Newsletter nº 15

Page 1

Edição nº15 Outubro 2019 Ficamos tristes, e mesmo desapontados, por esta apatia, mas pensamos que ainda vale a pena continuar, Góis merece-o.

Editorial O ano de 2019 está a aproximar-se do seu final, e com ele, é altura de fazer o balanço anual da atuação do Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis.

Ao fim de nove anos intensos de trabalho regionalista, este ano sabático serviu pelo menos para “recarregar baterias”, e enfrentar o ano de 2020 com novas ideias e novos projetos por Góis.

No início deste ano, quando nos apresentamos para um novo mandato (o quarto), anunciamos que não apresentamos programa para este ano, limitando a nossa atuação às 2 iniciativas de continuidade (participação na Festa das Coletividades na Alameda em Lisboa e Noite Solidária em Góis), em virtude de irmos parar para repensar o nosso modelo de atuação.

Vamos continuar a dinamizar e divulgar a nossa cultura, as nossas gentes, continuando sempre disponíveis para abraçar novos desafios que nos queiram lançar. Ficamos à vossa espera, para poder demonstrar que Góis continua vivo…

Assim, e como pode ser relido no editorial publicado no número de abril, desafiamos os regionalistas em particular e os goienses no geral a apresentarem-nos propostas de parcerias que pudessem dinamizar Góis, estando abertos a novos desafios.

Até lá, contamos com a vossa presença em força no próximo dia 2 de novembro, na V Noite Solidária, este ano a favor da FILVAR…

O ano está a aproximar-se do seu final, e não recebemos nenhuma proposta, nenhum desafio, nem sequer um pedido de justificação para este ano sabático, o que nos leva a perceber o quão apático se encontra o nosso Concelho. Consideramos que o nosso modelo de atuação precisa de um rumo novo, mas perante esta apatia, ficamos na dúvida se manter o rumo que tem caracterizado os últimos nove anos de atuação não será o mal menor.

1


V Jantar (e Noite Musical) Solidário Casa da Cultura de Góis (2 Nov 2019) Contamos com a presença de todos os goienses e, em particular, com as Comissões de Melhoramentos, génese do regionalismo goiense, para mostrarmos a nossa solidariedade, fazendo deste V Jantar Solidário mais um êxito em prol do que de melhor se pratica na sociedade goiense.

Cumprindo a sua dinâmica regionalista anual o Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis vai organizar no dia 2 novembro 2019 (sábado), pelas 19:00 h, na Casa da Cultura de Góis, o seu V Jantar e Noite Musical Solidária. Continuando o êxito de organizações anteriores a favor dos Bombeiros Voluntários de Góis, Santa Casa da Misericórdia de Góis, Jornal "O Varzeense" e Associação Educativa e Recreativa de Góis (A.E.R.G.), a receita deste V Evento Solidário reverterá a favor da Associação Desportiva Recreativa e Cultural Filarmónica Varzeense (FILVAR).

Inscrições: Luís Martins: 936 160 381 Mário Barata: 919 315 596 Fernando Cunha: 969 013 939 José Dias Santos: 969 506 168 Luís Dias: 919 514 271, Bertilde Costa: 963 977 847 João Bruno (FILVAR): 933 157 302 E-mail C.R.: casaconcelhogois@gmail.com E-mail FILVAR.: filvar@sapo.pt.

Cabe a todos os goienses e em particular aos empenhados regionalistas, o papel de tudo fazerem para a continuação da tarefa de educar, focalizar e integrar os jovens goienses nas nobres missões desempenhadas. Chegou o momento da sociedade goiense no seu todo (residentes, diáspora e regionalistas) contribuir e retribuir a ação meritória da Filarmónica Varzeense (FILVAR). A seguir ao Jantar Solidário será realizada uma Noite Musical Solidária, pelas 22h00, a cargo da Filarmónica Varzeense (FILVAR). À semelhança de outros anos, a inscrição no Jantar terá um valor solidário. A entrada na Noite Musical será facultada pela entrega de um valor livre. Além das inscrições e entradas serão também aceites donativos. 2


O Conselho Regional da C. C. Góis na sede da Filvar (V. N. Ceira) Desde 2013 é dirigida pelo Maestro Nuno Alves, que veio rejuvenescer as fileiras e o reportório da Filarmónica, estruturando um novo modelo de Escola de Música que, para além de garantir a renovação dos músicos (29 aprendizes), incentiva os jovens a ingressarem no ensino oficial da música (Conservatórios e Escolas Profissionais). A Filarmónica conta atualmente com 40 músicos.

