Newsletter nº9

Page 1

Newsletter Casa do Concelho de Góis Conselho Regional

Edição nº9 Março 2018

Editorial

Vamos à Alameda

No último editorial refletimos o ano de 2017 que não decorreu como o Conselho Regional da C. C. Góis planeou, devido à não realização de alguns eventos por diversos motivos que nos escaparam ao controlo.

A Associação das Casas Regionais de Lisboa, associação que congrega as diversas Casa Regionais leva anualmente a efeito, um fim-de-semana na Alameda D. Afonso Henriques, durante o qual as tradições de todo o pais vêm até Lisboa.

No mesmo editorial confessámos a motivação desta equipa em fazer de 2018 um ano pleno de realizações regionalistas de forma a colocar o nome de Góis novamente em lugar de destaque.

Este ano, vai ter lugar a IV edição deste evento, no qual a Casa do Concelho de Góis, numa dinamização do Conselho Regional, vai estar presente pela primeira vez.

A realidade do ano de 2018 começa por nos surpreender pela negativa com o falecimento do grande regionalista Armando Gualter dos Campos Nogueira. O seu trajeto de vida pessoal e profissional, bem como o seu curriculum regionalista pleno de realizações e de dedicação ao Concelho de Góis e à qualidade de vida dos goienses, fica como exemplo do que de melhor se praticou e pratica no seio do regionalismo e no seu berço, a Casa do Concelho de Góis. Nesta newsletter publicamos mais à frente um texto de homenagem a este goiense que entre todos fica conhecido como "O velho goiense".

Apesar da data ainda não ter a confirmação oficial, está prevista para os dias 18 a 20 de maio. Este evento conta com a participação de dezenas de Casa Regionais de todo o pais, no qual cada casa tem um stand no qual apresenta os seus produtos.

Se um problema se pode transformar em oportunidade, este é sem dúvida um desses momentos. A motivação cresceu para continuarmos a tentar seguir os seus passos.

Ainda não sabemos qual o programa, mas estaremos presentes com um stand no qual pretendemos ter representado Góis, através do seu artesanato, da sua gastronomia, cultura e oferta turística.

Também ao longo do fim-de-semana, vão atuando no palco do evento diversos grupos representativos dos concelhos presentes, Ranchos Folclóricos, Grupos de Cantares, Grupos de Teatro, etc. Em 2017 existiram 25 atuações diferentes.

Assim, podemos já anunciar a realização a 10 março da "II Mostra da Chanfana do Concelho de Góis", a participação a 24 março do Conselho Regional na "Assembleia Geral da Casa", a continuação das "Visitas ás nossas aldeias e Comissões de Melhoramentos" e a 3 novembro do "IV Jantar Solidário e Noite Musical Solidária".

Vamos também trabalhar para trazer algum grupo que represente o que se faz no nosso Concelho. Deixamos desde já um convite às Comissões de Melhoramentos que queiram apresentar algo ligado à sua aldeia, que nos contactem.

Estes, e outros eventos sociais e regionais ainda em planeamento e que serão anunciados em breve farão de 2018 a continuação desta fase que titulámos de Mudança de Paradigma, devido ao objetivo a que nos propusemos de estarmos mais perto dos goienses, percebendo as suas dificuldades, os seus anseios, bem como, pugnar pela publicitação e incentivo da nossa cultura. Ou seja, continuamos a acreditar num Concelho de Góis com futuro e com prosperidade, assim saibamos ser dignos da nossa história.

Desde já convidamos todos os goienses a passarem pela Alameda nesse fim-de-semana e “estarem em Góis” connosco. Esperamos por si. Apareça na Alameda

1


António Lopes Machado

e impulsionadores, através de noticias e reportagens ou, através do dirigismo associativo: na Casa da Comarca de Arganil, Comissão de Melhoramentos de Pombeiro da Beira, Comissão de Melhoramentos de Couços, Alcaria e Eira Velha, da qual foi um dos fundadores. Foi um dos beneméritos e entusiasta da construção da Casa de Convívio dos Couços. O que à Casa do Concelho de Góis diz respeito, António Lopes Machado foi eleito Presidente do Conselho Fiscal de 2001 a 2012, acompanhando o trabalho do Presidente da Direção José Dias Santos.

António Lopes Machado nasceu a 24 abril 1927 na aldeia de Eira Velha, Pombeiro da Beira, Arganil. "Comeu o pão que o diabo amassou", como referira, pois na infância após a escola, ajudava os seus pais na agricultura de subsistência e andou ao volfrâmio nas minas de Góis.

