explicacoes-sobre-oprocesso-oracular-no-candomble-e-umbanda/ -Acessado em 03-02-21 ● https://organicsnewsbrasil.com.br/blogs/blog-caminho-da-cura/comofuncionam-os-oraculos/ Acessado em -03-02-21 ● https://www.somostodosum.com.br/clube/artigos/oraculos/o-que-sao-e-paraque-servem-os-oraculos-49959.html Acessado em 03-02-21

11


● https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ Rg8qnnMpGTWH4WsSgmkaY7nh43depWpYEgN8Gd9pznYJ9RC7tFUnwH4r 54v7/his5-03und08-orixas.pdf Acessado em 03-02-21 ● Oliveira, Joelma de Oliveira and Costa, Maíra Murrieta and Wille, Marina Ferreira and Marchiori, Patricia Zeni Introdução ao Método Dephi., 2008 Leitura realizada em 17-02-21 ● https://dianaarassad.com.br/2017/05/15/pitonisas-as-sacerdotisas-gregas/Acessado em 17-02-21 ● https://www.iquilibrio.com/blog/oraculos/tarot/tarot-de-marselha/ - Acessado em 17-02-21 com objetivo introdutório aos demais módulos

12


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.