O Conselho Regional da C.C.G., representado por Dr. Luís Martins (Presidente), Eng. José Henriques Antunes e Dr. Fernando J. Bandeira da Cunha (VicePresidentes) e Mário Barata (Vogal) e acompanhados por Bertilde Barata (Tesoureira da C.C.G), visitaram a sede da Filarmónica Varzeense (FILVAR) no mês de agosto. Recebidos cordialmente por João Bruno Martins (Presidente) e António Dias Santos (Vice-Presidente) procedemos a uma visita às instalações da qual absorvemos a informação dos sucessos e das dificuldades desta instituição, relevante de Vila Nova do Ceira e do Concelho de Góis.

Em 2015, funda a Banda Juvenil da FILVAR (20 executantes),que, com um repertório didático e lúdico, já realizaram mais de 15 concertos a solo, com convidados e outras instituições da área musical. O Maestro Nuno Alves é um goiense que iniciou os seus estudos musicais aos 14 anos, na Escola de Música da A.E.R.G., concluindo o Curso Complementar de Música, na classe de Trompete (2011) no Conservatório de Música de Coimbra e a Licenciatura em Professores de Educação Musical e o Mestrado em Ensino de Educação Musical (2014) na Escola Superior de Educação de Coimbra.

Da sua riqueza histórica relevamos que: Fundada a 5 de abril de 1902, a FILVAR cessa a sua atividade em 1932 devido à forte emigração e ao envelhecimento de alguns dos seus elementos. Até 1968 permanece viva na memória de todos os Varzeenses em esporádicas atuações. Em 1968 foi reorganizada, apesar das dificuldades económicas e humanas, melhorando o seu reportório musical, muito por iniciativa do Padre Fernando R. Ribeiro e da Comissão de Propaganda e Melhoramentos de V. N. do Ceira. A 1 de janeiro de 1969, realiza-se a primeira apresentação pública (30 executantes). A Escola de Música era dinamizada por Francisco Carneiro (Chico Barbeiro) e António Cruz (executantes da Filarmónica). Em 1990, com a colaboração de alguns Varzeenses e da Autarquia foram iniciadas as obras para a construção da Sede.

Realizou vários cursos de aperfeiçoamento instrumental e, na área de Direção de Orquestra frequentou vários Cursos Livres e Master classes com reputados Maestros. Colaborou com diversas orquestras, como, a Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra de Sopros do Conservatório de Música de Coimbra, Orquestra Clássica do C.M.C., Orquestra de Sopros de Coimbra e Orquestra Clássica Tutti Ensemble, entre outras.

Durante 30 anos a FILVAR foi presidida por Amorim Neves Garcia, Jaime Rodrigues (2 anos) e João Bruno Martins (atualidade). Atualmente conta com 250 sócios. O Maestro Nelo Paiva dirigiu a Filarmónica (19902013), deixando bem vincado o carinho e a dedicação que sempre o caracterizaram.

3


Colectividades

Atualmente, na FILVAR, além de Maestro da Filarmónica e coordenador pedagógico da Escola de Música, é Professor de Expressão Musical na Foco Musical, Lisboa. A manutenção da FILVAR, resulta da vontade e sinergia de um conjunto de entidades como a Câmara Municipal de Góis, a Junta de Freguesia de V .N. do Ceira, a Cooperativa Social e Agro-Florestal de V. N. do Ceira e, de todos os Varzeenses.

Comissão de Melhoramentos de Povorais Almoço de Convívio

A Comissão de Melhoramentos de Povorais organizou o já tradicional Almoço de Convívio, no passado dia 11 de agosto na aldeia dos Povorais. O almoço contou com cerca de 100 presenças, o que, para a organização “não foi fácil de tratar toda a logística”, pois, as condições atmosféricas não foram “nada favoráveis para a realização do almoço no recinto ao ar livre”, desta forma, conforme a organização, tiveram “que arranjar solução e colocar todos dentro do Centro de Convívio”. No final do almoço, a Comissão de Melhoramentos de Povorais agradeceu aos associados e amigos que estiveram presentes, confessando que “foi um balanço positivo, em todos os aspectos, quer na confecção do almoço e na solução encontrada para colocar as 100 pessoas dentro do Centro de Convívio. A Comissão agradece, “mais uma vez a todos, salientando a presença da Junta de Freguesia, Comissão da Pena e Folgosa, bem como à Câmara Municipal, que não pode estar presente, por compromissos já assumidos”. Em suma, a Comissão deixou um bem-haja a todos os que contribuíram para a realização do almoço.

4


e Sobreiras, encarregou-se a Junta de alargar os estradões que servem esses locais. Já melhorou, mas ficamos á espera, que no futuro venha a ficar ainda melhor. -VOTO DE FELICITAÇÕES: Aprovado felicitar o sócio e conterrâneo Cassiano Alves Bandeira, por ter sido agraciado pelo Município de Góis, com a Medalha de Ouro do Concelho, que como foi referido na cerimónia, aos 86 anos de idade continua a fazer o habitual percurso para o escritório, sendo um exemplo para a comunidade, como foi enaltecido durante a sessão solene do feriado municipal.