António Lopes Machado sempre fez questão de acompanhar com a sua presença as realizações da Casa do Concelho de Góis e do seu Conselho Regional, das quais deu ampla divulgação no jornal "A Comarca de Arganil". António Lopes Machado faleceu em Lisboa em 15 março 2018 com 90 anos de idade.

Na procura de uma vida melhor, viaja para Lisboa, mesmo antes dos 18 anos. Trabalhou de dia e estudou à noite completando o Curso Complementar do Comércio preparando a entrada no Instituto Comercial, tendo-se especializado em Contabilidade. Exerce a sua atividade profissional como Técnico Oficial de Contas na Direção Geral de Contribuições e Impostos, em várias empresas de referência, até à fundação do seu próprio Gabinete de Contabilidade.

Agenda Março

António Lopes Machado conduziu a sua vida social intervindo em 2 níveis de dedicação, o jornalismo e o regionalismo. Em tertúlias refere que também é escritor, devido aos livros publicados.

24 - Assembleia Geral da Casa do Concelho de Góis 30 - Assembleia Geral da Comissão de Melhoramentos do Povo dos Amieiros/Cabeçadas pelas 16h, em Amieiros.

No jornalismo, dedicou-se por inteiro à "Comarca de Arganil" da qual foi redator em Lisboa e seu Diretor de 2010 a 2018. Foi editor e vice-diretor da revista cultural "Arganília" e colaborou com outros órgãos de comunicação sempre que solicitado.

31 - Almoço Comemorativo do 74º Aniversário da Comissão de Melhoramentos do Povo dos Amieiros/ Cabeçadas, em Amieiros

António Lopes Machado foi um homem do mundo pela profusão de viagens que realizou pelos 5 continentes, sempre com o incentivo de aprender e de trazer referências para a sua vida pessoal, familiar e para o regionalismo. As histórias destas viagens foram publicadas na sua coluna da "Comarca de Arganil" sob o título "Crónicas da Vida Lisboeta" e coligidas em mais de uma dezena de livros.

31- Almoço Páscoa da Sociedade de Melhoramentos do Casal Novo, pelas 13h.

Para publicação de notícias ou receber a newsletter envie mail: casaconcelhogois@gmail.com

"Entre os seus principais livros, assinalam-se os estudos Brás Garcia Mascarenhas (1956), A História do Petróleo (1960), Rotas do Universo (1981-2000), Pombeiro da Beira e sua Freguesia (2004), Casa da Comarca de Arganil (1929-2004), Primeiro Ano do Século XXI (2002), Crônicas Regionalistas (1994-2004) e, também em 2 volumes, Crônicas e Memórias (2008)". *(informação do autor publicada em 2008 pela Editora Dinalivro, de Lisboa). António Lopes Machado definiu-se como regionalista da Beira-Serra, pois foi um dos seus principais divulgadores

2


II Mostra da Chanfana goiense, a cultura gastronómica do concelho através de um prato que a todos orgulha pela história e pelo sabor.

Organização do Conselho Regional e apoio da Câmara Municipal, teve lugar no dia 11 março, na Casa do Concelho em Lisboa, a II Mostra da Chanfana do Concelho de Góis.

É público, que estes eventos necessitam sempre de alguém disponível, que se entregue de alma e coração para fazer contactos, coordenar e fazer a gestão das contrariedades, com a finalidade de proporcionar o êxito deste convívio. Esse alguém saiu da equipa multidisciplinar deste Conselho Regional que com dedicação e vontade tem feito deste evento um êxito absoluto.

Com o auditório lotado com 100 pessoas inscritas, este evento de divulgação gastronómica regional, onde foi degustada e apreciada a célebre Chanfana, teve a adesão de 4 restaurantes convidados, da região, com o objetivo de darem a saborear esta iguaria, confecionada de acordo com a prática tradicional e ancestral goiense, submetendo-se posteriormente à apreciação de um júri selecionado de entendidos, convidados para o efeito, e pelos amigos que nos acompanharam.

O José Henriques Antunes, Engº tem sido a alma coordenadora das Mostras da Chanfana, que, com os colaboradores da Câmara Municipal, dos quais destacamos a Andreia Vidal, e, todo o pessoal dirigente e colaborador da Casa do Concelho de Góis em Lisboa fizeram realidade mais este êxito.

Informamos os Restaurantes presentes: Fora de Horas (Alvares), Alvaro's (Góis), Flor do Ceira (V. N. Ceira) e União das Freguesias de Cadafaz/Colmeal que colocaram toda a sua dedicação no evento, com as particulares dificuldades em confecionar fora das suas instalações habituais em Góis.

Foi este o sentimento das palavras proferidas no final pelo Luis Martins, Dr. (Presidente do Conselho Regional), Lurdes Castanheira, Dra. (Presidente da Câmara) e José Dias Santos (Presidente da Casa do Concelho).

Damos nota do Júri e da sua profissional dedicação na escolha qualitativa da melhor Chanfana presente: Amilcar Malhó, Dr. (Presidente do Júri), Ana Luísa Duarte, António Gonçalves (acessor da Presidência da Câmara), Lurdes Castanheira, Dra. (Presidente da Câmara), Luis Martins, Dr. (Presidente do Conselho Regional), José Dias Santos (Presidente da Casa do Concelho), Henrique Antunes, Eng. (Vice-Presidente do Conselho Regional). Após a votação, foi eleito como vencedor o Restaurante Flor do Ceira (V. N. Ceira) o que, verdadeiramente, menos interessa, porque, todos participaram com o mesmo carinho e dedicação, pelo que todos os restantes receberam Menções Honrosas do evento. Todos receberam uma peça motiva regional alusiva ao efeito e que irá perpetuar este evento em todos os restaurantes.

Estes eventos têm como principal finalidade trazer a Lisboa, principal cidade acolhedora da diáspora

Se à volta de uma mesa de Chanfana, Gamelinhas e Cavacas regionais o goiense se sente bem em convívio, então é o mote e a motivação para a realização da III Mostra da Chanfana, quiçá com um nível superior, com ainda mais qualidade, assumindo o convite ainda a mais pessoas de Góis e não só, promovendo a um mundo mais alargado o nosso Concelho e a nossa gastronomia, valorizando o Ser Goiense.

3


Notícias do Conselho Regional Estamos a iniciar um novo ano, para o qual estamos a trabalhar num plano de atividades com as seguintes realizações: Manter as realizações já consolidadas e que passam por: • manter a publicação trimestral da Newsletter, tentando levar o Conselho Regional a mais goienses e entidades de Góis, bem como ser um canal transmissor das noticias das nossas coletividades, para o que desde já convidamos todas as coletividades e entidades do Concelho a enviar-nos noticiais ou eventos para publicarmos na agenda

encontrar uma data de acordo com a disponibilidade de todos os Presidentes, esperando que ainda possa ocorrer no 1º semestre. Estamos ainda a estudar alguns projetos para o segundo semestre, mas que neste momento, ainda não nos é possível anunciar. Estaremos presentes como habitualmente nas Festas do Concelho, bem como tentaremos estar presentes nos diversos eventos para os quais somos convidados. Como habitualmente estamos disponíveis para aceitar sugestões e propostas quer para estudar a organização de novos eventos quer para estudar parcerias propostas.

• organizar o IV jantar/noite solidários com as receitas a reverterem este ano para a Associação Educativa e Recreativa de Gois. Reservem já a noite de 03 de novembro. A Associação Educativa e Recreativa de Góis (instituição fundada a 1/9/1939), tem como objetivo a divulgação dos vários grupos a atuar na cultura goiense, que tanto tem contribuído para o ensino da música, canto e dança junto da sociedade goiense, bem como o fomento do desporto, nomeadamente do Futebol, que atualmente tem como expoente máximo o Judo, levando mais longe o nome de Góis, em Portugal e na Europa.

Estamos a trabalhar no sentido de ter em 2018 um ano tão ambicioso como os últimos, sempre em prol de Góis e dos Goienses, para o qual gostaríamos de contar com a presença de todos, porque só com a vossa presença e colaboração este nosso caminho faz sentido.

HOMENAGEM O velho goiense

• manter as visitas a aldeias do nosso Concelho, respondendo a convites feitos pelas suas Comissões, de forma a vermos no local a obra realizada e a tomarmos contacto com as principais dificuldades enfrentadas. Realizou-se no dia 10 de março a II Mostra de Chanfana do Concelho de Góis, que mais uma vez trouxe à Casa do Concelho de Góis 4 restaurantes, um de cada freguesia onde mostraram a qualidade da chanfana que se faz no nosso Concelho (ver noticia noutra pág. desta newsletter). Este evento mais uma vez contou com a colaboração da Câmara Municipal de Góis que assegurou a vinda dos Restaurantes, apoio que desde já agradecemos.