Notícias do Esporão – Setembro de 2019 -ASSEMBLEIA-GERAL: Foi analisada a forma como a mesma decorreu, onde foram abordados assuntos de interesse para a aldeia, apresentados o relatório e contas do exercício de 2018, tendo o presidente do conselho fiscal dado o parecer favorável, pelo que foram aprovados por unanimidade, bem como os votos de agradecimento e pesar.

-NOVOS SÓCIOS: Aprovados dois sócios auxiliares, Maria Elisabete Soares Fernandes Correia da Silva e Carlos Alberto Correia da Silva. A direção

Notícias das Ladeiras

Realçamos a ratificação da deliberação da direção, de eleger Avelino Lopes Martins presidente emérito, pela vida que dedicou à frente dos destinos desta associação, que foi aprovada por unanimidade e aclamação, tendo Avelino Martins agradecido emocionado frisando, que ninguém faz nada sozinho e, que tudo o que fez, foi principalmente em memória do irmão Casimiro Martins.

1 - Festa de Verão

-FESTA DE SÃO MIGUEL: Tratados alguns detalhes sobre a festa do padroeiro do Esporão, a realizar no dia 28 de setembro (sábado) na Casa de Convívio, com almoço servido pelo restaurante “A Saborosa”, tarde com a animação da “Escola de Concertinistas da Lousã” e noite de baile com o trio “Art Jovem” de Castelo Branco. O som e iluminação será a cargo do “Seiroco” de Arganil. A missa será celebrada domingo dia 29.

Como tradicionalmente realizou-se no passado dia 27/julho (sábado), a festa de verão nas Ladeiras, A Festa decorreu na nossa Casa de Convívio, e constou dum almoço que foi servido pelo Restaurante A Saborosa, e que contou com mais de 50 presenças que nos deram o prazer da sua companhia. À noite realizou-se um baile na nossa Casa de Convívio abrilhantado pelo Conjunto “Os cheirinhos do Sul” de Vila Nova de Poiares, que proporcionou uma noite agradável a todos os Ladeirenses presentes.

-CHURRASQUEIRA: Depois de muitos anos sem funcionar, por defeitos na sua construção inicial, foi agora remodelada, tendo orçado (mão de obra e materiais) em 1.827,14 euros.

Foi uma festa muito agradável e que nos permitiu manter a tradição da festa de verão, deixando desde já a certeza e o convite para no próximo ano nos voltarmos a encontrar no último fim-de-semana de Julho.

-ACESSOS MELHORADOS: Depois de alguma insistência junto da Câmara e Junta de Freguesia de Góis, no sentido de melhorar os acessos à Boleirinha 5


2 – Assembleia Geral

Aniversário Casa do Concelho de Góis

Decorreu no passado dia 11 de agosto na nossa Casa de Convívio, a Assembleia Geral Ordinária da nossa Comissão.Com a presença de diversos Ladeirenses, a Assembleia Geral foi presidido pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Luís Fernandes, e teve na ordem de trabalhos a análise e discussão do relatório de Gestão de contas de 2018 e no segundo ponto assuntos diversos,No que se refere ao primeiro ponto e após apresentação pela direção e análise pelos associados, as contas foram aprovadas por unanimidade.

"A Casa do Concelho de Góis irá realizar o almoço comemorativo do 65º. Aniversário desta Casa, no próximo dia 07 de Dezembro, pelas 12:30 na sua sede em Lisboa. Assim, muito gostaríamos de contar com a presença de todos os nossos sócios para comemorarmos juntos esta data festiva."

Relativamente ao segundo ponto foram dadas algumas explicações pela Direção no que se refere ao que foi feito em 2018 assim como a organizações planeadas, bem como a obras necessárias.Foi também assumido que 2018 não foi um ano particularmente ativo, tendo sido apresentadas as razões que o justificaram.Os residentes apresentaram alguns pedidos à Direção que ficou de lhes dar o devido andamento.

Livros Dia 18 de Outubro de 2019, pelas 19h Lançamento do livro de desenhos “Nós e os Outros” do Mestre H. Mourato da Igreja de Alfornelos, Rua Ruy Luís Gomes n.º 25 A – 2650-171 Alfornelos. Este Livro será apresentado Armando Paulino – Presidente da Junta de Freguesia da Encosta do Sol, Guilherme Leite – Actor e Director da Saloia TV

A Direção

Agenda 2 de Novembro V Jantar Solidário em Góis 2 de Novembro V Noite Solidária em Góis 2 de Novembro Cadafaz Torresmada e Magusto

Dia 29 de Setembro de 2019 2 de Novembro Colmeal Magusto

Decorreu o lançamento do novo livro de António MR Martins "Juízos na noite", este o VII e último Volume da colecção Entre Versos

2 de Novembro Ádela Magusto 7 de Dezembro Aniversário da Casa Concelho de Góis

6


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.