Armando Gualter Campos Nogueira, nasceu a 1 setembro 1919 em Góis. Exerceu a sua atividade profissional em Góis, Alvares, Coimbra, Vila Nova de Ourém e Lisboa, onde fixa residência durante cerca de 60 anos. Foi profissional em várias empresas donde destacamos a Rodrigues & Rodrigues, S.A.R.L. do goiense Augusto Luís Rodrigues (Comendador). Armando Gualter Campos Nogueira dedicou-se com entusiasmo ao regionalismo goiense em Lisboa dedicando-se a esta causa na Casa da Comarca de Arganil e na Casa do Concelho de Góis, na qual foi Presidente da Direção de 1970 a 1971, tendo a seu lado Carlos Manuel Leitão Baeta Neves (Prof. Eng.) como Presidente do Conselho Regional e Rui Manuel Nogueira Ramos (Dr.) como Presidente da Câmara Municipal de Góis que o acompanharam no decurso do seu mandato regionalista.

Ainda sem o fim-de-semana confirmado, mas tudo apontando para 18 a 20 de maio, vamos dinamizar, em parceria com a Direção, a presença de Góis na Alameda, em Lisboa, no Fim de Semana das Casas Regionais e das Coletividades (ver noticia na pagina 1 desta newsletter). Estamos a dinamizar um evento na Casa do Concelho, que ainda está em consolidação, trazendo à Casa os Presidentes das Juntas de Freguesia, para que junto das diversas coletividades possam apresentar os seus programas e ideias, agora que iniciaram um novo mandato. Ainda sem data confirmada, estamos a tentar

O seu mandato foi de particular importância pelo esforço de todos na liquidação dos encargos financeiros derivados da construção do Colégio de Góis da

4


Comissão de Melhoramentos das Ladeiras

qual foi um os principais entusiastas, pois como Vice-Presidente de Fernando dos Santos Almeida Carneiro, Armando Gualter Campos Nogueira tinha ficado com o encargo de diversas diligências para a construção do Colégio de Góis, a saber, compra do terreno, projeto, construção e contactos com o Ministério da Educação.

A Direção da Comissão de Melhoramentos das Ladeiras levou a efeito no passado dia 18 de Março (domingo) na Casa do Concelho de Góis, o almoço comemorativo do 66ª aniversário. Com a presença de cerca de meia centena de associados e amigos das Ladeiras o almoço, servido pelo Restaurante Sabor Lisboa, tornou-se numa tarde bem passada onde estiveram em são convívio.

Dedicou a sua vida a Góis denotando uma dedicação a todas as Comissões de Melhoramentos que ajudava sempre que podia, senão com valores, bastas vezes com ideias inovadoras.

Um agradecimento à direção da Casa do Concelho de Góis, pela cedência do salão, assim como agradecemos as presenças dos presidentes da Casa do Concelho de Góis, Comissão de Melhoramentos do Esporão e Associação Recreativa e Cultural Amigos de Sacões, respetivamente Sr. Dias Santos, Sr. Avelino Martins e Sr. Eng. José Henriques Antunes.

Entre outros encontramos Armando Gualter Campos Nogueira na Comissão de Iniciativas e Propaganda de Góis. Esteve na origem e fundação do Rancho Folclórico de Góis em 1937 (primeira intervenção do rancho data de 1923 na Ponte de Sótão), onde era um dos dedicados dançarinos. Com a fundação da Associação Educativa e Recreativa de Góis (AERG) o Rancho de Góis integra-se nesta Associação concelhia e fica para a posteridade como Rancho da Associação Educativa e Recreativa de Góis.

Ainda um agradecimento ao associado Mário Ramos, pela oferta do bolo de aniversário, bastante elogiado pelos presentes. Um lamento por algumas ausências justificadas de alguns conterrâneos por motivos de saúde, a quem desejamos as rápidas melhoras.

Regressado a Góis, após o percurso laboral em Lisboa, foi Presidente da Associação Educativa e Recreativa de Góis, onde era o sócio nº 1, foi Presidente e sócio fundador da ADIBER, tendo recebido uma merecida homenagem pelos 20 anos da sua fundação e foi-lhe ainda atribuída a Medalha de Mérito do Município pela sua dedicação ao Concelho de Góis.

Na certeza que continuamos a contar com o apoio dos Ladeirenses, marcamos desse já encontro para a festa de verão, que irá ter lugar nas Ladeiras no ultimo fim de semana de Julho. A Direção

Foi colaborador do Jornal "A Comarca de Arganil" onde defendeu os valores do regionalismo goiense sob o pseudónimo de "O Velho Goiense". Armando Gualter Campos Nogueira faleceu a 7 fevereiro 2018 deixando o regionalismo goiense mais pobre mas, com a forte vontade de seguir o seu exemplo e a sua dedicação.

Colectividades

Sociedade de Melhoramentos do Casal Novo

5


Comissão de Melhoramentos do Esporão

-Limpeza de terrenos: Tomou-se conhecimento da presença de fiscais da Câmara Municipal de Góis no Esporão, fazendo o levantamento de terrenos ao redor das habitações e da aldeia, a fim de serem notificados os proprietários a fazerem a sua limpeza, o que terá de ser feito até ao mês de março, para assim tentar evitar tragédias, como as que aconteceram no ano findo.

Reunião de fevereiro de 2018

-Circular informativa nº64: Foi emitida e enviada a todos os sócios em dezembro do ano findo. -Festa de Natal: Tomou-se conhecimento da forma como decorreu a mesma na Casa de Convívio no dia 17 de Dezembro, sendo precedida da celebração de missa na capela de São Miguel pelo Padre Pedro Simões, que pela primeira vez aqui celebrou.

-Limpeza dos parques de merendas e infantil: Funcionários da Junta de Freguesia de Góis, fizeram no passado mês de novembro uma magnífica limpeza a estes parques, esperando agora, que periodicamente repitam esta ação.

Foram distribuídas lembranças pelo pai natal a 10 crianças, seguindo-se um bom lanche, servido a todos os presentes.

-Registo de propriedades: Através da criação do Balcão Único do Prédio, no Município de Góis, pode-se fazer os registos de propriedades de forma gratuita. Já recebemos alguns alertas, para possíveis abusos, no que diz respeito a propriedades integradas no Casal do Esporão, pelo que estamos atentos e iremos averiguar, tomando as medidas necessárias para a sua imediata retificação.

O presépio instalado estava lindíssimo. Aprovado um voto de agradecimento a todos os que colaboraram, para o sucesso desta festa. -Festa de São Miguel: Foram apresentadas as contas relativas à sua efetivação, com o lucro de 1.083,41 euros.

-Eleição dos Corpos Gerentes: Conforme apelo já formulado, continuamos a aguardar a apresentação de listas, para os corpos gerentes até 31/03/2018.

-Funcionamento da Casa de Convívio: Os nossos conterrâneos continuam a efetuar vários convívios na Casa, com o que nos congratulamos, realçando o que foi feito no dia 3 de dezembro, com elevado número de presenças.

Tudo faremos para que o sucesso da nossa Comissão não pare, em prol do Esporão e dos seus conterrâneos, em memória do seu fundador Casimiro Martins. -Aumento de quotas: Aumentaram: a sócia efetiva Maria Alice Bandeira Neves Rodrigues, os sócios auxiliares Maria Conceição Oliveira, Maria Odete Félix Lopes, Engº António Mateus e Dr. Manuel Augusto Silvestre. Foram readmitidos os sócios auxiliares Lisdália Maria Pereira Gaspar e Paula Pereira Nina.

-Aniversário da Casa do Concelho de Góis: No dia 16/12/2017 estivemos representados no almoço de aniversário, através de Avelino Martins e Dr. Luís Filipe Martins, que também fazem parte dos seus corpos gerentes. -Melhoramentos previstos: Tratou-se das medidas a tomar, no sentido de avançarmos com a brevidade possível, de algumas obras como o arranjo da rua David Martins, colocação de placa informativa na estrada de acesso à povoação, restauro da imagem de São Miguel, gradeamento do jardim da Capela, etc.

-Novos sócios: Auxiliares, António Simões Barata, Matilde Henriques Francisco Costa e efetivo, Sylvie Marina Gomes Nunes. -Voto de pesar: Aprovado, pelo falecimento da esposa do sócio Mário Batista Ferreira.

Outra obra já sugerida por vários conterrâneos, e falada na última assembleia-geral, será a abertura de uma estrada, a sair da rua junto do antigo lagar e que irá servir a zona do fundo da povoação, sendo uma mais valia em termos de serventia e proteção, inclusive em caso de incêndio.

A direção

Santa Casa da Misericórdia de Góis

A direção remeteu cartas aos seis proprietários dos terrenos necessários para o traçado, tendo já recebido resposta positiva de cedência dos mesmos, faltando neste momento apenas uma. Também o entroncamento da estrada da Boleirinha com a EN 2, que da forma como está oferece perigo, pelo que iremos tratar com as entidades competentes, com o objetivo da sua retificação.

6


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.